Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em Conselho de Classe, os professores da turma C levantaram estratégias coletivas para recuperar paralelamente e acompanhar sistematicamente o avanço dos alunos, o que deverá ocorrer por meio de
tarefas regulares complementares às tarefas anteriores, de complexidade gradativa, a serem realizadas no horário regular das aulas.
tarefas sistemáticas e suplementares, para serem realizadas em casa, repetindo noções e conceitos trabalhados ao longo do período escolar de aulas.
exercícios de fixação propostos ao final de cada período de avaliação, em forma de aulas paralelas e suplementares.
trabalhos de pesquisa sobre temas já abordados em aula, para serem feitos em casa, com orientações prévias, como forma de consolidar noções e conceitos.
trabalhos com grupos de monitores escolhidos entre os melhores alunos, auxiliando a resolver questões com maior incidência de erros nos testes e provas.
Na figura acima, a professora corrige a prova de seus alunos assinalando as respostas baseadas em acertos e erros. Para os acertos, ela marca um C de certo; para os erros, ela assinala um X de errado. A situação descrita e o desenho acima trazem a idéia de uma avaliação baseada em uma perspectiva:
diagnóstica.
emancipatória.
mediadora.
formativa.
classificatória.
É senso comum na sociedade entender-se que o papel social da educação escolar é formar os alunos para serem cidadãos ativos e críticos, membros solidários e democráticos. No entanto, sabemos que, para essa formação se dar, necessitamos não só ensinar os conteúdos essenciais, como também precisamos de uma prática pedagógica que faça com que os alunos vivenciem experiências na escola que os levem a construir as competências necessárias a essa postura mais solidária e crítica. Assinale a alternativa que melhor exemplifica meios de ensino coerentes com a prática pedagógica descrita acima.
práticas avaliativas na direção de uma avaliação classificatória
projetos de trabalho que visem ao debate e à tomada de decisões
aulas expositivas que apresentem os conteúdos em suas especificidades
trabalhos individuais de pesquisa sobre a organização social
pesquisas teóricas acerca da temática da cidadania
Os projetos de trabalho, na concepção de Hernández, são uma proposta curricular, cujos conteúdos são tratados de forma integrada e não linear. Hernández fala: "A introdução dos Projetos de Trabalho foi planejada como uma forma de vincular a teoria com a prática e de alcançar um sentido de globalização, de introduzir uma nova maneira de fazer do professor e de gerar uma série de mudanças na organização dos conhecimentos escolares." A partir da concepção acima acerca do trabalho com projetos, assinale a alternativa que não é adequada a essa proposta.
formas de solidariedade e a formação de novas atitudes na escola e na comunidade por meio de uma educação de valores.
prevenção de riscos por meio de projeto de saúde que valoriza a vida e contra o uso abusivo de drogas.
prevenção da violência por meio do combate ao uso de armas e encaminhamento de alunos agressivos aos Conselhos Tutelares.
alternativas voluntárias e solidárias de trabalho remunerado com jovens, prevenindo a ociosidade e a violência.
valorização da vida e desenvolvimento da auto-estima, das ações solidárias e do esporte profissional.
Muitas vezes, o sujeito não tem interesse por determinado objeto de conhecimento porque não teve oportunidade de tomar contato mais significativo com o mesmo.
Em função disso, o professor não pode supor que o aluno já traga a necessidade de conhecer este ou aquele conteúdo do programa. O professor deve
explicar para o aluno, primeiro, o que são "necessidades" e procurar trabalhar apenas os conteúdos relacionados à realidade de seus alunos.
convencer o aluno sobre os conhecimentos que serão importantes na sua vida futura, quando de seu ingresso no mercado de trabalho.
oportunizar o contato do educando com o objeto de conhecimento, criando condições, assim, para o surgimento da necessidade e do interesse.
solicitar que a coordenação pedagógica da escola auxilie na construção dos conteúdos curriculares de sua sala de aula.
realizar um levantamento de todas dificuldades cognitivas e afetivas de seus alunos para melhor organizar o currículo.
Nós, professores, sabemos que os alunos não sabem, mas não sabemos o que eles não sabem e muito menos porque eles não sabem! Paciência!
Essa afirmação, identifica que muitas vezes o professor avalia seus alunos, atribui conceitos ou notas, de acordo com seus acertos e erros, mas
os alunos não têm aprendido com seus erros, continuam a cometê-los, repetidamente.
os pais apenas tomam conhecimento das notas de seus filhos, assinam a prova e nada fazem para mudar essa situação.
pouco ou quase nada tem realizado pedagogicamente em relação às dificuldades apresentadas pelos alunos nos exercícios realizados.
não percebe que a avaliação tem a função de reorganizar seu trabalho por meio da classificação que ela permite.
não procura os alunos para estes refazerem seus trabalhos, nem permite que os mesmo realizem uma auto-avaliação de sua aprendizagem.
Meu aluno trouxe o resultado de uma sentença matemática errada e eu o questionei a respeito. Ele mesmo assim, afirmou que a resposta era aquela, explicando como chegou a ela e afirmando que o seu jeito de fazer estava certo. Não tive outro jeito, senão pedir que virasse a folha do caderno e copiasse a forma correta que estava escrita na lousa.
Numa concepção crítica de educação, a matéria-prima do trabalho do professor é o conhecimento; não é conseguir que o aluno repita ou memorize o que o professor fez, mas
convencer que ele siga um método seguro para chegar à resolução do problema.
fazer com que ele preste atenção nas explicações do professor.
conseguir que ele compreenda como fez isto ou aquilo.
incentivar que ele aceite o caminho definido pelo professor, porque é mais lógico.
procurar que ele perceba a importância da disciplina para o entendimento do estudo.
O resultado de uma pesquisa sobre as práticas pedagógicas utilizadas em uma escola pública de Ensino Fundamental, apresentou dados positivos em termos de interesse e entusiasmo pela aprendizagem, por parte das crianças. Elas respondiam prontamente às perguntas das professoras, ofereciam-se para realizar as atividades do quadro, realizavam todas as tarefas propostas e participavam ativamente das atividades propostas.
O fato das crianças demonstrarem gosto pelas aulas e valorizarem as experiências vivenciadas nessa escola apontam para a necessidade de se pensar várias maneiras de
desenvolver as habilidades práticas para suas futuras ocupações profissionais.
organizar a aprendizagem de modo a instruir bem os alunos, preparando-os para o ensino médio.
preparar esses alunos para a vida futura que deverão enfrentar na sociedade, quando adultos.
valer-se do potencial de aprendizagem desses alunos, visando ao desenvolvimento da personalidade.
aproveitar essa atitude favorável das crianças de modo a obter formas mais efetivas de aprendizagem.
As práticas escolares envolvem relações de dominação, mas ao mesmo tempo são marcadas por conflitos, tensões e tentativas de resistência.
A relação professor-aluno pode ser estabelecida em termos de troca e respeito mútuo, onde as competências e os limites de cada um são respeitados e usados
com o objetivo de obter uma educação de qualidade.
para conseguir que o aluno respeite o professor.
em direção ao exercício da autonomia e da independência.
para manter a disciplina de estudo e apreensão do conhecimento.
na busca de uma relação horizontal, sem diferenças de funções.
A disciplina na sala de aula é resultado de compromissos firmados pelo grupo.
Cabe ao professor
informar aos educandos as regras de conduta definidas pela escola.
elaborar as regras a serem cumpridas pelos educandos.
encaminhar as transgressões à Direção da escola.
mediar situações de diálogo e de confronto.
solicitar ao Conselho de Escola a organização das regras de convivência da escola.
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