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O "Atlas dos Municípios da Mata Atlântica", editado em 2002 pela Organização Não Governamental (ONG) Mata Atlântica, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), revela que Ilhabela, no Estado de São Paulo, é o
(www.sosmataatlantica.org.br).
Uma professora de uma turma de 4a série do Ensino Fundamental
promoveu uma discussão com os alunos, a partir do
estudo comparativo entre a informação revelada no Atlas sobre
Ilhabela e o Texto VII. Após intenso debate, eles concluíram
que a relação afetiva e singular que a população local estabelece
com Ilhabela é de
descaracterização.
consumismo.
conservação.
recuperação.
degradação.
Na Semana do Folclore, a professora de uma turma da 3ª série do Ensino Fundamental de uma das unidades escolares de Ilhabela levou para a sua turma o Texto VII como disparador para discussão sobre o movimento de resistência cultural dos negros africanos que foram trazidos para o Brasil. Durante a discussão, uma aluna declarou "já conhecer a congada porque seu avô participava dela há muito tempo". A professora solicitou, então, que a aluna trouxesse seu avô à escola para uma entrevista com a turma. Paralelamente, os alunos pesquisaram e coletaram informações sobre esse auto popular brasileiro de motivação africana – a congada. Tal aprendizado está diretamente relacionado à categoria dos conteúdos procedimentais porque
as intenções da professora eram de discutir valores e atitudes.
as ações foram realizadas de forma ordenada e não aleatória
as atividades envolveram conceitos históricos muito importantes.
as orientações foram diretivas sem possibilidade de troca de saberes.
as discussões se estabeleceram em clima de solidariedade e respeito.
Uma professora da 4a série do Ensino Fundamental solicitou que seus alunos trouxessem para a sala de aula fotografias da cidade de São Paulo em diferentes épocas. Fazendo um estudo comparativo do conjunto do material disponível, a turma pôde identificar
diferentes formas pelas quais a natureza tem-se apresentado na paisagem local.
teorias que orientam o olhar atento dos alunos pesquisadores.
fenômenos naturais, de modo cada vez mais sofisticado e complexo.
relações entre os homens e diferentes manifestações comunicativas locais.
a natureza como depositária privilegiada das novas tecnologias e dos saberes.
O sexto parágrafo do Texto VII explicita a preocupação dos mais idosos com o cultivo e a preservação dos bens culturais da população de Ilhabela. Um professor, ao trazer essa questão para discussão com seus alunos, está objetivando
comparar as informações e as perspectivas diferentes sobre as festas tradicionais do mês de maio naquela região.
diferenciar profissões, divisão de trabalho e atividades, na congada, entre idades e sexos ao longo do tempo.
levantar diferenças e semelhanças individuais, sociais, econômicas e culturais na localidade, que se realizam no coletivo
reconhecer a importância das músicas e danças de antigamente para a Festa de São Benedito na comunidade de Ilhabela.
identificar permanências e transformações nas vivências culturais da coletividade, tendo a congada como marca de permanência.
O Texto V foi amplamente analisado pelos alunos de uma turma de 3a série do Ensino Fundamental, no que se refere aos conhecimentos históricos e geográficos nele contidos. Após debate, a professora destacou as seguintes oposições:
caipira / "Trem das Onze" – moderno / "Sampa"
Com estes destaques, os alunos devem concluir que
a paisagem de Sampa se descaracterizou por causa do Trem das Onze.
as paisagens urbanas se diferenciam nos espaços geográficos rurais.
as paisagens urbanas e rurais definem e possibilitam diferentes modos de vida.
o Trem das Onze impediu a comunicação entre o urbano e o rural.
de arraial a locomotiva do país, bastou meio século para o caipira ficar moderno.
De acordo com os PCN, uma proposta para o estudo da Geografia é a leitura da paisagem local dos arredores da casa, da escola, do bairro onde residem os alunos. O registro dessas leituras através do desenho evidencia as primeiras noções de
fronteira, distância e tempo.
vizinhança, transformação e forma.
população, historicidade e natureza.
sociedade, identidade e extensão.
localização, proporção e perspectiva.
Para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a história da cidade de São Paulo, um professor planejou uma aulapasseio à Estação da Luz e seu entorno. Ao propor, no dia seguinte, que os alunos reconstituíssem no papel o trajeto, sem esquecer dos pontos destacados durante o percurso, o professor trabalhou a
utilização das malhas urbanas paulistas.
construção de um espaço representativo.
experimentação de instrumentos de desenho.
exploração das propriedades das formas geométricas.
percepção de semelhanças e diferenças entre figuras.
Segundo Lerner e Sadovsky, in Parra e Saiz (1996), as atividades com calendários e álbuns de figurinhas visam a
incentivar os alunos para, em seguida, ensinar o sistema de numeração decimal de forma suave
impedir conflitos cognitivos em crianças pequenas acerca da série numérica convencional
controlar o traçado dos algarismos de modo a evitar problemas de inversão na escrita autônoma.
restringir a aprendizagem da numeração às ordens das unidades, dezenas e centenas.
disponibilizar o uso da relação de ordem como base material de apoio para "andar" entre os números.
O Texto I pode ser usado pelo professor para, através da comparação entre as frutas selecionadas, focalizar a unidade de medida de
comprimento.
capacidade.
temperatura.
massa.
superfície.
Como desdobramento de uma roda de conversa sobre extraterrestres, uma professora de 1
de uma "trilha dos alienígenas", em grupos de cinco crianças.
Quando as trilhas ficaram prontas, os grupos se puseram
a jogar e, para isso, combinaram as regras para se movimentarem
nos tabuleiros. A construção e o jogo de trilhas
são atividades significativas porque aproximam as crianças
da aprendizagem de:
I - operações;
II - números;
III - formas e espaço;
IV - unidades de tempo.
Estão corretos os elementos:
II e III, apenas
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
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