Questões de Pedagogia do ano 2004

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Antes de condenar a indisciplina é necessário levar em consideração alguns fatores, exceto:

  • A.

    A razão de ser das normas impostas.

  • B.

    A razão de ser dos comportamentos esperados.

  • C.

    A classe social do aluno.

  • D.

    A idade do aluno.

Para Júlio Groppa Aquino certos atos de indisciplina podem ser genuinamente morais. Por exemplo:

  • A.

    Quando um aluno é humilhado, injustiçado e se revolta contra as autoridades que o vitimam.

  • B.

    Quando, numa fila interminável e não anda, na escola, um aluno resolve desrespeitá-la "furando" a fila.

  • C.

    Quando um aluno começa a falar sem cessar após ser obrigado a passar horas em silêncio pelo professor.

  • D.

    Quando um aluno movido pela fome se apropria indevidamente do lanche de um colega.

Assinale a alternativa que não faz parte dos itens mencionados por Madalena Freire como ingredientes fundamentais no processo de formação:

  • A.

    Resgate da hipótese do pensamento do educando (educador).

  • B.

    Planejamento da informação teórica.

  • C.

    Acompanhamento da reflexão sobre a prática do processo de formação.

  • D.

    Ação persecutória e monitoramento constante do educando com o objetivo de uma eficaz avaliação continuada.

Segundo Madalena Freire, os fatores que movem o processo de aprendizagem são:

  • A.

    A emissão e a recepção de conhecimento.

  • B.

    A ação, a interação e a troca entre educador e educando.

  • C.

    A contemplação do educando, a ação do educador e o ambiente de paz.

  • D. A reflexão do educando, a orientação do educador.

Na LDB não consta o termo "dependência", como possibilidade do aluno avançar na série realizando curso de dependência em disciplina em que não obteve êxito. A explicação para isso é:

  • A.

    A dependência não é permitida na Educação básica.

  • B.

    A dependência é permitida, mas o nome é depreciativo e não auxilia no processo de formação da auto-estima do educando. Faz-se necessário que cada unidade escolar encontre maneiras de utilizar a dependência, quando necessária, que não fira o amor-próprio do aluno.

  • C.

    A dependência é permitida. O fato de não se colocar esse termo denota que não se privilegia mais o ensino por séries, sendo dependência um recurso característico deste tipo de organização.

  • D.

    A dependência é antipedagógica e é permitida apenas para as redes municipais em circunstâncias muito especiais.

Assinale a alternativa correta com relação à organização da educação básica:

  • A.

    A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, mas não em períodos semestrais.

  • B.

    A educação básica poderá organizar-se em ciclos somente com base na idade.

  • C.

    A educação básica poderá organizar-se em grupos não seriados, somente com base na competência.

  • D.

    A educação básica poderá organizar-se de diversas maneiras, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

Assinale a alternativa que não constitui medida sócio-educativa aplicável ao menor:

  • A.

    Prestação de serviços à comunidade, atribuídos conforme as aptidões do adolescente.

  • B.

    Incomunicabilidade, a fim de garantir a preservação do adolescente perante a sociedade.

  • C.

    Medida privativa da liberdade.

  • D.

    Liberdade assistida, fixada pelo prazo mínimo de seis meses, podendo a qualquer tempo ser prorrogada.

Das alternativas abaixo, qual aquela que não consta nos PCNs como Tema Transversal?

  • A.

    Relações Multirraciais.

  • B.

    Pluralidade Cultural.

  • C.

    Orientação Sexual.

  • D.

    Trabalho e Consumo.

Com relação à perspectiva da autonomia no ensino de valores, é incorreto afirmar:

  • A.

    Não existe a autonomia pura. Só é possível realizá-la como processo coletivo e que implica relações de poder não autoritárias.

  • B.

    O comportamento pessoal se articula com inúmeros outros fatores sociais seja na manutenção, seja na transformação desses valores e das relações que os sustentam.

  • C.

    O estímulo à autonomia prescinde da autoridade do educador. Faz-se necessário entender que não é na autoridade dos educadores que se apóia a garantia de deveres e direitos no contexto escolar.

  • D.

    Significa valorizar positivamente a capacidade de questionar e propor mudanças, buscando construir situações didáticas que potencializem tal capacidade e possibilitem o aprendizado de modo a utilizá-lo de forma conseqüente, responsável e eficaz.

Qual das alternativas abaixo não pode ser considerado objetivo dos Temas Transversais:

  • A.

    Conhecimento de fatos e situações marcantes da realidade brasileira, de informações e práticas que lhe possibilitem participar ativa e construtivamente dessa sociedade.

  • B.

    Tornar os alunos capazes de eleger critérios de ação pautados na justiça.

  • C.

    Criar formas de atuação, não violentas, nas diferentes situações da vida.

  • D.

    Preservar o aluno de um maior aprofundamento nas questões polêmicas e urgentes da vida social, a fim de preservá-lo enquanto ele vai solidificando seu senso crítico na escola.

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