Questões de Pedagogia do ano 2005

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O "Atlas dos Municípios da Mata Atlântica", editado em 2002

pela Organização Não Governamental (ONG) Mata Atlântica,

em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

(INPE), revela que Ilhabela, no Estado de São Paulo,

é o município que detém a maior área de mata original.

(www.sosmataatlantica.org.br).

Uma professora de uma turma de 4a série do Ensino Fundamental

promoveu uma discussão com os alunos, a partir do

estudo comparativo entre a informação revelada no Atlas sobre

Ilhabela e o Texto VII. Após intenso debate, eles concluíram

que a relação afetiva e singular que a população local estabelece

com Ilhabela é de

  • A.

    descaracterização.

  • B.

    consumismo.

  • C.

    conservação.

  • D.

    recuperação.

  • E.

    degradação.

Na Semana do Folclore, a professora de uma turma da 3ª

série do Ensino Fundamental de uma das unidades escolares

de Ilhabela levou para a sua turma o Texto VII como

disparador para discussão sobre o movimento de resistência

cultural dos negros africanos que foram trazidos para o

Brasil. Durante a discussão, uma aluna declarou "já conhecer

a congada porque seu avô participava dela há muito tempo".

A professora solicitou, então, que a aluna trouxesse seu

avô à escola para uma entrevista com a turma. Paralelamente,

os alunos pesquisaram e coletaram informações sobre

esse auto popular brasileiro de motivação africana – a

congada. Tal aprendizado está diretamente relacionado à

categoria dos conteúdos procedimentais porque

  • A.

    as intenções da professora eram de discutir valores e atitudes.

  • B.

    as ações foram realizadas de forma ordenada e não aleatória

  • C.

    as atividades envolveram conceitos históricos muito importantes.

  • D.

    as orientações foram diretivas sem possibilidade de troca de saberes.

  • E.

    as discussões se estabeleceram em clima de solidariedade e respeito.

Uma professora da 4a série do Ensino Fundamental solicitou que seus alunos trouxessem para a sala de aula fotografias da cidade de São Paulo em diferentes épocas. Fazendo um estudo comparativo do conjunto do material disponível, a turma pôde identificar

  • A.

    diferentes formas pelas quais a natureza tem-se apresentado na paisagem local.

  • B.

    teorias que orientam o olhar atento dos alunos pesquisadores.

  • C.

    fenômenos naturais, de modo cada vez mais sofisticado e complexo.

  • D.

    relações entre os homens e diferentes manifestações comunicativas locais.

  • E.

    a natureza como depositária privilegiada das novas tecnologias e dos saberes.

O sexto parágrafo do Texto VII explicita a preocupação dos mais idosos com o cultivo e a preservação dos bens culturais da população de Ilhabela. Um professor, ao trazer essa questão para discussão com seus alunos, está objetivando

  • A.

    comparar as informações e as perspectivas diferentes sobre as festas tradicionais do mês de maio naquela região.

  • B.

    diferenciar profissões, divisão de trabalho e atividades, na congada, entre idades e sexos ao longo do tempo.

  • C.

    levantar diferenças e semelhanças individuais, sociais, econômicas e culturais na localidade, que se realizam no coletivo

  • D.

    reconhecer a importância das músicas e danças de antigamente para a Festa de São Benedito na comunidade de Ilhabela.

  • E.

    identificar permanências e transformações nas vivências culturais da coletividade, tendo a congada como marca de permanência.

O Texto V foi amplamente analisado pelos alunos de uma turma de 3a série do Ensino Fundamental, no que se refere aos conhecimentos históricos e geográficos nele contidos. Após debate, a professora destacou as seguintes oposições:

caipira / "Trem das Onze" – moderno / "Sampa"

Com estes destaques, os alunos devem concluir que

  • A.

    a paisagem de Sampa se descaracterizou por causa do Trem das Onze.

  • B.

    as paisagens urbanas se diferenciam nos espaços geográficos rurais.

  • C.

    as paisagens urbanas e rurais definem e possibilitam diferentes modos de vida.

  • D.

    o Trem das Onze impediu a comunicação entre o urbano e o rural.

  • E.

    de arraial a locomotiva do país, bastou meio século para o caipira ficar moderno.

De acordo com os PCN, uma proposta para o estudo da Geografia é a leitura da paisagem local dos arredores da casa, da escola, do bairro onde residem os alunos. O registro dessas leituras através do desenho evidencia as primeiras noções de

  • A.

    fronteira, distância e tempo.

  • B.

    vizinhança, transformação e forma.

  • C.

    população, historicidade e natureza.

  • D.

    sociedade, identidade e extensão.

  • E.

    localização, proporção e perspectiva.

Para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a história da cidade de São Paulo, um professor planejou uma aulapasseio à Estação da Luz e seu entorno. Ao propor, no dia seguinte, que os alunos reconstituíssem no papel o trajeto, sem esquecer dos pontos destacados durante o percurso, o professor trabalhou a

  • A.

    utilização das malhas urbanas paulistas.

  • B.

    construção de um espaço representativo.

  • C.

    experimentação de instrumentos de desenho.

  • D.

    exploração das propriedades das formas geométricas.

  • E.

    percepção de semelhanças e diferenças entre figuras.

Segundo Lerner e Sadovsky, in Parra e Saiz (1996), as atividades com calendários e álbuns de figurinhas visam a

  • A.

    incentivar os alunos para, em seguida, ensinar o sistema de numeração decimal de forma suave

  • B.

    impedir conflitos cognitivos em crianças pequenas acerca da série numérica convencional

  • C.

    controlar o traçado dos algarismos de modo a evitar problemas de inversão na escrita autônoma.

  • D.

    restringir a aprendizagem da numeração às ordens das unidades, dezenas e centenas.

  • E.

    disponibilizar o uso da relação de ordem como base material de apoio para "andar" entre os números.

O Texto I pode ser usado pelo professor para, através da comparação entre as frutas selecionadas, focalizar a unidade de medida de

  • A.

    comprimento.

  • B.

    capacidade.

  • C.

    temperatura.

  • D.

    massa.

  • E.

    superfície.

Como desdobramento de uma roda de conversa sobre extraterrestres,

uma professora de 1a série propôs a construção

de uma "trilha dos alienígenas", em grupos de cinco crianças.

Quando as trilhas ficaram prontas, os grupos se puseram

a jogar e, para isso, combinaram as regras para se movimentarem

nos tabuleiros. A construção e o jogo de trilhas

são atividades significativas porque aproximam as crianças

da aprendizagem de:

I - operações;

II - números;

III - formas e espaço;

IV - unidades de tempo.

Estão corretos os elementos:

  • A.

    II e III, apenas

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I, II e IV, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...