Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção correta acerca das características de um planejamento participativo.
A participação de especialistas externos não é admitida em nenhum dos momentos do planejamento, especialmente na elaboração e na avaliação do processo.
A lógica do conflito deve ser considerada pelos coordenadores do planejamento, pois proporciona o confronto de idéias e a elaboração de novos parâmetros.
Os princípios tayloristas são os norteadores do planejamento em função da necessidade de fragmentação e hierarquização das ações e decisões.
Os aspectos econômicos e políticos da instituição não podem interferir no processo de planejamento, pois comprometem os resultados esperados.
Em maio de 1960, houve uma convenção em defesa da escola pública na cidade de São Paulo. Do ponto de vista da filosofia, pode-se afirmar que três grupos dirigiram essa campanha: os liberais pragmatistas, os liberais idealistas e os socialistas. São representantes de tais grupos, respectivamente
Anísio Teixeira, Roque Spencer e Florestan Fernandes.
Florestan Fernandes, Anísio Teixeira e Roque Spencer.
Roque Spencer, Florestan Fernandes e Anísio Teixeira.
Roque Spencer, Anísio Teixeira e Florestan Fernandes.
Anísio Teixeira, Florestan Fernandes e Roque Spencer.
Na Primeira República, identificamos dois movimentos ideológicos desenvolvidos pelos intelectuais da educação brasileira. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O entusiasmo pela educação foi um movimento típico das décadas de 20 e 30 do século passado.
O otimismo pedagógico resume-se na ideia de ampliação da rede escolar e na alfabetização do povo.
O entusiasmo pela educação caracterizou-se por sua ênfase nos aspectos qualitativos da problemática educacional.
O otimismo pedagógico insistiu na melhoria das condições didáticas e pedagógicas da rede escolar.
O entusiasmo pela educação e o otimismo pedagógico sempre atuaram como movimentos parceiros.
De acordo com Otaiza Romanelli (História da Educação no Brasil. Petrópolis Vozes. 1991), o sistema educacional foi marcado por dois momentos distintos em um determinado período da história da educação brasileira. No primeiro, foi implantado o regime e traçada a política de recuperação econômica. Constata-se nessa fase um ritmo de crescimento da demanda social da educação. O segundo foi caracterizado por uma reforma educacional, que, por influência da assistência técnica dada pelo acordo MEC/USAID, visava adotar medidas de adequação do sistema educacional ao modelo econômico que se intensificava no Brasil.
Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O período de 1930 a 1960, denominado Era Vargas, apresenta as características descritas no enunciado.
O Governo de Juscelino Kubitschek foi o grande responsável pelos acordos MEC/USAID.
O período a que se refere o enunciado foi marcado pelo movimento socialista no Brasil e teve sua culminância na expansão da escola pública.
A educação brasileira sempre foi autônoma e nunca necessitou de acordos como aquele que é citado no enunciado.
O período mencionado por Otaiza Romanelli corresponde ao regime militar que foi implantado a partir de 1968.
Acerca das tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir.
A pedagogia tecnicista prega o aperfeiçoamento da ordem social vigente, e concebe a escola como uma empresa, focalizando a formação de indivíduos capazes de se adaptarem ao mercado de trabalho, inspirada na abordagem sistêmica do ensino.
Acerca das tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir.
A pedagogia não diretiva considera que o papel da escola é o de formar atitudes e, por isso, deve priorizar os aspectos psicológicos em detrimento dos pedagógicos, enfatizando o amadurecimento emocional, a autonomia e a autorrealização do aluno.
Acerca das tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir.
A valorização da criança como sujeito de sua aprendizagem, o respeito às capacidades e às aptidões individuais e a utilização de modelos adultos que desafiem a criança e promovam o seu desenvolvimento são características da pedagogia renovada.
Acerca das tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir.
A pedagogia pragmática considera que a atividade escolar deve ser centrada em experiências que ativem potencialidades, capacidades, necessidades e interesses naturais da criança.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação ao conceito de educação, assinale a alternativa verdadeira:
É a transmissão de conhecimento de uma geração a outras gerações.
Conjunto de normas e técnicas que colaboram para o desenvolvimento humano.
Processo de formação e construção de conhecimento.
Cultura de determinado grupo social.
Desenvolvimento do sujeito no espaço escolar.
Pela educação, pode-se combater, no plano das atitudes, as discriminações manifestadas em gestos, comportamentos e palavras. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Os problemas de discriminação são do âmbito comportamental, por isso a educação escolar não alcança sucesso em sua extinção.
O respeito às diferenças culturais e sociais geralmente é compatível com as normas da escola.
A prática do desvelamento do preconceito é mais comum nas escolas que a prática do acobertamento.
A prática do preconceito é algo muito novo, por isso as escolas ainda não sabem quais as atitudes corretas para lidar com as situações e ocorrências.
A escola enfrenta o desafio atual de buscar criar outras formas de relação social e interpessoal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...