Questões de Pedagogia do ano 2006

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma das principais aquisições pedagógicas introduzidas pela perspectiva sociointeracionista foi:

  • A.

    a noção de Zona de Progresso Relativo (ZPR) que indica quando o aluno não pode mais continuar no mesmo grupo classe porque se tornou muito "adiantado".

  • B.

    a noção de Professor Relativamente Competente (PRC) que mostrou que toda competência pedagógica é relativa ao meio cultural onde se exerce.

  • C.

    a noção de Zona Quase Total (ZQT) que mostra que a aprendizagem sofre uma profunda influência dos conflitos intra e extra-escolares.

  • D.

    a noção de Qualidade Social da Educação que mostra uma nova exigência de qualidade educacional relativa às aquisições sociais em um determinado momento histórico.

  • E.

    a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal que - de forma simples - representa a margem entre o que o educando sabe e aquilo que ele pode aprender com a ajuda de outra pessoa.

O modelo empírico é uma dimensão epistemológica que considera:

  • A.

    O ser humano como uma tábula rasa totalmente determinado pelos estímulos que o rodeia.

  • B.

    O homem como produto da interação sujeito-objeto.

  • C.

    O indivíduo como pessoa única situada num processo contínuo de descoberta.

  • D.

    O sujeito ativo que conhece a realidade social em que vive.

O aluno possui uma bagagem hereditária que traz consigo uma herança genética, sendo capaz de aprender sozinho. É tarefa de o professor interferir o mínimo possível. Este modelo epistemológico refere-se ao:

  • A. Diretivismo.
  • B.

    Empirismo.

  • C.

    Apriorismo.

  • D.

    Construtivismo.

Em uma concepção interacionista estão presentes as seguintes características. Destaque a alternativa correta:

  • A.

    Mediação pedagógica e vinculação dos novos conhecimentos aos conhecimentos prévios.

  • B.

    Prática espontaneísta e centrado no aluno.

  • C.

    Autenticidade e congruência do ser humano.

  • D.

    Controle da situação planejada e passividade do sujeito.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

É correto afirmar que os brinquedos cantados são importantes para desenvolver na criança...

  • A.

    a percepção da vida social, da natureza, instrutivos e de romances.

  • B. apenas a percepção de grupo.
  • C. o brincar de rodas.
  • D. o participar de brincadeiras.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No processo de desenvolvimento motor, a criança deverá ser estimulada a:

  • A. andar e correr.
  • B.

    andar, mesmo que ainda não apresente condições de maturidade.

  • C.

    usar o andador para o desenvolvimento da marcha.

  • D.

    desenvolver o engatinhar, andar e correr, sem pular a seqüência de suas etapas.

Numa concepção sócio-interacionista, é pela aprendizagem nas relações com os outros que

  • A. construímos os conhecimentos que permitem nosso desenvolvimento mental.
  • B. o indivíduo consegue a transformação de suas capacidades inatas em capacidades cognitivas.
  • C. a criança se prepara intelectualmente para a fase adulta e, conseqüentemente, para a adaptação ao seu meio.
  • D. a substantividade do objeto desenvolve nossa capacidade de memorizar conhecimentos.
  • E. a evolução da inteligência se torna produto apenas da ação do meio sobre o indivíduo.

Os indivíduos são tanto produtos quanto produtores da história [...] o fato de a pedagogia estar implicada na construção social do conhecimento e da experiência, confirma a existência de uma pedagogia da possibilidade, pois se o mundo do eu e do outro foi socialmente construído, ele pode ser da mesma maneira desmantelado, desfeito e criticamente refeito.

Quanto à função social da escola, as idéias acima expressam uma tendência de educação

  • A. liberal.
  • B. reprodutora.
  • C. funcionalista.
  • D. ambientalista
  • E. transformadora.

Com referência a habilidades e competências, assinale a opção correta.

  • A.

    A partir do desenvolvimento do conceito de inteligência emocional, foram abandonadas as discussões, em psicologia, acerca do quociente de inteligência (QI), passando o foco das discussões para competências e habilidades em cada área de conhecimento. Vygotsky foi um dos pioneiros nesse assunto, ao apresentar a teoria da zona de desenvolvimento proximal.

  • B.

    Conforme a teoria desenvolvida por Phelipe Perreoud, habilidades são conjuntos de comportamentos referidos ao saber fazer. Competências são agrupamentos de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, ou seja, a aplicação das habilidades adquiridas em situações diversas.

  • C.

    De acordo com Paulo Freire, é necessário o domínio de competências para ensinar; assim, o educador tem como missão o saber fazer da melhor maneira possível, pois a ele compete ensinar de forma clara e objetiva para que a aprendizagem do aluno seja bem fundamentada.

  • D.

    De acordo com Piaget, as competências são conjuntos de comportamentos relacionados ao saber fazer, enquanto habilidades são agrupamentos desses conhecimentos, competências e atitudes correlacionados, ou seja, a aplicação das competências adquiridas em situações diversas.

Em relação à Gestão da Educação, analise as afirmativas a seguir.

I. A gestão da Educação nos Municípios tem como principal objetivo a construção do Plano Municipal de Educação e do Projeto Político Pedagógico das Escolas, enfatizando a liderança, os processos democráticos e participativos.

II. A gestão democrática é um processo de coordenação de estratégias de ação, para alcançar objetivos definidos e requer liderança centrada na competência, legitimidade e credibilidade.

III. As diversas dimensões da gestão têm um foco privilegiado que determina sua finalidade principal (a pedagógica), assentadas em ações-meio que viabilizam sua finalidade (pessoal, matéria, patrimônio, financeira, entre outros). A dimensão pedagógica tem um papel privilegiado e central na construção do Plano Municipal de Educação e do Projeto Político-Pedagógico da Escola.

Indique a alternativa correta.

  • A. Apenas a I está correta.
  • B. Apenas I e II estão corretas.
  • C. Apenas II e III estão corretas.
  • D.

    Apenas I e III estão corretas

  • E. I, II e III estão corretas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...