Questões de Pedagogia do ano 2010

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de avaliação diagnóstica, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Ocorre ao final de determinada etapa do processo de ensino e aprendizagem, com a finalidade de verificar o que o aluno efetivamente aprendeu.

  • B.

    Verifica se o aluno possui determinadas habilidades, consideradas pré-requisitos para novas aprendizagens.

  • C.

    Acontece durante o processo, incluindo todos os conteúdos importantes de uma etapa de aprendizagem.

  • D.

    Verifica como estão todos os departamentos da escola, desde a infraestrutura, o projeto pedagógico até os procedimentos didáticos de sala de aula.

  • E.

    Identifica se os livros didáticos apontados estão coerentes com a proposta educacional da escola.

Segundo Hoffmann (2001), existem quatro dimensões que envolvem o processo avaliativo. A primeira dimensão se refere ao contexto sociocultural do aluno, a segunda aos saberes significativos e a terceira às questões epistemológicas do aprender. A quarta dimensão diz respeito

  • A.

    às atividades interativas.

  • B.

    às atividades interativas.

  • C.

    ao cenário educativo/avaliativo.

  • D.

    à gênese do conhecimento.

  • E.

    ao compromisso social do docente.

Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno, buscando encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do saber, significa desenvolver uma ação avaliativa

  • A.

    contínua.

  • B.

    mediadora.

  • C.

    científica.

  • D.

    supervisora.

  • E.

    tradicional.

Competências e habilidades precisam ser desenvolvidas na escola, uma vez que são elas que permitem aos alunos

  • A.

    alocar significado às suas vidas, orientando-os na escolha de rumos de ação compatíveis com suas metas.

  • B.

    enfrentar problemas e agir de modo coerente diante das múltiplas possibilidades de solução.

  • C.

    valorizar a vida escolar, aquilatando os aspectos curriculares, as qualidades dos docentes, a riqueza da interação entre pares.

  • D.

    aprender a se comprometer com a tomada de decisão e com as ações capazes de impulsionar a própria vida e os rumos da nação.

  • E.

    distinguir o certo do errado, adotando um ponto de vista ético, no qual se busque igualdade, liberdade e justiça para todos.

Para Vasconcellos (2003), a preocupação fundamental no que diz respeito aos instrumentos de avaliação, buscando superar a ênfase seletiva, é referente à

  • A.

    necessidade de articular os instrumentos com os conteúdos ensinados e aprendidos.

  • B.

    necessidade de construir instrumentos que auxiliem a aprendizagem dos alunos.

  • C.

    mudança de postura em relação às finalidades da educação e da avaliação.

  • D.

    importância de cobrir uma amostra significativa de todos os conteúdos ensinados.

  • E.

    necessidade de usar uma linguagem compreensível, para salientar o que se deseja.

Um pedagogo está desenvolvendo um projeto de conscientização educativa sobre o trânsito, com crianças de uma escola, utilizando músicas e histórias infantis como meio de motivá-las a participar das atividades propostas. Ao longo do processo, ele realiza atividades mais práticas para perceber se cada criança internalizou os conhecimentos, visando à finalidade do projeto. Observa atentamente cada uma delas e quando alguém ainda não aprendeu cria novas atividades sobre o mesmo conteúdo a fim de oportunizar o aprendizado. De acordo com a descrição dessa situação, a prática avaliativa realizada pelo pedagogo é OPOSTA a qual das concepções e seus propósitos, apresentados no quadro abaixo?

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

Em suas reflexões sobre o processo educativo, Maria Teresa Esteban ressalta que toda avaliação da aprendizagem dos indivíduos, deve acima de tudo, estar voltada para a apropriação de conhecimentos, como um meio de:

  • A.

    desenvolver competências, habilidades e atitudes.

  • B.

    verificar da quantidade de conhecimentos adquiridos.

  • C.

    reproduzir os conceitos aprendidos no meio em que eles vivem.

  • D.

    dominar os saberes científicos conhecidos como absolutos.

Maria Teresa Esteban, com muita propriedade, escreve que a avaliação de qualquer ação humana não se limita a fazer distinção entre saber e não saber. Ela investe na busca do ainda não saber, pois trabalha com a ampliação do conhecimento como um movimento permanente. Nesta perspectiva sempre há o conhecido e o ainda não conhecido, estimulando a reflexão sobre os diversos caminhos possíveis para que haja aprendizagem. Essas ideias referem-se, mais propriamente, à avaliação como;

  • A.

    Classificação.

  • B.

    Processo.

  • C.

    Produto.

  • D.

    Medida.

Na metodologia de projetos, os teóricos da educação apontam determinadas tipologias. Acerca das tipologias dos projetos, é correto afirmar que

  • A.

    projeto de ensino é um planejamento que pode ser desenvolvido na área educacional ou organizacional para promover uma intervenção no foco do problema, alterando a organização e a operação do sistema, com a função de resolver ou atender às necessidades da comunidade escolar.

  • B.

    projetos de desenvolvimento (ou de produto) são aqueles realizados por alunos no âmbito escolar, com a finalidade de operacionalizá-lo em determinados pontos de uma disciplina.

  • C.

    projetos de aprendizagem ou de trabalho são projetos internos de um sistema, buscando-se inovar em seus produtos e atividades.

  • D.

    projeto de intervenção são projetos educacionais que visam promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, envolvendo uma ou mais disciplinas.

  • E.

    projetos de pesquisa são aqueles que visam obter conhecimentos acerca de determinado problema, verificando e apurando soluções por meio de experimentações.

No que se refere à educação corporativa e sua relação com a EAD, julgue os itens de 133 a 142.

Apesar de a cada ano crescer o número de empresas que implantam uma universidade corporativa em sua estrutura organizacional, não se evidencia uma tendência de migração dos setores de treinamento para esse fim.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...