Questões de Pedagogia do ano 2006

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considere o texto abaixo para responder às questões 12 a 14

Se os professores querem desenvolver uma prática pedagógica que estimule, de forma adequada, a curiosidade e a investigação, qual procedimento didático deve ser inicialmente adotado?

  • A.

    Exposição oral do tema principal pelo professor.

  • B.

    Leitura dos conceitos básicos no livro didático.

  • C.

    Levantamento de conhecimentos prévios dos alunos.

  • D.

    Registro e catalogação de dados fundamentais sobre o tema.

Considerando, ainda, a situação colocada na questão 49 acima

1. Os alunos estão sendo considerados "tabulas-rasas".

2. As tarefas realizadas em pares dificultam a aprendizagem do aluno.

 3. Traçar metas não ajuda a atingir objetivos.

4. As tarefas realizadas em pares podem favorecer atividades comunicativas.

5. Esse modelo é insignificante para a aprendizagem.

Está correta apenas a afirmativa

  • A. 1.
  • B. 2.
  • C. 3.
  • D. 4.
  • E. 5.

Analise o contexto a seguir: um professor de língua inglesa de uma determinada escola organiza seus alunos para trabalhos em pares, traçando tarefas e metas a serem atingidas. Considerando a prática desse professor, é correto afirmar.

1. O professor está inserido em um modelo tradicional de ensino de línguas.

2. Trabalhar em pares não é compatível com o ensino de línguas.

3. Esse modelo não favorece tarefas comunicativas.

4. O professor deve conhecer as orientações da abordagem comunicativa.

5. A abordagem tradicional de ensino não está presente no contexto analisado.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. apenas a 5
  • B. apenas a 4.
  • C. apenas 1, 2 e 3.
  • D. apenas 4 e 5.
  • E. apenas 2 e 3.

Segundo Almeida Filho, as principais características teóricas de avaliações comunicativas poderiam ser colocadas nos seguintes termos:

1. Os instrumentos de avaliação devem ser capazes de produzir ação comunicativa concreta. ("o que o aprendiz já pode fazer?").

2. O contexto lingüístico e situacional para o desempenho dos alunos deve ser comunicativamente autêntico ou verossímil ("com que fim ou devido a que necessidade comunicativa a linguagem será criada?").

3. Enquanto amostras de desempenho, as tarefas e recortes comunicativos devem permitir, pelo menos, alguma imprevisibilidade no insumo (na produção) em tempo real. 4. A avaliação será mais qualitativa do que numérica (quantitativa).

5. As validades de conteúdo e externa das amostras de desempenho terão precedência sobre a confiabilidade que possam possuir.

Estão corretas

  • A. 1, 2, 3, 4 e 5.
  • B. apenas 1, 2 e 3.
  • C. apenas 2 e 3.
  • D. apenas 3, 4 e 5.
  • E. apenas 4 e 5.

Analise este outro contexto: o professor de língua inglesa trabalha com o grande grupo, organizando os alunos em um único círculo, de forma que todos possam interagir entre si bem como com o próprio professor, com o intuito de trabalhar informações genéricas. Para tarefas mais específicas, o professor organiza seus alunos em pares, definindo metas de aprendizagem a serem atingidas. Considerando a prática desse professor, é correto afirmar que

1. a forma como o professor organiza as cadeiras na sala de aula não favorece a comunicação entre os alunos.

2. é incompatível com o que preconiza a abordagem comunicativa.

3. é irrelevante para a comunicação entre os alunos.

4. o professor deve conhecer as orientações da abordagem comunicativa.

5. o modelo tradicional de ensino de línguas não está presente no contexto analisado. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. Apenas 1 e 2.
  • B. Apenas 3 e 4.
  • C. Apenas 4 e 5
  • D. Apenas a 4.
  • E. Apenas a 5.

Analise o contexto a seguir: uma professora de língua inglesa costuma utilizar um tablado para escrever no quadro, enquanto os alunos, dispostos em filas (um atrás do outro), copiam do quadro as informações colocadas pela professora. Considerando a prática dessa professora, é correto afirmar que

1. a abordagem tradicional de ensino não está presente no contexto da aula.

2. o professor privilegia a abordagem comunicativa.

3. esse ambiente de aula não favorece tarefas comunicativas.

