Questões de Pedagogia do ano 2007

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A linha cognitivista enfatiza que o universo de significados do indivíduo se origina na medida em que o ser sujeito estabelece relações de significação. Esta linha ocupa-se particularmente de:

  • A.

    processos antropológicos;

  • B.

    processos pedagógicos;

  • C.

    processos culturais;

  • D.

    processos didáticos;

  • E.

    processos mentais.

Sobre o conhecimento, segundo os estudos desenvolvidos por Piaget, avalie as afirmativas a seguir:

I- É o resultado das ações e interações do sujeito com o ambiente onde vive;
II- É uma construção que vai sendo elaborada desde a infância, através de interações do sujeito com os objetos que procura conhecer;
III- É o resultado de uma inter-relação entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido;
IV- É o resultado da interação entre os sujeitos com o ambiente escolar.

 Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    II, III e IV;

  • B.

    I, III e IV;

  • C.

    I, II e III;

  • D.

    II, III e IV;

  • E.

    I, II e IV.

Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.

Funda-se na teoria de Carl Rogers a organização curricular embasada em espaços físicos proporcionadores do desenvolvimento da aprendizagem por meio da realização de experiências e da motivação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.

A organização curricular que supera a seriação e propõe a escola em ciclos ou fases de desenvolvimento é embasada no gestaltismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.

A aprendizagem embasada no conhecimento prévio e na agregação de conhecimentos mais gerais, com a posterior integração de mais especificidades e de maiores dificuldades é própria da teoria construtivista.

  • C. Certo
  • E. Errado

A elaboração de um Projeto Político-Pedagógico tem de partir, necessariamente, de uma concepção de educação. De acordo com a concepção dialética, constituem princípios norteadores desse Projeto:

  • A. Autoridade, Qualidade, Respeito, Democracia e Ética.
  • B. Autoridade, Qualidade, Participação, Autonomia, Democracia e Igualdade.
  • C. Democracia, Incentivo, Respeito, Autonomia e Participação.
  • D. Democracia, Qualidade, Reflexão, Igualdade, Participação e Igualdade.
  • E. Autoridade, Compromisso, Participação e Autonomia.

Podem ser consideradas como características da comunicação e da interação grupal no campo pedagógico:

I. A necessidade de mudança das relações autoritárias para as relações baseadas no diálogo.

II. Valorização das experiências do indivíduo.

III. A linguagem explicada e clara é vital para a superação de mal-entendidos.

IV. O clima relacional, emocional e afetivo é irrelevante para a construção de novos saberes.

Estão corretas apenas:

  • A. II, III e IV
  • B. I e II
  • C. I, II e III
  • D. III e IV
  • E. I e IV

De acordo com as características da Concepção Dialética da Educação, pode-se afirmar:

I. A educação é marcada por uma visão concreta (histórica) do homem.

II. A acão pedagógica é valorizada pela ação mediadora do comportamento humano, através de técnicas específicas.

III. O eixo do processo de aprendizagem está na modificação das próprias convicções dos alunos.

IV. A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social.

V. A ação pedagógica é valorizada enquanto inserida na prática social concreta, considerando o aluno no contexto das relações sociais.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e III
  • B. I e II
  • C. I, II e III
  • D. III e IV
  • E. I e IV

Subjacente à prática escolar, há condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade. Dessa forma, uma educação caracterizada por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, no qual o aluno é educado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização como pessoa, expressa a tendência pedagógica:

  • A. Liberal renovada
  • B. Liberal tecnicista
  • C. Liberal renovada progressista
  • D. Liberal tradicional
  • E. Liberal renovada não-diretiva

Segundo Castorina, o processo de desenvolvimento intelectual, explicado por Piaget pelo mecanismo de equilibração das ações sobre o mundo, precede e coloca limites aos aprendizados, sem que estes possam influir sobre aquele.

Para Vygotsky, a aprendizagem

  • A.

    é resultado do desenvolvimento intelectual por meio da assimilação de conteúdos.

  • B.

    requer a constituição de sistemas estruturais como caminho para o desenvolvimento da inteligência.

  • C.

    prescinde, fundamentalmente, da relação do objeto com o meio físico.

  • D.

    interage com o desenvolvimento, onde as interações sociais e o contexto sociocultural são centrais.

  • E.

    está relacionada diretamente ao desenvolvimento cognitivo, e este é processado tanto pelo meio físico como pelo social.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...