Questões de Pedagogia do ano 2009

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Uma nova indústria, instalada na foz de um rio, tem afetado a saúde das pessoas de uma comunidade que vive no interior de Palmas, no Tocantins. Técnicos visitaram a comunidade e viram que a base da alimentação da comunidade é a pesca. Do ponto de vista avaliativo, só se pode chegar a essa conclusão porque foi realizada uma avaliação

  • A. normativa das condições de higiene da população local afetada.
  • B. formativa com os sujeitos acerca do processo da pesca na comunidade.
  • C. diagnostica de todos os pontos da problemática identificada inicialmente.
  • D. formal dos aspectos técnicos da implantação da industria na região.
  • E. classificatória dos problemas de forma a hierarquizá-los para solução.

Há diferentes concepções acerca da função do currículo para a educação. A concepção pós-crítica do currículo apresenta, em sua vertente multiculturalista, uma perspectiva em que:

  • A. cultura e poder mantém uma necessária relação para a compreensão do conhecimento que circula nos diferentes espaços educativos
  • B. o conhecimento universal é a base de todos os conteúdos a serem transmitidos às gerações de estudantes em idade escolar.
  • C. o singular e o plural, o local e o universal tornam-se aspectos dicotômicos, dialéticos e valorizados no currículo oficial.
  • D. diferenças culturais, étnicas e nacionais, são questões periféricas em relação ao conhecimento científico que deve ser perpetuado.
  • E. a cultura deve ser compreendida como algo cultivado e elevado, sendo papel da educação formal e informal perpetuá-la e transmiti-la.

Em educação, a pesquisa tem grande importância para o desenvolvimento do trabalho dos profissionais da área. No caso do pedagogo que trabalha junto a comunidades que têm questões práticas a serem resolvidas, um tipo de pesquisa se torna fundamental: a pesquisa-ação. A pesquisa-ação considera fundamental

  • A. a transformação do espaco-tempo dos sujeitos envolvidos na pesquisa sob a normatização dos pesquisadores responsáveis pela condução do processo de pesquisa.
  • B. o envolvimento dos pesquisadores de forma a imergir no campo para que possa ouvir os sujeitos e tomar decisões que possam tomar sozinhos em prol da comunidade.
  • C. o engajamento da comunidade de forma que todos auxiliem o pesquisador para que este assuma as responsabilidades do processo e de prosseguimento as ações.
  • D. as avaliações dos sujeitos acerca dos problemas da comunidade devem intervir pouco nas ações dos pesquisadores para que o fazer cientifico não se descaracterize.
  • E. a participação de todos os envolvidos, tanto dos pesquisadores quanto da comunidade ou grupo no qual será aplicada a ação, com a discussão conjunta das decisões e ações a serem desenvolvidas.

Qual perspectiva de educador Paulo Freire nos ensinou com essa afirmação?

  • A. O educador é aquele que prescreve formas de educar através do diálogo e da mediação.
  • B. A relação dialógica faz com que o educador mediatize sua relação com o mundo para educar.
  • C. Por deter a palavra e o saber, o educador é o sujeito do processo sendo o educando o que escuta.
  • D. Há uma relação dialógica entre educador e educando, na qual o primeiro educa enquanto é educado.
  • E. O educador é o que educa e os educandos são educados, numa relação unilateral.

“Apesar de sua difusão, a Educação para Todos é amiúde interpretada, equivocadamente, como ‘escolaridade para todos’ e considerada equivalente à Educação Primária Universal (EPU), uma meta amplamente proclamada pela comunidade internacional. E mais: o importante conceito de ‘satisfação de necessidades básicas de aprendizagem’ recebeu bem menos atenção que o esforço por garantir a cada menino e menina um lugar na escola.” (Rosa Maria Torres)

De acordo com o trecho acima, a Educação para Todos deve ser entendida como

  • A. forma de garantir níveis de escolaridade compatíveis com as idades para meninos e meninas.
  • B. ampliação do conceito de escolarização, entendendo educação como um processo para além da escola.
  • C. escolarização em larga escala para as populações mundiais em idade escolar.
  • D. incentivo para garantir a satisfação de necessidades básicas da população escolar.
  • E. meta de escolarização primária a todos que não estão na escola.

Acerca das políticas de avaliação educacional, julgue os itens seguintes.

s faculdades e centros universitários são avaliados pelas universidades que registram e validam os diplomas expedidos por eles.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das políticas de avaliação educacional, julgue os itens seguintes.

Cada instituição de educação superior deve ter uma comissão própria de avaliação interna.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das políticas de avaliação educacional, julgue os itens seguintes.

As escolas públicas só são avaliadas pelo MEC quando aderem, livremente, ao sistema de avaliação nacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das modalidades de educação e ensino na atualidade, julgue os itens que se seguem.

Entende-se por educação especial aquela oferecida exclusivamente nos serviços de apoio especializado, de acordo com as necessidades dos educandos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das modalidades de educação e ensino na atualidade, julgue os itens que se seguem.

Os estados e municípios devem assegurar aos educandos com necessidades especiais currículos, métodos e técnicas específicos para atender às suas necessidades.

  • C. Certo
  • E. Errado
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