Questões de Pedagogia do ano 2007

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Telma Weiz, uma das colaboradoras dos Parâmetros Curriculares Nacionais, reflete sobre a criança e o seu processo de alfabetização e considera que:

  • A.

    A teoria construtivista não pode ter método, pois a criança vai aprender a ler e a escrever só pelo convívio com textos. O ambiente alfabetizador é suficiente.

  • B.

    Escrever é registrar coisas significativas e não sons. É registrar aquilo a que as palavras se referem e não o som das palavras, pois o nosso alfabeto é fonético.

  • C.

    A criança antes de construir a hipótese silábica, não compreende que a escrita representa a fala, o som das palavras e não o objeto a que o nome se refere.

  • D.

    Basta à criança conviver com muito material escrito, ter letramento que se alfabetiza, podendo o professor deixar que o processo ocorra de maneira aleatória e esparsa.

  • E.

    Se a criança não está aprendendo a ler e a escrever, é necessário voltar ao método silábico e alfabetizar na cartilha.

Lino Macedo, em seu livro "Ensaios Pedagógicos – como construir uma escola para todos", reflete sobre o cotidiano da sala de aula considerando questões que dizem respeito ao Espaço, Tempo, Objetos e Relacionamentos. O autor considera que hoje, num mundo universalizado e globalizado, os relacionamentos tornaram-se, mais do que nunca, uma questão fundamental, e que na escola as relações entre as crianças e a comunidade escolar envolvem:

  • A.

    o "saber ser e conviver", pois diz respeito a valores, normas e atitudes.

  • B.

    o "saber dizer" que se relaciona à aprendizagem de conceitos e informações.

  • C.

    o "saber fazer" que tem a ver com a questão dos procedimentos.

  • D.

    a fragmentação e o divórcio entre os objetivos e as finalidades da instituição escolar.

  • E.

    a necessária dissociação das questões intelectuais ou conceituais das questões sociais e afetivas.

Falar, ler, ouvir e contar histórias são modos muito especiais de cuidar

  • A.

    das capacidades lingüísticas e cognitivas e de argumentação das crianças.

  • B.

    das linguagens, de modo isolado e preferencialmente disciplinar. É a hora de aprender a língua materna.

  • C.

    do processo de decodificação, possibilitando a associação do código às pessoas, imagens e sons.

  • D.

    da oralidade das crianças com necessidades educacionais especiais, tais como as surdas.

  • E.

    da imaginação, da inteligência, dos afetos, das relações e das memórias das crianças.

Os materiais, disponíveis para a brincadeira,

  • A.

    devem ser bastante diversificados e flexíveis: brinquedos (convencionais, industrializados, artesanais) e materiais não estruturados (papelão, tecidos, materiais re-aproveitáveis).

  • B.

    não devem incluir fantasias e adereços pois possibilitam às crianças viverem papéis do sexo oposto ao seu.

  • C.

    não devem contar com a presença de objetos portadores de texto, pois não é a hora de estudar e aprender.

  • D.

    devem estar em sala especial, a brinquedoteca, não devem estar presentes nos diversos espaços da instituição (salas de aula, galpão, refeitórios, banheiros).

  • E.

    devem ser bastante diversificados e flexíveis, brinquedos convencionais, industrializados, artesanais, mas não devem ser materiais estruturados, como papelão, tecidos, caixas, etc.

Brincar, como a principal linguagem da infância, compreende práticas que envolvem

  • A.

    atividades para preencher o tempo de espera e evitar brigas e mordidas.

  • B.

    a noção de prêmios, no caso de bom comportamento: "se vocês fizerem tudo direitinho, irão para o parque para brincar".

  • C.

    jogos, brinquedos e brincadeiras que garantam o direito às crianças de se comunicarem e interagirem.

  • D.

    horas marcadas na linha do tempo da instituição, sobretudo àqueles minutos destinados ao parque.

