Questões de Pedagogia do ano 2007

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As crianças, desde que nascem, podem participar de inúmeras práticas sociais em seu cotidiano. É dessa maneira que constroem conhecimento sobre a vida social. A proposta educacional da Educação Infantil deve

  • A.

    corrigir desvios decorrentes de vivências e carências da criança em seu grupo familiar e social de origem.

  • B. promover a socialização sistemática da criança, já que o processo anterior à escolaridade não tem bases pedagógicas.
  • C.

    ampliar as experiências que a criança traz de casa e de outros lugares, estabelecendo novas formas de relação e contato com o social.

  • D.

    organizar as informações adquiridas pelas crianças, através de atividades de fixação e de exercícios sobre as práticas sociais

  • E.

    deixar de fora as experiências que as crianças trazem e trabalhar de maneira uniforme, para que todos acompanhem os conteúdos

As ações das crianças diante dos brinquedos dependem dos significados atribuídos por elas aos objetos e aos personagens durante a brincadeira. Dessa forma, a criança experimenta vários papéis e atitudes através do que é conhecido como jogo de:

  • A. significados.
  • B. faz-de-conta
  • C. memorização.
  • D. simbolismo.
  • E. recursos.

Na Educação Infantil, a criança realiza aprendizagens fundamentais sobre a escrita. Nesse segmento, o foco principal é:

  • A.

    ensinar metodicamente as regras e funções da língua escrita por meio de exercícios, para que a criança se aproprie do sistema

  • B.

    apresentar as letras do alfabeto para que a criança se familiarize com elas e possa, mais tarde, compreender o funcionamento da escrita

  • C.

    viabilizar atividades que permitam à criança trabalhar a escrita, multiplicando suas observações e descobrindo suas funções, usos e prazeres

  • D.

    facilitar a entrada da criança no Ensino Fundamental, fornecendo instrumentos a fim de que esteja preparada para os desafios que vai encontrar

  • E.

    evitar que a criança aprofunde os conhecimentos sobre a escrita precocemente, a fim de que não sejam queimadas etapas importantes.

O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.

 Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.

 

Existem diferentes formas de expressão de afetos, sentimentos, idéias. A arte e o brincar abrem canais para que possamos dispor de muitas linguagens para nos expressar. Nessa história, percebe-se a presença da imaginação do pai e do filho fazendo parte da interação entre os dois. Com isso, é correto afirmar que a imaginação:

  • A. dificulta a apropriação, por parte da criança, dos elementos sociais, culturais e históricos indispensáveis ao desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal.
  • B. dificulta a apropriação, por parte da criança, dos elementos sociais, culturais e históricos indispensáveis ao desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal.
  • C. age no sentido de transformar totalmente a realidade, sem estabelecer nenhuma relação com a mesma, produzindo uma distância entre o real e o imaginário
  • D. é um processo infantil que aparece, especialmente, nos seis primeiros anos de vida, quando a criança ainda não desenvolveu plenamente o sentido de realidade
  • E. é um processo rico, mas é fundamental que na Educação Infantil possamos dar os necessários limites para que a criança não se distancie da realidade.

O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.

 Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.

 

Na história, o pai utilizou a arte para se expressar. Existem muitas formas de se expressar através das artes, e o desenho é uma delas. Na Educação Infantil, a criança cria e recria formas, por meio do desenho, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade. Porém, é muito comum observar que muitas delas costumam imitar os desenhos dos colegas. Segundo o RCN, esse comportamento:

  • A. possibilita a aprendizagem, pois a partir dessa experiência se dá a apropriação de conteúdos, formas e figuras por meio da representação
  • B. inibe a criatividade da criança, tornando-a passiva frente às exigências da escola e diminuindo sua auto-estima
  • C. constrói parâmetros etários gráficos a partir das trocas de experiências sociais, emocionais e culturais distintas
  • D. promove a interação da criança com seus pares, facilitando com isso o desenvolvimento da habilidade viso-motora
  • E. limita a percepção da criança em relação ao meio que a cerca, tornando sua leitura de mundo desprovida de significado

O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.

 Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.

 

A partir do estudo do livro "O Homem que Amava Caixas", alunos de 4 a 5 anos de uma escola construíram um projeto de trabalho que culminou com um grande encontro com pais e convidados que trouxeram caixas de diversos formatos e tamanhos e com elas construíram brinquedos, casinhas, máscaras e até um trenzinho.

