Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O projeto é uma forma de trabalho, em equipe, que favorece a articulação entre os diferentes conteúdos da área de Ciências Naturais. É desenhado como uma seqüência de etapas, compartilhadas com os estudantes e seus representantes, que conduzem ao produto desejado. Essas etapas são:
I- Definição do tema.
II- Escolha do problema principal a ser investigado.
III- Estabelecimento do conjunto de conteúdos.
IV- Estabelecimento das intenções educativas.
V- Realização de exercícios finais e auto-avaliação dos estudantes.
As etapas corretas são:
I, II, III e IV.
I, III, IV e V.
II, III. IV e V.
II, III e IV.
A formação continuada não tem como princípio:
O respeito aos saberes individuais e coletivos.
O acesso aos conhecimentos das diversas culturas.
A interação.
O atrelamento intelectual.
Para Telma Weisz:
A facilidade de lidar com crianças advém do fato de que elas sabem sempre as mesmas coisas, estão, portanto, no mesmo patamar.
Todas as crianças sabem muitas coisas, só que umas sabem coisas diferentes das outras.
O cérebro das crianças é um receptáculo oco que deve ser preenchido pelo educador.
As crianças têm poucos conhecimentos sobre poucas coisas, cabe ao educador expandir pela prática pedagógica esse conhecimento.
Das alternativas abaixo, assinale a alternativa correta de acordo com Telma Weisz:
I- Para aprender, a criança passa por um processo que não tem a lógica do conhecimento final, como é visto pelos adultos.
II- Aprender a aprender é algo possível apenas para quem ainda não aprendeu nada.
I e II estão corretas.
I e II estão incorretas.
Apenas I está correta.
Apenas II está correta.
Aos candidatos aprovados no concurso para o cargo de Pedagogo, será aplicado um questionário, com o objetivo de conhecer suas expectativas, as estratégias de trabalho que gostariam de conhecer melhor e suas necessidades. A aplicação deste instrumento está relacionada à modalidade de avaliação
somativa.
formativa.
prognóstica.
diagnóstica.
quantitativa.
Observe as indagações que foram relacionadas por um pedagogo em uma discussão com seus professores sobre o tema AVALIAÇÃO: Que condições reprovariam um aluno? O que utilizar para a avaliação: notas ou conceitos? Como elaborar instrumentos precisos para avaliar nossos alunos? Um parecer descritivo sobre meus alunos substituiria uma prova? O que deve ser preponderante: resultados do bimestre ou da recuperação? Estas preocupações retratam a visão de avaliação como um instrumento principal de
ação / reflexão
construção / diálogo.
constatação / registro.
investigação / dinamização.
mensuração / diagnóstico.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Já há alguns anos, a noção de avaliação começou a se transformar, tomando um sentido bem diferente do modelo anterior. Essa transformação se deu, sobretudo:
no sentido de eliminar a avaliação subjetiva ("questão aberta") pela avaliação objetiva ('múltipla escolha").
no sentido de adotar a avaliação pontual e terminal, onde a "prova" tem uma função legitimamente eliminatória e classificatória.
no sentido de suprimir integralmente a avaliação, considerada como ultrapassada, meritocrática e baseada numa concepção "bancária" de educação.
no sentido da avaliação processual e contínua, sem a perspectiva classificatória e normativa e partindo de uma nova relação com o saber
no sentido de aceitar apenas as representações que o aluno faz do "saber", independentemente do "certo" ou "errado", conceitos vazios e relativos.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Um conceito que tem sido bastante discutido pelos educadores é aquele de "transposição didática" (Chevallard). Este conceito se refere:
ao modo de transmitir uma matéria pelo professor que pode ter "didática" ou não.
às críticas à Escola Nova que centra todo o processo pedagógico no aluno e esquece que educar é transmitir.
às cinco etapas do processo didático: rememoração, apresentação, problematização, aplicação e fixação.
à forma como os livros didáticos estão estruturados, partindo do "simples" para o "complexo".
à trajetória cumprida pelo saber, desde a sua produção, na comunidade científica, até a sua inserção na sala de aula.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Uma das competências atuais exigidas do professor é a de que ele saiba administrar a heterogeneidade dos alunos. A esse respeito, os educadores estão minimamente de acordo sobre o ponto seguinte:
Trata-se apenas de respeitar as diferenças individuais, mas garantindo um conteúdo único e uma avaliação classificatória.
Esse é um dos grandes problemas da escola: a matéria- prima com que ela trabalha –os alunos- não é homogênea, daí a desigualdade de resultados ser inevitável.
Essa heterogeneidade implica um trabalho individual com cada aluno, evitando o trabalho em equipe, que esconde as deficiências pessoais.
Trata-se de respeitar os ritmos de aprendizagem de cada um, aliando o trabalho individual com o trabalho coletivo, aumentando, assim, as chances de uma construção significativa do conhecimento.
Essa competência é exigida apenas nas escolas privadas, que dispõem de auxiliares de ensino e professores exclusivamente dedicados e bem remunerados.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Falar dos conteúdos não se resume ao que ensinar; supõe também, situarmo-nos numa plataforma decisional, que, tal, como sucedia com os objetivos, está condicionada por uma série de questões prévias relativas ao que a escola é e para quê, que peso deve ter cada disciplina, com que atitude nos devemos acercar dos conhecimentos, se disciplinas singulares ou interdisciplinaridade (ZABALZA, Miguel. Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Lisboa, Ana, 1992). A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:
1- os conteúdos são os saberes, os conhecimentos sobre os quais trabalha a escola e que podem ser organizados numa perspectiva disciplinar ou interdisciplinar.
2- decidir sobre quais conteúdos selecionar e a forma de sua organização é tarefa docente articulada ao projeto pedagógico, à organização curricular e à questões epistemológicas.
3- no processo atual de revalorização dos conteúdos é necessário retornar a sua definição disciplinar, vinculada ao livro texto, ao sentido formal de sua utilização no ensino e às disciplinas mais importantes.
O correto está somente em:
2 e 3.
2.
1 e 2.
3
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...