Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na hora do parquinho, Henrique, de 1 ano e 6 meses, passa grande parte do tempo embrulhando um ursinho de brinquedo com um pano. Anda pelo pátio com ele no colo, mostrando para as outras crianças dizendo: "ó nenen!". Quando mostra para a educadora, levanta a camiseta e aproxima a boca do ursinho de seu mamilo, num gesto claro de amamentação.
Nesse momento, o educador:
interage com a criança, entrando na brincadeira de "faz de conta".
repreende a criança, dando-lhe o dado de realidade de que homem não amamenta.
chama a atenção da criança para uma brincadeira mais masculina.
conversa com a criança durante alguns minutos, explicando que com isso não se brinca.
não dá atenção à criança, chamando a turma para fazer a higiene e entrar na sala.
A incorporação da função educacional da creche faz surgir a necessidade de oferecer para as crianças atividades mais diferenciadas, com intencionalidade pedagógica e objetivos claros. Uma das conseqüências dessa mudança de modelo, já que o educador interage com um grupo mais restrito, e que se tornou uma importante variável para a qualidade da experiência educacional, foi o(a):
planejamento diferenciado para cada grupo, construído pela coordenadora pedagógica, já que esta tem o papel de adequar a proposta educacional à organização do ambiente.
maior atenção às funções do educador, que se tornou responsável pela adequação do espaço à proposta educacional, por meio da organização de ambientes propícios à realização de atividades.
maior atenção à interação entre as crianças e entre estas e os adultos, adequando-se a proposta educacional à organização do ambiente.
otimização do tempo das rotinas, pois o educador passou a necessitar de menos tempo para realizá-las, podendo dar mais atenção às crianças na hora da limpeza e da alimentação.
avaliação mais abrangente e eficaz, pois a realização das testagens se torna mais organizada, facilitando o preenchimento da ficha de aproveitamento.
Uma professora da creche recebeu a visita de uma mãe que estava muito perturbada, pois ficara sabendo que um menino da turma de sua filha usava variados objetos da sala de aula para brincar de dar tiros. Achava esse comportamento muito estranho, indicativo de uma tendência para a violência.
Que resposta deve ser dada a essa mãe pela educadora?Para evitar tal comportamento, vamos retirar da sala de aula todos os objetos que a criança utiliza para esse fim.
Na brincadeira, a criança exercita papéis com os quais interage no cotidiano para compreendê-los melhor.
Na brincadeira, a criança mostra como agem seus familiares e estes talvez estejam habituados a pegar em armas.
Vamos trocar sua filha de turma e, com isso, evitar suas preocupações com a violência desse menino.
Vamos encaminhar a criança e a família para um atendimento com um profissional especializado fora da creche.
O jogo assume várias formas ao longo do desenvolvimento da criança, a partir da relação dela com o adulto. Segundo Piaget, citado por Bondioli e Mantovani (1998), podem ser observados os jogos de exercício, no estágio sensório-motor; os jogos simbólicos, no pré-operatório e os jogos de regras, no estágio das operações concretas. Porém, algumas características do jogo são essenciais e aparecem em todas as suas formas, mas, fundamentalmente, o jogo é uma atividade:
inata, que aparece precoce e naturalmente, imprevisível e automotivada, pois pode ser compartilhada, mas não imposta.
infantil que, através de sua repetição sistemática, influencia o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.
cognitiva, emocional e hereditária, que auxilia a aprendizagem das regras sociais e favorece a interação e a motricidade.
automotivada e uma aprendizagem social, que possui variações dependendo dos contextos social, cultural e histórico.
social, que influencia as formas de interagir da criança com seu meio e os papéis que esta irá desempenhar no futuro.
Numa sala de crianças entre 2 e 3 anos, uma das brincadeiras mais freqüentes é a de mamãe e filhinhos. Uma das crianças assume o papel da mãe e "cuida" dos demais, dando ordens, fazendo comidinhas imaginárias. Para Oliveira (2002), esta brincadeira revela uma característica muito significativa dessa faixa etária, que é o aumento da capacidade simbólica. Essa capacidade favorece:
I – a compreensão de regras;
II – o desenvolvimento da capacidade de perceber o outro;
III – a imitação como forma de compreender o mundo;
IV – a autonomia a partir da vivência das fantasias.
