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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em virtude das condições econômicas e sociais desfavoráveis na sociedade brasileira, um grande contingente de crianças e adolescentes, na escola pública, requer uma ampliação do tempo pedagógico para alcançar o padrão de desempenho escolar desejável. Cabe à escola se organizar para garanti-lo. Ao Conselho Escolar, cabe acompanhar e verificar os resultados desses procedimentos pedagógicos. Neste sentido, sobre o Conselho Escolar, é correto afirmar que:
pode auxiliar a escola na ampliação de sua autonomia em relação à condução das atividades pedagógicas e administrativas, mesmo que ela perca sua vinculação com as diretrizes e normas do sistema público de ensino.
constitui o espaço inadequado para encontrar saídas alternativas e propor novas condutas de participação individual e coletiva no ambiente escolar.
incentiva as medidas que são tomadas, visando à instauração ou aprofundamento das relações democráticas, porém seu objetivo último não diz respeito, propriamente, às aprendizagens dos estudantes.
é de sua competência ficar atento aos sinais que evidenciam que os estudantes estão sendo respeitados em seu ritmo de aprendizagem e que, de fato, a reorganização do trabalho pedagógico favorece este ritmo.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da educação continuada dos profissionais da escola, julgue o próximo item.
Atualmente, a formação continuada dos professores tem como objetivo articular teoria e prática docente.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Muitas vezes diante de aluno com um modo diferente de vestir-se e pentear-se, nós, professores, fazemos um julgamento não adequado do aluno, afirmou certa professora.
Diante dessa afirmação, julgue os itens que se seguem, com relação a dificuldades, problemas e potencialidades no contidiano escolar.
Pelo depoimento, fica clara a diferença entre os valores culturais da professora e os dos alunos. Portanto, como a cultura adquirida pelos educadores tem importante valor social, a professora está impedida de abrir mão de seus valores.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Muitas vezes diante de aluno com um modo diferente de vestir-se e pentear-se, nós, professores, fazemos um julgamento não adequado do aluno, afirmou certa professora.
Diante dessa afirmação, julgue os itens que se seguem, com relação a dificuldades, problemas e potencialidades no contidiano escolar.
O depoimento da professora mostra que julgamentos baseados na aparência podem interferir na construção de uma relação positiva entre professor e aluno.
Acerca da metodologia de projetos, considerando a interdisciplinaridade e a globalização do conhecimento, julgue os itens subseqüentes.
A metodologia de projetos oportuniza aos alunos fazer planejamentos, analisar dados e tomar decisões na condução do projeto em conjunto com o professor.
Acerca da metodologia de projetos, considerando a interdisciplinaridade e a globalização do conhecimento, julgue os itens subseqüentes.
A escolha da temática, os objetivos de aprendizagem, a organização do grupo, as fases de desenvolvimento, os recursos e a avaliação do trabalho são etapas do projeto de trabalho.
Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.
Os recursos tecnológicos disponíveis em sala de aula, tais como livro didático, giz, quadro, televisão e computador, garantem mudanças na forma de ensinar e de aprender.
Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.
São elementos constitutivos do planejamento os procedimentos didáticos, os recursos de ensino, a temática a ser trabalhada. Os objetivos a serem alcançados e a avaliação da prática pedagógica desenvolvida integram o planejamento de uma escola, o qual prescinde da indicação de recursos de ensino a serem utilizados.
Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.
Estudiosos da avaliação afirmam que, além da realização de provas mensais ou bimestrais, outros instrumentos de avaliação podem ser aplicados, de forma conjugada às provas, para auxiliar o professor na verificação da aprendizagem dos estudantes.
Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.
O professor deve especificar e operacionalizar os procedimentos do planejamento de ensino em sala de aula diariamente.
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