Questões de Pedagogia do ano 2007

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Sabe-se, atualmente, que existem pelo menos seis tipos diferentes de aprendizagem, o que demanda, da parte dos educadores, procedimentos diferenciados para que a criança seja adequadamente estimulada. Assinale a opção que apresenta, corretamente, um dos seis tipos de aprendizagem e sua definição.

  • A.

    Aprendizagem por meio de significação - manifesta-se pela transformação dos saberes já existentes em outros, mais elaborados.

  • B.

    Aprendizagem social - corresponde a respostas voluntárias aos estímulos recebidos do meio ambiente, havendo reforço positivo ou negativo.

  • C.

    Aprendizagem por habituação - há resposta automática e involuntária a um estímulo que originalmente não provocaria esta resposta.

  • D.

    Condicionamento operante - é um tipo de aprendizagem que se desenvolve através da imitação de modelos, como os pais e outras pessoas significativas.

  • E.

    Condicionamento clássico - acompanha o ser humano pela vida inteira, caracterizando-se pela exposição repentina a um estímulo específico, que gera uma resposta reduzida.

Um método é um caminho para atingir um objetivo. A ação docente supõe a utilização de métodos de ensino, tendo em vista a aprendizagem. Dentre os diferentes métodos está o de elaboração conjunta que, segundo Libâneo (1994), trata-se de:

  • A.

    cooperação dos alunos entre si tendo em vista a realização de uma tarefa, estando todos previamente familiarizados com o tema em estudo.

  • B.

    apresentação ou demonstração de conhecimentos, habilidades e tarefas pelo professor, de forma verbal, ilustrada ou exemplificada, com atividade receptiva dos alunos.

  • C.

    tarefas dirigidas e orientadas pelo professor para que os alunos resolvam de modo relativamente independente e criador, com extrema atividade mental.

  • D.

    interação ativa entre professor e alunos, aplicada em vários momentos da unidade didática, baseada na conversação e na problematização desafiadora.

  • E.

    proposição de exercícios de aprofundamento e aplicação de temas já tratados, englobando o estudo dirigido, a solução de problemas e a pesquisa grupal.

"Uma ação planejada é uma ação não improvisada." (Whitaker, 2002). Por não ser improvisada, possui uma intencionalidade, tem implicações sociais. Em uma perspectiva que vise a uma educação democrática e inclusiva, o planejamento deve ter entre seus requisitos básicos:

  • A.

    parâmetros dos planos e programas oficiais de instrução e modelos padronizados de aprendizagem normal.

  • B.

    descrição das situações de ensino e simplificação para adequá-lo ao universo cultural popular.

  • C.

    clareza quanto ao objetivo de desenvolvimento cultural e conhecimento das condições prévias de aprendizagem.

  • D.

    domínio dos meios de orientação do processo de assimilação e busca da qualidade total.

  • E.

    preparação das camadas populares para o trabalho físico e visão propedêutica da educação básica.

A concepção construtivista de conhecimento, de ensino e de aprendizagem compreende que o papel do professor é:

  • A.

    apresentar problemas a partir dos quais seja possível reelaborar os conteúdos escolares.

  • B.

    aguardar que o próprio aluno construa o conhecimento.

  • C.

    propor atividades estritamente voltadas para o nível de desenvolvimento dos educandos.

  • D.

    colocar o aluno em contato com seus pares, pois só aprende com este tipo de interação.

  • E.

    tornar disponíveis materiais didáticos estimulantes e deixar que a própria criança os investigue.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta-se como o veículo de que se serve a Constituição para consagrar o direito à cidadania àqueles que não tiveram acesso à escolarização na idade apropriada. A necessidade da EJA torna-se evidente em razão de suas funções:

I. Reparadora

II. Equalizadora

III. Qualificadora

IV. Classificatória

Estão corretas APENAS as afirmativas:

  • A. I e II
  • B. I, II e III
  • C. I, II e IV
  • D. I e III
  • E. II, III e IV

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

São modelos de trabalhos desenvolvidos em uma educação museológica:

1. Maletas pedagógicas e monitoria.

2. Cursos e dramatizações.

3. Oficinas de criatividade e trabalhos escolares.

4. Provas escritas e visita guiada.

O correto está somente em:

  • A.

    1, 3 e 4

  • B.

    2, 3 e 4.

  • C.

    1 e 2.

  • D.

    1, 2 e 3

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre Educação Patrimonial é correto afirmar que os seus vínculos de fundo e o seu diferencial estão situados na confluência entre Educação e ...

  • A.

    Memória.

  • B.

    Cidadania.

  • C.

    Pedagogia.

  • D.

    Cidade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Os departamentos educativos do Museu Lasar Segall e do Museu de Arte Contemporânea (MAC/USP), a partir do fim da década de 80 foram muito influentes na formação dos professores de Arte introduzindo-os à condição pós-moderna. Os ateliês para crianças e adolescentes destas duas instituições já não eram comandados pelo expressionismo, mas educavam para linguagens específicas como a gravura e o design.(...), introduzindo o conhecimento da Arte ao lado da prática com os meios artísticos. (...) salientava ainda a importância da interpretação da Arte e das vantagens de ver e analisar as obras ao vivo. Os Museus, lugares da prática da Leitura da obra de Arte, passaram a ser mais procurados pelos professores e seus alunos à medida que esta metodologia foi sendo difundida e, posteriormente (1996/97), quando seus princípios foram integrados, como agenda escondida, aos Parâmetros Curriculares determinados pelo Ministério da Educação (MEC), e a procura dos professores por cursos e visitas a Museus foi intensificada." (BARBOSA, Ana Mae. Museus como laboratórios. IN. http://www.revistamuseu.com.br/artigos)

Com base no texto acima, qual metodologia foi aplicada neste processo educacional?

  • A.

    Educação Patrimonial.

  • B.

    Pedagogia do Oprimido.

  • C.

    Educação Popular.

  • D.

    Proposta/Abordagem Triangular.

No mundo contemporâneo, as transformações sócioeconômico- tecnológicas estimularam o desenvolvimento das organizações de aprendizagem. Em relação à implantação de um projeto educacional, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    a motivação para aprender é influenciada pelas crenças e percepções do treinando;

  • B.

    a aplicação prática aumenta o desempenho do treinamento; o pragmatismo é indispensável;

  • C.

    quanto menor o envolvimento do aprendiz nos processos de aprendizagem maior a retenção;

  • D.

    a inteligência da equipe supera a inteligência dos indivíduos, desenvolvendo uma capacidade extraordinária de ações coordenadas;

  • E.

    a aprendizagem requer retroação e reforço; o aprendiz deve ser recompensado pelo novo comportamento.

Em uma reunião de planejamento foi sugerido, com vistas a tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo, integrar as disciplinas através de um tema comum. Segundo a proposta, as disciplinas devem trabalhar por um tempo determinado com uma temática comum, conservando, porém, sua autonomia. A integração proposta para as disciplinas caracteriza a:

  • A.

    multidisciplinaridade

  • B.

    disciplinaridade

  • C.

    interdisciplinaridade

  • D.

    pluridisciplinaridade

  • E.

    transdisciplinaridade

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