Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
João chega atrasado à creche todos os dias. Com isso, além de atrapalhar a turma, também se atrapalha, pois acaba não conseguindo se integrar nas atividades que já começaram a ser desenvolvidas. A monitora Iracema informou a Direção da instituição sobre esse problema e solicitou providências a fim de evitar maiores prejuízos ao andamento da rotina. A Direção da creche, nesse caso, deve
punir João, proibindo sua entrada na instituição toda vez que se atrasar.
orientar os pais e mostrar a eles que João está perdendo as primeiras atividades do dia.
permitir a entrada da criança na instituição, mas não em sua sala, para não desconcentrar a turma.
advertir os pais e, em caso de reincidência, mudar o horário de entrada da criança na instituição.
cercear o acesso da criança às atividades de sua turma, mantendo-a na área administrativa, como forma de intimidação.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Beto, 3 anos, é uma criança bastante inquieta: não aceita ordens e não respeita regras. Costuma, com freqüência, agredir fisicamente seus coleguinhas. Não se incomoda mais em ficar pensando no que fez de errado, no canto do castigo. A mãe revelou não saber mais o que fazer com o filho, pois ele também não a obedece. A monitora Iracema, ao assumir essa turma e conhecendo o histórico da criança, resolveu mudar a forma de punição ao menino: aboliu o canto do castigo. Agora, quando Beto apronta além dos limites, a monitora chama crianças de outras turmas, bem como outras monitoras, para contar o que o Beto fez. A atitude da monitora, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, está
correta; dessa forma as outras crianças não ousarão ter os mesmos comportamentos que Beto.
incoerente; essa situação transformará Beto num líder negativo, impulsionando a turma a ter o mesmo tipo de comportamento.
incorreta; dessa maneira a criança está sendo exposta a uma situação vexatória e constrangedora.
certa; esse é um jeito de fazer a criança se sentir humilhada, ficar triste e pensar no que fez.
equivocada; dessa forma o comportamento negativo será cada vez mais reforçado.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A monitora Claudia observou que, em sua turma, algumas meninas não brincam com as outras e até mesmo se evitam. Empenhada para que as crianças tenham uma convivência harmoniosa, realiza diariamente dinâmicas e brincadeiras que trabalham o contato físico. As meninas, porém, mesmo no decorrer dessas atividades, não aceitam ser tocadas ou dar as mãos para outras. Nessa situação, a monitora deve
insistir para que as meninas brinquem juntas, coagindo-as.
expor o comportamento indesejável das meninas para a turma.
punir o grupo que está agindo com preconceito.
impedir a aproximação das meninas para evitar maiores constrangimentos.
respeitar as idéias e valores das crianças.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Rotina dos maternais numa instituição de educação infantil:
7h às 8h – Entrada dos funcionários e das crianças. Crianças vão sendo encaminhadas para o refeitório.
8h às 8h30 – Café para todos.
8h30 às 9h – Funcionários arrumam sacolas, roupas, colchões; crianças circulam freneticamente.
9h às 10h30 – Salas. Atividade dirigida, controle de esfíncteres para algumas crianças.
10h30 às 11h30 – Almoço para todos.
11h30 às 13h30 – Sono para todas as crianças.
13h30 às 14h – Arrumação do lanche.
14h às 14h30 – Lanche para todos.
14h30 às 15h30 – Banho para todos.
15h30 às 16h30 – Sala de TV.
16h30 às 17h30 – Sopa para todos.
17h30 às 18h – Saída. As crianças esperam seus pais dentro das salas.
Quanto à rotina apresentada, é correto afirmar que
as atividades dirigidas são constantemente adequadas ao ritmo e necessidades das crianças.
é desconsiderado o relógio biológico no desenvolvimento das atividades, privilegiando a regulação psicológica.
a função de cuidar, objetivo central desse tipo de instituição é secundarizada, prevalecendo, portanto, a função de educar.
não há espaço e nem tempo destinado a contemplar o direito de brincar.
o foco de atenção são as atividades pedagógicas livres ou dirigidas.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Considere os quadrinhos a seguir para responder à questão de número 35.
