Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.
A análise das relações sociais de produção, na busca da emancipação e da libertação das classes dominadas, direciona a organização curricular.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.
A neutralidade dos saberes é defendida para a garantia da cientificidade da seleção de conteúdos.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.
A subjetividade e o multiculturalismo são traços marcantes das teorias baseadas nessa concepção.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.
O reconhecimento da existência de um currículo oculto é primordial para a identificação da ideologia presente no cotidiano escolar.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.
A eficiência é a diretriz que conduz todo o planejamento da organização do trabalho pedagógico.
Paulo Freire, uma grande referência em Educação Popular, preconizava elementos norteadores para a fundamentação do efetivo trabalho junto às camadas sociais mais necessitadas. Assinale a alternativa que apresenta um princípio que contradiz o pensamento de Paulo Freire.
Os princípios da Educação Popular, no âmbito escolar, consideram que a produção do conhecimento pode ser originada pelo conceito geral de problematização.
Ao resgatar a inter-relação entre as diversas áreas do conhecimento, há uma redefinição das áreas de conteúdos que se vale da pedagogia de projetos e da interdisciplinaridade a partir de temas geradores.
Na Educação Popular há a emergência de uma nova visibilidade em torno do verdadeiro papel do professor, que além de figura simbólica, necessita ser reconhecido como o verdadeiro detentor do conhecimento e responsável pela transmissão direta dos conhecimentos.
Uma nova visão para o sujeito em construção surge com a alteração do papel desempenhado: temos, na Educação Popular, o sujeito como autor de sua inclusão, ou seja, o protagonismo social é a grande meta que permitirá mobilidade social e econômica.
O sujeito excluído deve estar apto a buscar aquilo que lhe é de direito dentro de uma sociedade competitiva e marcada pelas diferenças. Nesse sentido, cabe ao educador popular despertar e promover a inclusão a partir do conhecimento.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
Segundo a epistemologia genética de Piaget, a acomodação refere-se à mudança da estrutura cognitiva para compreensão do meio.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
A partir da concepção do Sócio-Interacionismo desenvolvida por VYGOTSKY, assinale as alternativas verdadeiras:
I - Os signos são instrumentos que auxiliam nos processos psicológicos.
II - As funções psicológicas superiores são comuns a qualquer espécie animal.
III - A linguagem é o sistema simbólico básico de todos os grupos humanos.
IV - A relação do homem com o mundo é uma relação direta.
V - A principal função da linguagem é a interação social.
Estão corretas as alternativas:
I, II e III.
II, III e IV.
IV e V.
I, III e IV.
I, III e V.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A gestão educacional é de fundamental importância para a atuação do pedagogo. Entretanto, há diferenças no que concerne às concepções e práticas que configuram sua natureza - tradicional ou democrática.
Qual das situações abaixo exemplifica uma gestão democrática?
Pedagogia - Planejamento de Ensino - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Por que alguns autores têm debatido e afirmado que trabalhar na perspectiva de uma avaliação formativa significa provocar a mudança da própria instituição educativa em seu aspecto conceitual?
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