Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conversa em uma turma de Educação Infantil:
Pedro: Eu acho que minha mãe é mamífera.
Marcos: A minha foi, mas não é mais.
Professora: E por quê? Marcos: Porque agora não tem mais nenê em casa.
Pedro: Então agora ela é desmamífera.
Como deve ser interpretada a última fala de Pedro?
A criança utilizou uma lógica própria, cometendo um "erro construtivo", criando uma alternativa para responder de acordo com o que ela já conhecia.
A criança é, provavelmente, oriunda de um meio social desfavorecido, cujos pais não são letrados e, portanto, não possuem cultura aprimorada.
A criança cometeu um erro lingüístico provavelmente porque não foi estimulada e corrigida, quando necessário, por seus familiares e professores.
A criança está, provavelmente, imitando a fala de algum coleguinha mais experiente e experimentando novas palavras, o que é típico nessa faixa etária.
A criança ainda não conhece todos os substantivos, o que limita sua possibilidade de utilizar corretamente as palavras e dificulta sua comunicação.
A charge acima revela uma situação na qual estão presentes a tentativa de interação da criança e o distanciamento do professor.
Identifique a opção que traduz a importância que a interação assume no processo de desenvolvimento da criança, na instituição de Educação Infantil.
Na interação educador/criança é importante que o adulto assuma seu papel de autoridade, pois é através dele que a criança desenvolverá atitudes de respeito e responsabilidade.
Na interação educador/criança, as informações relacionadas ao professor devem se restringir à sua vida profissional, pois a criança deve percebê-lo somente como tal e não como pessoa da família.
A interação educador/criança não leva apenas à construção de conhecimentos sobre o mundo, mas também à construção de uma ética, uma estética, uma noção política e uma identidade pessoal.
A interação educador/criança é fundamental para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança, mas é importante que as relações aconteçam de acordo com a proposta pedagógica da instituição.
A interação educador/criança deve acontecer, principalmente, no período da inserção da criança na instituição, pois é nesse momento que se estabelecem relações duradouras.
Segundo Forneiros, in Zabalza (1998), há duas palavras que se costuma utilizar de maneira equivalente quando se fala do espaço nas instituições de Educação Infantil: espaço e ambiente. Entretanto, é importante estabelecer uma diferença entre eles, apesar de estarem intimamente relacionados. Assinale a opção que apresenta uma diferenciação correta entre esses dois termos.
Com base no texto, responda às questões de nos 5, 6 e 7 identificando as tendências apontadas pela autora.
Quanto ao período integral versus período parcial, pode-se perceber que a LDB vem sendo interpretada de maneira a:
dissociar a creche do período integral e a pré-escola, do meio período de funcionamento, já que a lei determina que, de 0 a 6 anos, o atendimento seja feito em turnos de quatro horas e meia.
associar a creche ao período integral e a pré-escola, ao meio período de funcionamento, apesar de, em nenhum momento, a lei determinar qual o período de atendimento em cada faixa etária.
incrementar o período integral em creches e préescolas, com o intuito de, retirando as crianças das ruas, escolarizá-las e prepará-las para a vida, visto a crescente violência presente nas cidades.
desqualificar as instituições de Educação Infantil de período integral em detrimento das outras de meio período de funcionamento, pois acredita-se que o período integral afasta a criança da família.
desmistificar a crença de que creches e pré-escolas de período integral adotam posturas assistencialistas, tentando reduzir as resistências das famílias em relação a esse período de atendimento.
Com base no texto, responda às questões de nos 5, 6 e 7 identificando as tendências apontadas pela autora.
