Questões de Pedagogia do ano 2006

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A avaliação da aprendizagem possui várias funções, dentre as quais a

  • A.

    Função de dialogar e interagir, promovendo a ética, a aprendizagem e a intervenção no contexto social.

  • B.

    Função de diagnosticar, selecionar e qualificar.

  • C.

    Função de verificar o grau em que as mudanças de aprendizagem estão ocorrendo.

  • D.

    Função de desenvolver competências e habilidades assim como aprimorar os conhecimentos existentes.

  • E.

    Função de formar cidadãos modificadores do contexto da realidade em que vivem.

Ao entregar suas avaliações aos alunos, o professor corrige as questões no quadro e oportuniza a quem errou refazer a questão. Podemos afirmar que o modelo de avaliação desse docente orienta-se por uma perspectiva

  • A.

    emancipatória.

  • B.

    tradicional.

  • C.

    liberal

  • D.

    organizativa.

  • E.

    transpessoal.

Analise as afirmativas a seguir referentes à avaliação formativa.

1) A avaliação formativa objetiva informar o docente e o aprendiz sobre os progressos obtidos e a localização de equívocos no processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva de sua correção.

2) A avaliação formativa visa, sobretudo, de forma sintética, a atribuição de uma nota ao aprendiz, levando à aprovação ou reprovação.

3) Sendo classificatória, a avaliação formativa é uma operação de síntese, sua conclusão deverá ser sempre bimestral ou semestral.

Está (ão) correta (as):

  • A.

    1, apenas.

  • B.

    1 e 2, apenas.

  • C.

    1 e 3, apenas

  • D.

    2 e 3, apenas

  • E.

    1,2 e 3.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A Avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias. A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos."

Libâneo,1994. A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, o processo avaliativo deve ser visto como:

  • A.

    instrumento indispensável a constituição de uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento das crianças.

  • B.

    momento final do trabalho que culmina com a realização de provas e atribuição de notas visando a classificação dos alunos.

  • C.

    tarefa permanente do professor e deve cumprir a função de controle, mediante a qual se faz uma classificação quantitativa dos alunos relativa às notas que obtiveram nas provas.

  • D.

    processo que cumpre uma função pedagógico-didática de certificação.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O trabalho com as Artes Visuais na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental deve ser concebido como uma linguagem que tem estrutura e características próprias, cuja aprendizagem, no âmbito prático e reflexivo, se dá por meio da articulação dos seguintes aspectos:

  • A.

    Fazer artístico, centrado na exploração, expressão e comunicação de produção de trabalhos de arte por meio de praticas artísticas; apreciação, compreendida como a capacidade de analisar e identificar obras de artes e seus produtores; reflexão, considerado tanto no fazer artístico como na apreciação um pensar sobre todos os conteúdos do objeto artístico.

  • B.

    Fazer artístico, compreendido como as práticas de colorir imagens feitas pelos adultos em folhas mimeografadas; apreciação, compreendida como a capacidade do professor de organizar as produções dos alunos para que possam ser apreciadas por outros; reflexão, considerado tanto no fazer artístico como na apreciação a capacidade de julgar o objeto artístico.

  • C.

    Fazer artístico, compreendido como exercícios de coordenação motora para fixação e memorização de letras e números; apreciação, capacidade de observação de obras de artes; fruição, emoção e sensação da criança diante do objeto artístico.

  • D.

    Fazer artístico, compreendido como o ensino de práticas que visam formar artistas; apreciação, capacidade de reconhecer que os objetos existem, independentes de sua presença física; reflexão e ou fruição, considerado como a capacidade de ler imagens.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A Profª Marilda não tem muita intimidade com a literatura. Assim, encontra dificuldades para utilizar como recurso pedagógico os diferentes suportes de escrita. Ela trabalha com uma turma de Ensino Fundamental que está em fase inicial de aquisição do processo da língua escrita. A sua Coordenadora Pedagógica está um tanto quanto preocupada pois tem percebido que os alunos não estão avançando como esperado. Ela tem chegado a conclusão de que a Profª Marilda, sem perceber, pode estar constituindo uma barreira para que os alunos aprendam a ter o prazer da leitura, a curiosidade pela literatura e o gosto pelo aprendizado através dos textos literários." Considerando o caso acima e os seus conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar que:

  • A.

    os hábitos de "não-leitura" do professor não interferem na sua prática pedagógica.

