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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando que o período pré-natal é de suma importância para a formação da criança, é correto afirmar:
Todos os órgãos e sistemas estarão formados até o 6º mês da gravidez.
Os órgãos e sistemas vão se formando durante todo o desenvolvimento da gravidez.
Os órgãos e sistemas se formarão até o 5º mês da gravidez.
Todos os órgãos e sistemas se formarão até o 3º mês da gravidez.
Como instituição social, a escola está organizada em séries, por idade e por determinações de conteúdo, muito mais como forma de controle e de aumento de produtividade do que em razão dos fundamentos do processo de ensino-aprendizagem ou da construção de formas solidárias de viver a vida.
Uma teoria crítica,
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Os princípios básicos da andragogia incluem o(a)
respeito à dignidade e aos direitos da criança, consideradas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais e religiosas.
socialização dos educandos por meio da participação em diferentes práticas sociais, fazendo que se interessem pelo próprio corpo e executando ações relacionadas à saúde e higiene.
experimentação e utilização de recursos disponíveis para a satisfação de necessidades essenciais, a expressão de desejos e sentimentos e a ação com progressiva autonomia.
efetivação do processo educativo por meio de situações e não por disciplinas, a construção do currículo em função da necessidade do estudante, a experiência do aprendiz como fonte de maior valor.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O controle da aprendizagem passa pelo controle das ações dos alunos. O trabalho docente deve considerar a ajuda aos alunos na realização das tarefas. Nesse contexto, assinale a opção correta.
Na maioria das vezes, o mais importante é controlar as ações dos alunos. Alunos bem doutrinados têm maior facilidade para absorção de conhecimento.
O mais importante é a inexistência de regras, uma vez que as crianças são capazes de se organizar de acordo com seus hábitos individuais. Por isso, o papel primordial do professor deve ser o de fornecer conhecimentos científicos.
O controle das ações dos alunos não compete à escola e sim, aos pais. O papel da escola é repassar aos alunos os conhecimentos acumulados pela humanidade.
Dosar as ações de ajuda e controle constitui uma boa medida para que a aprendizagem aconteça com sucesso. Normas claras e explícitas contribuem para a manutenção de um bom clima de trabalho.
Interdisciplinaridade é corretamente definida como
qualquer ramo de conhecimento considerado como objeto de ensino em escolas, tendo em vista a aprendizagem do aluno. Organiza-se por meio de conteúdos e metodologias específicas de cada área de conhecimento.
resultado de uma premissa comum a um conjunto de disciplinas que acaba provocando o surgimento de uma nova macrodisciplina dependente de todas as outras, mas que não se reduz a nenhuma delas.
interação e integração de conceitos, idéias e conteúdos das ciências, das terminologias, da metodologia de ensino e dos dados de organização dos conhecimentos.
justaposição de disciplinas mais ou menos vizinhas nos domínios do conhecimento. É também simbolizada por áreas que agrupam várias disciplinas afins que se complementam sem, no entanto, perder suas especificidades.
Considerando a relação existente entre objetivos, conteúdos e métodos de ensino, assinale a opção correta.
Sob qualquer hipótese, o método não pode ser convertido em conteúdo ou o objetivo, em uma ação pedagógica.
O conteúdo determina o método, pelo fato de ser a base informativa correta para atingir os objetivos.
Os objetivos expressam apenas a antecipação dos propósitos do educador e a conotação pedagógica dos conteúdos.
Uma vez definidos objetivos e conteúdos, os métodos se apresentam apenas como complemento para a execução da ação pedagógica.
A professora Lara entregou um caderno para cada criança e solicitou que cada uma criasse uma capa fazendo desenhos, podendo usar lápis de cor, recortes, cola e letras. Depois das capas prontas, organizou uma roda de conversa, com o tema "quem sou eu?" e cada criança explicava o desenho aos colegas. Essa atividade visa
padronizar o comportamento da turma, estabelecendo que cada estágio utilize uma determinada cor de capa do caderno.
construir a obra autônoma das crianças e trabalhar a personalidade autônoma, pois o eixo do trabalho com identidade e autonomia deve ser regido pela ética norteada pelo respeito, liberdade, solidariedade e cooperação.
mostrar para as crianças que elas podem governar a si mesmas e viver de acordo com suas opiniões, pois o eixo do trabalho com identidade e autonomia deve ser regido pela ética, norteada pelo respeito, liberdade dirigida, ou seja, atividades livres, mas dirigidas.
construir a autonomia das crianças e trabalhar a subjetividade.
possibilitar uma antecipação da escolaridade formal das crianças a partir de padrões de homogeneização e sistematização e o desenvolvimento de habilidades psicomotoras que ativem os mecanismos exploratórios.
