Questões de Pedagogia do ano 2007

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Em Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas (1999), o suíço Philipe Perreneud, professor das áreas de currículo escolar, e práticas pedagógicas, aborda sobre a avaliação formativa, definindo-a como "toda a avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo".

Sob essa perspectiva, faz parte desse tipo de avaliação:

  • A.

    atribuições de rótulos de acordo com as características individuais;

  • B.

    apreciação quantitativa do rendimento escolar;

  • C.

    gestão das aprendizagens dos alunos;

  • D.

    comparação dos avanços entre os alunos.

A partir do momento em que a criança descobre que nossa forma de escrever não é regida por princípios ideográficos é levada a inventar a escrita silábica. Tal escrita consiste em: letra

  • A. representar cada sílaba por mais de uma letra
  • B. representar cada sílaba por uma letra ou grafia.
  • C. representar cada sílaba por uma letra ou grafia.
  • D. relacionar os sons da fala com as letras do alfabeto
  • E. diferenciar o desenho da escrita de grafias diversas

Janaína acabou de lançar para a sua turma a noção de animais mamíferos. Apresentou alguns cartazes e passou aos exercícios do livro de Ciências. Precisou fazer tudo bem rápido porque a orientação é dar mais importância aos conteúdos relativos à preparação para a alfabetização. Sobre essa prática, bastante comum em nossas escolas de Educação Infantil, é correto afirmar que:

  • A.

    busca melhorar a qualidade da educação valorizando os conhecimentos mais cobrados na sociedade

  • B.

    enriquece o vocabulário das crianças e auxilia a formação de um cidadão que respeite a natureza

  • C.

    pode constituir uma formalização de conteúdos não significativos para as crianças, enfatizando a escolarização.

  • D.

    dispensa a realização de atividades práticas com animais, o que pode gerar problemas de saúde nas crianças

  • E.

    diminui o conhecimento das crianças em relação a outros conteúdos, prejudicando seu desempenho em Estudos Sociais

No livro Paixão de Conhecer o Mundo, de Madalena Freire, encontra-se o seguinte relatório de atividade de uma turma de crianças de 4 a 5 anos:

— Oba! Oba!

— Viva ! Viva !

— Será que é mesmo ovo de borboleta?

— É sim, Madalena! Olha ela ali do lado!

— É... e está morta.

— Coitada, pôs tanto ovo que morreu.......

— Vamos contar quantos tem?

— 230 ovos!.....

— Até cansei de contar....

— E o que será que vai sair daí?

— Borboleta, ora!

— Já direto?

— Não....

— Vamos estudar amanhã no livro, pra gente saber?

— Vamos.

Pelo relato acima, pode-se perceber que a prática do professor,

ao tratar de assuntos de Ciências, deve partir:

  • A.

    do que está registrado em livros, considerando que o acesso das crianças ao conhecimento científico é a estratégia mais acertada.

  • B.

    de experiências provocadoras, considerando que o conhecimento dos pesquisadores é essencial para a busca de informações

  • C.

    de questionários de perguntas e respostas, provocando as crianças a buscar informações com seus familiares

  • D.

    de pesquisas na Internet, considerando o conhecimento universal e utilizando diferentes estratégias de busca de informações

  • E.

    de perguntas interessantes, provocadoras, considerando o conhecimento das crianças e utilizando diferentes estratégias de busca de informações

Alice, educadora de uma escola que atende a alunos de classe média, já deveria ter trabalhado as profissões com sua turma de 5 anos usando os cartazes e páginas do livro dedicadas a esse assunto, mas não teve tempo. Um dia, na hora da saída, observou que as crianças corriam para o pipoqueiro, tontos com o cheirinho gostoso da pipoca fresquinha. Daí surgiu uma idéia: no dia seguinte, começou a conversa na roda falando do cheirinho da pipoca e perguntou se as crianças gostariam de saber um pouco sobre o trabalho do pipoqueiro, sugerindo uma entrevista com ele. A partir dessa entrevista, ela trabalharia as profissões. Sobre esse procedimento didático, é correto afirmar que:

  • A.

    a professora ficará atrasada com a matéria, pois geralmente não há a profissão de pipoqueiro no texto do livro didático.

  • B.

    a direção da escola irá repreendê-la, pois essa não é uma profissão desejada pelos pais para seus filhos.