  • B.

    a desinformação do professor em relação à função social e pedagógica do texto literário, não pode ser responsabilizada pelo insucesso do processo de letramento dos alunos, considerando que existem "analfabetos" que possuem um "certo grau de letramento".

  • C.

    a desinformação do professor, decorrente dos seus próprios hábitos " não ler, ou ler pouco " é uma possível explicação para a dificuldade que têm os professores de utilizar em sua práxis pedagógica diferentes suportes de textos.

  • D.

    o sucesso do processo de alfabetização / letramento das crianças independe do ambiente alfabetizador criado em sala de aula e dos vários suportes de escrita utilizados pelo professor.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Para a maioria dos jovens e adultos que iniciam sua escolarização, a principal motivação é, certamente, aprender a ler e escrever. Entretanto, muitos jovens e adultos que já viveram essa experiência referem-se a outras conquistas a ela relacionadas, igualmente importantes: ganhar autoconfiança, entender melhor as coisas, falar sem constrangimento e conhecer gente nova. Para que isto aconteça, é correto afirmar que:

I- o professor-alfabetizador deve trabalhar o processo de aprendizagem da leitura e escrita a partir de unidades significativas, para o aluno ter mais oportunidades de realizar outras aprendizagens.

II- o professor-alfabetizador deve trabalhar o processo de aprendizagem da leitura e escrita somente por meio da cópia e estudos de sílabas, palavras e frases.

III- o professor-alfabetizador deve trabalhar o processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita a partir de temas geradores, extraídos do meio cultural dos alunos.

IV- a produção de textos, na alfabetização de jovens e adultos, deve ser realizada somente após os alunos identificarem as sílabas nas palavras.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    II e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um modelo de currículo segue uma orientação a partir de quatro (4) elementos básicos: Objetivos, Conteúdos, Experiências de Aprendizagem e Avaliação. Considerando a integração desses elementos, qual das afirmações a seguir corresponde ao Modelo Técnico-Linear?

  • A.

    Trata os elementos básicos de forma menos hierárquica e apresenta resquícios do paradigma linear.

  • B.

    Apresenta uma forma de tomada de decisão para o planejamento curricular com a intenção de garantir o controle e a maximização do rendimento.

  • C.

    Amplia a visão do currículo e exige, ao mesmo tempo, uma maior abrangência e mais detalhamento para a organização.

  • D.

    Apresenta uma postura mais democrática, crítica, acentuando um interesse emancipatório.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

 Considere o texto abaixo para responder às questões 12 a 14

Para que o ensino seja bem sucedido, os professores precisam considerar alguns pontos fundamentais. Quais dos itens abaixo são corretos?

I- Toda atividade da criança deve ser sempre elogiada.

II- Elogios e recompensas devem ser específicos para cada aluno.

III- A crítica é o melhor motivador para a aprendizagem.

IV- Acertos devem ser sempre elogiados.

V- O esforço do aluno deve ser constantemente valorizado.

O correto está somente em:

 

  • A.

    I e III.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    I, III e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considere o texto abaixo para responder às questões 12 a 14

Depois de concluído o estudo do tema selecionado, os professores avaliaram que a aprendizagem foi realizada com sucesso, além de ter havido interesse e participação entusiasmada dos seus alunos, entre outras razões, pelo fato de que esteve presente na situação descrita, o aspecto:

  • A.

    sociorganizacional, ou seja, a aprendizagem foi facilitada pelos critérios de organização das turmas, que consideravam o desempenho escolar.

  • B.

    sociocomunicacional, isto é, o entrosamento entre alunos e funcionários favoreceu uma relação harmoniosa em sala de aula.

  • C.

    socioemocional, referente às relações interpessoais entre professores e alunos e às normas disciplinares indispensáveis ao trabalho docente.

  • D.

    sociocognitivo, relativo à boa forma de construção dos conhecimentos escolares por professores e alunos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...