Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do tema, assinale a alternativa correta.
A promoção de uma sociedade mais justa não tem relação com a valorização da pluralidade cultural.
A diversidade cultural tem a mesma natureza que a desigualdade social.
A educação, ao tratar da pluralidade cultural, deve promover o enriquecimento da pluralidade de formas de vida.
A discriminação pode ser compreendida sem a necessidade de recorrer ao contexto socioeconômico.
A discriminação, a injustiça e o preconceito não contradizem os princípios da dignidade.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em um sistema social, harmônico, orgânico e funcional, a escola funciona como mantenedora do comportamento humano, produzindo indivíduos competentes para o mercado de trabalho, por meio da transmissão de informações precisas, objetivas e rápidas. Assinale a opção que apresenta a tendência pedagógica que defende essas características como papel social da escola.
libertadora
crítico-social dos conteúdos
tradicional
progressista
tecnicista
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O município de Talismã – TO recebeu sua cota do FUNDEB referente ao ano de 2008 e fez os repasses para o seu sistema municipal de ensino (SME). O SME, por sua vez, efetuou os repasses às escolas públicas. Uma determinada escola municipal de ensino fundamental recebeu a quantia de R$ 2.000,00. Como o conselho escolar tinha deliberado, no ano anterior, dotar a escola de aparelhagem de som e TV, fez-se a aquisição de uma televisão por R$ 1.000,00, de um aparelho de som por R$ 800,00, além de um aparelho de DVD pelo valor de R$ 600,00 em três parcelas a vencer a partir de janeiro de 2009. Com base nessa situação hipotética e considerando a questão sob o ângulo dos princípios constitucionais, no que tange aos recursos financeiros, ao FUNDEB e ao princípio da gestão democrática, julgue os itens seguintes.
I O conselho escolar incorreu em crime de responsabilidade pública por ter adquirido equipamentos eletrônicos a crédito.
II O tipo de aparelhagem eletrônica mencionada não pode ser adquirido com recursos públicos do FUNDEB por se tratar de tecnologia cuja destinação é doméstica.
III Uma vez adquirido, o equipamento somente pode ser usado nos subníveis da educação básica, não podendo ser utilizado nas modalidades desta.
IV Como a compra do DVD foi a crédito, com as parcelas a vencerem a partir de janeiro de 2009, o conselho escolar pode utilizar os R$ 200,00 restantes para, por exemplo, comprar instrumentos musicais para a banda da escola, mesmo que não tenha deliberado anteriormente a esse respeito.
A quantidades de itens certos é igual a
A Lei n.° 10.639/2003 estabelece a obrigatoriedade d o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nos ensinos fundamental e médio. Assinale a alternativa que não apresenta um princípio norteador para a efetiva aplicação da lei referenciada no ambiente escolar.
Os estudos da cultura e história afro-brasileiras evidenciando o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, são temas importantes para as salas de aula.
Os conteúdos devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, literatura e histórias brasileiras.
Somente professores com formação específica podem abordar os assuntos inscritos na lei.
A inclusão de temas transversais como ética e pluralidade cultural podem favorecer o entendimento por uma ótica interdisciplinar.
A inclusão da História e Cultura afro-brasileiras e africana nos currículos contribuirá conscientemente para o entendimento de uma sociedade marcada pela diversidade.
Julgue os itens a seguir acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e assinale a alternativa correta.
I A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, que tem como objetivo desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que, por diversos motivos, estão fora da Educação Escolar.
II O Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA) foi criado pela Resolução n.º 18, de 24 de abril de 2007, para distribuição, a título de doação, de obras didáticas às entidades parceiras, com vistas à alfabetização e à escolarização de pessoas com idade de 15 anos ou mais.
III Os alunos do EJA, embora sejam alfabetizados, não têm condições de competir no mercado de trabalho em igual valor com os alunos do ensino regular. Geralmente são trabalhadores, empregados e desempregados que não tiveram acesso à cultura letrada e que têm a oportunidade de voltar aos estudos em horário integral. Além disso, são beneficiados, desde 1997, com uma bolsa-auxílio para que permaneçam na escola por um período mínimo de 12 meses.
IV Em um país de desigualdades como o Brasil, existem grandes disparidades entre ricos e pobres. De acordo com estudos realizados, a população pobre encontra-se em desvantagem principalmente ao se tratar de jovens e adultos. Nesse sentido, competir no mercado de trabalho, por exemplo, coloca em desvantagem os sujeitos sem educação escolar.
V Os educadores, para fazerem parte do corpo docente do EJA, devem ter uma formação inicial, além de contribuírem de forma relevante para o crescimento intelectual do indivíduo, realizando o exercício de cidadania. Para isso, as secretarias estaduais de educação e o Governo Federal oferecem cursos regulares de capacitação e formação, como alguns que estão à disposição na Plataforma Freire do MEC.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) elegem os temas transversais com a finalidade de desenvolver nos alunos a capacidade de posicionarem-se diante de questões que interferem na vida coletiva. Acerca do assunto, assinale a alternativa correta.
Os temas transversais têm a mesma natureza das áreas de conhecimentos convencionais.
Nas várias áreas do currículo existem ensinamentos a respeito dos temas transversais.
As escolas de educação básica deverão criar disciplinas exclusivas para trabalhar os temas transversais.
Os temas transversais devem ser trabalhados paralelamente aos conteúdos e metodologias de cada área específica.
A transversalidade é entendida nos PCN como uma superação das áreas de conhecimento para tratar assuntos específicos da vida coletiva.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs/MEC, 1997) elucidam que "Atender necessidades singulares de determinados alunos é estar atento à diversidade, é atribuição do professor considerar a especificidade do indivíduo, analisar suas possibilidades de aprendizagem e avaliar a eficácia das medidas adotadas." (p. 96). Assinale a alternativa verdadeira:
A escola deve ter como valor máximo o respeito à diferença.
A escola deve considerar a homogeneidade da turma.
A criança é um adulto em miniatura.
O trabalho individualizado deve ser priorizado.
O aluno tem que se adequar às necessidades da escola.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o contexto histórico de surgimento das concepções pedagógicas, é correto afirmar que
o mundo ocidental assistiu, a partir da década de cinquenta do século XX, na era de ouro do capitalismo, ao florescimento da análise marxista da função reprodutora das instituições escolares.
a concepção pedagógica negadora da escola como instituição socializadora nasceu em decorrência da análise reprodutivista do aparelho ideológico de ensino, em uma conjuntura de expansão do capitalismo de massa.
o neoliberalismo emergiu em um contexto social de crise fiscal do Estado, onerado com as responsabilidades sociais propaladas pelo Estado de bem-estar social.
o neoliberalismo, que advoga um Estado mínimo, implica a compreensão das mínimas responsabilidades estatais na área de educação.
o capitalismo e o Estado de bem-estar social ganharam força e expandiram-se a partir de princípios do século XX, propiciando grande desenvolvimento da área educacional, em nível mundial.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem, relativos ao pensamento pedagógico brasileiro.
A partir dos anos 70 do século XX, o pensamento pedagógico brasileiro tomou como base a economia, enfocando o papel da educação no desenvolvimento econômico, a preocupação com as questões relacionadas ao financiamento do ensino e a relação entre educação e trabalho.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem, relativos ao pensamento pedagógico brasileiro.
Ao longo dos anos 60 do século passado, a psicologia era a base para o estudo e a solução dos problemas pedagógicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...