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Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os próximos itens, que se referem a currículo.
O conjunto de componentes curriculares teóricos deve constituir 30% de qualquer proposta curricular e o dos denominados práticos, baseados em conhecimento empírico, 50%.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os próximos itens, que se referem a currículo.
É fundamental que, nas instituições de ensino, a proposta curricular esteja coerente com os fins que se almejam alcançar ao término do processo educativo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os próximos itens, que se referem a currículo.
Uma proposta curricular deve embasar-se, independentemente da área do conhecimento, em uma filosofia que constitua o eixo condutor dos componentes curriculares.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Na concepção democrático-participativa, ao se planejar um currículo,
é necessário considerar a garantia de uma base cultural comum e uma base de formação moral de práticas de cidadania. Deve-se constituir um espaço de síntese entre a cultura articulada e as experiências concretas dos alunos, sem perder de vista o espaço democrático na organização escolar.
o diretor da escola deve ter autonomia, com base na legislação vigente nos sistemas de ensino, para selecionar os profissionais que participarão no processo de ensino e deliberar sobre os conteúdos que devem ser ensinados na escola e em outros ambientes educacionais.
é preciso considerar apenas as necessidades locais da comunidade, criando e reinventando os objetivos e as metas compatíveis com os interesses do grupo de profissionais que atuam na instituição.
não é necessário criar um sistema de acompanhamento e avaliação das práticas de gestão para que as decisões sejam revistas pelos responsáveis das ações na implantação e na execução das mesmas.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Vários autores concordam que existem pelo menos três tipos de manifestações de currículo: o formal, o real e o oculto. Acerca dessas manifestações de currículo, assinale a opção correta.
O formal refere-se às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem; o real, ao que acontece em sala de aula e o oculto, ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino.
O formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino; o real, ao que acontece em sala de aula e o oculto, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem.
O formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino; o real, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem e o oculto, ao que acontece em sala de aula.
O formal refere-se ao que acontece em sala de aula; o real, ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino e o oculto, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em educação, o conceito de currículo é um dos mais complexos. Talvez o caminho mais direto para sanar esse tipo de problema seja o de precisar as funções do currículo e seu papel nas atividades educativas. Nesse contexto, assinale a opção correta.
O currículo não tem como função primordial elencar os conteúdos que serão avaliados para formação do perfil do aluno que se deseja.
Não compete ao currículo proporcionar informações sobre a maneira de se ensinar e dar seqüência aos conteúdos e objetivos escolares e sim ao projeto pedagógico.
O currículo é um projeto que apresenta as atividades educativas escolares, definindo intenções e ações adequadas sobre o que, quando e como ensinar e avaliar.
O currículo é uma seqüência de disciplinas que formam a matriz curricular de um curso ou de uma instituição que ofereça determinado nível de ensino.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O construtivismo pós-piagetiano começou a existir antes mesmo de Piaget morrer. As descobertas que ampliam os conceitos apresentados por esse autor e se configuram como póspiagetianas incluem o(a)
introdução do desejo como um dos elementos essenciais do ser humano.
investigação sobre o sujeito da inteligência.
estudo do sujeito epistêmico e do sujeito da construção de conhecimentos.
entendimento da macrogênese dos conceitos.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A criança nasce sem nenhum moralismo, não é boa nem má. O contexto em que ela estabelece suas relações vai definindo sua competência de julgar. A construção da consciência moral é uma das principais preocupações de
Vygotsky.
Skinner.
Freud.
Piaget.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O homem é um ser racional. Partindo desse pressuposto, é correto afirmar que todo homem já nasce com a capacidade racional e que, independentemente de suas relações, ele torna-se, em algum momento, racional. A esse respeito, assinale a opção correta.
De acordo com as teorias psicológicas sobre a mente humana, a capacidade do homem de produzir pensamentos é o que o diferencia dos outros animais e, dessa forma, o meio não interfere no desenvolvimento dessa capacidade.
Essa afirmação acerca da racionalidade do homem tem suas raízes no pensamento iluminista, o qual é negado pelos pensadores adeptos do construtivismo, que acreditam que o homem é um ser com prédisponibilidades racionais, pois fazer uso da razão não é uma capacidade transmitida pelo DNA.
A idéia de desenvolvimento cronológico é uma forma de afirmar esse pensamento, que, por sua vez, coloca a realidade como uma forte interferência no desenvolvimento das potencialidades da mente humana.
De acordo com os empiristas, sendo inata, a racionalidade não necessita que estímulos externos a provoquem. Nesse sentido, as experiências individuais pouco contribuem para o desenvolvimento das habilidades racionais.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Caracterizar aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como essas características se formaram ao longo da história humana e de como se desenvolveram durante a vida de um indivíduo, relacionando-as com as capacidades individuais de aprender, é uma idéia marcante do pensamento teórico de
Piaget.
Freud.
Skinner.
Vygotsky.
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