Questões de Pedagogia do ano 2007

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A consciência se reflete na palavra como o sol em uma gota de água. A palavra está para a consciência como o pequeno mundo está para o grande mundo, como a célula viva está para o organismo, como o átomo para o cosmo. Ela é o pequeno mundo da consciência. A palavra consciente é o microcosmo da consciência humana.

Segundo Vygotsky,

  • A.

    o pensamento e a linguagem são a chave para a compreensão da natureza da consciência humana.

  • B.

    o desenvolvimento da linguagem e do pensamento representam funções isoladas, que permitem a construção da consciência.

  • C.

    o pensamento e a linguagem são concebidos como dois processos em relação externa entre si, como duas forças independentes e formadoras da consciência.

  • D.

    o significado da palavra é um fenômeno do pensamento que gera por si, a consciência.

  • E.

    a palavra é independente do pensamento, pois ela e seu significado não estão no campo do desenvolvimento e da formação da consciência.

Os estudos realizados por Piaget demonstram a existência de um processo de construção da moralidade, em “estágios” universais e organizados hierarquicamente. Na realidade, não são propriamente estágios de desenvolvimento moral, mas sim atitudes dominantes que foram encontradas em determinadas idades. Piaget aponta 3 momentos de julgamento moral nas crianças. Numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.

.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 2 – 3.

  • B.

    3 – 2 – 1.

  • C.

    1 – 3 – 2.

  • D.

    3 – 1 – 2.

  • E.

    2 – 1 – 3.

Acerca de autores que criaram diferentes teorias sobre o desenvolvimento humano, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 4 – 5 – 2 – 3.

  • B.

    3 – 2 – 1 – 4 – 5.

  • C.

    1 – 3 – 4 – 5 – 2.

  • D.

    1 – 2 – 3 – 4 – 5.

  • E.

    5 – 3 – 1 – 4 – 2.

Camila tem 6 anos e é incapaz de perceber que uma ação feita pode ser desfeita. Ela ainda não compreende que a adição é o inverso da subtração e que tudo que é escrito pode ser lido e tudo que é lido pode ser escrito. Essa característica do pensamento de Camila é denominado por Piaget de:

  • A.

    pensamento abstrato.

  • B.

    acomodação.

  • C.

    equilibração.

  • D.

    simbolismo.

  • E.

    irreversibilidade.

Conforme a Epistemologia Genética, de Jean Piaget, o desenvolvimento humano é caracterizado por 4 grandes períodos:

  • A.

    o do pensamento lógico, o do pensamento abstrato, o do pensamento crítico e o do pensamento reflexivo.

  • B.

    o de conflitos, o da acomodação, o da equilibração e o da abstração.

  • C.

    o sensório-motor, o das operações formais, o das operações abstratas e o das pré-operações.

  • D.

    o sensório-lógico, o reflexivo, o formal e o crítico.

  • E.

    o sensório-motor, o do pensamento pré-operatório, o das operações concretas e o das operações formais ou abstratas.

Piaget, ao discutir o ensino da matemática, enfatizava a importância da compreensão para depois chegar à internalização mecânica dos conceitos. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta os quatro passos básicos para o aprendizado, destacados por Piaget.

  • A.

    Mecanização, atividade, compreensão e simbolização.

  • B.

    Ação, compreensão, simbolização e automatização.

  • C.

    Simbolização, ação, mecanização e compreensão.

  • D.

    Automatização, participação, conceituação e ação.

  • E.

    Mecanização, internalização, automação e efetivação.

William Stern defende uma concepção intelectualista do desenvolvimento da fala na criança, identificando três raízes da fala. São elas a tendência:

  • A.

    expressiva, a social e a intencional.

  • B.

    egocêntrica, a individual e a social.

  • C.

    particular, a real e a imaginária.

  • D.

    social, a analítica e a sintética.

  • E.

    significativa, a lógica e a racional.

A teoria de Piaget classifica em dois grupos o desenvolvimento da linguagem nas crianças. Um período em que a criança fala apenas de si própria, sem interesse pelo seu interlocutor, e um segundo momento, em que a criança tenta estabelecer comunicação com os outros, pedindo, ordenando, transmitindo informações e fazendo perguntas. Esses dois momentos do desenvolvimento da fala são denominados pela teoria piagetiana de fala:

  • A.

    socializada e inconsciente.

  • B.

    limitada e transversal.

  • C.

    egocêntrica e socializada.

  • D.

    coletiva e individual.

  • E.

    inconsciente e consciente.

Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.

Professor: "O que você está fazendo?"

 Criança: "Tô escrevendo."

Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"

Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."

A interação entre a criança e seu professor revela um vínculo de confiança presente no relacionamento interpessoal. No desenvolvimento do juízo moral da criança, a etapa da heteronomia, pesquisada por J. Piaget, é própria das crianças na fase inicial do ensino fundamental e caracteriza-se por:

  • A.

    interesse pelas regras como satisfação das fantasias simbólicas.

  • B.

    elaboração das normas morais pela consciência.

  • C.

    consideração de que a origem das regras estão nas atividades dos membros de um grupo.

  • D.

    atribuição do dever como obediência a uma regra revelada pelo adulto.

  • E.

    respeito às regras decorrentes de acordos mútuos.

Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.

Professor: "O que você está fazendo?"

 Criança: "Tô escrevendo."

Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"

Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."

A fala da criança neste diálogo pode ser analisada segundo a noção de sincretismo, desenvolvida por Wallon. O autor adverte que o sincretismo deve ser preservado, uma vez que:

  • A.

    dele depende a possibilidade de combinações inteiramente novas e originais de idéias.

  • B.

    possibilita a junção de pontos de vista absolutamente díspares e desconexos.

  • C.

    permite que a função simbólica esteja projetada nos gestos que a transportam.

  • D.

    regula as relações emocionais com o ambiente e a construção efetiva do sujeito.

  • E.

    está associado às condutas imitativas que são essenciais ao desenvolvimento da linguagem.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...