Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7.
Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7. Cláudia é uma aluna da etapa inicial do ensino fundamental. Ela foi alvo da discussão de um grupo de professores, em função de suas dificuldades de aprendizagem. Observe o diálogo travado sobre a aluna:
ProfªÂngela — A dificuldade de Cláudia está localizada na sua falta de atenção às aulas e por não realizar as tarefas previstas.
Prof. Luiz — Creio que o problema da aluna esteja localizado na motivação. Possivelmente não estamos usando as técnicas adequadas.
Profª Regina — Será que Cláudia está conseguindo revelar o que pensa? Acho que ela tem um jeito próprio de lidar com o conhecimento, que precisamos investigar.
O caso de Cláudia aponta para uma ação pedagógica diferenciada, que implica, segundo Perrenoud (2001):
rotina de trabalho que contemple soluções para os que resistem a procedimentos padrão.
postura determinista que identifique as inclinações inatas dos estudantes.
negociação coletiva que inclua a equipe pedagógica e a família.
adoção de um método que já tenha garantido aprendizagens pregressas.
constatação das condições sociais como delimitadoras do progresso na aprendizagem.
Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7.
Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7. Cláudia é uma aluna da etapa inicial do ensino fundamental. Ela foi alvo da discussão de um grupo de professores, em função de suas dificuldades de aprendizagem. Observe o diálogo travado sobre a aluna:
ProfªÂngela — A dificuldade de Cláudia está localizada na sua falta de atenção às aulas e por não realizar as tarefas previstas.
Prof. Luiz — Creio que o problema da aluna esteja localizado na motivação. Possivelmente não estamos usando as técnicas adequadas.
Profª Regina — Será que Cláudia está conseguindo revelar o que pensa? Acho que ela tem um jeito próprio de lidar com o conhecimento, que precisamos investigar.
Analise a fala de cada professor e assinale a opção que faz a associação correta com as teorias de aprendizagem e a explicação correspondente.
Uma menina de 5 anos diz à professora: "Quando crescer vou ser bailarina!" A professora lhe pergunta: "O que é preciso para ser uma bailarina?" A menina responde: "Usar collant e sapatilha." A professora então fala: "Não, é preciso saber dançar bem!" A menina permanece em silêncio, olhando por alguns minutos para a professora, que conversa com outras crianças sobre outros assuntos.
entende apenas superficialmente o universo simbólico infantil, mas desenvolve uma relação de escuta, estabelecendo a mediação entre a subjetividade da criança e o dado real, posturas básicas para o desenvolvimento e a formação humana.
compreende o universo simbólico infantil e desenvolve uma relação de confronto, havendo, portanto, um conhecimento das subjetividades e das significações culturais e históricas, básicas para o crescimento e a formação humana
estabelece uma relação com o universo simbólico infantil e desenvolve uma relação de observação, construindo uma dimensão de confronto de subjetividades e de esclarecimentos, básicos para o desenvolvimento e a formação humana.
apreende apenas superficialmente o universo simbólico infantil e não desenvolve uma relação de escuta, não havendo uma dimensão de confronto de subjetividades e de significações culturais e históricas, básicas para a formação humana
Apresentar ao grupo a conta de dividir e registrá-la no quadro, aproveitando assim para mostrar a todos essa operação e seus procedimentos
Num grupo de crianças de 5 anos, o momento do lanche é uma oportunidade interessante de vivenciar desafios matemáticos. Um deles diz respeito, por exemplo, à divisão dos biscoitos de um pacote. Assinale a atitude que a professora da turma deve tomar para favorecer mais amplamente o pensamento matemático infantil das crianças
o interesse e a curiosidade das crianças pela linguagem escrita, despertados pelo seu convívio com os símbolos gráficos.
não é adequada, pois, além de partir da idéia de que as crianças não aprenderam nada em seu meio cultural, utiliza como estratégia a repetição, que não mobiliza o pensamento infantil e não traz desafios à inteligência
não é adequada, pois, de acordo com estudos recentes, o aprendizado da seqüência numérica deve se dar do maior número para o menor, já que a criança nessa faixa etária percebe mais o todo que as partes
é adequada, pois, além de promover a interação entre as crianças, desenvolve a percepção visual e a memória, capacidades indispensáveis para o aprendizado das relações lógicas da matemática no ensino fundamental
é adequada, pois garante o aprendizado da seqüência numérica, sempre do menor para o maior, por meio de estratégias condizentes com a faixa etária das crianças, desenvolvendo assim a percepção e o raciocínio lógico.
é adequada, pois garante o aprendizado da seqüência numérica, porém a professora deveria trabalhar em pequenos grupos, estipulando um número para cada um, permitindo assim a troca de informações entre as crianças.
Diante do ambiente de letramento em que vivem, as crianças podem fazer uma série de perguntas, como "O que está escrito aqui?", ou "O que isto quer dizer?", a partir de dois ou três anos de idade. Tais perguntas NÃO pressupõem
a reflexão das crianças sobre a função e o significado da escrita, ao perceberem que ela representa algo.
a necessidade de os adultos treinarem bastante as crianças no contato com a linguagem escrita, para que elas não cometam erros.
a elaboração, pelas crianças, de uma série de idéias e hipóteses provisórias antes de compreenderem o sistema de escrita em toda sua complexidade.
a descoberta, pelas crianças, do aspecto funcional da comunicação escrita, por meio do contato diversificado com a escrita em seu ambiente social.
o interesse e a curiosidade das crianças pela linguagem escrita, despertados pelo seu convívio com os símbolos gráficos.
"A inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilegio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós" (Maria Tereza Égler Mantoa – Entrevista dada a Revista Nova Escola – maio/2005). Sobre a inclusão:
São corretos apenas:
7.1 e 37.2;
37.2 e 37.4;
37.1 e 37.3;
37.3 e 37.4.
Nos Parâmetros Curriculares, a educação escolar deve considerar a diversidade dos alunos como elemento essencial a ser tratado para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. Assim, que situação representaria a ênfase na diversidade:
levar em conta fatores sociais, culturais e a história educativa de cada aluno;
a criação de um clima favorável a esse aprendizado depende do compromisso do professor em aceitar contribuições dos alunos;
atuação do aluno na construção de seus próprios conhecimentos, valoriza suas experiências, seus conhecimentos prévios;
uma motivação intrínseca, isto é, o aluno precisa tomar para si a necessidade e a vontade de aprender.
De acordo com Bassedas, Huguet e Solé, o jogo proporciona benefícios indiscutíveis no desenvolvimento e no crescimento da criança. Dentre tais benefícios, tem-se:
De acordo com as assertivas:
24.1 e 24.2 são verdadeiras;
apenas a 24.3 é verdadeira;
24.1 e 24.4 são falsas;
24.3 e 24.4 são verdadeiras.
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