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Questões de 11 a 20 = Didática.
Em entrevista sobre a Avaliação à Revista Nova Escola, Cipriano Carlos Luckesi pontua que "hoje aplicamos instrumentos de qualidade duvidosa: corrigimos provas e contamos os pontos para concluir se o aluno será aprovado ou reprovado. O processo foi concebido para que alguns estudantes sejam incluídos e outros, excluídos".
Que tipo de Avaliação retrata o texto:
integrada;
tradicional;
contínua;
prognostica.
Questões de 11 a 20 = Didática.
Dentre as alternativas apresentadas, qual delas NÃO é característica da avaliação escolar:
Mensurar os conceitos apreendidos pelos alunos ao final de cada bimestre;
Refletir a unidade objetivos-conteúdos-métodos;
Ajudar na autopercepção do professor;
Possibilidade de revisar o plano de ensino.
Questões de 11 a 20 = Didática.
"A Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. A atividade de ensinar é centrada no professor que expõe e interpreta a matéria. Às vezes são utilizados meios como a apresentação de objetos, ilustrações, exemplos, mas o meio principal é a palavra, a exposição oral".
De acordo com as Tendências Pedagógicas no Brasil e a Didática, de que tendência pedagógica é o conceito acima descrito:
Tecnicismo Educacional;
Pedagogia Tradicional;
Pedagogia Crítico-social dos Conteúdos;
Pedagogia Renovada.
Questões de 11 a 20 = Didática.
Sobre o conceito de Didática, pode-se dizer que sua finalidade é:
estudar a eficiência do ensino;
refletir em torno das teorias educacionais, indagando em que consiste o ato educativo;
converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos;
estudar a educação como processo social e ajudar os professores a reconhecerem as relações de trabalho docente e a sociedade.
...Tivemos a mesma idéia ao mesmo tempo (!) de fazer um céu na nossa sala! Com um sol! Madalena trouxe um pano bem fininho e nós começamos a combinar como ia ser o céu... Todo mundo trabalhou muito até acabarmos todo o céu, mas valeu a pena, porque ele ficou bonito. Bonito não, ficou lindo, lindíssimo!!!...
O relato acima, feito por Marcelo, de 5 anos, à sua mãe, evidencia uma prática na organização do espaço que considera que:
esta organização deve ser uma atividade rotineira, envolvendo as crianças, as famílias e todos os funcionários da escola
esta organização deve ser planejada pela educadora, de acordo com as efemérides
o papel do adulto está no planejar as atividades dirigidas e trazer os materiais para que as crianças possam exercitar a criatividade
o papel do adulto não está em colocar-se no centro da atividade, mas em valorizar a experiência vivida pelas crianças.
os pais devem participar da organização do espaço da sala de aula, já que conhecem os interesses dos filhos.
A atividade lúdica é reconhecidamente a atividade de maior valor para o desenvolvimento infantil. Há décadas, os trabalhos e pesquisas nessa área vêm se intensificando e, de uma maneira geral, buscando mostrar a importância da brincadeira e dos jogos na formação da subjetividade da criança. Hoje, porém, alguns autores observam que as brincadeiras de rua e os jogos de tabuleiro vêm sendo substituídos pela televisão e pelo computador. Por este motivo, sobre as crianças do século XXI, é correto afirmar que são mais:
agressivas que as crianças do passado, por se desenvolverem sob influências morais mais negativas, incentivadas pela televisão
ativas que as crianças do passado, por causa do excesso de estimulação proveniente dos programas televisivos e dos jogos de computador
inteligentes que as crianças do passado, por terem maior acesso aos meios de comunicação, o que as incentiva cognitivamente ao estudo.
passivas e menos contestadoras, pois a televisão e o computador já apresentam as informações prontas e, por isso, não precisam pensar
expostas aos meios de comunicação, mas só podem ser entendidas no interior dos acontecimentos sociohistórico- culturais da época de hoje.
Segundo Zabalza (1998), a fundamentação de um novo conceito de criança pequena como sujeito da educação constitui a base dos desafios que a escola infantil precisa enfrentar. O autor compreende que a criança:
é aberta aos novos conhecimentos, pois, sendo muito nova ao chegar à escola, não traz muitas experiências prévias, sendo a instituição responsável por fornecer os conhecimentos necessários para seu desenvolvimento
é competente e, ao entrar na escola, já traz consigo vivências, destrezas que a escola aproveitará como alicerces do seu desenvolvimento, sendo necessário, portanto, pensá-la como sujeito potente
é um ser puro e ingênuo que precisa ser preservado da violência urbana e das informações nocivas ao seu desenvolvimento, sendo papel da escola preservá-la das influências negativas.
chega à instituição de Educação Infantil com muitas defasagens, tendo em vista suas experiências familiares, cabendo à escola suprir as carências infantis e prepará-la para o Ensino Fundamental.
Os componentes do espaço onde vivemos e da paisagem tanto são decorrentes da ação da natureza como da ação dos homens. A percepção dos elementos que compõem a paisagem do lugar onde vivem é uma aprendizagem fundamental para as crianças, no pré-escolar. Assim sendo, em uma escola de periferia, que atende a crianças oriundas de famílias que vivem em condições socioeconômicas bastantes precárias, é importante:
Muitas são as concepções do processo educacional presentes na Educação Infantil. Há desde práticas assistencialistas até as que buscam antecipar para o pré%u2013escolar conteúdos e metodologias do Ensino Fundamental. Dentre tantas possibilidades encontram-se a concepção que percebe o pré-escolar como momento específico para estimulação do desenvolvimento cognitivo, o que leva a um conjunto de práticas que:
Sobre a didática, o referido método de ensino é uma forma de representar fenômenos e processos que ocorrem na realidade. Ela se dá seja através de explicações em um estudo do meio, seja através de explicação coletiva de um fenômeno.
► O trecho acima, é:
exemplificação;
demonstração;
exposição verbal;
ilustração.
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