Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sabe-se, atualmente, que existem pelo menos seis tipos diferentes de aprendizagem, o que demanda, da parte dos educadores, procedimentos diferenciados para que a criança seja adequadamente estimulada. Assinale a opção que apresenta, corretamente, um dos seis tipos de aprendizagem e sua definição.
Aprendizagem por meio de significação - manifesta-se pela transformação dos saberes já existentes em outros, mais elaborados.
Aprendizagem social - corresponde a respostas voluntárias aos estímulos recebidos do meio ambiente, havendo reforço positivo ou negativo.
Aprendizagem por habituação - há resposta automática e involuntária a um estímulo que originalmente não provocaria esta resposta.
Condicionamento operante - é um tipo de aprendizagem que se desenvolve através da imitação de modelos, como os pais e outras pessoas significativas.
Condicionamento clássico - acompanha o ser humano pela vida inteira, caracterizando-se pela exposição repentina a um estímulo específico, que gera uma resposta reduzida.
Um método é um caminho para atingir um objetivo. A ação docente supõe a utilização de métodos de ensino, tendo em vista a aprendizagem. Dentre os diferentes métodos está o de elaboração conjunta que, segundo Libâneo (1994), trata-se de:
cooperação dos alunos entre si tendo em vista a realização de uma tarefa, estando todos previamente familiarizados com o tema em estudo.
apresentação ou demonstração de conhecimentos, habilidades e tarefas pelo professor, de forma verbal, ilustrada ou exemplificada, com atividade receptiva dos alunos.
tarefas dirigidas e orientadas pelo professor para que os alunos resolvam de modo relativamente independente e criador, com extrema atividade mental.
interação ativa entre professor e alunos, aplicada em vários momentos da unidade didática, baseada na conversação e na problematização desafiadora.
proposição de exercícios de aprofundamento e aplicação de temas já tratados, englobando o estudo dirigido, a solução de problemas e a pesquisa grupal.
"Uma ação planejada é uma ação não improvisada." (Whitaker, 2002). Por não ser improvisada, possui uma intencionalidade, tem implicações sociais. Em uma perspectiva que vise a uma educação democrática e inclusiva, o planejamento deve ter entre seus requisitos básicos:
parâmetros dos planos e programas oficiais de instrução e modelos padronizados de aprendizagem normal.
descrição das situações de ensino e simplificação para adequá-lo ao universo cultural popular.
clareza quanto ao objetivo de desenvolvimento cultural e conhecimento das condições prévias de aprendizagem.
domínio dos meios de orientação do processo de assimilação e busca da qualidade total.
preparação das camadas populares para o trabalho físico e visão propedêutica da educação básica.
A concepção construtivista de conhecimento, de ensino e de aprendizagem compreende que o papel do professor é:
apresentar problemas a partir dos quais seja possível reelaborar os conteúdos escolares.
aguardar que o próprio aluno construa o conhecimento.
propor atividades estritamente voltadas para o nível de desenvolvimento dos educandos.
colocar o aluno em contato com seus pares, pois só aprende com este tipo de interação.
tornar disponíveis materiais didáticos estimulantes e deixar que a própria criança os investigue.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta-se como o veículo de que se serve a Constituição para consagrar o direito à cidadania àqueles que não tiveram acesso à escolarização na idade apropriada. A necessidade da EJA torna-se evidente em razão de suas funções:
I. Reparadora
II. Equalizadora
III. Qualificadora
IV. Classificatória
Estão corretas APENAS as afirmativas:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
São modelos de trabalhos desenvolvidos em uma educação museológica:
1. Maletas pedagógicas e monitoria.
2. Cursos e dramatizações.
3. Oficinas de criatividade e trabalhos escolares.
4. Provas escritas e visita guiada.
O correto está somente em:
1, 3 e 4
2, 3 e 4.
1 e 2.
1, 2 e 3
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre Educação Patrimonial é correto afirmar que os seus vínculos de fundo e o seu diferencial estão situados na confluência entre Educação e ...
Memória.
Cidadania.
Pedagogia.
Cidade.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
"Os departamentos educativos do Museu Lasar Segall e do Museu de Arte Contemporânea (MAC/USP), a partir do fim da década de 80 foram muito influentes na formação dos professores de Arte introduzindo-os à condição pós-moderna. Os ateliês para crianças e adolescentes destas duas instituições já não eram comandados pelo expressionismo, mas educavam para linguagens específicas como a gravura e o design.(...), introduzindo o conhecimento da Arte ao lado da prática com os meios artísticos. (...) salientava ainda a importância da interpretação da Arte e das vantagens de ver e analisar as obras ao vivo. Os Museus, lugares da prática da Leitura da obra de Arte, passaram a ser mais procurados pelos professores e seus alunos à medida que esta metodologia foi sendo difundida e, posteriormente (1996/97), quando seus princípios foram integrados, como agenda escondida, aos Parâmetros Curriculares determinados pelo Ministério da Educação (MEC), e a procura dos professores por cursos e visitas a Museus foi intensificada." (BARBOSA, Ana Mae. Museus como laboratórios. IN. http://www.revistamuseu.com.br/artigos)
Com base no texto acima, qual metodologia foi aplicada neste processo educacional?
Educação Patrimonial.
Pedagogia do Oprimido.
Educação Popular.
Proposta/Abordagem Triangular.
No mundo contemporâneo, as transformações sócioeconômico- tecnológicas estimularam o desenvolvimento das organizações de aprendizagem. Em relação à implantação de um projeto educacional, é INCORRETO afirmar que:
a motivação para aprender é influenciada pelas crenças e percepções do treinando;
a aplicação prática aumenta o desempenho do treinamento; o pragmatismo é indispensável;
quanto menor o envolvimento do aprendiz nos processos de aprendizagem maior a retenção;
a inteligência da equipe supera a inteligência dos indivíduos, desenvolvendo uma capacidade extraordinária de ações coordenadas;
a aprendizagem requer retroação e reforço; o aprendiz deve ser recompensado pelo novo comportamento.
Em uma reunião de planejamento foi sugerido, com vistas a tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo, integrar as disciplinas através de um tema comum. Segundo a proposta, as disciplinas devem trabalhar por um tempo determinado com uma temática comum, conservando, porém, sua autonomia. A integração proposta para as disciplinas caracteriza a:
multidisciplinaridade
disciplinaridade
interdisciplinaridade
pluridisciplinaridade
transdisciplinaridade
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...