Questões de Pedagogia do ano 2007

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O aluno João Pedro está na 6.a série do Ensino Fundamental e vem apresentando dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Pensando em medidas mais propícias com o intuito de auxiliar no desempenho desse aluno, considere:

I. A equipe escolar deve fazer uma análise crítica das situações de aprendizado desse aluno, pensar como será realizada nova avaliação e organizar a sistemática de reforço.
II. É preciso haver uma relação de apoio e parceria entre professores e alunos, construindo novas formas de trabalho docente e utilizando a avaliação formativa, pois esta conduz a informações mais precisas sobre a aprendizagem dos alunos.
III. Os professores das disciplinas em que João Pedro apresenta dificuldades deverão, individualmente, buscar mecanismos para realizar outra avaliação classificatória, a fim de verificar o rendimento de todos os alunos e, assim, organizar uma turma de reforço.
IV. Cada professor, isoladamente, precisa rever suas concepções pedagógicas e propor uma nova sistemática de avaliação e reforço para esse aluno.
V. Os professores precisam rever suas concepções de avaliação, procurando valorizar os pequenos avanços desse aluno e, também, ampliar a compreensão sobre a relação entre o processo de ensino, aprendizagem e avaliação.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I e V.

  • B.

    III e IV.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    II, IV e V.

Em relação à adoção de projetos de trabalho no cotidiano escolar, é correto afirmar que

  • A.

    devem tomar como base propostas de pedagogos do passado, atualizando-as, simplesmente.

  • B.

    por meio deles não é possível reorganizar a gestão do espaço e do tempo na escola, mas somente a relação entre professores e alunos.

  • C.

    a idéia básica que os fundamenta é que o pensamento se origina em situações problemáticas que devem ser resolvidas por atos voluntários.

  • D.

    a noção de atividade adotada pretende fazer com que o aluno sinta a diferença entre o que acontece na escola e o que acontece em sua vida fora dela.

  • E.

    o interesse demonstrado pelo aluno é a condição suficiente para definir o objetivo e as atividades.

No documento Recomendações para a construção de escolas inclusivas, ao se refletir sobre o processo de aprendizagem do aluno surdo assinala-se que:

  • A.

    é provável que muitos dos objetivos e conteúdos sejam os mesmos para alunos surdos e ouvintes, desde que asseguradas formas alternativas de organização, metodologia e avaliação.

  • B.

    há diferenciação entre os objetivos e os conteúdos de alunos surdos e ouvintes uma vez que as línguas usadas para a comunicação tem estruturas lexicais distintas.

  • C.

    a escola precisa garantir espaços e tempos diferenciados para que o aluno surdo apreenda a mesma quantidade e qualidade de informações que os demais.

  • D.

    não se deve constituir grupos de alunos heterogêneos na mesma turma, principalmente se algum for portador de necessidade educacional especial, tendo em vista a necessidade de acompanhamento individualizado.

  • E.

    se deve atentar para o uso exagerado de recursos visuais de comunicação que sirvam de apoio à informação, pois sua adoção pode traduzir simplificação exagerada dos conteúdos.

É possível, no ensino habitual, favorecer experiências e inovações pedagógicas desde que estas não ignorem o sistema de avaliação.

Segundo Perrenoud, a avaliação tradicional, assim como a transposição didática da qual faz parte, impedem o desenvolvimento

  • A.

    da formação docente e do planejamento coletivo.

  • B.

    de preconceito contra alunos lentos.

  • C.

    da avaliação diagnóstica.

  • D.

    de pedagogias ativas e diferenciadas.

  • E.

    da indisciplina nos trabalhos em classe.

Em relação à avaliação formativa, Jussara Hoffman vai nos alertar que o entendimento de muitos acerca da denominação "formativa" se reduz à questão processual dessa concepção − acompanhar o aluno durante o processo "em formação" (...) resultavam novas práticas que não significavam mudanças de concepção. Aplicar vários testes ao longo de um bimestre, mas corrigir todos eles ao final, por exemplo, é um procedimento classificatório.

A essência da concepção formativa está no envolvimento do professor com seus alunos e na tomada de consciência acerca do seu comprometimento com o progresso deles em termos de aprendizagem, ou seja, na

  • A.

    importância e natureza da intervenção pedagógica.

  • B.

    aprendizagem reflexiva dos conteúdos escolares.

  • C.

    inovação das práticas avaliativas, enquanto motivacionais.

  • D.

    predisposição do educador em preparar instrumentos competentes e variados para a avaliação.

  • E.

    realização de diagnóstico inicial que identifique os avanços progressivos de seus alunos.

No processo pedagógico, quais eixos básicos devem ser considerados?

  • A.

    Atividades, brincadeiras e jogos.

  • B.

    Conteúdo, método e avaliação.

  • C.

    Memorização, ação e relacionamento.

  • D.

    Inclusão, diagnóstico e memorização.

  • E.

    Afeição, inclusão e acolhimento.

Um número expressivo de estudantes não aprende a ler na escola brasileira, ou seja, são pessoas que, embora dominem as habilidades básicas do ler e do escrever, não são capazes de utilizar a escrita e a leitura na vida cotidiana. Essas pessoas são consideradas:

  • A.

    analfabetas.

  • B.

    alfabetizadas.

  • C.

    letradas.

  • D.

    alfabetizadas e letradas.

  • E.

    analfabetas funcionais.

Luciana é professora de uma turma de primeira série do ensino fundamental. Ao realizar atividades de produção de textos com seus alunos, percebeu produções bastante diferenciadas. Um de seus alunos, ao tentar escrever BOLA, registrou apenas duas letras OA. Segundo Emília Ferreiro, que analisa o processo de aquisição da escrita pelas crianças, esse nível é denominado de nível:

  • A.

    silábico-alfabético.

  • B.

    pré-silábico.

  • C.

    alfabético.

  • D.

    silábico.

  • E.

    ortográfico.

Tendo como referência os conteúdos e metodologias propostos pelos PCN's, são objetivos dos componentes curriculares História e Geografia no Ensino Fundamental que o aluno

I – utilize métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos e sonoros.

II – valha-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capaz de expressar os próprios sentimentos, bem como acolher, interpretar e considerar sentimentos, experiências, idéias e opiniões dos outros, contrapondo-os quando necessário.

III – conheça e respeite o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.

IV – compreenda os textos orais e escritos com os quais se defronte em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz.

V – compreenda que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos, e, dentro de suas possibilidades, empenhe-se em democratizá-las.

Assinale a opção correta.

  • A. Apenas os itens I, II e III estão certos.
  • B. Apenas os itens I, III e V estão certos
  • C. Apenas os itens I, II e IV estão certos.
  • D. Apenas os itens II, IV e V estão certos.
  • E. Apenas os itens III, IV e V estão certos

No que se refere ao "fazer Matemática" e à aprendizagem de Ciências, à luz dos PCN's, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, analise as asserções a seguir.

O uso do computador, um dos recursos das tecnologias da informação, apresenta limitações relativas à faixa etária dos alunos

porque

o aprendizado inicial da Matemática deve ocorrer sem o uso de máquinas, apesar de estas serem utilizadas no ensino de Ciências.

Acerca dessas assertivas e de suas inter-relações, assinale a opção correta.

  • A.

    As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira

  • B.

    A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • C.

    As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira

  • D.

    A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira

  • E.

    Tanto a primeira como a segunda asserção são falsas.

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