Questões de Pedagogia do ano 2006

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A possibilidade de elaboração de um currículo multicultural na educação de surdos precisa ser construída a partir:

  • A.

    Da idéia de diferença que constitui o surdo a partir de um déficit.

  • B.

    Da idéia de diferença que constitui o surdo a partir de uma perda.

  • C.

    Da idéia de diferença construída historicamente, a partir de uma determinada cultura, onde se instauram relações de poder e ideologia.

  • D.

    Não se deve elaborar o currículo na educação para surdos (sob risco de discriminar), e sim adaptá-lo.

Pertence exclusivamente ao currículo do Ciclo II:

  • A.

    Sintetizar e expressar oralmente as idéias de um texto lido por outro ou por si próprio.

  • B.

    Resolver situações-problema envolvendo as quatro operações, utilizando-se de recursos pessoais ou convencionais.

  • C.

    Saber utilizar a técnica operatória em situações que envolvam a adição e subtração.

  • D.

    Estabelecer semelhanças e diferenças entre os objetos, pela observação de suas formas.

Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, a partir da:

  • A.

    Terceira série.

  • B.

    Quarta série.

  • C.

    Quinta série.

  • D.

    Sexta série.

Currículo é um termo muitas vezes utilizado para se referir a programas de conteúdos de cada disciplina."(PCN - Introdução)Mas, currículo pode significar também:

  • A. Discussões e reelaborações de conteúdo.
  • B. Diferentes contextos da Pedagogia.
  • C. Expressão de princípios e metas do projeto educativo
  • D. Flexibilidade de conteúdo.
  • E. Organização da matéria de estudo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Nas séries finais do Ensino Fundamental, o currículo proporcionará a ampliação do domínio da língua falada e escrita, dos princípios da reflexão matemática, das coordenadas espaciais e temporais que organizam a percepção do mundo, dos princípios da explicação científica, das condições de fruição da Arte e das mensagens estéticas que representam o domínio do saber tradicionalmente acumulado e determinam o que necessita ser desenvolvido e explorado pelos diversos componentes curriculares, para a formação global do aluno, a sua inserção no mercado de trabalho e para o prosseguimento de estudos. Nesta fase, o currículo de uma escola deverá:

I- enfatizar o desenvolvimento da capacidade memorística do aluno.

II- contemplar componentes curriculares da base nacional comum, complementados por uma parte diversificada.

III- favorecer a competição entre os educandos necessária à formação da pessoa nos diferentes níveis.

IV- dar ênfase aos componentes da parte diversificada visando à orientação para o trabalho.

O correto está somente em:

  • A.

    II e IV.

  • B.

    II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I, II e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Para a construção de um currículo escolar na perspectiva do Modelo Dinâmico-Dialógico, o primeiro passo corresponde à realização do Diagnóstico da realidade, cuja função é a de:

I- expressar a ação, o como viabilizar nossos ideais, o como transformar o real no ideal.

II- responder às perguntas sobre o tipo de sociedade e pessoa humana que queremos formar.

III- coletar informações para saber como e com que meios a escola atende sua tarefa principal.

IV- expressar o rumo, o horizonte, a direção que a escola escolheu, fundamentado em elementos teóricos da filosofia, das ciências e da fé.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III.

  • D.

    II, III e IV.

A aprendizagem passa a ser vista como um processo complexo e global, onde o conhecimento da realidade e a intervenção nela tornam-se elementos do mesmo processo. Por meio da investigação de um tema ou problema, vincula teoria e prática e torna o aluno agente na produção do conhecimento. O professor torna-se um pesquisador, dividindo com os alunos a responsabilidade pela construção do conhecimento.

As idéias acima dizem respeito à

  • A. aprendizagem psicossocial.
  • B. organização curricular por projetos.
  • C. teoria de livre associação.
  • D. concepção de currículo programado em ação.
  • E. relação teoria e prática.

Só se erra quando se busca conhecer. Uma criança, um jovem, um adulto que, ao buscar entender algo se equivoca, sinaliza que está tentando entender. Aquele que não tenta entender, não se equivoca, não erra...

Na aprendizagem,

  • A. o professor é o condutor do pensamento correto, evitando assim os possíveis erros.
  • B. não existe o pensar errado, todo conhecimento é válido cientificamente.
  • C. o certo se sobressai porque o professor é quem induz o erro do aluno.
  • D. não existe processo de conhecimento sem incertezas e erros.
  • E. é importante considerar todos os conhecimentos elaborados pelo aluno como certos.

Julgue os próximos itens, que se referem a currículo.

Uma proposta curricular voltada para a formação de competências deve-se preocupar, prioritariamente, com a assimilação de conceitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, que se referem a currículo.

Uma proposta curricular voltada para a formação do ser aprendente deve proporcionar oportunidades de desenvolvimento de múltiplas metodologias nos componentes curriculares.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...