Questões de Pedagogia do ano 2007

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João chega atrasado à creche todos os dias. Com isso, além de atrapalhar a turma, também se atrapalha, pois acaba não conseguindo se integrar nas atividades que já começaram a ser desenvolvidas. A monitora Iracema informou a Direção da instituição sobre esse problema e solicitou providências a fim de evitar maiores prejuízos ao andamento da rotina. A Direção da creche, nesse caso, deve

  • A.

    punir João, proibindo sua entrada na instituição toda vez que se atrasar.

  • B.

    orientar os pais e mostrar a eles que João está perdendo as primeiras atividades do dia.

  • C.

    permitir a entrada da criança na instituição, mas não em sua sala, para não desconcentrar a turma.

  • D.

    advertir os pais e, em caso de reincidência, mudar o horário de entrada da criança na instituição.

  • E.

    cercear o acesso da criança às atividades de sua turma, mantendo-a na área administrativa, como forma de intimidação.

Beto, 3 anos, é uma criança bastante inquieta: não aceita ordens e não respeita regras. Costuma, com freqüência, agredir fisicamente seus coleguinhas. Não se incomoda mais em ficar pensando no que fez de errado, no canto do castigo. A mãe revelou não saber mais o que fazer com o filho, pois ele também não a obedece. A monitora Iracema, ao assumir essa turma e conhecendo o histórico da criança, resolveu mudar a forma de punição ao menino: aboliu o canto do castigo. Agora, quando Beto apronta além dos limites, a monitora chama crianças de outras turmas, bem como outras monitoras, para contar o que o Beto fez. A atitude da monitora, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, está

  • A.

    correta; dessa forma as outras crianças não ousarão ter os mesmos comportamentos que Beto.

  • B.

    incoerente; essa situação transformará Beto num líder negativo, impulsionando a turma a ter o mesmo tipo de comportamento.

  • C.

    incorreta; dessa maneira a criança está sendo exposta a uma situação vexatória e constrangedora.

  • D.

    certa; esse é um jeito de fazer a criança se sentir humilhada, ficar triste e pensar no que fez.

  • E.

    equivocada; dessa forma o comportamento negativo será cada vez mais reforçado.

A monitora Claudia observou que, em sua turma, algumas meninas não brincam com as outras e até mesmo se evitam. Empenhada para que as crianças tenham uma convivência harmoniosa, realiza diariamente dinâmicas e brincadeiras que trabalham o contato físico. As meninas, porém, mesmo no decorrer dessas atividades, não aceitam ser tocadas ou dar as mãos para outras. Nessa situação, a monitora deve

  • A.

    insistir para que as meninas brinquem juntas, coagindo-as.

  • B.

    expor o comportamento indesejável das meninas para a turma.

  • C.

    punir o grupo que está agindo com preconceito.

  • D.

    impedir a aproximação das meninas para evitar maiores constrangimentos.

  • E.

    respeitar as idéias e valores das crianças.

Rotina dos maternais numa instituição de educação infantil:

7h às 8h – Entrada dos funcionários e das crianças. Crianças vão sendo encaminhadas para o refeitório.

8h às 8h30 – Café para todos.

8h30 às 9h – Funcionários arrumam sacolas, roupas, colchões; crianças circulam freneticamente.

9h às 10h30 – Salas. Atividade dirigida, controle de esfíncteres para algumas crianças.

10h30 às 11h30 – Almoço para todos.

11h30 às 13h30 – Sono para todas as crianças.

13h30 às 14h – Arrumação do lanche.

14h às 14h30 – Lanche para todos.

14h30 às 15h30 – Banho para todos.

15h30 às 16h30 – Sala de TV.

16h30 às 17h30 – Sopa para todos.

17h30 às 18h – Saída. As crianças esperam seus pais dentro das salas.

Quanto à rotina apresentada, é correto afirmar que

  • A.

    as atividades dirigidas são constantemente adequadas ao ritmo e necessidades das crianças.

  • B.

    é desconsiderado o relógio biológico no desenvolvimento das atividades, privilegiando a regulação psicológica.

  • C.

    a função de cuidar, objetivo central desse tipo de instituição é secundarizada, prevalecendo, portanto, a função de educar.

  • D.

    não há espaço e nem tempo destinado a contemplar o direito de brincar.

  • E.

    o foco de atenção são as atividades pedagógicas livres ou dirigidas.

Considere os quadrinhos a seguir para responder à questão de número 35.

Conforme o artigo 58 do ECA, no processo educacional respeitar- se-ão os valores culturais próprios do contexto social de cada criança, garantindo-se a estas a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura. Ainda neste artigo, é assegurado o direito de respeito aos valores

  • A.

    políticos e históricos.

