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A consciência se reflete na palavra como o sol em uma gota de água. A palavra está para a consciência como o pequeno mundo está para o grande mundo, como a célula viva está para o organismo, como o átomo para o cosmo. Ela é o pequeno mundo da consciência. A palavra consciente é o microcosmo da consciência humana.
Segundo Vygotsky,
o pensamento e a linguagem são a chave para a compreensão da natureza da consciência humana.
o desenvolvimento da linguagem e do pensamento representam funções isoladas, que permitem a construção da consciência.
o pensamento e a linguagem são concebidos como dois processos em relação externa entre si, como duas forças independentes e formadoras da consciência.
o significado da palavra é um fenômeno do pensamento que gera por si, a consciência.
a palavra é independente do pensamento, pois ela e seu significado não estão no campo do desenvolvimento e da formação da consciência.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Os estudos realizados por Piaget demonstram a existência de um processo de construção da moralidade, em estágios universais e organizados hierarquicamente. Na realidade, não são propriamente estágios de desenvolvimento moral, mas sim atitudes dominantes que foram encontradas em determinadas idades. Piaget aponta 3 momentos de julgamento moral nas crianças. Numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.
.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
1 2 3.
3 2 1.
1 3 2.
3 1 2.
2 1 3.
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Acerca de autores que criaram diferentes teorias sobre o desenvolvimento humano, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
1 4 5 2 3.
3 2 1 4 5.
1 3 4 5 2.
1 2 3 4 5.
5 3 1 4 2.
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Camila tem 6 anos e é incapaz de perceber que uma ação feita pode ser desfeita. Ela ainda não compreende que a adição é o inverso da subtração e que tudo que é escrito pode ser lido e tudo que é lido pode ser escrito. Essa característica do pensamento de Camila é denominado por Piaget de:
pensamento abstrato.
acomodação.
equilibração.
simbolismo.
irreversibilidade.
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Conforme a Epistemologia Genética, de Jean Piaget, o desenvolvimento humano é caracterizado por 4 grandes períodos:
o do pensamento lógico, o do pensamento abstrato, o do pensamento crítico e o do pensamento reflexivo.
o de conflitos, o da acomodação, o da equilibração e o da abstração.
o sensório-motor, o das operações formais, o das operações abstratas e o das pré-operações.
o sensório-lógico, o reflexivo, o formal e o crítico.
o sensório-motor, o do pensamento pré-operatório, o das operações concretas e o das operações formais ou abstratas.
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Piaget, ao discutir o ensino da matemática, enfatizava a importância da compreensão para depois chegar à internalização mecânica dos conceitos. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta os quatro passos básicos para o aprendizado, destacados por Piaget.
Mecanização, atividade, compreensão e simbolização.
Ação, compreensão, simbolização e automatização.
Simbolização, ação, mecanização e compreensão.
Automatização, participação, conceituação e ação.
Mecanização, internalização, automação e efetivação.
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William Stern defende uma concepção intelectualista do desenvolvimento da fala na criança, identificando três raízes da fala. São elas a tendência:
expressiva, a social e a intencional.
egocêntrica, a individual e a social.
particular, a real e a imaginária.
social, a analítica e a sintética.
significativa, a lógica e a racional.
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A teoria de Piaget classifica em dois grupos o desenvolvimento da linguagem nas crianças. Um período em que a criança fala apenas de si própria, sem interesse pelo seu interlocutor, e um segundo momento, em que a criança tenta estabelecer comunicação com os outros, pedindo, ordenando, transmitindo informações e fazendo perguntas. Esses dois momentos do desenvolvimento da fala são denominados pela teoria piagetiana de fala:
socializada e inconsciente.
limitada e transversal.
egocêntrica e socializada.
coletiva e individual.
inconsciente e consciente.
Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.
Professor: "O que você está fazendo?"
Criança: "Tô escrevendo."
Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"
Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."
A interação entre a criança e seu professor revela um vínculo de confiança presente no relacionamento interpessoal. No desenvolvimento do juízo moral da criança, a etapa da heteronomia, pesquisada por J. Piaget, é própria das crianças na fase inicial do ensino fundamental e caracteriza-se por:
interesse pelas regras como satisfação das fantasias simbólicas.
elaboração das normas morais pela consciência.
consideração de que a origem das regras estão nas atividades dos membros de um grupo.
atribuição do dever como obediência a uma regra revelada pelo adulto.
respeito às regras decorrentes de acordos mútuos.
Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.
Professor: "O que você está fazendo?"
Criança: "Tô escrevendo."
Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"
Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."
A fala da criança neste diálogo pode ser analisada segundo a noção de sincretismo, desenvolvida por Wallon. O autor adverte que o sincretismo deve ser preservado, uma vez que:
dele depende a possibilidade de combinações inteiramente novas e originais de idéias.
possibilita a junção de pontos de vista absolutamente díspares e desconexos.
permite que a função simbólica esteja projetada nos gestos que a transportam.
regula as relações emocionais com o ambiente e a construção efetiva do sujeito.
está associado às condutas imitativas que são essenciais ao desenvolvimento da linguagem.
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