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Tão importante quanto o quê e como avaliar, são as decisões pedagógicas decorrentes dos resultados da avaliação. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
Se a avaliação está a serviço do processo de ensino e aprendizagem, a decisão de aprovar ou reprovar deve ser a expressão de um castigo pautada no quanto se aprendeu ou se deixou de aprender dos conteúdos propostos.
A repetência não deve ser um recurso extremo; deve ser estudada caso a caso, ser exercitada sempre que se adequar, estando a serviço da escolaridade com sucesso.
Ao se reprovarem os alunos que não realizam as aprendizagens esperadas, conclui-se que o problema é dos alunos e não do sistema educacional.
Os únicos resultados de avaliações que devem ser levados em consideração para tomadas de decisões administrativas são os das avaliações institucionais externas.
A aprovação ou a reprovação é uma decisão pedagógica que visa garantir as melhores condições de aprendizagem para os alunos. Para tal, requer-se uma análise dos professores a respeito das diferentes capacidades do aluno, que permitirão o aproveitamento do ensino na próxima série ou ciclo.
Muitos sistemas educacionais brasileiros, nos últimos anos, implantaram os ciclos plurianuais de aprendizagem escolar. O maior desafio da nova sistemática está na adesão dos professores às novas exigências dessa prática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A condição de sucesso para a aprendizagem em ciclos plurianuais passa pelo desenvolvimento profissional do professor, que deve perceber a pertinência de uma organização diferenciada que não se trata de um fim em si, mas de um meio de tornar a escola mais justa e mais eficaz.
Os sistemas colocam à disposição enormes recursos de pesquisa, de formação ou de controle, que proporcionam a construção dos ciclos plurianuais, e o sucesso dessa ação pedagógica independe do envolvimento dos professores.
Planejar as aprendizagens para vários anos no sistema de ciclos plurianuais é um exercício completamente diferente do de planejar para um ano.
A verdadeira ruptura com os programas anuais consiste em fazer o contrário do que se fazia até agora. Ela consiste antes em afastar-se rapidamente das práticas anteriores, não aproveitando as experiências pedagógicas tradicionais.
A aprendizagem por competência nos ciclos de aprendizagem incorpora uma sistemática de ensino que independe do envolvimento pedagógico do professor no processo escolar, que é individualizado, respeitando o aluno em seu tempo e em seu espaço próprios.
Acerca da construção de projetos pedagógicos, assinale a alternativa incorreta.
O projeto político-pedagógico da escola deve ser construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo da escola. É uma ação intencional e um compromisso definido coletivamente.
O projeto pedagógico visa reorganizar formalmente a escola e dar certa qualidade a todo processo vivido. Relaciona-se com organização social, devido ao fato de a escola ser uma instituição social.
Considera-se o projeto pedagógico como um processo permanente de reflexão e discussão de problemas escolares, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade, propiciando a vivência democrática necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício da cidadania.
A abordagem do projeto político-pedagógico fundamenta-se em princípios que norteiam a escola democrática e exclui a ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola nas decisões/ações administrativo-pedagógicas ali desenvolvidas.
Para que o projeto seja possível, devem-se propiciar situações que permitam que os professores, a equipe escolar e os funcionários aprendam a pensar e a realizar o fazer pedagógico de modo coerente. Assim, a construção do projeto é a própria organização do trabalho pedagógico da escola.
A expressão projeto vem do latim projectu, que significa aquilo que é lançado para diante; ideia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro: plano, intento, desígnio; empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema. A respeito da construção de projetos pedagógicos na escola, é correto afirmar que
o projeto político-pedagógico é a sistematização definitiva de um planejamento.
toda ação pedagógica é, também, uma ação política, não no sentido de uma doutrina ou partido, mas no sentido da busca do bem comum e coletivo.
os projetos escolares são documentos oficiais que devem ser executados pelos docentes pelo fato de terem sido elaborados pelos representantes legais da instituição.
cabe a cada professor, isoladamente, elaborar projetos de ação para execução em sua sala de aula.
os planos de aula, planos de ensino e planos de curso não podem ser considerados projetos pedagógicos.
De acordo com as novas teorias de currículo escolar, pode-se dizer que, na era da tecnologia, o currículo escolar forma-se a partir das necessidades de cada escola e de cada aluno. Nesse sentido, o currículo escolar passa a ser definido como sendo todas as situações vividas pelo aluno em seu cotidiano, ao longo de sua existência. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
O currículo escolar não pode ser entendido como um processo de socialização das crianças, pois visa enquadrá-las ou ajustá-las às estruturas da sociedade. Nesse sentido, acredita-se que as relações sociais, as trocas de experiência e o cotidiano formam um conjunto de fatores que não afetam o currículo escolar.
É importante dizer que, para a formação do currículo escolar individual de cada aluno, a organização da vida particular de cada um constitui-se no principal instrumento de trabalho a ser explorado pelo professor, no desenvolvimento de suas atividades.
A escola deve ignorar a história de vida dos alunos. Eles recebem frequentemente influências fora da escola, apresentam um comportamento individual social e uma vivência sociocultural específicos ao ambiente de origem de cada um deles. Se a escola considerar todas essas características individuais dos alunos, não conseguirá integralizar o currículo escolar.
O currículo ideal para o desenvolvimento de habilidades necessárias ao desempenho educacional dos alunos deve privilegiar exclusivamente as atividades de cunho educativo que venham a ser exploradas pela escola, constituindo-se em elementos essenciais na formação do currículo escolar, pois este é o único elemento que interferirá na formação do caráter e da personalidade dos alunos.
Sendo o currículo uma construção social, ele não deve ser entendido como construção cultural. São entendidas como construção cultural as práticas educativas assimiladas e repassadas às futuras gerações, com a perpetuação da cultura como marca da presença do homem em sociedade.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, a partir da concepção emancipadora e elaboração do projeto pedagógico.
Na elaboração dos projetos pedagógicos, os especialistas visam aumentar a distância entre os atos e as consequências do processo educativo por meio da valorização das atividades-fim.
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Julgue os itens a seguir, a partir da concepção emancipadora e elaboração do projeto pedagógico.
O gerenciamento da rotina por meio da utilização de instrumentos diversificados que possam ser utilizados em grande escala constitui característica marcante da participação da comunidade na concepção elaboração e de um projeto pedagógico.
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Julgue os itens a seguir, a partir da concepção emancipadora e elaboração do projeto pedagógico.
A avaliação tem por objetivo aferir e controlar a qualidade do processo pedagógico por meio de instrumentos técnicos aplicados por equipes estratégicas das diferentes esferas administrativas.
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Julgue os itens a seguir, a partir da concepção emancipadora e elaboração do projeto pedagógico.
A qualidade formal, a destinação pública bem como a ação consciente e organizada são características do projeto pedagógico.
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Julgue os itens a seguir, a partir da concepção emancipadora e elaboração do projeto pedagógico.
No projeto pedagógico, a interdependência, a reciprocidade e a dinamicidade são características da relação teoria e prática.
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