Questões de Pedagogia do ano 2006

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Qual das afirmações abaixo expressa a Concepção Burocrática de Planejamento?

  • A.

    Ênfase na dimensão grupal e nos princípios da totalidade.

  • B.

    Ênfase na hierarquização vertical e no pragmatismo.

  • C.

    Ênfase no cumprimento de leis e normas.

  • D.

    Ênfase na subjetividade e na dimensão individual.

  • E.

    Ênfase nas condições do sistema econômico e na orientação determinista.

Assinale a alternativa correta que se refere a uma perspectiva de gestão inovadora.

  • A.

    A concepção de gestão da educação emancipatória está ligada a uma visão da educação, enquanto ato pedagógico, numa perspectiva fenomenológica.

  • B.

    A gestão da educação com enfoque tecnocrático é vivenciada na maioria das escolas públicas, constituindo-se exigência legal.

  • C.

    O planejamento da gestão escolar deve possuir um caráter desenvolvimentista, pois é característico das políticas governamentais.

  • D.

    A gestão da educação deve envolver, apenas, pais e alunos.

  • E.

    A concepção de gestão da educação dialógica deve ser a única visão pertinente para o trabalho administrativo e docente.

A pesquisa no trabalho escolar possibilita que

  • A.

    o aluno cresça, pois terá que estudar mais.

  • B.

    o aluno seja o sujeito da sua aprendizagem, pois amplia sua participação neste processo.

  • C.

    o professor amplie seus conhecimentos, pois obtém um maior rendimento escolar

  • D.

    o aluno construa novos conhecimentos, pois irá estudar somente aquilo que ele não sabe.

  • E.

    o professor trabalhe de forma integrada com a proposta curricular da escola.

A pesquisa deve ser entendida como elemento fundamental na organização do trabalho pedagógico pois:

  • A.

    o professor trabalha mais em sala de aula.

  • B.

    os professores conseguem realizar um trabalho consistente.

  • C.

    a descoberta de novos conhecimentos toma a aprendizagem mais agradável.

  • D.

    a construção de novos conhecimentos leva a novas aprendizagens

  • E.

    o aluno aprende muito mais.

Para reduzir conflitos entre chefes e subordinados, você planeja um programa de treinamento em que haja troca das suas respectivas posições. Nesta situação, você utilizaria com maior proveito a técnica de

  • A.

    simulação.

  • B.

    estudo de caso.

  • C.

    rotação de cargo.

  • D.

    desempenho de papel.

  • E.

    trabalho em equipe.

O processo de gestão democrática pressupõe a participação de todos os segmentos da escola e como conseqüência produz os seguintes benefícios:

  • A.

    A prática autocrática, a postura individualista e o isolamento administrativo.

  • B.

    O distanciamento físico e a autonomia dos profissionais da educação.

  • C.

    O racionalismo técnico e a postura centralizadora.

  • D.

    A qualidade pedagógica, o currículo com significado, o aumento do profissionalismo, a postura coletiva e a aproximação dos educadores.

Devemos trabalhar na direção da construção de uma cultura de avaliação, isto é, a avaliação incorporada de forma institucionalizada e como um espaço de reflexão sistemática, com vistas à elaboração de subsídios para a tomada de decisão.

De acordo com as idéias acima, uma cultura de reflexão e ação permite que:

  • A. a comunidade avalie o trabalho realizado, decidindo quem permanece na instituição.
  • B. alunos possam avaliar uns aos outros, em função da clareza dos objetivos a serem alcançados em cada momento.
  • C. o Conselho de Escola coordene a auto-avaliação de todos os que dela participam.
  • D. se assuma a responsabilidade da gestão de uma instituição e/ou de um sistema.
  • E. a Direção da escola realize, sem conflitos, a avaliação do trabalho dos seus funcionários.

Em relação aos mecanismos de participação, assinale a opção correta.

  • A.

    Para ser eficaz, a participação deve ser deliberativa e vinculante, não podendo ser consultiva.

  • B.

    Quanto à estrutura de sua intervenção, a participação pode ser executiva, hipótese em que se trabalha com o princípio da cogestão ou com entidades de utilidade pública.

  • C.

    A participação direta pode ser empregada apenas em organizações de pequeno porte, visto ser impossível utilizá-la quando há grandes contingentes humanos envolvidos.

  • D.

    Os conselhos de controle social não são considerados mecanismos de participação popular devido à ingerência dos poderes públicos locais.

Assinale a opção correta quanto aos tipos de liderança e às relações humanas no trabalho.

  • A.

    De acordo com o estilo autocrático de liderança, a obediência é a principal atitude de grupo e a responsabilidade de determinação das ações é do chefe e de sua equipe de trabalho.

  • B.

    Segundo o estilo democrático, a cooperação é a principal atitude do grupo e a tomada de decisão é compartilhada por toda a equipe.

  • C.

    O estilo liberal destaca a iniciativa como principal atitude do grupo e determina que a responsabilidade de determinação das ações é apenas do chefe.

  • D.

    No estilo autocrático, as idéias e as ações a serem executadas são determinadas pelo chefe, e a iniciativa é tomada individualmente por cada membro da equipe.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O regimento escolar insere as normas de conduta, estabelecendo a forma de ação e direção instituída para gerenciamento do cotidiano da escola. Assim, podemos perceber que a importância da clareza do documento está contida em sua própria definição, que deve ser apresentada em:

  • A.

    capítulos, títulos, seções, artigos, parágrafos, alíneas e incisos.

  • B.

    títulos, capítulos, seções, artigos, parágrafos, alíneas e incisos.

  • C.

    títulos, capítulos, seções, artigos, parágrafos, incisos e alíneas.

  • D.

    capítulos, títulos, seções, artigos, parágrafos, incisos e alíneas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...