Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
De acordo com a literatura da educação, podemos afirmar que existem diferentes tempos de desenvolvimento do processo de aprendizagem dos alunos. Um deles é destinado ao desenvolvimento de ações de busca, de construção de alternativas; outro é destinado a se ter o acesso aos conteúdos e informações científicas; e, finalmente, o último é destinado a uma análise crítica do processo, no qual ocorre um determinado nível de conscientização conquistado pelo próprio indivíduo. Diante do exposto, é possível concluir que
cada professor e cada aluno deve desenvolver-se, de forma separada e própria, ao seu momento, para fazer a síntese necessária.
o momento mais importante cada um é que define, para a concretização das ações a serem realizadas.
os tempos de aprendizagem devem ser nivelados e hierarquizados de forma a atender a todos da mesma maneira e a partir de um único padrão.
cada tempo se desenvolve dentro de um processo no qual os três estão estreitamente articulados.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Sobre o "Construtivismo em sala de aula" analise as afirmativas a seguir.
I. As construções de autoconceitos, representações e atribuições só poderão ser realizadas e sistematizadas no contexto da educação escolar.
II. Quando aprendemos, e ao mesmo tempo em que aprendemos, estamos forjando nossa forma de ver o mundo e nos relacionar com ele. Como parte dessa aprendizagem é realizada na escola, precisamos de uma explicação integrada sobre o funcionamento de alguns aspectos afetivos, relacionais e cognitivos na aprendizagem escolar.
III. Segundo Cool, atribuir significados aos conteúdos concretos é um processo que nos mobiliza em nível cognitivo e que nos leva a revisar e recrutar nossos esquemas de conhecimento, para dar conta de uma nova situação, tarefa ou conteúdo de aprendizagem, estabelecendo novos esquemas, conexões e relações.
Indique a alternativa correta.
Apenas a I está correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Numere a coluna da direita procurando relacionar as Tendências Pedagógicas predominantes na Educação Infantil apresentadas na coluna da esquerda com as situações apresentadas à direita.
A seqüência correta de cima para baixo, está em:
A, A, B, C
B, B, C, A
C, A, C, B
B, A, B, C
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
No livro, o Construtivismo na sala de aula, Solé e Coll enfocam os professores e a concepção construtivista. De acordo com os autores, sobre esta concepção, analise as afirmativas abaixo.
I. No decorrer das situações de ensino, os referenciais e as teorias são a base que determinam a ação educativa de responsabilidade exclusiva do professor.
II. Seja qual for o grau em que influem e são influenciados pela experiência prática e cotidiana, os professores ou qualquer profissional cujo desempenho deve contar com a reflexão sobre o que faz e por que se faz precisam recorrer a determinados referenciais que guiem, fundamentem e justifiquem sua atuação.
III. A concepção construtivista considera aspectos sociais, econômicos e políticos, vinculados à metodologia e à avaliação que permitam aos professores tomar decisões sobre o ensino e a aprendizagem em contextos escolares e não escolares.
IV. O Construtivismo ignora a dimensão mais individual do ensino para analisá-la num projeto mais amplo de escola, de sociedade e de educação.
V. Uma escola de qualidade, na concepção construtivista, caracteriza-se por atender, exclusivamente, a três exigências do sistema educacional: nível elevado de compromisso dos professores; o trabalho coletivo e uma gestão democrática.
Analise a alternativa correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
Apenas II, III e IV estão corretas.
Apenas III, IV e V estão corretas.
Todas estão corretas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em uma classe de Educação Infantil, duas crianças disputam um brinquedo e após discussão pela disputa deste, uma das crianças fica quieta, senta-se isolada e chora. A professora Maria Alice a observa sem intervir. Após alguns instantes, conversa com ela e depois a leva para que lave o rosto, a fim de retomarem as atividades pedagógicas, incentivando-a a participar. A professora considera o sentimento como uma construção social e se preocupa em observar, escutar e aprender com a criança. Entende também, que o choro pode ser considerado uma manifestação de medo, insegurança, raiva ou tristeza, sensações que:
I- exigem a intervenção da professora para acalmar a ansiedade da criança.
II- provocam a agressividade entre as crianças e, portanto, devem ser impedidas.
III- fazem sofrer e, por isso, devem ser evitadas ou reduzidas nas situações escolares.
IV- precisam ser estimuladas de modo a fortalecer a criança para enfrentar as situações de violência
V- necessitam ser vivenciadas pela criança da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.
O correto está somente em:
I, II e III.
III, IV e V.
V.
III.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa que indica corretamente em qual das abordagens o jogo possui papel de destaque, assumindo características peculiares.
Desenvolvimentista, enfatizando a tradição do jogo na relação com o desenvolvimento do homem.
Crítico-superadora, estruturando-o como construção psicogenética
Sociológica, reconhecendo-o como possibilidade da aprendizagem do, pelo e para o movimento
Construtivista-interacionista, considerando que, enquanto a criança joga e brinca, ela aprende e se utiliza de ambientes lúdicos e prazerosos.
Promoção da saúde, enfatizando a aptidão física e objetivando informar, promover, mudar sobre um novo estilo de vida.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre a abordagem construtivista-interacionista que se fundamenta nos trabalhos de Jean Piaget, é correto afirmar:
Defende a idéia de que o movimento é o principal meio e fim da educação física.
Possibilita uma maior integração com uma proposta pedagógica ampla e integrada à educação física nos primeiros anos da educação formal
A seleção de conteúdos para as aulas de educação física leva em consideração a relevância social, a contemporaneidade e adequação as características sociocognitivas dos alunos
Preocupação em garantir a especificidade da educação física, a partir do binômio corpo/movimento como meio e fim da educação física.
Fundamenta-se em esquemas de assimilação e acomodação num processo de constante reorganização.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Na perspectiva educacional humanista, o professor deve ter as seguintes características, exceto:
Estar interessado em conduzir o trabalho pedagógico levando em conta as necessidades humanas básicas.
Ser respeitador do estilo próprio do educando, sendo de preferência receptivo e compreensivo mais do que intrusivo e condicionador.
Buscar levar, antes de tudo, à descoberta da identidade e vocação, à busca do seu conhecimento e à autorealização.
Propiciar condições para uma aprendizagem "extrínseca", que subordina a satisfação dos objetivos do aprendiz aos interesses do grupo em que ele se insere.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
No livro "Afetividade", o artigo de Ulisses F. Araújo lista três aspectos que, segundo ele, caracterizam bem a escola tradicional. Não é um deles:
Conteúdos dissociados da realidade e das necessidades dos alunos, voltados apenas para o desenvolvimento cognitivo.
Abordagem fragmentada do conhecimento.
Processo amplo de construção do conhecimento tendo o aluno como agente ativo no processo ensino aprendizagem.
Metodologias transmissivas e passividade do aluno / sujeito de aprendizagem.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Podemos definir afetividade ou dimensão afetiva como:
Uma das dimensões constituintes do psiquismo humano.
As paixões, ou seja, como Kant afirma: "A enfermidade da alma".
Algo negativo que submete o ser humano às contingências do corpo.
Fator de distorção da percepção da realidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...