Conforme o artigo 58 do ECA, no processo educacional respeitar- se-ão os valores culturais próprios do contexto social de cada criança, garantindo-se a estas a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura. Ainda neste artigo, é assegurado o direito de respeito aos valores
políticos e históricos.
artísticos e religiosos.
religiosos e históricos.
artísticos e históricos.
políticos e religiosos.
Nenhum debate sobre currículo pode-se descuidar do fato de que aquilo que se desenvolve nas salas de aula dará origem a um processo de avaliação. A avaliação é parte integrante do currículo, na medida em que a ele se incorpora como uma das etapas do processo pedagógico. Partindo dessa relação, a avaliação formativa e a avaliação por competência são dois processos importantes incorporados à prática pelos PCN, e têm a seguinte característica:
princípio da punição/premiação como eixo do processo.
independência do aluno em relação ao professor na resolução de situações-problema.
capacidade criativa dos alunos na apreensão e na colocação em prática dos conhecimentos existentes.
resposta do aluno ao nível de exigência do professor, na utilização das soluções previamente estudadas para problemas.
A avaliação, quando faz parte do processo ação-reflexão-ação da proposta pedagógica, traz a decisão de novas ações a partir da reflexão sobre a ação realizada. Tal avaliação corresponde a um(a):
instrumento de julgamento da aquisição dos conhecimentos previstos pelo professor.
instrumento de verificação do aproveitamento escolar e de controle dos alunos.
meio de controle da qualidade de ensino pela medição dos resultados.
busca de compreensão da prática cotidiana dos alunos e dos professores.
prática avaliativa que confere legitimidade à prática pedagógica.
Partindo da "perspectiva de uma evolução das práticas no sentido de uma avaliação formativa, de uma avaliação que ajude o aluno a aprender e o professor a ensinar" (Perrenoud, 1999. p. 145), são necessárias mudanças nas práticas avaliativas. Uma dessas mudanças é a:
inovação dos instrumentos de avaliação tradicionalmente adotados pelas escolas, de modo a provocar uma mudança radical no funcionamento didático e pedagógico.
integração do caráter sistêmico das práticas nas estratégias de mudança, questionando o conjunto de equilíbrios frágeis dos sistemas didático e de ensino.
elaboração de novos contratos pedagógicos e didáticos que possibilitem a participação dos alunos nas notações sobre sua aprendizagem.
modificação das escalas de notação, da construção de tabelas, do regime das médias e do espaçamento entre as provas.
fixação das mudanças na relação entre a avaliação formativa e a diferenciação do ensino.
"Com essa leitura, a formação básica a ser buscada no Ensino Médio realizar-se-á mais pela constituição de competências, habilidades e disposições de condutas do que pela quantidade de informação. Aprender a aprender e a pensar, a relacionar o conhecimento com dados da experiência cotidiana, a dar significado ao aprendido e a captar o significado do mundo, a fazer a ponte entre teoria e prática, a fundamentar a crítica, a argumentar com base em fatos, a lidar com o sentimento que a aprendizagem desperta."
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio; bases legais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. p. 74.
Para atender a esses princípios colocados pelos PCN do Ensino Médio, uma proposta curricular deve:
priorizar a linguagem escrita como forma padrão de representação do conhecimento e dos valores.
lidar com os sentimentos dissociados das situações de aprendizagem para facilitar a relação do aluno com o conhecimento.
organizar os conteúdos de estudo em áreas disciplinares com vistas ao estabelecimento de diálogos entre as áreas do saber.
aproveitar as relações entre conteúdo e contexto para dar significado ao conhecimento aprendido, estimulando a centralidade do aluno.
adotar estratégias de ensino que valorizem a memória como maneira de apreensão do conhecimento, visando ao desenvolvimento de competências cognitivas.
Observe os procedimentos abaixo.
I - Avaliações da aprendizagem ao longo do processo, conduzindo a uma avaliação contínua e cumulativa da aprendizagem do aluno, de modo a permitir a apreciação de seu desempenho em todo o ciclo.
II - Atividades de reforço e de recuperação ao final de ciclo ou nível e, se necessário, ao longo do processo.
III - Controle de freqüência dos alunos.
IV - Avaliação institucional externa, e não interna, para garantir a rigorosidade necessária à implementação dos procedimentos do processo educativo.
Fazem parte do projeto de implantação da progressão continuada no Estado de São Paulo, apenas, os procedimentos:
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