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Muito se tem discutido a respeito do compromisso da escola com a formação de leitores e a alfabetização dos cidadãos. Com relação ao papel da escola para o aprendizado da leitura e escrita, é correto afirmar que:
A escola pouco pode fazer para reverter a situação de desigualdades sociais, já que crianças de um meio socialmente desfavorecido, que tenham convivido pouco com a leitura, certamente terão muitas dificuldades para aprender a ler e escrever.
A escola tem o papel apenas de acompanhar e mediar esse aprendizado, pois, sendo o aprendizado infantil espontâneo, o importante é o contato da criança com a língua escrita e a valorização de sua capacidade em aprender por si só.
A partir de discussões ocorridas em um curso de formação continuada, uma professora, coerente com suas novas concepções construídas no curso, elaborou uma estratégia de trabalho de equipe, a ser desenvolvida com seus alunos, para integrar aspectos afetivos e cognitivos na relação ensinoaprendizagem. Nesse sentido, solicitou que seus alunos escrevessem uma qualidade que percebiam em si mesmos. Depois, distribuiu cartões coloridos para os alunos e formou grupos por cores. Pediu que os alunos observassem as qualidades reunidas em seu grupo e comentassem rapidamente por que se percebiam daquela maneira. Então, distribuiu uma tarefa que envolvia resolução de problemas, para que executassem usando aquelas qualidades que haviam destacado. Em seguida, a turma se organizou em um grande círculo e cada grupo apresentou sua tarefa e as qualidades que haviam utilizado para sua realização. Ao final, houve um debate com a turma, que procurou avaliar a atividade considerando as sensações, os sentimentos e as capacidades cognitivas dos alunos, bem como as dificuldades encontradas ao participar dessa tarefa.
Na estratégia desenvolvida na situação hipotética descrita, a professora não
Na ação docente, o processo de ensino-aprendizagem pode enfatizar aspectos distintos, conforme a abordagem utilizada. Qual é a ênfase dada na abordagem humanista?
Ênfase na técnica, com privilégio dos aspectos objetivos, mensuráveis e controláveis do processo ensino-aprendizagem.
Ênfase na socialização e no desenvolvimento das capacidades intelectuais do aluno, possibilitando seu pleno desenvolvimento
Analise as seguintes afirmações.
I – A Didática contribui para transformar a prática pedagógica da escola, ao desenvolver a compreensão articulada entre os conteúdos a serem ensinados e as práticas sociais.
II – A Didática se realiza por meio de ação consciente, intencional e planejada, no processo de formação humana, estabelecendo-se objetivos e critérios socialmente determinados.
III – Não compete à Didática refletir acerca dos objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ao selecionar os conteúdos e métodos de ensino.
Assinale a opção correta
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A escola deve assegurar a mediação entre a criança e os modelos sociais. Alguns teóricos defendem que o professor deve assumir o papel do adulto mediador, sem, contudo, tornar-se membro do grupo de crianças. Com base nessa teoria, o papel de professor mediador consiste em
reproduzir a relação pedagógica tradicional entre mestre e aluno.
ajudar a criança a explorar e analisar o mundo do adulto, sendo um animador no grupo.
apenas deixar que as crianças convivam no grupo, o que já assegura sua formação social.
ser guia da cultura, tendo em vista o desenvolvimento intelectual dos indivíduos isoladamente.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação à escola como espaço de produção cultural infantil, assinale a opção correta.
Existe a necessidade de apresentar às crianças novas formas culturais, por isso o ambiente educacional deve levar em consideração a vida e a organização do adulto. Só assim, a escola estará preparando a criança para enfrentar o futuro e conviver bem nas relações com os adultos.
A organização dos espaços e tempos deve proporcionar ações adequadas a essa faixa etária, por isso jogos, brincadeiras, ambientes, objetos e materiais de uso diário devem ser permanentemente adaptados de forma a se tornarem acessíveis às crianças.
A criança em idade de zero a três anos não tem condições de compreender a realidade, por isso o educador deve ocupar-se com os cuidados essenciais de saúde e higiene e não se preocupar com questões que só se tornarão importantes em outra fase da vida da criança.
Proporcionar cultura é fazer com que a criança tome contato com outras formas de manifestação humana, por isso a escola deve promover passeios a museus e casas de cultura para que a criança perceba, desde a tenra idade, a importância da arte na vida do ser humano.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação ao desenvolvimento da autonomia nas crianças, assinale a opção correta, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI).
À escola não compete o direito de desenvolver outros valores além daqueles cultivados no ambiente familiar. Nesse sentido, só alcançarão autonomia as crianças que forem educadas em casa para adquirirem essa condição.
A heteronomia, que diz respeito ao cumprimento de ordens sem questionamento, constitui papel fundamental da escola ao se trabalharem os valores individuais e sociais.
A passagem da heteronomia para a autonomia pressupõe a utilização de recursos afetivos, cognitivos, sociais e culturais, o que pode ser exercitado no emprego de gradativa independência para agir, na escolha e tomada de decisões e na participação no estabelecimento de regras.
A passagem da autonomia para a heteronomia, que ocorre por meio do treino da obediência a regras, deve ser desenvolvida na escola para educar e promover a cidadania de crianças provindas de famílias desestruturadas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação à educação infantil destinada a crianças entre zero e três anos, assinale a opção correta.
Visto que as creches apresentam peculiaridades diferentes da pré-escola, elas estão desobrigadas a manter fichas de acompanhamento e avaliação que identifiquem o desenvolvimento individual das crianças, pois, nessa faixa etária, o foco está no cuidar.
Pelo fato de não existirem parâmetros curriculares para a educação infantil, tampouco avaliação de aprendizagem, as instituições que oferecem esse tipo de atendimento têm plena liberdade para propor as formas de atendimento infantil.
É necessário que nas creches haja acompanhamento individual das crianças e registros que auxiliem a avaliação de seu desenvolvimento cognitivo e social; tais anotações favorecem o planejamento de atividades e a ampliação de possibilidades pedagógicas.
As instituições que oferecem educação infantil a crianças de zero a três anos devem se ater a um único objetivo: o de proporcionar aos indivíduos dessa faixa etária atividades lúdicas e oportunidade de socialização.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal. Com relação a esse tema, assinale a opção incorreta.
A educação infantil deve ser embasada no cuidado com as crianças dispensando ações pedagógicas planejadas.
As situações vivenciadas pelas crianças fora do ambiente escolar, utilizadas como motivadoras para diversas atividades, é um ato pedagógico que deve ser valorizado na educação infantil.
Jogos e brincadeiras são situações que proporcionam a reestruturação do pensamento e favorecem a aquisição de conhecimentos.
Cuidar da criança implica interessar-se pelo que ela sente e pensa sobre o mundo e sobre si mesma, o que contribui para a ampliação de seus conhecimentos e de suas habilidades e para a promoção de sua autonomia.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Cuidar das crianças na educação infantil implica
ter consciência de que as crianças recriam e estabilizam aquilo que sabem sobre as mais diversas esferas do conhecimento em uma atividade espontânea e imaginativa.
tomar conta das crianças para que elas não corram perigo, não se deparem com situações que lhes exijam tomada de atitude ou que sejam desafiadoras.
propor atividades sempre por meio de materiais didáticos e brinquedos pedagógicos, visto que atividades nãopedagógicas são consideradas antieducativas pelo fato de independerem da ação do professor.
compreendê-las e ajudá-las a se desenvolverem como seres humanos, valorizar suas capacidades, promover a saúde física e a mental, com base em conhecimentos sobre o desenvolvimento biológico, emocional e intelectual infantil.
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