Questões de Pedagogia do ano 2005

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José, professor do Ensino Médio acompanhou sua turma numa visita à Câmara Municipal para algumas entrevistas com os vereadores. Essa atividade pedagógica estimula o protagonismo juvenil porque

  • A.

    confronta os alunos com os conteúdos geopolíticos estudados no currículo, preparatórios para a vida universitária.

  • B.

    estimula o diálogo com poderes instituídos da sociedade civil organizada em camadas sociais distintas.

  • C.

    auxilia na formação da consciência do voto como ação responsável.

  • D.

    induz os alunos ao cumprimento de compromissos de interesse partidário, quando eleitos em cargos públicos.

  • E.

    fortalece a formação do grêmio estudantil como instância de representação de entidades civis dentro da escola.

Em relação ao tratamento do Tema Transversal "Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis", a terceira ação do Programa Comunidade Presente (Texto VI) é adequada porque

  • A.

    trata-se de trabalho invidual, de cunho psicoterapêutico e enfocando as diversas dimensões da sexualidade.

  • B.

    realiza intervenção em âmbito coletivo para problematizar questões que incluem posturas e crenças

  • C.

    conforma-se aos hábitos legitimados pelos diversos grupos de inserção do aluno e vincula a sexualidade a tabus.

  • D.

    valoriza o "biologismo" em busca de mudanças de comportamento através de informações isoladas.

  • E.

    reproduz a educação realizada no âmbito familiar, com a imposição de valores restritos.

Sabe-se que política não se confunde com ética, mas esta

não pode ser contraditória àquela. Nesse sentido, as leis

que regem o país devem estar pautadas na justeza ética e

na dignidade humana. Discutir com os alunos a respeito do

pleno exercício da cidadania, portanto, pressupõe trabalhar

com a turma a(o):

I – íntima relação entre respeitar e ser respeitado;

II – direito ao respeito unilateral;

III – direito a uma vida digna;

IV – direito a oportunidades para realizar projetos;

V – zelo pelos valores individualizados.

Estão corretos os itens:

  • A.

    I, II e V, apenas.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    I, IV e V, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    III, IV e V, apenas.

Segundo os PCN, "um conhecimento fundamental para a leitura da Pluralidade Cultural são as muitas linguagens que se apresentam como fator de identidade de grupos e indivíduos". O trabalho com as diferentes linguagens artísticas no Ensino Fundamental possibilita que os alunos percebam

  • A.

    o reconhecimento dos diferentes artistas na sociedade capitalista brasileira.

  • B.

    o uso de materiais diferenciados cada vez mais sofisticados e complexos.

  • C.

    a vinculação das obras de arte com os seus criadores em espaços e tempos diversos

  • D.

    a homogeneidade dos trabalhos artísticos em locais e momentos diferentes.

  • E.

    a competição entre diferentes artistas em outras temporalidades.

A escola que prioriza a discussão das histórias dos índios, dos movimentos de reação destes ao domínio europeu, os mecanismos de resistência desenvolvidos pelos africanos escravizados e seus descendentes e as formas criativas de sobrevivência na sociedade escravocrata e nos quilombos está buscando narrar a História

  • A.

    do ponto de vista dos grupos sociais que a produziram.

  • B.

    do ponto de vista do racismo, da discriminação e da exclusão.

  • C.

    oficial, pautada no ponto de vista dos dominadores.

  • D.

    contada nos livros didáticos, disseminada no senso comum dos vitoriosos.

  • E.

    com sobreposição de tempos no social, no cultural e no individual.

Uma professora de uma turma da 1ª série do Ensino Fundamental, ao discutir com os alunos a temática da marcação do tempo pela lua e pelo sol, mostrou a existência de outros calendários. Apresentando aos alunos outras culturas que marcam fatos e festas das suas tradições por outros paradigmas diferentes daqueles definidos pelo calendário civil, está transversalizando os conteúdos, principalmente, com

  • A.

    Língua Portuguesa e Geografia.

  • B.

    Arte e Meio Ambiente.

  • C.

    Saúde e História.

  • D.

    Educação Física e Ciências Naturais.

  • E.

    Pluralidade Cultural e Matemática.

O Texto VI traz para reflexão a necessidade de enfrentamento de uma situação urgente no Brasil, em relação aos direitos da criança. A conquista da autonomia moral pelas crianças torna-se um objetivo de trabalho, na busca da incorporação sistemática ao currículo escolar de temas e problemas desenvolvidos por programas como o "Comunidade Presente" . Para alcançar tal objetivo, os alunos devem ser acolhidos em um ambiente escolar no qual se sintam

  • A.

    orientados e condicionados.

  • B.

    observados e analisados.

  • C.

    valorizados e respeitados.

  • D.

    disciplinados e modelados.

  • E.

    incentivados e dirigidos.

A partir da análise do Texto V, um professor solicitou à turma que fizesse uma pesquisa sobre a origem dos alimentos e das comidas brasileiras, identificando, assim, as marcas deixadas pelos diferentes povos formadores da nossa cultura na culinária. Com tal atividade o professor pretendeu mostar que a culinária brasileira também pode se caracterizar como

  • A.

    representação de uma simbologia africana.

  • B.

    estereótipo de diferentes grupos sociais.

  • C.

    símbolo de aculturação e recriação temporal.

  • D.

    fator de identidade de grupos e indivíduos.

  • E.

    momento de celebração social e cultural do grupo.

71 "O Tema Transversal Constituição da pluralidade cultural no Brasil traz a discussão a respeito da confluência de heranças que se preservaram, vencendo políticas explícitas de homogeneização cultural." Ao fazermos dialogar o Texto VII com esta afirmação, podemos considerar a congada como

  • A.

    prática de resistência cultural da herança africana.

  • B.

    celebração da vitória dos mouros contra cristãos.

  • C.

    batida marcante do som da marimba e do atabaque.

  • D.

    culto à Nossa Senhora d'Ajuda e Bom Sucesso.

  • E.

    levantamento do mastro para São Benedito.

Na situação descrita no Texto III, o momento da Roda de Notícias, ao relacionar a presença do lixo flutuante no canal a uma das formas de poluição, caracteriza-se por trazer para o debate outras questões sobre o mesmo tema. Ao levar para a sala de aula algumas informações que inter-relacionam saúde pessoal e ambiental, o professor precisa dar especial atenção

  • A.

    à prevenção das doenças infecto-contagiosas e aos problemas de higiene.

  • B.

    às representações do ciclo de vida da espécie humana.

  • C.

    aos cuidados como os filhotes dos animais mamíferos.

  • D.

    aos hábitos de utilização dos recursos materiais.

  • E.

    aos padrões de cultivo de cereais em ambientes naturais.

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