Questões de Pedagogia do ano 2007

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A punição pura e simples dos comportamentos divergentes da norma e a recompensa daqueles aceitos pela moral, sem discutir as causas e conseqüências de uns e outros, constitui-se na renúncia da ação que promove a autonomia dos alunos. Ao levar o aluno a refletir sobre sua própria conduta, o educador contribui eficazmente para a integração de mecanismos de autocontrole do comportamento e:

  • A.

    moralismo e afetividade;

  • B.

    cognição e diretivismo;

  • C.

    moralismo e diretivismo;

  • D.

    cognição e moralismo.

  • E.

    cognição e afetividade;

Um aluno da etapa final do Ensino Fundamental manifestou publicamente ser homossexual. Toda a equipe da escola preocupou- se em garantir o respeito à opção sexual do aluno, realizando atividades que buscassem a conscientização dos discentes. O procedimento dessa equipe coaduna-se com uma das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Parecer CNE nº 4/98), que é a de:

  • A.

    explicitar, ao definir a proposta pedagógica, o reconhecimento da identidade pessoal dos alunos, professores e outros profissionais e a identidade de cada unidade escolar e de seus respectivos sistemas de ensino.

  • B.

    explicitar, na proposta curricular, processos de ensino voltados para as relações com a comunidade local, regional e planetária, visando a uma interação com a vida cidadã.

  • C.

    exercitar direitos e deveres de pessoas, grupos e instituições na sociedade que, em sinergia, influem sobre múltiplos aspectos, podendo, assim, viver bem e transformar a convivência para melhor.

  • D.

    reconhecer que as aprendizagens são constituídas na interação entre os processos de conhecimento, linguagem e afetivos, como conseqüência das distintas identidades dos vários participantes do contexto escolarizado.

  • E.

    utilizar a parte diversificada da proposta curricular para enriquecer e complementar a base nacional comum, propiciando a introdução de projetos e atividades do interesse da comunidade.

Na retomada do percurso de aprendizagem pretendido com as classes de aceleração, deve ser assegurado(a) o(a):

  • A.

    reconhecimento da limitação para aprender que esses alunos demonstram.

  • B.

    realização de um trabalho técnico competente que garantirá a efetivação das aprendizagens dos alunos.

  • C.

    realização do trabalho com a classe na sala de aula para que os alunos tenham autoconfiança.

  • D.

    adequação da proposta de ensino e da avaliação à clientela atendida.

  • E.

    diminuição de expectativas com relação ao grupo para favorecer a ocorrência de aprendizagens.

Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 58 e 59.

Uma pesquisa realizada numa escola de Ensino Médio revelou grande diversidade de interesses, perspectivas de futuro e projetos pessoais por parte dos alunos.

O grupo de alunos pesquisado manifestou descontentamento com as aulas das quais participava, considerando os conhecimentos "desconexos" e que os professores pareciam "não conversar entre si sobre as matérias".

A percepção desses alunos remete às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CNE/CEB nº 3, de 26/06/98), no que diz respeito à observância da interdisciplinaridade, pois, de acordo com essas Diretrizes:

  • A.

    o princípio pedagógico da interdisciplinaridade deve ser implementado por meio da constituição de novos campos de conhecimento que abranjam as diferentes disciplinas, reagrupando as áreas segundo novas fronteiras.

  • B.

    o conhecimento deve ser perfilado para ser estudado de forma precisa e assimilado com maior rapidez, segundo os princípios do positivismo lógico em sua ênfase na metodologia.

  • C.

    a ordenação disciplinar favorece a compreensão, pois marca as linhas mestras para que possa ser gerado novo conhecimento, sem que haja redução dos conteúdos curriculares de suas áreas originais.

  • D.

    as disciplinas escolares são recortes das áreas de conhecimento que representam e não esgotam a realidade dos fatos, devendo buscar interações que permitam a compreensão mais ampla da realidade.

  • E.

    as necessidades de industrialização e os processos de transformação das sociedades agrárias demandam uma crescente especialização para o enfrentamento de problemas específicos da produção.

Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 58 e 59.

Uma pesquisa realizada numa escola de Ensino Médio revelou grande diversidade de interesses, perspectivas de futuro e projetos pessoais por parte dos alunos.

Os resultados possibilitaram a formulação dos enunciados a seguir, sobre os alunos e sobre as escolas de Ensino Médio.

I – A urbanização acelerada, a revolução tecnológica e o processo de globalização desencadearam novas demandas ao jovem contemporâneo, tais como: maior escolaridade, formação para o trabalho, acesso ao ensino superior e busca de convívio sociocultural.

II – A diversidade implica a combinação entre as atividades escolares, as atividades complementares e o cumprimento de um currículo de cidadania.

III – As modificações no mundo do trabalho geraram o anseio coletivo por qualificação profissional, o que levou a LDB (Lei nº 9.394/96) a propor o ensino profissionalizante como finalidade do Ensino Médio.

IV – Os fluxos de saída do Ensino Médio e de entrada no Ensino Superior demonstram que os objetivos propedêuticos são o eixo determinante do nível de ensino final da Educação Básica.