  • C.

    as crianças poderão, a partir da observação de uma realidade próxima, entender alguns aspectos das relações de trabalho

  • D.

    as crianças dessa faixa etária não têm condições de organizar uma entrevista, sendo tal atividade uma perda de tempo.

  • E.

    essa atividade só se justificaria se a escola atendesse a crianças de classes populares, pois essa profissão atende às suas expectativas

Na instituição de Educação Infantil, a intervenção do professor é necessária para que as crianças possam ampliar suas capacidades de apropriação de conceitos, das diferentes linguagens e dos códigos sociais. Nesse contexto, cabe ao educador, predominantemente, um papel de:

  • A. orientador e disciplinador, para que o trabalho seja produtivo
  • B. mediador entre as crianças e os objetos de conhecimento
  • C. protetor amoroso, substituindo a família na escola.
  • D. transmissor de conhecimentos socialmente construídos
  • E. coordenador de ações educativas direcionadas para a alfabetização

A supervisora da Escola "Sou esperto" levou para a professora da turma de crianças de 4 a 5 anos um minhocário, para que ela trabalhasse o assunto "Animais" com as crianças. Com base nas orientações do RCN, qual deve ser o procedimento da professora nessa situação?

  • A.

    Aceitar o minhocário, porém deixar num canto por não ter conhecimentos suficientes sobre minhocas para ensinar às crianças

  • B.

    Aceitar o minhocário e trabalhar observando e pesquisando com as crianças, apesar de não ter conhecimentos suficientes sobre minhocas

  • C.

    Aceitar, mas deixar só para enfeitar a sala, pois é melhor trabalhar com cães e gatos que são mais interessantes e as crianças gostam mais.

  • D.

    Não aceitar, pois a expectativa dos responsáveis na pré-escola é de um trabalho voltado para a leitura, escrita e raciocínio lógico

  • E.

    Não aceitar, por não ter tempo para ir a bibliotecas para pesquisar e estudar em livros científicos a respeito de minhocas

Uma das importantes contribuições das pesquisas de Ferreiro e Teberoski, in Curto, Morillo e Teixidó (2000), foi afirmar que a construção da escrita acompanha o desenvolvimento do pensamento-lógico matemático. Assim, é preciso compreender a produção da escrita desde a sua gênese. Uma conseqüência da contribuição dessas autoras para a prática da Educação Infantil foi orientá-la no sentido de

  • A.

    focalizar o trabalho em atividades significativas e motivadoras que desenvolvam as funções perceptoneurológicas

  • B.

    trabalhar mais sistematicamente com a cópia de bons modelos, para que a criança vá se familiarizando com o sistema

  • C.

    investir nas atividades de correção da produção infantil para que ela vá comparando sua escrita com o modelo convencional.

  • D.

    enfatizar a importância do treinamento motor, tanto em salas de aula como no pátio, para o aprendizado da escrita e da leitura.

  • E.

    enfatizar atividades que envolvam a reflexão da criança sobre o sistema e a mobilização de seus conhecimentos prévios

A educação compensatória, baseada na teoria da privação cultural, teve grande influência na educação infantil e, ainda hoje, deixa suas marcas na educação pública, quando esta apresenta um(a):

  • A.

    foco na promoção da integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos e sociais

  • B.

    atenção redobrada com os aspectos da saúde - alimentação e higiene - das crianças pobres

  • C.

    concepção de educação marcada pela estimulação cognitiva e postura assistencialista

  • D.

    grande preocupação com o atendimento à questão do desenvolvimento físico, a partir da merenda escolar

  • E.

    grande preocupação com a formação do cidadão, buscando ideais de igualdade e liberdade.

Curto, Morillo e Teixidó (2000) enfatizam a leitura na escola como atividade de interpretação e compreensão de textos. Os autores afirmam que, para que isso seja possível, existem pressupostos necessários para a leitura, tais como o conhecimento

  • A. relativo ao assunto do texto, pois este não deve ser familiar à realidade imediata da criança, para poder despertar o interesse.
  • B. convencional das letras que aparecem nos textos, as famílias silábicas e os sons relacionados às letras
  • C. de finalidade e necessidade da leitura, bem como dos indicadores do contexto, úteis para antecipar a leitura, o tema e o vocabulário, dentre outros
  • D. do significado correto das palavras presentes no texto, pois, em caso contrário, a compreensão fica impossibilitada
  • E. do tipo de texto e do autor que o produziu, pois textos mais complexos impedem a interpretação da crianç
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