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Assinale a alternativa que se refere a um aspecto da interdisciplinaridade:
Questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em consideração a inter-relação e a influência entre eles.
Diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real e de sua transformação (aprender na realidade e da realidade).
Dá sentido social a procedimentos e conceitos próprios das áreas convencionais, superando assim o aprender apenas pela necessidade escolar de "passar de ano".
Aponta uma transformação da prática pedagógica, pois rompe o confinamento da atuação dos professores às atividades pedagogicamente formalizadas e amplia a responsabilidade com a formação dos alunos
Segundo os PCNs, qual a alternativa que não corresponde a um critério usado para definir os temas transversais:
Urgência social.
Abrangência local.
Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental.
Favorecer a compreensão da realidade e a participação social.
Romeu Kazumi Sassaki enumera problemas para as pessoas portadoras de necessidades especiais, causadas pela sociedade. Assinale a alternativa que não está entre esses problemas:
Ambientes restritivos.
A quase total desinformação sobre necessidades especiais e sobre direitos das pessoas que tem essas necessidades.
Política deliberada de impedir projetos de lei em favor do deficiente para não atrapalhar a tramitação de legislação referente ao não portador de deficiência.
Os pré-requisitos da sociedade, atingíveis apenas pela maioria aparentemente homogênea.
Uma definição possível de inclusão social é:
Processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir sus papéis na sociedade.
Política promovida por governo e ONGs com o intuito de adaptar o cidadão de baixa renda na sociedade, contribuindo para a reaquisição de seu amor-próprio e em muitos casos da alegria de viver em uma sociedade sem questioná-la e sim lutar para fazer parte dela em sua plenitude.
Política educacional que visa a promoção de meios para a ascensão social das classes laboriosas e concomitantemente a conscientização dos já inclusos de sua co-responsabilidade nas mazelas sociais de um país.
Processo de conscientização dos excluídos a fim de sua organização em grupos civis de pressão para que garantam o acesso imediato aos direitos que historicamente lhe são negados bem como a desapropriação dos meios de produção suficientes para garantir sua sobrevivência.
A lei determina que a jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo:
Três horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula e pelo menos duas horas semanais extras fora da sala de aula, como projetos, excursões educativas etc.
Três horas e meia de trabalho efetivo em sala de aula e pelo menos mais quatro horas mensais em atividades extras fora da sala de aula, como projetos, excursões educativas etc.
Quatro horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula.
Cinco horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula.
Assinale a alternativa incorreta com relação ao ensino religioso no ensino fundamental:
Sua matrícula é facultativa.
Constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas.
Deve ser assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil.
Como é parte integrante da formação básica do cidadão deve ser garantido a prática do proselitismo em sala de aula.
As faltas às aulas não podem ser recuperadas. A lei fixa a exigência de um mínimo de freqüência do total de horas ministradas. A freqüência mínima deve ser de:
65%.
75%.
80%.
A família, historicamente, tem sido considerada um espaço importante de oportunidades educativas para o desenvolvimento da criança. Diante do exposto, reflita sobre os demais aspectos, acerca da importância do papel da família, assinalando a alternativa correta:
O acesso das famílias com relação às informações sobre o desenvolvimento infantil e às orientações básicas, acerca de cuidados cotidianos, tornam-se pouco relevantes para que os pais cumpram efetivamente o seu papel em relação aos filhos.
Os fatores econômicos e sociais que regulamentam a organização familiar, a divisão de tarefas no lar, a diminuição de disponibilidade de tempo dos pais de poder dedicar-se à criança, não são indicativos consideráveis ao pleno desenvolvimento infantil.
Independentemente da maneira como estejam estruturadas as famílias, as possíveis interações entre pais e filhos, estabelecidos por meio da mediação, possibilitam diferentes motivações, relevantes para um melhor desenvolvimento cognitivo da criança.
A família é um espaço livre de tensões, onde a harmonia e onde todos os membros partilham dos mesmos interesses.
A instituição de Educação Infantil é um espaço que permite à criança o exercício da cidadania. Nesse sentido, são alternativas que contribuem para a organização da rotina na Educação Infantil:
I. Os fazeres educativos que norteiam a rotina devem ser flexíveis e precisam ser discutidos, explicados, negociados e construídos com as crianças.
II. A rotina deve ser regida por horas: hora de entrar na instituição, hora de entrar na sala, hora da atividade livre, hora do lanche, hora da roda, hora da atividade pedagógica, hora do parque, hora da higiene, hora do almoço, hora do sono ou descanso.
III. As atividades das crianças, na instituição, constituem-se em dormir, acordar, tomar banho, molhar-se, secar-se, tomar sol, conviver com a natureza, crescer, criar, brincar, conviver com diferentes adultos e crianças de várias idades, ficar sozinhas, amar, ficar zangadas; estas devem ser pensadas para as crianças, respeitando-se o tempo e o espaço.
IV. A rotina deverá ser organizada de modo que a criança possa ter interações saudáveis com os coleguinhas de diferentes idades e profissionais da instituição, ter as suas experiências contadas por meio de seus registros visíveis nas paredes, oferecendo um espaço para a criança viver a sua infância.
Assinale a alternativa que contém somente afirmativas corretas.
II, III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
I, II e IV.
A prática do registro na Educação Infantil vem sendo reconhecida como um instrumento de trabalho dos profissionais que atuam diretamente com as crianças. A partir deste entendimento, assinale a alternativa INCORRETA com relação a esta prática pedagógica.
Para a prática do registro é preciso seguir uma regra geral, constituindo-se num documento obrigatório, para o controle e acompanhamento da instituição.
A prática do registro diário propõe encaminhamentos para o planejamento das atividades subseqüentes, a partir de diagnósticos das necessidades, interesses e das capacidades infantis.
O registro contempla o vivido diariamente pelas crianças, isto é, as observações sobre o que elas aprendem e como aprendem, o que elas querem dizer, o que buscam saber sobre o mundo a sua volta.
A prática do registro, implica atitudes de escuta e observações, possibilitando análises e reflexões sobre a criança, nas suas experiências vividas, que se dão no individual e no coletivo.
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