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Antes de condenar a indisciplina é necessário levar em consideração alguns fatores, exceto:
A razão de ser das normas impostas.
A razão de ser dos comportamentos esperados.
A classe social do aluno.
A idade do aluno.
Para Júlio Groppa Aquino certos atos de indisciplina podem ser genuinamente morais. Por exemplo:
Quando um aluno é humilhado, injustiçado e se revolta contra as autoridades que o vitimam.
Quando, numa fila interminável e não anda, na escola, um aluno resolve desrespeitá-la "furando" a fila.
Quando um aluno começa a falar sem cessar após ser obrigado a passar horas em silêncio pelo professor.
Quando um aluno movido pela fome se apropria indevidamente do lanche de um colega.
Assinale a alternativa que não faz parte dos itens mencionados por Madalena Freire como ingredientes fundamentais no processo de formação:
Resgate da hipótese do pensamento do educando (educador).
Planejamento da informação teórica.
Acompanhamento da reflexão sobre a prática do processo de formação.
Ação persecutória e monitoramento constante do educando com o objetivo de uma eficaz avaliação continuada.
Segundo Madalena Freire, os fatores que movem o processo de aprendizagem são:
A emissão e a recepção de conhecimento.
A ação, a interação e a troca entre educador e educando.
A contemplação do educando, a ação do educador e o ambiente de paz.
Na LDB não consta o termo "dependência", como possibilidade do aluno avançar na série realizando curso de dependência em disciplina em que não obteve êxito. A explicação para isso é:
A dependência não é permitida na Educação básica.
A dependência é permitida, mas o nome é depreciativo e não auxilia no processo de formação da auto-estima do educando. Faz-se necessário que cada unidade escolar encontre maneiras de utilizar a dependência, quando necessária, que não fira o amor-próprio do aluno.
A dependência é permitida. O fato de não se colocar esse termo denota que não se privilegia mais o ensino por séries, sendo dependência um recurso característico deste tipo de organização.
A dependência é antipedagógica e é permitida apenas para as redes municipais em circunstâncias muito especiais.
Assinale a alternativa correta com relação à organização da educação básica:
A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, mas não em períodos semestrais.
A educação básica poderá organizar-se em ciclos somente com base na idade.
A educação básica poderá organizar-se em grupos não seriados, somente com base na competência.
A educação básica poderá organizar-se de diversas maneiras, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
Assinale a alternativa que não constitui medida sócio-educativa aplicável ao menor:
Prestação de serviços à comunidade, atribuídos conforme as aptidões do adolescente.
Incomunicabilidade, a fim de garantir a preservação do adolescente perante a sociedade.
Medida privativa da liberdade.
Liberdade assistida, fixada pelo prazo mínimo de seis meses, podendo a qualquer tempo ser prorrogada.
Das alternativas abaixo, qual aquela que não consta nos PCNs como Tema Transversal?
Relações Multirraciais.
Pluralidade Cultural.
Orientação Sexual.
Trabalho e Consumo.
Com relação à perspectiva da autonomia no ensino de valores, é incorreto afirmar:
Não existe a autonomia pura. Só é possível realizá-la como processo coletivo e que implica relações de poder não autoritárias.
O comportamento pessoal se articula com inúmeros outros fatores sociais seja na manutenção, seja na transformação desses valores e das relações que os sustentam.
O estímulo à autonomia prescinde da autoridade do educador. Faz-se necessário entender que não é na autoridade dos educadores que se apóia a garantia de deveres e direitos no contexto escolar.
Significa valorizar positivamente a capacidade de questionar e propor mudanças, buscando construir situações didáticas que potencializem tal capacidade e possibilitem o aprendizado de modo a utilizá-lo de forma conseqüente, responsável e eficaz.
Qual das alternativas abaixo não pode ser considerado objetivo dos Temas Transversais:
Conhecimento de fatos e situações marcantes da realidade brasileira, de informações e práticas que lhe possibilitem participar ativa e construtivamente dessa sociedade.
Tornar os alunos capazes de eleger critérios de ação pautados na justiça.
Criar formas de atuação, não violentas, nas diferentes situações da vida.
Preservar o aluno de um maior aprofundamento nas questões polêmicas e urgentes da vida social, a fim de preservá-lo enquanto ele vai solidificando seu senso crítico na escola.
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