Questões de Pedagogia do ano 2007

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Muito se tem discutido a respeito do compromisso da escola com a formação de leitores e a alfabetização dos cidadãos. Com relação ao papel da escola para o aprendizado da leitura e escrita, é correto afirmar que:

  • A.

    A escola pouco pode fazer para reverter a situação de desigualdades sociais, já que crianças de um meio socialmente desfavorecido, que tenham convivido pouco com a leitura, certamente terão muitas dificuldades para aprender a ler e escrever.

  • B.

    A escola tem o papel apenas de acompanhar e mediar esse aprendizado, pois, sendo o aprendizado infantil espontâneo, o importante é o contato da criança com a língua escrita e a valorização de sua capacidade em aprender por si só.

  • C. A leitura e a escrita devem ser ensinadas intencional e explicitamente, pois a escola tem o papel fundamental de possibilitar o acesso à cultura escrita, o que, para muitas crianças, só será possível a partir da vivência escolar
  • D. O papel da escola é organizar todos os conteúdos que a criança vai aprender, hierarquizando os conhecimentos a partir dos mais simples, a fim de que ela se sinta mais segura para galgar novos degraus
  • E. O papel da escola é garantir que as crianças conheçam o mínimo sobre leitura e escrita, começando com textos simples e aumentando gradativamente a sua complexidade

A partir de discussões ocorridas em um curso de formação continuada, uma professora, coerente com suas novas concepções construídas no curso, elaborou uma estratégia de trabalho de equipe, a ser desenvolvida com seus alunos, para integrar aspectos afetivos e cognitivos na relação ensinoaprendizagem. Nesse sentido, solicitou que seus alunos escrevessem uma qualidade que percebiam em si mesmos. Depois, distribuiu cartões coloridos para os alunos e formou grupos por cores. Pediu que os alunos observassem as qualidades reunidas em seu grupo e comentassem rapidamente por que se percebiam daquela maneira. Então, distribuiu uma tarefa que envolvia resolução de problemas, para que executassem usando aquelas qualidades que haviam destacado. Em seguida, a turma se organizou em um grande círculo e cada grupo apresentou sua tarefa e as qualidades que haviam utilizado para sua realização. Ao final, houve um debate com a turma, que procurou avaliar a atividade considerando as sensações, os sentimentos e as capacidades cognitivas dos alunos, bem como as dificuldades encontradas ao participar dessa tarefa.

Na estratégia desenvolvida na situação hipotética descrita, a professora não

  • A. contribuiu para o desenvolvimento da capacidade de ouvir o outro e respeitar idéias diferentes das suas
  • B. criou um clima propício à construção de autoconceito positivo, à socialização e à formação da identidade
  • C. enfatizou o trabalho individual, a reprodução de conhecimentos e o desenvolvimento da capacidade de liderança
  • D. promoveu as relações interpessoais, a organização do pensamento e a cooperação.
  • E. favoreceu a criatividade, a autoconfiança e a imaginação ativa de seus alunos

Na ação docente, o processo de ensino-aprendizagem pode enfatizar aspectos distintos, conforme a abordagem utilizada. Qual é a ênfase dada na abordagem humanista?

  • A.

    Ênfase na técnica, com privilégio dos aspectos objetivos, mensuráveis e controláveis do processo ensino-aprendizagem.

  • B. Ênfase na experiência do aluno e na sua participação ativa no processo de ensino-aprendizagem, considerando seu contexto histórico e cultural
  • C. Ênfase no conhecimento dos diversos campos do saber e na transmissão de conteúdos sistematizados, centrada no professor
  • D.

    Ênfase na socialização e no desenvolvimento das capacidades intelectuais do aluno, possibilitando seu pleno desenvolvimento

  • E. Ênfase nas relações interpessoais, com privilégio dos aspectos afetivos que favoreçam empatia, auto-imagem positiva e que tenham significado para a vida.

Analise as seguintes afirmações.

I – A Didática contribui para transformar a prática pedagógica da escola, ao desenvolver a compreensão articulada entre os conteúdos a serem ensinados e as práticas sociais.

II – A Didática se realiza por meio de ação consciente, intencional e planejada, no processo de formação humana, estabelecendo-se objetivos e critérios socialmente determinados.

III – Não compete à Didática refletir acerca dos objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ao selecionar os conteúdos e métodos de ensino.

Assinale a opção correta

  • A. Apenas o item I está certo
  • B. Apenas os itens I e II estão certos
  • C. Apenas os itens I e III estão certos
  • D. Apenas os itens II e III estão certos
  • E. Todos os itens estão certos

A escola deve assegurar a mediação entre a criança e os modelos sociais. Alguns teóricos defendem que o professor deve assumir o papel do adulto mediador, sem, contudo, tornar-se membro do grupo de crianças. Com base nessa teoria, o papel de professor mediador consiste em

  • A.

    reproduzir a relação pedagógica tradicional entre mestre e aluno.

