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A respeito de avaliação diagnóstica, assinale a alternativa correta.
Ocorre ao final de determinada etapa do processo de ensino e aprendizagem, com a finalidade de verificar o que o aluno efetivamente aprendeu.
Verifica se o aluno possui determinadas habilidades, consideradas pré-requisitos para novas aprendizagens.
Acontece durante o processo, incluindo todos os conteúdos importantes de uma etapa de aprendizagem.
Verifica como estão todos os departamentos da escola, desde a infraestrutura, o projeto pedagógico até os procedimentos didáticos de sala de aula.
Identifica se os livros didáticos apontados estão coerentes com a proposta educacional da escola.
Segundo Hoffmann (2001), existem quatro dimensões que envolvem o processo avaliativo. A primeira dimensão se refere ao contexto sociocultural do aluno, a segunda aos saberes significativos e a terceira às questões epistemológicas do aprender. A quarta dimensão diz respeito
às atividades interativas.
às atividades interativas.
ao cenário educativo/avaliativo.
à gênese do conhecimento.
ao compromisso social do docente.
Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno, buscando encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do saber, significa desenvolver uma ação avaliativa
contínua.
mediadora.
científica.
supervisora.
tradicional.
Competências e habilidades precisam ser desenvolvidas na escola, uma vez que são elas que permitem aos alunos
alocar significado às suas vidas, orientando-os na escolha de rumos de ação compatíveis com suas metas.
enfrentar problemas e agir de modo coerente diante das múltiplas possibilidades de solução.
valorizar a vida escolar, aquilatando os aspectos curriculares, as qualidades dos docentes, a riqueza da interação entre pares.
aprender a se comprometer com a tomada de decisão e com as ações capazes de impulsionar a própria vida e os rumos da nação.
distinguir o certo do errado, adotando um ponto de vista ético, no qual se busque igualdade, liberdade e justiça para todos.
Para Vasconcellos (2003), a preocupação fundamental no que diz respeito aos instrumentos de avaliação, buscando superar a ênfase seletiva, é referente à
necessidade de articular os instrumentos com os conteúdos ensinados e aprendidos.
necessidade de construir instrumentos que auxiliem a aprendizagem dos alunos.
mudança de postura em relação às finalidades da educação e da avaliação.
importância de cobrir uma amostra significativa de todos os conteúdos ensinados.
necessidade de usar uma linguagem compreensível, para salientar o que se deseja.
Um pedagogo está desenvolvendo um projeto de conscientização educativa sobre o trânsito, com crianças de uma escola, utilizando músicas e histórias infantis como meio de motivá-las a participar das atividades propostas. Ao longo do processo, ele realiza atividades mais práticas para perceber se cada criança internalizou os conhecimentos, visando à finalidade do projeto. Observa atentamente cada uma delas e quando alguém ainda não aprendeu cria novas atividades sobre o mesmo conteúdo a fim de oportunizar o aprendizado. De acordo com a descrição dessa situação, a prática avaliativa realizada pelo pedagogo é OPOSTA a qual das concepções e seus propósitos, apresentados no quadro abaixo?
Em suas reflexões sobre o processo educativo, Maria Teresa Esteban ressalta que toda avaliação da aprendizagem dos indivíduos, deve acima de tudo, estar voltada para a apropriação de conhecimentos, como um meio de:
desenvolver competências, habilidades e atitudes.
verificar da quantidade de conhecimentos adquiridos.
reproduzir os conceitos aprendidos no meio em que eles vivem.
dominar os saberes científicos conhecidos como absolutos.
Maria Teresa Esteban, com muita propriedade, escreve que a avaliação de qualquer ação humana não se limita a fazer distinção entre saber e não saber. Ela investe na busca do ainda não saber, pois trabalha com a ampliação do conhecimento como um movimento permanente. Nesta perspectiva sempre há o conhecido e o ainda não conhecido, estimulando a reflexão sobre os diversos caminhos possíveis para que haja aprendizagem. Essas ideias referem-se, mais propriamente, à avaliação como;
Classificação.
Processo.
Produto.
Medida.
Na metodologia de projetos, os teóricos da educação apontam determinadas tipologias. Acerca das tipologias dos projetos, é correto afirmar que
projeto de ensino é um planejamento que pode ser desenvolvido na área educacional ou organizacional para promover uma intervenção no foco do problema, alterando a organização e a operação do sistema, com a função de resolver ou atender às necessidades da comunidade escolar.
projetos de desenvolvimento (ou de produto) são aqueles realizados por alunos no âmbito escolar, com a finalidade de operacionalizá-lo em determinados pontos de uma disciplina.
projetos de aprendizagem ou de trabalho são projetos internos de um sistema, buscando-se inovar em seus produtos e atividades.
projeto de intervenção são projetos educacionais que visam promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, envolvendo uma ou mais disciplinas.
projetos de pesquisa são aqueles que visam obter conhecimentos acerca de determinado problema, verificando e apurando soluções por meio de experimentações.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que se refere à educação corporativa e sua relação com a EAD, julgue os itens de 133 a 142.
Apesar de a cada ano crescer o número de empresas que implantam uma universidade corporativa em sua estrutura organizacional, não se evidencia uma tendência de migração dos setores de treinamento para esse fim.
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