Questões de Pedagogia do ano 2007

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Sobre o currículo é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    é elemento imprescindível para compreender o que costumamos chamar de prática pedagógica;

  • B.

    é um enfoque puramente economicista para compreender o poder reprodutor da educação;

  • C.

    está estreitamente relacionado com o conteúdo da profissionalização dos docentes;

  • D.

    se entrecruzam componentes e determinações muito diversas: pedagógicas, políticas, práticas administrativas, de controle sobre o sistema escolar, de inovação pedagógica.

"Currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar. Currículo implica, necessariamente, a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo a opção por um referencial teórico que o sustente" (Veiga, 1995, p. 26). Desse modo, o currículo escolar deve ser:

  • A.

    historicamente situado e culturalmente determinado;

  • B.

    mera simplificação do conhecimento cientifico, adequada a faixa etária e aos interesses dos alunos;

  • C.

    definida as delimitações das diferentes disciplinas curriculares, segmentalizando-as;

  • D.

    orientação para a organização hierárquica e fragmentada do conhecimento escolar.

"O conjunto de normas e valores implícitos nas atividades escolares, porém não mencionados pelos professores ou não intencionalmente buscados por eles. São, portanto, aprendizagens ou efeitos de aprendizagens não intencionais que se dão como resultado certos elementos presentes no ambiente da escola". O texto faz menção ao:

  • A.

    currículo vazio;

  • B.

    currículo oficial;

  • C.

    currículo explícito;

  • D.

    currículo oculto.

Com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil assinale a alternativa que prevê um dos objetivos da Educação Infantil:

  • A.

    perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

  • B.

    descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvimento e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bemestar;

  • C.

    posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

  • D.

    saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

São princípios norteadores da Educação Infantil previstos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, EXCETO:

  • A.

    o direito das crianças a brincar como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;

  • B.

    a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.

  • C.

    o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade;

  • D.

    o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

O marco de nossa experiência, baseado na prática, teoria e pesquisas, é a imagem das crianças como ricas, fortes e poderosas. A ênfase é colocada em vê-las como sujeitos únicos, com direitos, em vez de simplesmente com necessidades.

Carlina Rinaldi

Essa concepção de infância está presente em instituições de Educação Infantil que promovem atividades que viabilizam para a criança a(o):

  • A.

    apropriação de conteúdos de linguagem e cognição, considerando-os como elementos constituintes do desenvolvimento infantil, voltados para a construção da imaginação e da lógica.

  • B.

    aproximação dos adultos que exercerão papéis fundamentais na construção dos seus modelos de comportamento social e cultural, possibilitando seu desenvolvimento afetivo e cognitivo.

  • C.

    aproximação da cultura, da linguagem, da cognição e da afetividade, como elementos constituintes do desenvolvimento humano, voltados para a construção da imaginação e da lógica.

  • D.

    desenvolvimento integral por meio de experiências interativas e afetivas que irão moldar suas atitudes em relação aos companheiros da mesma faixa etária, contribuindo para sua socialização.

  • E.

    desenvolvimento da percepção do outro, possibilitando a construção da identidade e a ampliação do repertório de soluções frente a situações-problema presentes no cotidiano.

Um debate que se instaurou recentemente no contexto educacional foi o que identificava uma oposição entre competências e conteúdos curriculares. As Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo (Indicação CEE nº 9/2000) oferece uma forte contribuição a esse debate, ao esclarecer que:

  • A.

    organização curricular em áreas e projetos interdisciplinares supõe um ensino de competências, colocando os conteúdos numa dimensão menos relevante.

  • B.

    competências sem conteúdo caracterizam um esvaziamento da escola e conteúdos que não se traduzam em competências são efêmeros.

  • C.

    currículo saturado de informações enciclopédicas deve dar lugar a ensino por competências, eliminando os conteúdos.

  • D.

    conteúdos com caráter específico de formação profissional são primazia no Ensino Médio, visando a desenvolver competências para o mundo do trabalho.

  • E.

    conteúdos devem dar lugar a competências, por serem elas que são exigidas do profissional no mundo contemporâneo.

"O exercício da cidadania exige o acesso de todos à totalidade dos recursos culturais relevantes para intervenção e participação responsável na vida social. Para que a escola atenda a esses objetivos, torna-se necessária uma proposta educacional que expresse a busca da qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes. A escola, mais do que nunca, é um espaço social privilegiado de construção de conhecimentos, significados éticos necessários e constitutivos das ações de cidadania."

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. A construção da proposta pedagógica da escola. São Paulo: SE/CENP, 2000.

Uma educação que pretenda atender aos princípios expostos no texto acima deve ter uma proposta curricular que privilegie a(os):

  • A.

    demarcação das diversas áreas do conhecimento, principalmente pela disciplinarização.

  • B.

    implementação da informática como conteúdo obrigatório.

  • C.

    oferta dos conhecimentos básicos da nossa cultura a todos os alunos.

  • D.

    construção do conhecimento pelo aluno, independente do professor.

  • E.

    conteúdos necessários à aprovação no vestibular.

Há consenso entre os especialistas de educação de que a maneira pela qual se organizam os conteúdos e as disciplinas escolares limita a expansão do direito à educação básica. Tal organização resulta

  • A.

    da ênfase nos aspectos cognitivos em detrimento do necessário foco nos conteúdos.

  • B.

    do incentivo à interdisciplinaridade que, contraditoriamente, reforçou a importância das disciplinas.

  • C.

    do incentivo ao desenvolvimento das competências e das habilidades propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, em especial em relação às disciplinas das ciências exatas.

  • D.

    da repetição, no currículo escolar, da divisão dos saberes originária das ciências modernas e não das características e necessidades próprias da infância e da adolescência.

  • E.

    da ênfase nos resultados obtidos em avaliações nacionais externas tipo "SAEB" ou "Prova Brasil".

A cultura escolar, historicamente, configurou-se na ênfase da questão da igualdade, o que significou, na prática, a afirmação da hegemonia da cultura ocidental européia e a ausência no currículo e em outras práticas educativa, de outras vozes, particularmente referidas às culturas originárias do Continente, à cultura negra e de outros grupos étnicos marginalizados de nossa sociedade.

Problematizar esta questão evitando generalizações sobre um hipotético conhecimento universal, pode significar o ponto de partida fundamental para a

  • A.

    conquista do direito à educação e a permanência do aluno na escola.

  • B.

    conquista de uma escola realmente democrática.

  • C.

    construção plural de um currículo.

  • D.

    participação efetiva do aluno na organização geral da escola.

  • E.

    valorização dos profissionais do ensino.

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