Questões de Pedagogia do ano 2006

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O projeto é uma forma de trabalho, em equipe, que favorece a articulação entre os diferentes conteúdos da área de Ciências Naturais. É desenhado como uma seqüência de etapas, compartilhadas com os estudantes e seus representantes, que conduzem ao produto desejado. Essas etapas são:

I- Definição do tema.

II- Escolha do problema principal a ser investigado.

III- Estabelecimento do conjunto de conteúdos.

IV- Estabelecimento das intenções educativas.

V- Realização de exercícios finais e auto-avaliação dos estudantes.

As etapas corretas são:

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, III, IV e V.

  • C.

    II, III. IV e V.

  • D.

    II, III e IV.

A formação continuada não tem como princípio:

  • A.

    O respeito aos saberes individuais e coletivos.

  • B.

    O acesso aos conhecimentos das diversas culturas.

  • C.

    A interação.

  • D.

    O atrelamento intelectual.

Para Telma Weisz:

  • A.

    A facilidade de lidar com crianças advém do fato de que elas sabem sempre as mesmas coisas, estão, portanto, no mesmo patamar.

  • B.

    Todas as crianças sabem muitas coisas, só que umas sabem coisas diferentes das outras.

  • C.

    O cérebro das crianças é um receptáculo oco que deve ser preenchido pelo educador.

  • D.

    As crianças têm poucos conhecimentos sobre poucas coisas, cabe ao educador expandir pela prática pedagógica esse conhecimento.

Das alternativas abaixo, assinale a alternativa correta de acordo com Telma Weisz:

I- Para aprender, a criança passa por um processo que não tem a lógica do conhecimento final, como é visto pelos adultos.

II- Aprender a aprender é algo possível apenas para quem ainda não aprendeu nada.

  • A.

    I e II estão corretas.

  • B.

    I e II estão incorretas.

  • C.

    Apenas I está correta.

  • D.

    Apenas II está correta.

Aos candidatos aprovados no concurso para o cargo de Pedagogo, será aplicado um questionário, com o objetivo de conhecer suas expectativas, as estratégias de trabalho que gostariam de conhecer melhor e suas necessidades. A aplicação deste instrumento está relacionada à modalidade de avaliação

  • A.

    somativa.

  • B.

    formativa.

  • C.

    prognóstica.

  • D.

    diagnóstica.

  • E.

    quantitativa.

Observe as indagações que foram relacionadas por um pedagogo em uma discussão com seus professores sobre o tema AVALIAÇÃO: Que condições reprovariam um aluno? O que utilizar para a avaliação: notas ou conceitos? Como elaborar instrumentos precisos para avaliar nossos alunos? Um parecer descritivo sobre meus alunos substituiria uma prova? O que deve ser preponderante: resultados do bimestre ou da recuperação? Estas preocupações retratam a visão de avaliação como um instrumento principal de

  • A.

    ação / reflexão

  • B.

    construção / diálogo.

  • C.

    constatação / registro.

  • D.

    investigação / dinamização.

  • E.

    mensuração / diagnóstico.

Já há alguns anos, a noção de avaliação começou a se transformar, tomando um sentido bem diferente do modelo anterior. Essa transformação se deu, sobretudo:

  • A.

    no sentido de eliminar a avaliação subjetiva ("questão aberta") pela avaliação objetiva ('múltipla escolha").

  • B.

    no sentido de adotar a avaliação pontual e terminal, onde a "prova" tem uma função legitimamente eliminatória e classificatória.

  • C.

    no sentido de suprimir integralmente a avaliação, considerada como ultrapassada, meritocrática e baseada numa concepção "bancária" de educação.

  • D.

    no sentido da avaliação processual e contínua, sem a perspectiva classificatória e normativa e partindo de uma nova relação com o saber

  • E.

    no sentido de aceitar apenas as representações que o aluno faz do "saber", independentemente do "certo" ou "errado", conceitos vazios e relativos.

Um conceito que tem sido bastante discutido pelos educadores é aquele de "transposição didática" (Chevallard). Este conceito se refere:

  • A.

    ao modo de transmitir uma matéria pelo professor que pode ter "didática" ou não.

  • B.

    às críticas à Escola Nova que centra todo o processo pedagógico no aluno e esquece que educar é transmitir.

  • C.

    às cinco etapas do processo didático: rememoração, apresentação, problematização, aplicação e fixação.

  • D.

    à forma como os livros didáticos estão estruturados, partindo do "simples" para o "complexo".

  • E.

    à trajetória cumprida pelo saber, desde a sua produção, na comunidade científica, até a sua inserção na sala de aula.

Uma das competências atuais exigidas do professor é a de que ele saiba administrar a heterogeneidade dos alunos. A esse respeito, os educadores estão minimamente de acordo sobre o ponto seguinte:

  • A.

    Trata-se apenas de respeitar as diferenças individuais, mas garantindo um conteúdo único e uma avaliação classificatória.

  • B.

    Esse é um dos grandes problemas da escola: a matéria- prima com que ela trabalha –os alunos- não é homogênea, daí a desigualdade de resultados ser inevitável.

  • C.

    Essa heterogeneidade implica um trabalho individual com cada aluno, evitando o trabalho em equipe, que esconde as deficiências pessoais.

  • D.

    Trata-se de respeitar os ritmos de aprendizagem de cada um, aliando o trabalho individual com o trabalho coletivo, aumentando, assim, as chances de uma construção significativa do conhecimento.

  • E.

    Essa competência é exigida apenas nas escolas privadas, que dispõem de auxiliares de ensino e professores exclusivamente dedicados e bem remunerados.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Falar dos conteúdos não se resume ao que ensinar; supõe também, situarmo-nos numa plataforma decisional, que, tal, como sucedia com os objetivos, está condicionada por uma série de questões prévias relativas ao que a escola é e para quê, que peso deve ter cada disciplina, com que atitude nos devemos acercar dos conhecimentos, se disciplinas singulares ou interdisciplinaridade (ZABALZA, Miguel. Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Lisboa, Ana, 1992). A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:

1- os conteúdos são os saberes, os conhecimentos sobre os quais trabalha a escola e que podem ser organizados numa perspectiva disciplinar ou interdisciplinar.

2- decidir sobre quais conteúdos selecionar e a forma de sua organização é tarefa docente articulada ao projeto pedagógico, à organização curricular e à questões epistemológicas.

3- no processo atual de revalorização dos conteúdos é necessário retornar a sua definição disciplinar, vinculada ao livro texto, ao sentido formal de sua utilização no ensino e às disciplinas mais importantes.

O correto está somente em:

  • A.

    2 e 3.

  • B.

    2.

  • C.

    1 e 2.

  • D.

    3

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