  • E.

    brinquedos industrializados, pois hoje as crianças não constroem engenhocas, nem brinquedos de sucatas.

Brincar é uma atividade essencialmente humana, principal modo de expressão da infância. O brincar é a ferramenta, por excelência, para a criança aprender a

  • A.

    gastar suas energias.

  • B.

    viver e criar cultura; brincando a criança se humaniza e se constitui como sujeito histórico e social.

  • C.

    relaxar.

  • D.

    vivenciar uma recreação com regras inventadas e dirigidas pelos adultos.

  • E.

    obedecer a normas, regras e limites, sobretudo a partir dos jogos com regras estabelecidas pelos adultos.

É fundamental planejar e organizar o tempo de vivência pelas crianças na instituição de educação infantil. Neste planejamento, o educador deve

  • A.

    prever as longas esperas de crianças e bebês em filas, nos berços e, sobretudo, nos momentos de entrada e saída diárias.

  • B.

    buscar o equilíbrio entre tempo de envolver-se em atividades por conta própria, construir algo em conjunto, dedicar-se a atividades mais espontâneas, e envolver-se em situações dirigidas.

  • C.

    humanizar as filas que são incorporadas nas práticas cotidianas como uma forma eficiente e de controle que organizam o deslocamento das crianças.

  • D.

    buscar ensinar às crianças a necessidade de esperar para fazer uso do banheiro, para ter as fraldas trocadas, para iniciar as refeições,

  • E.

    perceber que ocorrem episódios de mordidas e brigas entre as crianças, sendo, portanto, necessário estabelecer e refletir sobre o tempo do castigo.

A escola e a organização dos materiais também são objetos de planejamento das instituições de educação infantil. Objetos e materiais existentes no ambiente servem de recurso para a criança explorar, interagir. Em relação aos materiais, deverão ser organizados

  • A.

    em estantes inacessíveis, e somente o professor os torna visíveis às crianças na hora apropriada.

  • B.

    para garantir o acesso a objetos de difícil manuseio, visando à exploração e a investigação infantil.

  • C.

    nas salas de atividades, não sendo necessárias mesas, cadeiras, pratos e talheres no refeitório.

  • D.

    no ambiente, garantindo a acessibilidade, visando auxiliar a construção da autonomia da criança.

  • E.

    para garantir a visibilidade, mas acessibilidade não, principalmente em relação aos CD`s de músicas.

O espaço das unidades educacionais não se resume apenas à sua metragem, insolação, topografia, mas precisa tornar-se um ambiente. É tarefa fundamental de todo educador:

  • A.

    garantir a segurança, exigindo um espaço muito branco e organizado, onde os materiais para as crianças não possam estar em pontos de fácil acesso.

  • B.

    transformar cada cantinho em ambientes para a vivência individual, garantindo o direito da criança à privacidade.

  • C.

    organizar os espaços e os materiais como se a sala de aula fosse uma loja de shopping, visando a estética de todo os espaço.

  • D.

    impedir a visibilidade do espaço exterior da escola, o contato com os elementos da natureza, e nunca dar publicidade às produções infantis.

  • E.

    transformar os espaços em ambientes, devendo ser continuamente planejados e reorganizados.

As instituições de Educação Infantil devem se caracterizar como ambientes que possibilitem à criança ampliar suas experiências e a se desenvolver em todas as dimensões humanas: afetiva, motora, cognitiva, social, imaginativa, lúdica, estética, criativa, expressiva e lingüística. Isto pressupõe uma escola voltada para

  • A.

    a preparação para a alfabetização.

  • B.

    a vivência de contextos de aprendizagens, de trocas de significações a partir de linguagens diversas.

  • C.

    desenvolver atividades dirigidas usando papel, tinta e lápis.

  • D.

    possibilitar a ocupação uniforme dos espaços da instituição.

  • E.

    desenvolver práticas improvisadas, sem intencionalidade, visando garantir a espontaneidade da criança.

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