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De acordo com os princípios que regem o processo de avaliação educacional aplicados à educação física escolar, assinale a opção correta.
Na avaliação das aulas de educação física, não é necessário fazer-se a diferenciação entre medir e avaliar, pois, na prática, essas ações significam a mesma coisa.
A avaliação educacional, em uma perspectiva mais abrangente, deve estar centrada na congruência entre objetivos estabelecidos previamente e resultados obtidos ao final do processo educativo.
Na avaliação educacional, vista como uma forma eficaz de se obter subsídios para a tomada de decisões, não se consideram os aspectos imprevistos, que sequer foram imaginados no momento do planejamento.
É possível considerar que, em alguns casos, a obtenção de resultados insatisfatórios na educação física escolar redunda do mau uso que se faz das alternativas de avaliação.
Assinale a opção que apresenta uma forma adequada à realidade brasileira para se minimizarem os efeitos das dificuldades geradas pelos alunos descoordenados e desinteressados nas aulas de educação física.
Os alunos devem ser encaminhados para programas especiais de estimulação psicomotora que forneçam estímulos adequados para o desenvolvimento de suas destrezas corporais.
O professor deve restringir o enfoque competitivo das atividades, evitar as atitudes de discriminação entre os alunos e organizar aulas alegres e ricas em vivências diversificadas.
O professor deve selecionar modalidades esportivas desconhecidas (como o rugby ou o beisebol), pois a ausência de requisitos iniciais contribui para nivelar as possibilidades de participação dos alunos no jogo.
O professor deve oferecer aos alunos a opção de não participar da aula, envolvendo-os com outras atividades de apoio, como organização do material, arbitragem ou contagem de pontos.
Dadas as afirmativas abaixo, com relação a Mídia e a Educação, assinale a alternativa correta:
apenas as afirmativas 36.1, 36.2 e 36.5 estão corretas;
apenas as afirmativas 36.1, 36.3 e 36.4 estão corretas;
apenas as afirmativas 36.2, 36.3 e 36.4 estão corretas;
apenas a afirmativa 36.3 está correta.
De acordo com os novos paradigmas da avaliação, que tipo de atividade não coaduna com essa nova perspectiva:
observação;
atribuição de notas ou conceitos;
verificação continua das atividades em sala de aula;
auto-avaliação realizada pelo aluno.
Num debate sobra a homossexualidade, dois alunos não conseguiram ficar nos argumentos biológicos, psicológicos, sociais ou culturais e insinuaram com ironia que havia um gay na classe. Diante da situação que postura a professora NÃO deve adotar:
apresentação de informações cientificas sempre que necessário sem emitir juízo;
qualquer dúvida, por mais simples que pareça, é relevante e pertinente;
o professor deve expor sua opinião ao final da discussão;o professor deve expor sua opinião ao final da discussão;
manter-se fora da discussão e, estimular a turma a debater outro assunto.
Muitas teorias e experiências têm contribuído para se pensar acerca do atendimento e do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos. Um deles diz respeito à autonomia. Em relação às atividades com bebês, é possível afirmar que estes precisam de:
muitos estímulos externos, pois, nessa fase, todos os movimentos só acontecem a partir de estímulos.
oportunidades de realizar experiências autônomas, pois eles são competentes e ativos desde o nascimento.
contato com um adulto exclusivo que os estimule, pois ainda não estabelecem relação com muitas pessoas.
contato com objetos planejados exatamente para cada tipo de movimento a ser realizado.
um espaço silencioso, sem muitos estímulos, pois necessitam de tranqüilidade nos primeiros meses.
Valéria quer matricular na creche seu bebê de 5 meses e está com muitas dúvidas a esse respeito, pois, efetivamente, poderia deixá-lo mais um tempo em casa com a sua mãe. Se você fosse conversar com ela sobre esse assunto, qual informação seria a correta?
A creche influencia, negativamente, o desenvolvimento motor do bebê, pois, normalmente, ele fica muitas horas no berço.
O ideal é que o bebê fique apenas com um adulto de referência, pois ainda não tem condições de se relacionar com muitas pessoas.
Os cuidados que a criança terá na creche, provavelmente, não serão tão afetivos, higiênicos e atenciosos como seriam os de casa.
Existe o perigo de um trauma da separação da mãe, que é o principal vínculo do bebê, dificultando outro vínculo com novos adultos.
Estudos atuais mostram que a criança na creche não corre riscos de trauma, pois a separação é parcial e o ambiente, acolhedor.
De acordo com a Teoria de Henry Wallon, os estados afetivos no bebê são, invariavelmente, vividos como sensações corporais, e expressos sob a forma de emoções. Atento às necessidades expressas pela criança, principalmente pelo choro, o educador de creche deve:
I - cuidar e educar seguindo princípios de promoção da saúde;
II - respeitar as singularidades do bebê;
III - estabelecer um vínculo emocional com a criança;
IV - tratar bebês de mesma idade da mesma forma.
Está(ão) correta(s), apenas, o(s) item(s):
A instituição de educação infantil exerce, também, uma função educativa junto aos pais, discutindo, informando, encaminhando os mais diversos assuntos, para que família e instituição, em colaboração mútua, possam promover uma educação integral da criança.
Patrícia Corsino
Para Bondioli e Mantovani (1998), a família deve ser considerada pela creche como:
usuária dos serviços oferecidos, cujos direitos devem ser assegurados, cabendo à creche manter a família satisfeita com seu atendimento.
cliente que deve fornecer informações sobre a criança e participar das atividades, como reuniões e festas, mas sem interferir na rotina.
parceira que precisa ser orientada pela instituição para adquirir mais conhecimentos sobre como cuidar dos filhos de forma adequada.
desafio permanente a enfrentar e a conquistar, para evitar que os pais queiram opinar sobre o funcionamento da instituição.
aliada na função de educar as crianças, possuindo um saber sobre os próprios filhos que não pode ser comparado ao da creche.
Considerando a criança um agente ativo de seu processo de desenvolvimento, o educador infantil faz a mediação entre ela e seu meio, utilizando os diversos recursos básicos disponíveis.
Oliveira, 2002.
Nessa mediação, os recursos básicos utilizados pelo educador são o espaço:
físico externo, as atividades dirigidas, o contato com a família e a maneira de se relacionar com a criança.
físico interno, as atividades livres e dirigidas, o contato com a família e a maneira de se relacionar com a proposta pedagógica.
físico interno e externo, as atividades livres e dirigidas e a maneira de se relacionar com a criança.
físico interno e externo, as atividades de artes e de leitura e a maneira de se relacionar com a criança.
das salas de aula e de leitura, o contato com a direção da escola e a maneira de se relacionar com a criança.
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