Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
José, professor do Ensino Médio acompanhou sua turma numa visita à Câmara Municipal para algumas entrevistas com os vereadores. Essa atividade pedagógica estimula o protagonismo juvenil porque
confronta os alunos com os conteúdos geopolíticos estudados no currículo, preparatórios para a vida universitária.
estimula o diálogo com poderes instituídos da sociedade civil organizada em camadas sociais distintas.
auxilia na formação da consciência do voto como ação responsável.
induz os alunos ao cumprimento de compromissos de interesse partidário, quando eleitos em cargos públicos.
fortalece a formação do grêmio estudantil como instância de representação de entidades civis dentro da escola.
Em relação ao tratamento do Tema Transversal "Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis", a terceira ação do Programa Comunidade Presente (Texto VI) é adequada porque
trata-se de trabalho invidual, de cunho psicoterapêutico e enfocando as diversas dimensões da sexualidade.
realiza intervenção em âmbito coletivo para problematizar questões que incluem posturas e crenças
conforma-se aos hábitos legitimados pelos diversos grupos de inserção do aluno e vincula a sexualidade a tabus.
valoriza o "biologismo" em busca de mudanças de comportamento através de informações isoladas.
reproduz a educação realizada no âmbito familiar, com a imposição de valores restritos.
Sabe-se que política não se confunde com ética, mas esta não pode ser contraditória àquela. Nesse sentido, as leis que regem o país devem estar pautadas na justeza ética e na dignidade humana. Discutir com os alunos a respeito do pleno exercício da cidadania, portanto, pressupõe trabalhar com a turma a(o): I – íntima relação entre respeitar e ser respeitado; II – direito ao respeito unilateral; III – direito a uma vida digna; IV – direito a oportunidades para realizar projetos; V – zelo pelos valores individualizados. Estão corretos os itens:
I, II e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, IV e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
III, IV e V, apenas.
Segundo os PCN, "um conhecimento fundamental para a leitura da Pluralidade Cultural são as muitas linguagens que se apresentam como fator de identidade de grupos e indivíduos". O trabalho com as diferentes linguagens artísticas no Ensino Fundamental possibilita que os alunos percebam
o reconhecimento dos diferentes artistas na sociedade capitalista brasileira.
o uso de materiais diferenciados cada vez mais sofisticados e complexos.
a vinculação das obras de arte com os seus criadores em espaços e tempos diversos
a homogeneidade dos trabalhos artísticos em locais e momentos diferentes.
a competição entre diferentes artistas em outras temporalidades.
A escola que prioriza a discussão das histórias dos índios, dos movimentos de reação destes ao domínio europeu, os mecanismos de resistência desenvolvidos pelos africanos escravizados e seus descendentes e as formas criativas de sobrevivência na sociedade escravocrata e nos quilombos está buscando narrar a História
do ponto de vista dos grupos sociais que a produziram.
do ponto de vista do racismo, da discriminação e da exclusão.
oficial, pautada no ponto de vista dos dominadores.
contada nos livros didáticos, disseminada no senso comum dos vitoriosos.
com sobreposição de tempos no social, no cultural e no individual.
Uma professora de uma turma da 1ª série do Ensino Fundamental, ao discutir com os alunos a temática da marcação do tempo pela lua e pelo sol, mostrou a existência de outros calendários. Apresentando aos alunos outras culturas que marcam fatos e festas das suas tradições por outros paradigmas diferentes daqueles definidos pelo calendário civil, está transversalizando os conteúdos, principalmente, com
Língua Portuguesa e Geografia.
Arte e Meio Ambiente.
Saúde e História.
Educação Física e Ciências Naturais.
Pluralidade Cultural e Matemática.
O Texto VI traz para reflexão a necessidade de enfrentamento de uma situação urgente no Brasil, em relação aos direitos da criança. A conquista da autonomia moral pelas crianças torna-se um objetivo de trabalho, na busca da incorporação sistemática ao currículo escolar de temas e problemas desenvolvidos por programas como o "Comunidade Presente" . Para alcançar tal objetivo, os alunos devem ser acolhidos em um ambiente escolar no qual se sintam
orientados e condicionados.
observados e analisados.
valorizados e respeitados.
disciplinados e modelados.
incentivados e dirigidos.
A partir da análise do Texto V, um professor solicitou à turma que fizesse uma pesquisa sobre a origem dos alimentos e das comidas brasileiras, identificando, assim, as marcas deixadas pelos diferentes povos formadores da nossa cultura na culinária. Com tal atividade o professor pretendeu mostar que a culinária brasileira também pode se caracterizar como
representação de uma simbologia africana.
estereótipo de diferentes grupos sociais.
símbolo de aculturação e recriação temporal.
fator de identidade de grupos e indivíduos.
momento de celebração social e cultural do grupo.
71 "O Tema Transversal Constituição da pluralidade cultural no Brasil traz a discussão a respeito da confluência de heranças que se preservaram, vencendo políticas explícitas de homogeneização cultural." Ao fazermos dialogar o Texto VII com esta afirmação, podemos considerar a congada como
prática de resistência cultural da herança africana.
celebração da vitória dos mouros contra cristãos.
batida marcante do som da marimba e do atabaque.
culto à Nossa Senhora d'Ajuda e Bom Sucesso.
levantamento do mastro para São Benedito.
Na situação descrita no Texto III, o momento da Roda de Notícias, ao relacionar a presença do lixo flutuante no canal a uma das formas de poluição, caracteriza-se por trazer para o debate outras questões sobre o mesmo tema. Ao levar para a sala de aula algumas informações que inter-relacionam saúde pessoal e ambiental, o professor precisa dar especial atenção
à prevenção das doenças infecto-contagiosas e aos problemas de higiene.
às representações do ciclo de vida da espécie humana.
aos cuidados como os filhotes dos animais mamíferos.
aos hábitos de utilização dos recursos materiais.
aos padrões de cultivo de cereais em ambientes naturais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...