A professora Lara inicia todos os encontros com as crianças contando histórias, a chamada - leitura compartilhada - que faz parte do acolhimento. Lê para as crianças procurando desenvolver a emoção, a sensibilidade, a imaginação e a fantasia. A profª. desenvolve atividades com as crianças antes, durante e depois da leitura, a saber:
I - Mostra o livro, conta a história do autor, onde vivia, como escreve; leva até transparências do desenho que acompanha a história pedindo que as crianças imaginem um conto;
II - Lê a história, narrando-a;
III- Por último, pede para as crianças recontarem a história e pergunta: -" há possibilidades de haver um outro final para a história?"
Assinale a alternativa que explica os procedimentos descritos nos itens.
o item I descreve intervenções didáticas não apropriadas à idade das crianças; o item II descreve intervenções para depois da leitura; o item III descreve intervenções didáticas para o antes da leitura.
os itens I e II possibilitam a leitura nas "entrelinhas" e o item III abre demais a reflexão e impede o desenvolvimento da intencionalidade da leitura.
o item I não faz parte desta metodologia na Educação Infantil, pois a criança não entende o que é autor e os itens II e III possibilitam a leitura do que há atrás das letras.
os itens II e III possibilitam que as crianças desenvolvam suas capacidades reflexivas e criativas e o item I é desnecessário pois as crianças não conseguem imaginar o que é autor, como ele vivia e como e sobre o que escreve.
o item I descreve intervenções didáticas do período anterior à leitura; o item II descreve intervenções didáticas durante a leitura; o item III descreve intervenções didáticas para o período posterior à leitura.
A professora Lara escreveu vários cartazes com seguinte parlenda: "Hoje é sábado/ Pé de quiabo Amanhã é domingo/ Pé de cachimbo/ O cachimbo de ouro/ Bate no touro/ O touro é valente/ Chifra gente/ A gente é fraco/ Cai no buraco/ O buraco fundo/ Acabou-se o mundo." Lia para as criança que iam transformando-os em textos de memória A professora tinha como objetivo ensinar:
o folclore brasileiro e a memorização.
a linguagem oral, a linguagem escrita para quem não sabe ler e o folclore.
apenas linguagem oral e folclore.
apenas linguagem escrita, rumo à alfabetização.
apenas o folclore brasileiro.
A professora Lara desenvolveu a seguinte atividade com crianças de cinco anos de idade: colocou-as em roda para cantar a ciranda "Caranguejo peixe é". Fez cartazes com figuras: palmas, palmas, palmas; pé, pé, pé; roda, roda, roda; caranguejo; peixe. Mudava o cartaz ao ritmo da música e dos movimentos das crianças. Depois de certo tempo, substituía os cartazes das figuras por cartazes com a escrita. O objetivo da intervenção didática desta atividade é trabalhar com as crianças:
atividades centradas no planejamento da professora, obrigando as crianças a se adequarem ao programado pelo adulto, pois a criança já nasce com predisposição para a leitura.
atividades de treinamento de comportamentos aceitáveis na sociedade, utilizando-se das linguagens musicais e escritas.
a musicalidade, os movimentos, a oralidade, a escrita, utilizando-se de diversas linguagens, a saber: o movimento, o canto, o desenho e a escrita; o contato com a língua escrita visando possibilitar que a criança se aproprie do significado da língua escrita.
a musicalidade, as cantigas infantis, a linguagem escrita introduzindo a alfabetização e não o sentido da leitura ou a leitura global.
A linguagem escrita sem interagir com outras linguagens, a finalidade é a leitura do cartaz final – escrita da canção da memória.
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