São corretos, apenas, os enunciados:

  • A. I e II
  • B. I e III
  • C. II e III
  • D. II e IV
  • E. I, II e III

Numa escola, os professores do 2º ciclo do Ensino Fundamental observaram a curiosidade dos alunos pelo tema "aquecimento global". Nas reuniões de planejamento, a Diretora incentivou os professores a fazer do tema um projeto. Em seguida, ela promoveu reuniões para que pudessem organizar o projeto e esteve presente, colaborando nas discussões. Na concepção de Imbernón (2000), essa Diretora promove a formação permanente dos professores na instituição. A justificativa correta para essa afirmação é que a Diretora:

  • A.

    sugere a organização de eventos em que a comunidade pode buscar soluções para os problemas da escola, o que possibilita o seu melhor relacionamento com os responsáveis.

  • B. atualiza os conhecimentos técnico-pedagógicos dos professores, o que faz com que estes se tornem profissionais prático-reflexivos.
  • C.

    cria espaços coletivos potenciais para o desenvolvimento de capacidades reflexivas, o que abre caminho para uma autonomia profissional compartilhada.

  • D.

    analisa, junto com os professores, as soluções elaboradas pelos especialistas e indica que eles as adotem na resolução dos problemas cotidianos.

  • E.

    propõe atividades de atualização científica, didática e psicopedagógica, pois assim estarão capacitados para reproduzir a cultura e o conhecimento da sociedade.

Por meio dos projetos de trabalho, "estamos tentando reorganizar a gestão do espaço, do tempo, da relação entre os docentes e os alunos." (Hernández, 1988, p. 65). Para que essa reorganização aconteça, é preciso caracterizar que os projetos de trabalho:

  • A.

    têm início com um processo de pesquisa e estabelecem um percurso descritivo por um tema.

  • B.

    estabelecem relações com problemas diferenciados e realizam uma apresentação linear baseada numa seqüência estável de passos.

  • C.

    coletam dúvidas e perguntas e favorecem o protagonismo do professor como agente capaz de transmitir conhecimentos fidedignos.

  • D.

    convertem em matéria de estudos o que os alunos gostam ou desejam e implicam a realização de atividades práticas.

  • E.

    partem de um tema ou de um problema negociado com os alunos e estabelecem conexões, questionando uma versão única da realidade.

No contexto contemporâneo, no campo da política e da gestão da educação, há um confronto de forças entre vertentes analíticas e praxiológicas. Todas as opções abaixo apresentam afirmativas corretas sobre tais vertentes, EXCETO uma. Assinale-a.

  • A.

    A lógica mercadológica influencia a formulação de políticas públicas e tem como termos-chave a eficiência econômica e a descentralização.

  • B.

    A gestão produtiva tem como pano de fundo o fenômeno da globalização e compreende os movimentos de resistência e renovação de sociedades científicas que visam à valorização do magistério.

  • C.

    A gestão democrática é uma conquista dos movimentos sociais que lutam pela qualidade na educação, sustentada na participação equitativa nos bens econômicos e culturais.

  • D.

    A tendência democrática é evidente na legislação de ensino brasileira, ao assegurar a autonomia da escola pública e a participação dos educadores na elaboração do projeto pedagógico.

  • E.

    As políticas que geram crescimento da competitividade no âmbito educacional estão a serviço de fins pragmáticos e utilitários, desprovidos de relevância política e cultural.

Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 50 a 52.

Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No entanto, é uma profissional aberta a seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa.

Cláudia quer as inovações que as TIC proporcionam. Por isso, passou a estudar o assunto com profundidade, tomando contato com os enunciados abaixo.

I – Com as TIC, os gestores têm informações que permitem identificar dificuldades e superá-las pelo diálogo, sendo preciso selecionar as que subsidiam a tomada de decisões e acompanhar ações administrativas e pedagógicas, tendo uma visão global da escola.

II – Convênios com emissoras de TV, teleconferências, entrevistas on line e produções digitais dos alunos são exemplos que demandam uma reorientação à formação de professores e respaldo das instituições onde trabalham.

III – Inovações tecnológicas devem ser imediatamente incorporadas ao universo escolar, que precisa se tornar vanguarda no uso de instrumental de ponta, especialmente no que tange à velocidade.

IV – As novas tecnologias, ao facilitarem a conectividade, podem favorecer a integração entre a escola e a comunidade, abrindo espaços de democratização e de reequilíbrio social.

Cláudia deve considerar, por serem corretos, os enunciados:

  • A. I e II, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. III e IV, apenas.
  • D. I, II e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 50 a 52.

Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No entanto, é uma profissional aberta a seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa.

Cláudia pode adotar uma estratégia, vinculada à gestão, que vise à formação contextualizada de educadores. Ela pode se valer de ambientes virtuais de aprendizagem, que são:

  • A.

    programas de computador utilizados para o tratamento da imagem, organização de fotos e exposição multimídia.

  • B.

    sítios na Internet desenvolvidos para a troca de recados e compartilhamento de pontos de vista em comunidades de afinidade ou de reivindicações.

  • C.

    endereços na web voltados para a pesquisa de conteúdos e de imagens que podem ser anexados a trabalhos escolares.

  • D.

    sistemas computacionais, geralmente acessados via Internet, que se destinam ao suporte de atividades mediadas pelas TIC e por um professor-orientador.

  • E.

    gerenciadores de correio eletrônico em ambiente de rede interna, que estabelecem comunicação com um grupo restrito de profissionais.

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