Está(ão) correto(s), apenas, o(s) item(ns):
A Psicologia do Desenvolvimento tem-se consagrado como o campo de saber de maior destaque no que concerne aos aspectos evolutivos, sociais, cognitivos, psicomotores e afetivos da infância, por reunir em seu arcabouço teórico conhecimentos e metodologias com status científico, gerando um estatuto de verdade sobre o que é produzido por essa área de conhecimento. Diante disso, uma crítica comumente feita à Psicologia do Desenvolvimento é que ela entende a criança como um:
organismo em formação, fragmentado em estágios, deixando de ser entendida por inteiro, como ser histórico e social.
organismo em formação, que se desenvolve em cada estágio, aprimorando suas capacidades intelectuais e sociais.
homem em miniatura, cobrando dela um desenvolvimento cognitivo e motor mais rápido, isolado das vivências infantis.
ser dotado de características diferentes das do adulto e que requer para si um conjunto de teorias próprias para a infância.
ser inteiro, em seus níveis social, afetivo, cognitivo e psicomotor, contribuindo para uma visão global do seu desenvolvimento.
Segundo Loughlin e Suína, in Zabalza (1998), o professor da Educação Infantil tem quatro tarefas principais na disposição da estrutura básica do ambiente de aprendizagem: organização espacial, equipamentos do espaço para a aprendizagem, disposição dos materiais e organização para finalidades especiais.
Assinale a opção que apresenta corretamente como deve ser a operacionalização de cada tarefa, segundo esses autores.
Os bebês e crianças pequenas que ainda usam fraldas e que permanecem durante muitas horas na instituição de Educação Infantil podem precisar de um banho, tanto para maior conforto como para prevenção de assaduras e brotoejas.
RCN, vol.II, 1998.
A hora do banho é um momento da rotina da creche que:
deve ser rápido para não atrasar as atividades pedagógicas.
deve ser reservado para não despertar a sexualidade das crianças.
deve ocorrer antes do almoço, para todas as crianças.
Na creche, é importante interagir de forma lúdica com os bebês e, para tanto, é necessário desenvolver atitudes específicas para introduzir formas de comunicação entre adulto e criança. Isto é possível através de:
respostas sistemáticas às primeiras manifestações infantis, imprimindo significados universais do mundo adulto, com o intuito de desenvolver, além de valores, a cognição e a motricidade.
atividades planejadas e compartilhadas que possibilitem a interação e a troca entre crianças, estimulando a concentração e a uniformidade de comportamentos adequados a cada faixa etária.
atividades diversificadas que estimulem a linguagem verbal e a não verbal, preparando a criança para a leitura do mundo, para a escrita incidental e para o desenvolvimento do raciocínio lógico.
comportamentos não direcionados, que não pretendam ensinar alguma coisa à criança, mas demonstrar atenção pelas manifestações infantis, dando-lhes significado e organização.
brincadeiras dirigidas, que pretendam estimular comportamentos na criança, que desenvolvam sua capacidade de resolução de problemas simples e estimulem novas formas de interação.
A qualidade do trabalho na Educação Infantil está diretamente ligada à organização do espaço. Para que esse espaço seja, juntamente com a criança e o educador, protagonista da ação educativa, deve ser considerado como:
campo de vivências e explorações, zona de múltiplos recursos e possibilidades para a criança reconhecer objetos, experiências e significados das palavras e expressões.
campo de reflexão e pesquisa, utilizando múltiplos recursos materiais e didáticos que facilitem o aprimoramento do educador nos diferentes aspectos do desenvolvimento infantil.
local de guarda das crianças onde educadores e funcionários estão constantemente preocupados com a integridade e segurança delas, exercendo sua função de cuidar.
local de atividades pedagógicas efetivas, com o objetivo de preparar adequadamente a criança para o Ensino Fundamental, por meio de leituras, jogos matemáticos e exercícios corporais.
local de atividades pedagógicas efetivas para as crianças e de reflexão e pesquisa para os educadores, sempre com a supervisão de uma coordenadora pedagógica.
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