4. o contexto está compatível com os mais recentes paradigmas de ensino de línguas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. Apenas a 4.
  • B. Apenas 1 e 3.
  • C. Apenas a 2.
  • D. Apenas a 3.
  • E. Apenas 1 e 2.

Com relação a avaliação escolar, assinale a opção correta.

  • A.

    A concepção dialética da avaliação considera a avaliação escolar uma questão política e não, técnica.

  • B.

    A abordagem empiricista ressalta os aspectos subjetivos da avaliação escolar.

  • C.

    A teoria racionalista privilegia modelos avaliativos indutivos e calcados na experiência.

  • D.

    A corrente relativista procura adequar instrumentos avaliativos aos níveis de desenvolvimento cognitivo do educando.

Em determinado plano de curso, um professor propôs os seguintes objetivos para uma unidade específica: o aluno deveria explicar e demonstrar o significado das Leis I, II e III de Jones, bem como resolver problemas que exigiam a aplicação dessas três leis. Com relação à utilização desses objetivos no planejamento educacional, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A elaboração dos objetivos no plano de curso é adequada, porque o professor contemplou um objetivo para cada habilidade.

  • B.

    Os objetivos apresentados são específicos por conhecimento e, ao mesmo tempo, por habilidade.

  • C.

    Os objetivos propostos são relativos a atitudes.

  • D.

    O professor deve dividir a unidade a ser trabalhada em três subunidades e apresentar três objetivos diferentes, atividades específicas e técnicas avaliativas distintas, para atingir a aferição das habilidades de explicação, demonstração e resolução de problemas.

Em seu livro, Jussara Hoffman (2003) destaca aspectos importantes que caracterizam a prática da avaliação na escola. No que se refere à concepção de avaliação mediadora defendida pela autora, analise as afirmativas abaixo.


I.  Consiste em corrigir tarefas e provas do aluno para verificar respostas corretas e incorretas, visando tomar decisões quanto ao seu aproveitamento escolar, sua aprovação ou reprovação em cada série ou grau de ensino.
II.  A ação avaliativa está presente justamente entre uma tarefa do aluno e a tarefa posterior. Consiste na ação educativa decorrente da análise dos seus entendimentos, de modo a favorecer a essa criança o alcance de um saber competente, a aproximação com a verdade científica.
III.  Se a escola cumpre exigências burocráticas do sistema, tais exigências não ditam normas de correção das tarefas. O que se pede aos professores são menções finais sob a forma de graus numéricos, conceitos ou letras (bimestrais, semestrais e anuais), que representem definições em termos de promoção ou não do aluno para a série ou grau subseqüente (aprovado-reprovado). Legalmente e no regimento das escolas não está claramente configurado a obrigatoriedade do uso dessas menções nas tarefas das crianças. Tais procedimentos são práticas tradicionais que vêm sendo repetidas pelos professores, sem que reflitam sobre o seu significado ou coerência.


Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apenas a I está correta.

  • B.

    Apenas a II está correta.

  • C.

    Apenas a III está correta.

  • D.

    Apenas I e II estão corretas.

  • E.

    Apenas II e III estão corretas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O conhecimento histórico, como área científica, tem influenciado o ensino, afetando os conteúdos e os métodos tradicionais de aprendizagem. Contudo, não têm sido essas transformações as únicas a afetarem o ensino de História. As escolhas do que e como ensinar são provenientes de uma série de fatores e não exclusivamente das mudanças historiográficas. Assim, o que ensinar e como ensinar estão relacionados:

  • A.

    à série de transformação da sociedade, especialmente a expansão escolar para um público culturalmente diversificado, com a intensa relação entre os estudantes com as informações difundidas pelos meios de comunicação, com as contribuições pedagógicas e com propostas pedagógicas que defendem trabalhos de natureza interdisciplinar.

  • B.

    às transformações das concepções de ensino e das políticas públicas no contexto educacional brasileiro que buscam a (re)qualificação transdisciplinar para o ensino de Historia.

  • C.

    à necessidade de que cada sujeito tenha compreensão do "eu" e a percepção do "outro", do estranho, que se apresenta como alguém diferente de forma a permitir a identificação das diferenças no próprio grupo de convívio, considerando os jovens e os velhos, os homens e as mulheres, as crianças e os adultos.

  • D.

    à necessidade de divulgação da própria cultura de forma a preservar a identidade cultural, as especificidades de linguagens, de representações de mundo, de valores, de relações interpessoais e de criações cotidianas no contexto da sua comunidade.

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