Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A linha cognitivista enfatiza que o universo de significados do indivíduo se origina na medida em que o ser sujeito estabelece relações de significação. Esta linha ocupa-se particularmente de:
processos antropológicos;
processos pedagógicos;
processos culturais;
processos didáticos;
processos mentais.
Sobre o conhecimento, segundo os estudos desenvolvidos por Piaget, avalie as afirmativas a seguir:
I- É o resultado das ações e interações do sujeito com o ambiente onde vive;
II- É uma construção que vai sendo elaborada desde a infância, através de interações do sujeito com os objetos que procura conhecer;
III- É o resultado de uma inter-relação entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido;
IV- É o resultado da interação entre os sujeitos com o ambiente escolar.
Estão corretas apenas as afirmativas:
II, III e IV;
I, III e IV;
I, II e III;
II, III e IV;
I, II e IV.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.
Funda-se na teoria de Carl Rogers a organização curricular embasada em espaços físicos proporcionadores do desenvolvimento da aprendizagem por meio da realização de experiências e da motivação.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.
A organização curricular que supera a seriação e propõe a escola em ciclos ou fases de desenvolvimento é embasada no gestaltismo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.
A aprendizagem embasada no conhecimento prévio e na agregação de conhecimentos mais gerais, com a posterior integração de mais especificidades e de maiores dificuldades é própria da teoria construtivista.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
A elaboração de um Projeto Político-Pedagógico tem de partir, necessariamente, de uma concepção de educação. De acordo com a concepção dialética, constituem princípios norteadores desse Projeto:
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Podem ser consideradas como características da comunicação e da interação grupal no campo pedagógico:
I. A necessidade de mudança das relações autoritárias para as relações baseadas no diálogo.
II. Valorização das experiências do indivíduo.
III. A linguagem explicada e clara é vital para a superação de mal-entendidos.
IV. O clima relacional, emocional e afetivo é irrelevante para a construção de novos saberes.
Estão corretas apenas:
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
De acordo com as características da Concepção Dialética da Educação, pode-se afirmar:
I. A educação é marcada por uma visão concreta (histórica) do homem.
II. A acão pedagógica é valorizada pela ação mediadora do comportamento humano, através de técnicas específicas.
III. O eixo do processo de aprendizagem está na modificação das próprias convicções dos alunos.
IV. A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social.
V. A ação pedagógica é valorizada enquanto inserida na prática social concreta, considerando o aluno no contexto das relações sociais.
Estão corretas apenas:
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Subjacente à prática escolar, há condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade. Dessa forma, uma educação caracterizada por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, no qual o aluno é educado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização como pessoa, expressa a tendência pedagógica:
Segundo Castorina, o processo de desenvolvimento intelectual, explicado por Piaget pelo mecanismo de equilibração das ações sobre o mundo, precede e coloca limites aos aprendizados, sem que estes possam influir sobre aquele.
Para Vygotsky, a aprendizagem
é resultado do desenvolvimento intelectual por meio da assimilação de conteúdos.
requer a constituição de sistemas estruturais como caminho para o desenvolvimento da inteligência.
prescinde, fundamentalmente, da relação do objeto com o meio físico.
interage com o desenvolvimento, onde as interações sociais e o contexto sociocultural são centrais.
está relacionada diretamente ao desenvolvimento cognitivo, e este é processado tanto pelo meio físico como pelo social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...