  • B.

    artísticos e religiosos.

  • C.

    religiosos e históricos.

  • D.

    artísticos e históricos.

  • E.

    políticos e religiosos.

Nenhum debate sobre currículo pode-se descuidar do fato de que aquilo que se desenvolve nas salas de aula dará origem a um processo de avaliação. A avaliação é parte integrante do currículo, na medida em que a ele se incorpora como uma das etapas do processo pedagógico. Partindo dessa relação, a avaliação formativa e a avaliação por competência são dois processos importantes incorporados à prática pelos PCN, e têm a seguinte característica:

  • A. conhecimento teórico subordinado ao saber-fazer.
  • B.

    princípio da punição/premiação como eixo do processo.

  • C.

    independência do aluno em relação ao professor na resolução de situações-problema.

  • D.

    capacidade criativa dos alunos na apreensão e na colocação em prática dos conhecimentos existentes.

  • E.

    resposta do aluno ao nível de exigência do professor, na utilização das soluções previamente estudadas para problemas.

A avaliação, quando faz parte do processo ação-reflexão-ação da proposta pedagógica, traz a decisão de novas ações a partir da reflexão sobre a ação realizada. Tal avaliação corresponde a um(a):

  • A.

    instrumento de julgamento da aquisição dos conhecimentos previstos pelo professor.

  • B.

    instrumento de verificação do aproveitamento escolar e de controle dos alunos.

  • C.

    meio de controle da qualidade de ensino pela medição dos resultados.

  • D.

    busca de compreensão da prática cotidiana dos alunos e dos professores.

  • E.

    prática avaliativa que confere legitimidade à prática pedagógica.

Partindo da "perspectiva de uma evolução das práticas no sentido de uma avaliação formativa, de uma avaliação que ajude o aluno a aprender e o professor a ensinar" (Perrenoud, 1999. p. 145), são necessárias mudanças nas práticas avaliativas. Uma dessas mudanças é a:

  • A.

    inovação dos instrumentos de avaliação tradicionalmente adotados pelas escolas, de modo a provocar uma mudança radical no funcionamento didático e pedagógico.

  • B.

    integração do caráter sistêmico das práticas nas estratégias de mudança, questionando o conjunto de equilíbrios frágeis dos sistemas didático e de ensino.

  • C.

    elaboração de novos contratos pedagógicos e didáticos que possibilitem a participação dos alunos nas notações sobre sua aprendizagem.

  • D.

    modificação das escalas de notação, da construção de tabelas, do regime das médias e do espaçamento entre as provas.

  • E.

    fixação das mudanças na relação entre a avaliação formativa e a diferenciação do ensino.

"Com essa leitura, a formação básica a ser buscada no Ensino Médio realizar-se-á mais pela constituição de competências, habilidades e disposições de condutas do que pela quantidade de informação. Aprender a aprender e a pensar, a relacionar o conhecimento com dados da experiência cotidiana, a dar significado ao aprendido e a captar o significado do mundo, a fazer a ponte entre teoria e prática, a fundamentar a crítica, a argumentar com base em fatos, a lidar com o sentimento que a aprendizagem desperta."

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio; bases legais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. p. 74.

Para atender a esses princípios colocados pelos PCN do Ensino Médio, uma proposta curricular deve:

  • A.

    priorizar a linguagem escrita como forma padrão de representação do conhecimento e dos valores.

  • B.

    lidar com os sentimentos dissociados das situações de aprendizagem para facilitar a relação do aluno com o conhecimento.

  • C.

    organizar os conteúdos de estudo em áreas disciplinares com vistas ao estabelecimento de diálogos entre as áreas do saber.

  • D.

    aproveitar as relações entre conteúdo e contexto para dar significado ao conhecimento aprendido, estimulando a centralidade do aluno.

  • E.

    adotar estratégias de ensino que valorizem a memória como maneira de apreensão do conhecimento, visando ao desenvolvimento de competências cognitivas.

Observe os procedimentos abaixo.

I - Avaliações da aprendizagem ao longo do processo, conduzindo a uma avaliação contínua e cumulativa da aprendizagem do aluno, de modo a permitir a apreciação de seu desempenho em todo o ciclo.

II - Atividades de reforço e de recuperação ao final de ciclo ou nível e, se necessário, ao longo do processo.

III - Controle de freqüência dos alunos.

 IV - Avaliação institucional externa, e não interna, para garantir a rigorosidade necessária à implementação dos procedimentos do processo educativo.

Fazem parte do projeto de implantação da progressão continuada no Estado de São Paulo, apenas, os procedimentos:

  • A. I e II
  • B. I e III
  • C. II e III
  • D. II e IV
  • E. III e IV
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