Quanto a professores formados em níveis educacionais mais altos versus educadores leigos e pessoas da comunidade, pode-se perceber que, pelas orientações adotadas na LDB quanto à formação dos professores, inclusive de Educação Infantil, existe uma tendência a:
adotar o sistema de uma professora que ensina, ladeada por uma educadora que cuida da higiene e da alimentação.
unificar o atendimento feito por professoras e educadoras leigas, a partir de programas de formação em serviço.
justificar os insucessos das escolas de Educação Infantil pela presença de professoras sem formação adequada.
qualificar o atendimento às crianças de 0 a 6 anos por meio de uma seleção rigorosa de suas educadoras leigas.
assegurar a permanência das educadoras leigas nos espaços de Educação Infantil pela riqueza de suas experiências.
Com base no texto, responda às questões de nos 5, 6 e 7 identificando as tendências apontadas pela autora.
Quanto à segmentação versus a integração, pode-se observar que, em muitos casos, o critério por idade para definir creches e pré-escolas tem levado a uma:
integração no atendimento de 0 a 6 anos, fazendo com que educadores compreendam a similaridade dos currículos para as faixas etárias de 0 a 3 e de 4 a 6 anos.
integração no atendimento de 4 a 6 anos, fazendo com que crianças das pré-escolas públicas tenham uma preparação semelhante às das escolas particulares.
integração em relação ao atendimento de qualidade a crianças de diferentes idades e a uma segmentação quanto à programação curricular de creches e préescolas.
segmentação no atendimento de 0 a 6 anos, fazendo com que crianças tenham de mudar de instituição e de período diário de freqüência ao completar 4 anos.
segmentação no atendimento em creches e pré-escolas, visto que as crianças de 0 a 3 anos necessitam de cuidados maternais e, as de 4 a 6 anos, de escolarização.
O brincar oferece-nos a possibilidade de tornarmo-nos mais humanos, abrindo uma porta para sermos nós mesmos, poder expressar-nos, transformar-nos, curar, aprender, crescer.
Adriana Friedmann
Essa afirmativa significa que a brincadeira é uma linguagem infantil que:
transforma o plano da inteligência em um plano operacional, oportunizando o resgate de conhecimentos funcionais e significativos.
ocorre no plano da imaginação, levando à construção de um mundo simbólico, desenvolvendo valores e promovendo a socialização.
possibilita que o adulto oriente a criança na adoção de diferentes papéis, auxiliando seu crescimento enquanto ser humano.
contribui para que os conhecimentos que as crianças já possuíam anteriormente se transformem em conceitos específicos.
necessita da intervenção do adulto para que se configure como uma estratégia importante para o desenvolvimento cognitivo da criança.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Em Luckesi, quanto à ação educativa, com os seus determinantes, o papel do educador deve refletir "... a responsabilidade de dar a direção ao ensino e ao educando ao participar do processo, o de aprender e se desenvolver, formando-se tanto como sujeito ativo de sua história pessoal quanto como da história humana." Como o docente está "num nível mais elevado de desenvolvimento das suas capacidades e por deter um patamar cultural mais elevado, deverá ocupar o lugar de estimulador do avanço do educando." É no contexto social definido que a relação educador/educando realiza o (s):
projetos de Educação de Jovens e Adultos
processo educativo
projetos e atividades pedagógicas livres
projeto da didática magna
projetos de vida
Um professor deu o seguinte depoimento:
Este depoimento reflete uma concepção de avaliação:
classificatória, por meio da qual é possível favorecer o máximo de desenvolvimento e promover o aluno.
burocrática e disciplinadora, em que o ato de avaliar no sentido de observar e orientar é desconsiderado.
bancária e integrada, por fazer da progressão continuada um fator de aprendizagem mais individualizada.
mediadora e preocupada com a qualidade, através de objetivos claramente delineados.
desenvolvimentista, no sentido de resgatar os valores tradicionais da educação.
Observe cada tipo de inteligência e algumas de suas características.
Associe cada tipo de inteligência a uma de suas características, assinalando a opção que apresenta a correspondência corretaI - P II - Q IV- R V - S
I - Q II - S III - P IV - R
I - R III - P IV- S V - Q
I - S III - Q IV- R V - P
II - R III - Q IV- S V - P
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