Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As crianças, desde que nascem, podem participar de inúmeras práticas sociais em seu cotidiano. É dessa maneira que constroem conhecimento sobre a vida social. A proposta educacional da Educação Infantil deve
corrigir desvios decorrentes de vivências e carências da criança em seu grupo familiar e social de origem.
ampliar as experiências que a criança traz de casa e de outros lugares, estabelecendo novas formas de relação e contato com o social.
organizar as informações adquiridas pelas crianças, através de atividades de fixação e de exercícios sobre as práticas sociais
deixar de fora as experiências que as crianças trazem e trabalhar de maneira uniforme, para que todos acompanhem os conteúdos
As ações das crianças diante dos brinquedos dependem dos significados atribuídos por elas aos objetos e aos personagens durante a brincadeira. Dessa forma, a criança experimenta vários papéis e atitudes através do que é conhecido como jogo de:
Na Educação Infantil, a criança realiza aprendizagens fundamentais sobre a escrita. Nesse segmento, o foco principal é:
ensinar metodicamente as regras e funções da língua escrita por meio de exercícios, para que a criança se aproprie do sistema
apresentar as letras do alfabeto para que a criança se familiarize com elas e possa, mais tarde, compreender o funcionamento da escrita
viabilizar atividades que permitam à criança trabalhar a escrita, multiplicando suas observações e descobrindo suas funções, usos e prazeres
facilitar a entrada da criança no Ensino Fundamental, fornecendo instrumentos a fim de que esteja preparada para os desafios que vai encontrar
evitar que a criança aprofunde os conhecimentos sobre a escrita precocemente, a fim de que não sejam queimadas etapas importantes.
O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.
Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.
Existem diferentes formas de expressão de afetos, sentimentos, idéias. A arte e o brincar abrem canais para que possamos dispor de muitas linguagens para nos expressar. Nessa história, percebe-se a presença da imaginação do pai e do filho fazendo parte da interação entre os dois. Com isso, é correto afirmar que a imaginação:
O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.
Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.
Na história, o pai utilizou a arte para se expressar. Existem muitas formas de se expressar através das artes, e o desenho é uma delas. Na Educação Infantil, a criança cria e recria formas, por meio do desenho, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade. Porém, é muito comum observar que muitas delas costumam imitar os desenhos dos colegas. Segundo o RCN, esse comportamento:
O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.
Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.
A partir do estudo do livro "O Homem que Amava Caixas", alunos de 4 a 5 anos de uma escola construíram um projeto de trabalho que culminou com um grande encontro com pais e convidados que trouxeram caixas de diversos formatos e tamanhos e com elas construíram brinquedos, casinhas, máscaras e até um trenzinho.
construído a partir de um eixo de trabalho e organizado ao redor de um problema, partindo dos conteúdos programáticos de cada série
construído a partir de um tema gerador, escolhido pela escola, que trabalha conhecimentos específicos de leitura, escrita e raciocino lógico.
de caráter pedagógico, partindo dos conteúdos programáticos de cada série, e trabalhando conhecimentos necessários para a alfabetização
de caráter lúdico, partindo do interesse e de indagações da criança sobre a realidade para trabalhar conhecimentos específicos.
de caráter lúdico, partindo do interesse da criança sobre a leitura e a escrita para trabalhar conhecimentos necessários para o Ensino Fundamental
A hora da roda é um momento muito importante no cotidiano da Educação Infantil. Normalmente acontece antes de serem iniciadas as atividades do dia. Nessa hora, os componentes do grupo falam, dão suas opiniões, discordam ou concordam sobre vários assuntos. Nesse momento, o papel da educadora é:
No âmbito da Saúde na Educação, existe uma área muito pouco explorada pelos profissionais da educação: a sexualidade infantil. Por inúmeros motivos, em especial pelo desconhecimento do assunto, tal temática tem-se revelado um dos maiores obstáculos ao trabalho do educador no espaço das instituições de Educação Infantil. No que diz respeito ao trabalho realizado sobre essa temática, é correto afirmar que o educador deve:
Após um passeio ao Zoológico a professora propôs um problema para sua turma de crianças de 4 anos: "Em nosso passeio vimos dois macacos, três leões, uma girafa e dois elefantes. Quantos animais vimos ao todo?" Levando em conta a proposta de Smole, Diniz e Cândido (2000), para resolução de problemas na Educação Infantil, a professora, para facilitar o aprendizado, pode:
Em uma sala de crianças entre 4 e 5 anos, cada uma tem uma ficha com seu próprio nome escrito e, diariamente, a professora propõe alguma brincadeira com os nomes das crianças, tendo em vista o reconhecimento dos mesmos. Além disso, as letras de canções conhecidas, poemas e histórias estão afixados nos murais. Ao ler histórias para os alunos, a professora mostra a capa do livro que será lido. Assinale a opção que apresenta uma forma correta de proceder para estimular a reflexão das crianças acerca da leitura.
Solicitar às crianças que copiem várias vezes o título do livro para fixarem as escritas.
Escrever em um papel o título do livro para que as crianças leiam as palavras fora do contexto.
Associar as escritas expostas na sala com o título do livro
Pronunciar o som referente à primeira letra do título, procedendo à associação entre cada letra e o som correspondente
Insistir para que as crianças identifiquem cada letra do título e façam a correspondência fonética
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...