Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na área urbana, em especial, a casa, a escola e a comunidade não são unidades isoladas. São sistemas em constantes trocas com o ambiente, que é o receptor final do lixo e dos resíduos eliminados pelo corpo das pessoas. Para estudar as técnicas que a sociedade humana cria para efetuar essas trocas, mantendo casa, escola, comunidade e ambiente em condições saudáveis, o professor deve desenvolver com os alunos atividades a respeito de
equilíbrio global.
fluxo da natureza.
qualidade de vida.
saneamento básico.
diversidade ambiental.
No Texto III, o aluno que leu, reescreveu e apresentou a notícia aproximou-se do debate acerca das relações entre ambiente e sociedade. Na temática ambiental, um dos conteúdos que precisa ser trabalhado é o de
desenvolvimento sustentável.
instalação de ecobarreiras.
dragagem de canais.
lixo flutuante.
fim das enchentes.
Para registrar os dados coletados e sistematizar os conhecimentos sobre as redes de abastecimento de água, desde a captação até a distribuição, os alunos podem trabalhar na
observação de microscópios.
elaboração de terrários.
construção de maquetes.
comparação de textos informativos.
classificação de coleções.
Para investigar o fenômeno da erosão resultante da ocupação do solo ribeirinho próximo ao endereço da escola, uma professora orientou os alunos a coletar informações e organizar os dados coletados. Esta atividade deve ter como fontes para análise:
índices de fertilidade da terra reservada à agricultura.
transformações decorrentes do pastoreio intensivo.
áreas de pisoteamento animal do solo seminu.
amostras de adubo para o plantio de sementes.
entrevistas com moradores antigos da região.
observação direta de fenômeno natural.
repertório orientado por história em quadrinhos.
ilustração derivada de folhetos impressos.
fechamento parcial de experimento.
ficha de interpretação de sistemas explicativos.
Uma das atividades do projeto "Comer para viver", desenvolvido na 1
dos alunos. Uma das crianças, de ascendência oriental, revelou
que sua família costumava comer algas marinhas em
grande quantidade. "Mas por que comer algas do mar?" - foi
a pergunta que encaminhou a investigação. As crianças descobriram
que as algas do mar são importantes porque concentram
uma grande quantidade de sais minerais. Os conteúdos
desenvolvidos na situação descrita foram:
I - valorização do exame de saúde periódico, pelo estudo
do crescimento e desenvolvimento físico;
II - respeito às potencialidades e limites do próprio corpo e
de terceiros, com adoção de postura física adequada;
III - identificação dos alimentos disponíveis na comunidade
e de seu valor nutricional;
IV - levantamento das necessidades relacionadas ao processo
orgânico de nutrição corporal.
Estão corretos os conteúdos:
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
Como fonte de investigação dos fenômenos e suas transformações, os desafios para experimentar ampliam-se quando
o professor procede à demonstração de um fenômeno para sua turma
o professor oferece aos alunos um protocolo definido do experimento.
os alunos observam e acompanham os resultados do experimento de forma bem protegida.
os alunos constroem o experimento, discutindo idéias e manipulando materiais.
os resultados confirmam o guia pré-estabelecido para o experimento.
Uma estratégia didática privilegiada para a ampliação dos conhecimentos em Ciências Naturais é o trabalho com projetos. As atividades desenvolvidas em um projeto têm como produto a
anotação particular de cada aluno, para que possa consultá-la nas situações de prova.
identificação dos problemas e suas soluções, de acordo com a faixa etária dos alunos.
elaboração coletiva de algo com função social real, como um livro ou folheto informativo.
escolha dos temas mais relevantes apresentados na mídia dentre os conteúdos da área.
previsão de modos de avaliação pontual dos trabalhos individuais dos alunos.
Os três conceitos fundamentais que orientam uma concepção de História voltada para o desenvolvimento dos alunos como atores conscientes, capazes de entender o processo histórico como conhecimento e como experiência de forma crítica, são:
identidade social, identidade coletiva e identidade nacional.
sujeito histórico, fato histórico e tempo histórico.
tempo do acontecimento, tempo da conjuntura e tempo da estrutura.
atividade econômica, processo de industrialização e organização administrativa.
Brasil Colônia, Brasil Império e Brasil República.
O Texto V foi escolhido por um professor para dar início ao Projeto Didático "Transfusão de sangue e de cultura" que abordará a formação da identidade paulista. Os alunos, ao pesquisarem sobre essa questão, estarão ampliando e aprofundando os conhecimentos sobre
deslocamentos de grupos de imigrantes europeus e asiáticos nos séculos XIX e XX, seu modo de vida e sua inserção nas atividades econômicas nacionais.
formas de deslocamentos de populações africanas para a América, origens dos povos africanos, seu modo de vida e condições de vida no Brasil.
aproximações entre grupos étnicos e sociais que lutaram no passado por causas políticas, sociais, culturais ou econômicas para o engrandecimento de São Paulo.
movimentos populacionais locais, suas trajetórias, as lutas travadas e as contribuições para o chamado " bom gosto" das altas classes paulistanas.
atividades urbanas exercidas pela população e suas relações com a corrida ao ouro do Rio da Prata, que viria a abençoar o sonho do vil metal.
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