Questões de Pedagogia do ano 2007

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As escolas de educação infantil devem servir de apoio às crianças e a suas famílias. Nesse sentido, tais instituições necessitam

I respeitar os vários tipos de estrutura familiar.

II possibilitar o convívio com as diferenças culturais, acolhendo as diferentes manifestações e expressões de cultura.

III demonstrar a riqueza das diferenças culturais apenas por meio de comemorações festivas em datas específicas.

IV compreender as tradições familiares, por meio do apoio às demandas e necessidades das crianças.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. II, III e IV.

O fato de muitas instituições de educação infantil atenderem em horário integral implica maior responsabilidade quanto ao desenvolvimento e à aprendizagem infantis, assim como a oferta de cuidados adequados em saúde e higiene. Esse atendimento requer

  • A.

    condições de instalações com espaços exclusivos para salas de aula, sem a necessidade de espaços de recreação e de atividades diversificadas.

  • B.

    organização de atividades educativas e instrucionais, independentemente das condições socioeconômicas das crianças, para se evitarem discriminações.

  • C.

    elaboração de proposta pedagógica institucional que seja fruto de trabalho coletivo e planejado e que leve em conta o contexto social e as necessidades das crianças.

  • D.

    dividir as crianças em classes distintas, de acordo com a classe social das famílias e o potencial de aquisição de conhecimento da criança.

Assinale a opção correta, no que se refere a EJA.

  • A.

    Pelo fato de o Brasil ser um país com um grande número de analfabetos, a EJA, que já teve outros nomes anteriormente, é uma etapa da educação básica que difere radicalmente do ensino fundamental e médio.

  • B.

    O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi o primeiro movimento ocorrido no Brasil com o intuito de reduzir as taxas de analfabetismo dos jovens e adultos.

  • C.

    A EJA tem como um de seus maiores expoentes o professor Paulo Freire, que idealizou uma metodologia de alfabetização a partir de um tema gerador, levando em conta a realidade do educando e a necessidade da tomada de consciência para a transformação social.

  • D.

    Existem vários métodos de alfabetização de jovens e adultos, mas, por imposição do MEC, o único que pode ser utilizado nas escolas brasileiras é o método Paulo Freire, aplicado por meio de uma cartilha única para todo o país.

Na prática conhecida como educação bancária, o educador é o sujeito que conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo, tratando-os como recipientes vazios a serem preenchidos, depósitos que memorizam e repetem os conhecimentos reproduzidos pelo professor. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    A teoria da educação bancária é defendida, ainda hoje, pela maioria dos teóricos da educação, visto que ela tem sido reconhecida como base dos melhores resultados em experiências com alfabetização no Brasil e no exterior.

  • B.

    A relação hierárquica entre sujeito (professor) e objeto (aluno) é importante e deve ser estimulada em todas as formas de efetivação da alfabetização, visto serem esses os elementos primordiais no processo de ensino e aprendizagem.

  • C.

    Essa prática, combatida veementemente por Paulo Freire, está associada ao modelo de educação tradicional, que reforça a passividade do aluno, tornando-o objeto no processo de conhecimento.

  • D.

    O conceito de educação bancária está fortemente atrelado ao de construção de conhecimento, visto que ambos compartilham os mesmos princípios filosóficos e fundamentação teórica.

A declaração abaixo foi ouvida na rua.

"Esse rapaz parou de estudar quando tinha 9 anos. Agora, que está com 16, perdeu a oportunidade de continuar os estudos."

De acordo com a Constituição Federal de 1988, esta declaração:

  • A.

    desconhece a exigência constitucional de continuidade dos estudos em modalidade especial, desenvolvida em instituições públicas adequadas para jovens e adultos.

  • B.

    está equivocada, pelo fato de esta lei garantir a possibilidade da retomada dos estudos por meio de classes não seriadas, agrupadas por idade e competências.

  • C.

    revela o desconhecimento de que a oferta gratuita do ensino fundamental deve se dar para todos os que a ele não tiveram acesso na idade apropriada.

  • D.

    ignora que a lei máxima prevê a possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar e de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.

  • E.

    remete ao artigo constitucional que indica que a classificação em qualquer etapa da educação básica pode ser feita independente da escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Resolução CEB/CNE nº 2, de 7/4/98) indicam que, na definição de suas propostas pedagógicas, as escolas devem:

  • A.

    contar com a participação de todos os profissionais da educação na sua elaboração e execução e com a participação da comunidade local em conselhos escolares.

  • B.

    explicitar o reconhecimento da identidade pessoal de alunos e outros profissionais e da identidade de cada unidade escolar e de seus respectivos sistemas de ensino.

  • C.

    assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aulas estabelecidas e velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.

  • D.

    articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola e informando aos pais e responsáveis sobre a execução da proposta.

  • E.

    organizar-se na forma de ciclos, com base na idade, na competência e em outros critérios, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

As questões de nos 27 a 29 contêm duas afirmações.Analise-as.

A linguagem oral precisa ser reconhecida em sua dimensão textual, através da definição clara das características do oral a ser ensinado e da sua promoção como objeto de ensino, tal como a produção escrita, a gramática ou a literatura.

PORQUE

 Uma educação da oralidade se faz necessária, uma vez que as falas espontâneas devem ser substituídas por aspectos de superfície da fala, que dão suporte às construções gramaticais complexas na transposição à linguagem escrita.

Analisando as afirmações acima, está correto concluir que:

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

As questões de nos 27 a 29 contêm duas afirmações.Analise-as.

Após o primeiro ano do ensino fundamental a leitura e a escrita devem ser prontamente dominadas pelos educandos.

PORQUE

A incapacidade de dominar o código alfabético impede de ler, dificultando a compreensão da mensagem e a identificação de seus termos.

Analisando as afirmações acima, está correto concluir que:

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

  • E. as duas afirmações são falsas.

As questões de nos 27 a 29 contêm duas afirmações.Analise-as.

Na escola, é de suma importância multiplicar as oportunidades para que os alunos falem sobre as situações de vida, o bairro, a família, o calendário, as brincadeiras, os atos da vida cotidiana.

PORQUE

Para a criança, os conhecimentos são construídos, em primeiro lugar, dentro da experiência do mundo no qual ela se move, age e fala com adultos e outras crianças.

Analisando as afirmações acima, está correto concluir que:

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

  • E. as duas afirmações são falsas.

Administrar a progressão das aprendizagens é uma das competências que, hoje, são solicitadas ao professor. Uma forma de fazê-lo é propor situações-problema aos alunos, organizados em grupos.

Segundo Perrenoud (2000), para minimizar os efeitos da heterogeneidade na organização de grupos, será preciso, na gestão das situações-problema, que o professor:

  • A.

    proponha situações que convenham ao nível médio do grupo e que estejam situadas na zona de desenvolvimento próximo da maioria dos alunos.

  • B.

    estabeleça a divisão de tarefas entre os membros do grupo, a fim de que cada um faça sua parte de maneira equânime.

  • C.

    proporcione a formação de grupos o menos heterogêneos possível, de modo a que cada grupo possa progredir de acordo com suas habilidades específicas.

  • D.

    organize os grupos com situações-problema distintas, para que a classe ganhe tempo pela ausência da necessidade de confrontação entre os grupos.

  • E.

    favoreça os alunos mais dotados de recursos, incumbindo- os da liderança dos grupos e ajuste as situações aos demais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...