  • A.

    construído a partir de um eixo de trabalho e organizado ao redor de um problema, partindo dos conteúdos programáticos de cada série

  • B.

    construído a partir de um tema gerador, escolhido pela escola, que trabalha conhecimentos específicos de leitura, escrita e raciocino lógico.

  • C.

    de caráter pedagógico, partindo dos conteúdos programáticos de cada série, e trabalhando conhecimentos necessários para a alfabetização

  • D.

    de caráter lúdico, partindo do interesse e de indagações da criança sobre a realidade para trabalhar conhecimentos específicos.

  • E.

    de caráter lúdico, partindo do interesse da criança sobre a leitura e a escrita para trabalhar conhecimentos necessários para o Ensino Fundamental

A hora da roda é um momento muito importante no cotidiano da Educação Infantil. Normalmente acontece antes de serem iniciadas as atividades do dia. Nessa hora, os componentes do grupo falam, dão suas opiniões, discordam ou concordam sobre vários assuntos. Nesse momento, o papel da educadora é:

  • A. coordenar a conversa e problematizar as questões que surgem.
  • B. verificar se as crianças aprenderam os conceitos trabalhados no dia anterior
  • C. organizar as mesas para o trabalho diversificado
  • D. conversar com as crianças enquanto espera que todas cheguem
  • E. comunicar para as crianças o planejamento do dia.

No âmbito da Saúde na Educação, existe uma área muito pouco explorada pelos profissionais da educação: a sexualidade infantil. Por inúmeros motivos, em especial pelo desconhecimento do assunto, tal temática tem-se revelado um dos maiores obstáculos ao trabalho do educador no espaço das instituições de Educação Infantil. No que diz respeito ao trabalho realizado sobre essa temática, é correto afirmar que o educador deve:

  • A. exercer intensa vigilância sobre o comportamento sexual das crianças.
  • B. evitar que meninos e meninas brinquem juntos em jogos e brincadeiras
  • C. demarcar claramente os objetos e cores usados por meninos e meninas
  • D. incentivar a constituição de grupos de trabalho de meninos e meninas
  • E. trabalhar com as crianças os conceitos de gênero desde a pré-escola

Após um passeio ao Zoológico a professora propôs um problema para sua turma de crianças de 4 anos: "Em nosso passeio vimos dois macacos, três leões, uma girafa e dois elefantes. Quantos animais vimos ao todo?" Levando em conta a proposta de Smole, Diniz e Cândido (2000), para resolução de problemas na Educação Infantil, a professora, para facilitar o aprendizado, pode:

  • A. organizar a turma em pequenos grupos e propor que registrem com desenhos o problema, encontrando uma solução
  • B. escrever o número correspondente à quantidade de cada animal, colocando ao seu lado o nome do mesmo por escrito
  • C. escrever no quadro a conta armada, colocando os números um abaixo do outro e procedendo à soma.
  • D. fazer uma lista com os números de 1 a 10 e, num primeiro momento, propor a memorização da seqüência numérica.
  • E. pedir às crianças que escrevam os números em um papel para que aprendam a registrá-los e possam fazer a conta armada.

Em uma sala de crianças entre 4 e 5 anos, cada uma tem uma ficha com seu próprio nome escrito e, diariamente, a professora propõe alguma brincadeira com os nomes das crianças, tendo em vista o reconhecimento dos mesmos. Além disso, as letras de canções conhecidas, poemas e histórias estão afixados nos murais. Ao ler histórias para os alunos, a professora mostra a capa do livro que será lido. Assinale a opção que apresenta uma forma correta de proceder para estimular a reflexão das crianças acerca da leitura.

  • A.

    Solicitar às crianças que copiem várias vezes o título do livro para fixarem as escritas.

  • B.

    Escrever em um papel o título do livro para que as crianças leiam as palavras fora do contexto.

  • C.

    Associar as escritas expostas na sala com o título do livro

  • D.

    Pronunciar o som referente à primeira letra do título, procedendo à associação entre cada letra e o som correspondente

  • E.

    Insistir para que as crianças identifiquem cada letra do título e façam a correspondência fonética

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