Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Uma das principais aquisições pedagógicas introduzidas pela perspectiva sociointeracionista foi:
a noção de Zona de Progresso Relativo (ZPR) que indica quando o aluno não pode mais continuar no mesmo grupo classe porque se tornou muito "adiantado".
a noção de Professor Relativamente Competente (PRC) que mostrou que toda competência pedagógica é relativa ao meio cultural onde se exerce.
a noção de Zona Quase Total (ZQT) que mostra que a aprendizagem sofre uma profunda influência dos conflitos intra e extra-escolares.
a noção de Qualidade Social da Educação que mostra uma nova exigência de qualidade educacional relativa às aquisições sociais em um determinado momento histórico.
a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal que - de forma simples - representa a margem entre o que o educando sabe e aquilo que ele pode aprender com a ajuda de outra pessoa.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O modelo empírico é uma dimensão epistemológica que considera:
O ser humano como uma tábula rasa totalmente determinado pelos estímulos que o rodeia.
O homem como produto da interação sujeito-objeto.
O indivíduo como pessoa única situada num processo contínuo de descoberta.
O sujeito ativo que conhece a realidade social em que vive.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O aluno possui uma bagagem hereditária que traz consigo uma herança genética, sendo capaz de aprender sozinho. É tarefa de o professor interferir o mínimo possível. Este modelo epistemológico refere-se ao:
Empirismo.
Apriorismo.
Construtivismo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Em uma concepção interacionista estão presentes as seguintes características. Destaque a alternativa correta:
Mediação pedagógica e vinculação dos novos conhecimentos aos conhecimentos prévios.
Prática espontaneísta e centrado no aluno.
Autenticidade e congruência do ser humano.
Controle da situação planejada e passividade do sujeito.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
É correto afirmar que os brinquedos cantados são importantes para desenvolver na criança...
a percepção da vida social, da natureza, instrutivos e de romances.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No processo de desenvolvimento motor, a criança deverá ser estimulada a:
andar, mesmo que ainda não apresente condições de maturidade.
usar o andador para o desenvolvimento da marcha.
desenvolver o engatinhar, andar e correr, sem pular a seqüência de suas etapas.
Numa concepção sócio-interacionista, é pela aprendizagem nas relações com os outros que
Os indivíduos são tanto produtos quanto produtores da história [...] o fato de a pedagogia estar implicada na construção social do conhecimento e da experiência, confirma a existência de uma pedagogia da possibilidade, pois se o mundo do eu e do outro foi socialmente construído, ele pode ser da mesma maneira desmantelado, desfeito e criticamente refeito.
Quanto à função social da escola, as idéias acima expressam uma tendência de educação
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com referência a habilidades e competências, assinale a opção correta.
A partir do desenvolvimento do conceito de inteligência emocional, foram abandonadas as discussões, em psicologia, acerca do quociente de inteligência (QI), passando o foco das discussões para competências e habilidades em cada área de conhecimento. Vygotsky foi um dos pioneiros nesse assunto, ao apresentar a teoria da zona de desenvolvimento proximal.
Conforme a teoria desenvolvida por Phelipe Perreoud, habilidades são conjuntos de comportamentos referidos ao saber fazer. Competências são agrupamentos de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, ou seja, a aplicação das habilidades adquiridas em situações diversas.
De acordo com Paulo Freire, é necessário o domínio de competências para ensinar; assim, o educador tem como missão o saber fazer da melhor maneira possível, pois a ele compete ensinar de forma clara e objetiva para que a aprendizagem do aluno seja bem fundamentada.
De acordo com Piaget, as competências são conjuntos de comportamentos relacionados ao saber fazer, enquanto habilidades são agrupamentos desses conhecimentos, competências e atitudes correlacionados, ou seja, a aplicação das competências adquiridas em situações diversas.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Em relação à Gestão da Educação, analise as afirmativas a seguir.
I. A gestão da Educação nos Municípios tem como principal objetivo a construção do Plano Municipal de Educação e do Projeto Político Pedagógico das Escolas, enfatizando a liderança, os processos democráticos e participativos.
II. A gestão democrática é um processo de coordenação de estratégias de ação, para alcançar objetivos definidos e requer liderança centrada na competência, legitimidade e credibilidade.
III. As diversas dimensões da gestão têm um foco privilegiado que determina sua finalidade principal (a pedagógica), assentadas em ações-meio que viabilizam sua finalidade (pessoal, matéria, patrimônio, financeira, entre outros). A dimensão pedagógica tem um papel privilegiado e central na construção do Plano Municipal de Educação e do Projeto Político-Pedagógico da Escola.
Indique a alternativa correta.
Apenas I e III estão corretas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...