Questões de Pedagogia do ano 2009

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.

A análise das relações sociais de produção, na busca da emancipação e da libertação das classes dominadas, direciona a organização curricular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.

A neutralidade dos saberes é defendida para a garantia da cientificidade da seleção de conteúdos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.

A subjetividade e o multiculturalismo são traços marcantes das teorias baseadas nessa concepção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.

O reconhecimento da existência de um currículo oculto é primordial para a identificação da ideologia presente no cotidiano escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.

A eficiência é a diretriz que conduz todo o planejamento da organização do trabalho pedagógico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paulo Freire, uma grande referência em Educação Popular, preconizava elementos norteadores para a fundamentação do efetivo trabalho junto às camadas sociais mais necessitadas. Assinale a alternativa que apresenta um princípio que contradiz o pensamento de Paulo Freire.

  • A.

    Os princípios da Educação Popular, no âmbito escolar, consideram que a produção do conhecimento pode ser originada pelo conceito geral de problematização.

  • B.

    Ao resgatar a inter-relação entre as diversas áreas do conhecimento, há uma redefinição das áreas de conteúdos que se vale da pedagogia de projetos e da interdisciplinaridade a partir de temas geradores.

  • C.

    Na Educação Popular há a emergência de uma nova visibilidade em torno do verdadeiro papel do professor, que além de figura simbólica, necessita ser reconhecido como o verdadeiro detentor do conhecimento e responsável pela transmissão direta dos conhecimentos.

  • D.

    Uma nova visão para o sujeito em construção surge com a alteração do papel desempenhado: temos, na Educação Popular, o sujeito como autor de sua inclusão, ou seja, o protagonismo social é a grande meta que permitirá mobilidade social e econômica.

  • E.

    O sujeito excluído deve estar apto a buscar aquilo que lhe é de direito dentro de uma sociedade competitiva e marcada pelas diferenças. Nesse sentido, cabe ao educador popular despertar e promover a inclusão a partir do conhecimento.

Considerando as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes.

Segundo a epistemologia genética de Piaget, a acomodação refere-se à mudança da estrutura cognitiva para compreensão do meio.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da concepção do Sócio-Interacionismo desenvolvida por VYGOTSKY, assinale as alternativas verdadeiras:

I - Os signos são instrumentos que auxiliam nos processos psicológicos.

II - As funções psicológicas superiores são comuns a qualquer espécie animal.

III - A linguagem é o sistema simbólico básico de todos os grupos humanos.

IV - A relação do homem com o mundo é uma relação direta.

V - A principal função da linguagem é a interação social.

 

Estão corretas as alternativas:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    IV e V.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I, III e V.

A gestão educacional é de fundamental importância para a atuação do pedagogo. Entretanto, há diferenças no que concerne às concepções e práticas que configuram sua natureza - tradicional ou democrática.

Qual das situações abaixo exemplifica uma gestão democrática?

  • A. Na Escola Paulo Freire, a direção realizou uma reunião com os professores para que fossem discutidos problemas relacionados ao uso das dependências externas da escola em feriados e finais de semana.
  • B. Na Escola Anísio Teixeira houve um debate entre os professores e a coordenação pedagógica sobre as condições de trabalho no ambiente escolar, que levaram as propostas de melhoria ao diretor da escola.
  • C. Numa aldeia Tupinambá foi realizada uma assembléia com a diretora da escola, com o agente do órgão federal responsável e com os professores para debater as finalidades educativas da escola para com as crianças.
  • D. O projeto pedagógico de uma organização não-governamental que trabalha junto a uma comunidade indígena na região de Paraty (RJ) considerou as necessidades dos sujeitos envolvidos tanto na elaboração quanto na concretização do mesmo.
  • E. Na Escola Darcy Ribeiro, os professores desenvolvem projetos temáticos anualmente, de acordo com as orientações da coordenação pedagógica sem que a comunidade tenha conhecimento prévio de suas intenções ou objetivos.

Por que alguns autores têm debatido e afirmado que trabalhar na perspectiva de uma avaliação formativa significa provocar a mudança da própria instituição educativa em seu aspecto conceitual?

  • A. A avaliação formativa implica em uma mudança sistêmica que introduz alterações profundas na relação entre sujeitos que aprendem e sujeitos que ensinam.
  • B. As instituições educativas precisam se modernizar, senão ficarão cada vez mais a margem das transformações mundiais e ate mesmo locais.
  • C. Os pedagogos e educadores, de um modo geral, precisam estar atentos às mudanças conceituais no campo da avaliação da aprendizagem para promover mudanças institucionais.
  • D. As mudanças institucionais devem vir acompanhadas de medidas avaliativas que considerem a avaliação formativa como um aspecto de enquadre pedagógico
  • E. A avaliação formativa implica em mudanças pontuais a partir do projeto pedagógico da instituição, como por exemplo, mudanças na normatização do sistema avaliativo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...