  • B.

    ajudar a criança a explorar e analisar o mundo do adulto, sendo um animador no grupo.

  • C.

    apenas deixar que as crianças convivam no grupo, o que já assegura sua formação social.

  • D.

    ser guia da cultura, tendo em vista o desenvolvimento intelectual dos indivíduos isoladamente.

Com relação à escola como espaço de produção cultural infantil, assinale a opção correta.

  • A.

    Existe a necessidade de apresentar às crianças novas formas culturais, por isso o ambiente educacional deve levar em consideração a vida e a organização do adulto. Só assim, a escola estará preparando a criança para enfrentar o futuro e conviver bem nas relações com os adultos.

  • B.

    A organização dos espaços e tempos deve proporcionar ações adequadas a essa faixa etária, por isso jogos, brincadeiras, ambientes, objetos e materiais de uso diário devem ser permanentemente adaptados de forma a se tornarem acessíveis às crianças.

  • C.

    A criança em idade de zero a três anos não tem condições de compreender a realidade, por isso o educador deve ocupar-se com os cuidados essenciais de saúde e higiene e não se preocupar com questões que só se tornarão importantes em outra fase da vida da criança.

  • D.

    Proporcionar cultura é fazer com que a criança tome contato com outras formas de manifestação humana, por isso a escola deve promover passeios a museus e casas de cultura para que a criança perceba, desde a tenra idade, a importância da arte na vida do ser humano.

Com relação ao desenvolvimento da autonomia nas crianças, assinale a opção correta, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI).

  • A.

    À escola não compete o direito de desenvolver outros valores além daqueles cultivados no ambiente familiar. Nesse sentido, só alcançarão autonomia as crianças que forem educadas em casa para adquirirem essa condição.

  • B.

    A heteronomia, que diz respeito ao cumprimento de ordens sem questionamento, constitui papel fundamental da escola ao se trabalharem os valores individuais e sociais.

  • C.

    A passagem da heteronomia para a autonomia pressupõe a utilização de recursos afetivos, cognitivos, sociais e culturais, o que pode ser exercitado no emprego de gradativa independência para agir, na escolha e tomada de decisões e na participação no estabelecimento de regras.

  • D.

    A passagem da autonomia para a heteronomia, que ocorre por meio do treino da obediência a regras, deve ser desenvolvida na escola para educar e promover a cidadania de crianças provindas de famílias desestruturadas.

Com relação à educação infantil destinada a crianças entre zero e três anos, assinale a opção correta.

  • A.

    Visto que as creches apresentam peculiaridades diferentes da pré-escola, elas estão desobrigadas a manter fichas de acompanhamento e avaliação que identifiquem o desenvolvimento individual das crianças, pois, nessa faixa etária, o foco está no cuidar.

  • B.

    Pelo fato de não existirem parâmetros curriculares para a educação infantil, tampouco avaliação de aprendizagem, as instituições que oferecem esse tipo de atendimento têm plena liberdade para propor as formas de atendimento infantil.

  • C.

    É necessário que nas creches haja acompanhamento individual das crianças e registros que auxiliem a avaliação de seu desenvolvimento cognitivo e social; tais anotações favorecem o planejamento de atividades e a ampliação de possibilidades pedagógicas.

  • D.

    As instituições que oferecem educação infantil a crianças de zero a três anos devem se ater a um único objetivo: o de proporcionar aos indivíduos dessa faixa etária atividades lúdicas e oportunidade de socialização.

Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal. Com relação a esse tema, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A educação infantil deve ser embasada no cuidado com as crianças dispensando ações pedagógicas planejadas.

  • B.

    As situações vivenciadas pelas crianças fora do ambiente escolar, utilizadas como motivadoras para diversas atividades, é um ato pedagógico que deve ser valorizado na educação infantil.

  • C.

    Jogos e brincadeiras são situações que proporcionam a reestruturação do pensamento e favorecem a aquisição de conhecimentos.

  • D.

    Cuidar da criança implica interessar-se pelo que ela sente e pensa sobre o mundo e sobre si mesma, o que contribui para a ampliação de seus conhecimentos e de suas habilidades e para a promoção de sua autonomia.

Cuidar das crianças na educação infantil implica

  • A.

    ter consciência de que as crianças recriam e estabilizam aquilo que sabem sobre as mais diversas esferas do conhecimento em uma atividade espontânea e imaginativa.

  • B.

    tomar conta das crianças para que elas não corram perigo, não se deparem com situações que lhes exijam tomada de atitude ou que sejam desafiadoras.

  • C.

    propor atividades sempre por meio de materiais didáticos e brinquedos pedagógicos, visto que atividades nãopedagógicas são consideradas antieducativas pelo fato de independerem da ação do professor.

  • D.

    compreendê-las e ajudá-las a se desenvolverem como seres humanos, valorizar suas capacidades, promover a saúde física e a mental, com base em conhecimentos sobre o desenvolvimento biológico, emocional e intelectual infantil.

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