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Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os próximos itens, acerca de gestão e planejamento.
A estimativa rápida participativa é método que apoia o planejamento participativo no sentido de contribuir para a identificação das necessidades de saúde de grupos distintos. Pode ser utilizada como opção ao método Altadir de planificação popular (MAPP), não sendo recomendada a utilização conjunta de ambos os recursos.
A partir do texto acima, julgue os itens de 96 a 100, a respeito da promoção em saúde.
A associação entre promoção de saúde e escola traz, em si, a percepção de que a saúde é muito mais produto da educação do que da biologia ou da genética.
A partir do texto acima, julgue os itens de 96 a 100, a respeito da promoção em saúde.
Historicamente, a associação entre escola e saúde foi, algumas vezes, usada para práticas eugenistas, discriminatórias, preconceituosas e racistas mediante a associação da doença mental ou física a características biológicas.
A partir do texto acima, julgue os itens de 96 a 100, a respeito da promoção em saúde.
A ênfase em propostas comunitárias ratifica a percepção de que as propostas de promoção de saúde não têm sucesso quando dirigidas ao indivíduo por se oporem à cultura coletiva em que ele foi criado.
A partir do texto acima, julgue os itens de 96 a 100, a respeito da promoção em saúde.
A educação em saúde, em seus primórdios no Brasil, surgiu associada à ideia de se usar o espaço escolar para promoção da saúde com a criação de um pelotão de saúde em uma escola do Rio de Janeiro.
A partir do texto acima, julgue os itens de 86 a 95, acerca da educação em saúde.
A clínica é soberana, diz uma antiga máxima em medicina. Por essa razão, as atividades de educação em saúde devem ter lugar em espaço próprio, sem invadir os consultórios e interferir nos procedimentos clínicos.
A partir do texto acima, julgue os itens de 86 a 95, acerca da educação em saúde.
No que diz respeito à organização dos serviços e das práticas de saúde, a integralidade, que é um termo polissêmico, caracteriza-se pela assimilação das práticas preventivas e das práticas assistenciais por um mesmo serviço.
A partir do texto acima, julgue os itens de 86 a 95, acerca da educação em saúde.
O objetivo atual da educação em saúde é o de transformar saberes existentes e, não, de informar para saúde; é buscar o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade dos indivíduos no cuidado com a saúde mediante o desenvolvimento da compreensão da situação de saúde.
A partir do texto acima, julgue os itens de 86 a 95, acerca da educação em saúde.
Segundo o modelo dialógico, é necessário conhecer os indivíduos para os quais se destinam as ações de saúde, incluindo suas crenças, hábitos e papéis, e as condições objetivas em que vivem; é preciso, também, envolver os indivíduos nas ações, para, só depois de identificar suas crendices e preconceitos, reeducá-los, introduzindo-os nas práticas normalizadoras da educação em saúde.
A partir do texto acima, julgue os itens de 86 a 95, acerca da educação em saúde.
A manutenção do discurso da educação em saúde como prática exclusiva dos profissionais da área tem prejudicado sua eficácia, que será muito maior quando as atividades de educação em saúde forem incluídas entre as responsabilidades do Programa Saúde da Família (PSF).
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