Questões de Pedagogia do ano 2010

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As instituições sócio-educacionais e outras organizações, comumente desenvolvem projetos e atividades funcionais ou de rotina. Sabe-se que atividades rotineiras são ações que se repetem, relacionadas ao próprio trabalho funcional, enquanto que um projeto, por ser uma atividade eminentemente criadora, necessita de conhecimentos, competências e habilidades para organizar, analisar, inovar, construir, o que torna imprescindível a participação humana em seu planejamento e realização. Analise as alternativas seguintes, identificando as atividades que devem ser desenvolvidas por meio de projeto. I - Preservação do meio ambiente.

II - Formação para a cidadania.

III - Elaboração de relatório anual.

IV - Reunião semanal com os coordenadores.

V – Conscientização dos direitos humanos.

Estão corretas APENAS as alternativas:

  • A.

    I, II e V.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    III, IV e V.

  • D.

    II, III e IV.

Para o educador brasileiro Dermeval Saviani, ser cidadão significa ser sujeito de direitos e deveres: "Cidadão é, pois, aquele que está capacitado a participar da vida da cidade e, extensivamente, da vida da sociedade". Os direitos existem para que cada um de nós tenha uma vida digna e decente, pois todo ser humano já nasce com uma série de direitos: direito à vida, ao trabalho, à liberdade; direito de ir e vir nas ruas, avenidas e praças, com segurança. Qual das alternativas abaixo aponta para uma metodologia adequada à educação para a cidadania?

  • A.

    Tarefas e experiências coletivas, coordenadas por uma liderança diretiva que conduz todo o processo.

  • B.

    Trabalhos individualizados que permitam conhecimentos sobre cidadania e sua importância na vida em sociedade.

  • C.

    Atividades interativas com participação efetiva em que todos possam opinar e ajudar a encontrar soluções para os problemas.

  • D.

    Participação em gestões em que há uma concentração de poderes: poucos pensam e muitos realizam.

Yves de La Taille faz uma diferença entre Ética e Moral, escrevendo expressões correspondentes a cada um desses conceitos. Ele afirma que, falar em moral é falar em deveres, cabendo à indagação: "como devo agir"? Neste caso, o verbo "dever" é entendido como uma obrigatoriedade e não uma probabilidade. Enquanto que, falar em ética é falar na busca de uma "vida boa", da "expansão de si mesmo" ou se quiser de uma vida que "vale a pena", perguntando-se "que vida eu quero viver?" Segundo o referido autor, analise as situações abaixo e identifique a que se refere mais especificamente à moral:

  • A.

    Lucas está feliz, sentindo-se realizado com o trabalho voluntário que desenvolve junto aos adolescentes em prol da sua comunidade.

  • B.

    Um grupo de trabalho não conseguiu desenvolver o projeto social, pois seus participantes não cumpriram as tarefas no prazo previsto.

  • C.

    Alex sugeriu melhorar os sinais de trânsito diante da escola em que estuda, pois não gostaria de ver os estudantes se machucarem.

  • D.

    Na família de Nara há um ambiente agradável, pois seus pais procuram educar os filhos, visando à felicidade de cada um deles.

O homem, por conviver em sociedade, deve estar atento e analisar bem suas atitudes frente às demais pessoas, para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Deve reconhecer o outro, respeitá-lo por si mesmo e nas suas diferenças, fazendo-se respeitar também, em coerência com seus princípios. Só assim poderá contribuir na construção de uma sociedade que vise o bem para todos, com qualidade de vida e o direito de ser feliz. Nessas ideias estão subentendidas características que definem mais especificamente o conceito de:

  • A.

    Bondade.

  • B.

    Submissão.

  • C.

    Moral.

  • D.

    Ética.

É inegável que a liderança e a democracia façam parte do funcionamento da organização escolar. Também é verdade que uma das funções da escola é promover os valores democráticos. Então, nesse sentido, a liderança escolar tem um papel muito importante, que é não só assegurar que esses valores se cumpram, mas também que eles sejam revitalizados, de modo a estabelecer uma capacidade de decisão coletiva. Acerca da liderança e relações humanas no trabalho, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A relação liderança e colegialidade docente pressupõe que o processo de liderança se desenvolva interpares.

  • B.

    O processo de liderança potencia apenas o desenvolvimento de lideranças dispersas.

  • C.

    A inteligência emocional é dispensável nos processos de liderança.

  • D.

    A liderança, como saber especializado, esgota-se nas competências pedagógicas dos líderes escolares.

  • E.

    A aprendizagem especializada na formação de líderes escolares resume-se ao nível técnico e instrumental da liderança.

Ao estudar filosofia da educação, deparamos com a tendência redentora, que concebe a sociedade como um todo orgânico e harmonioso, entendendo a educação como uma instância que contribui para o ordenamento e o equilíbrio permanente da sociedade. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    De acordo com essa concepção, a educação não interfere nos destinos do todo social.

  • B.

    Um expoente típico dessa concepção está nos estudos de Comênio, autor de Didática Magna.

  • C.

    O pressuposto filosófico dessa concepção é o de que não há soluções para o descompasso entre a humanidade e a sociedade.

  • D.

    A educação dos adultos é o foco dessa concepção para redimir a sociedade.

  • E.

    Essa concepção nega a educação cristã.

Muitas organizações contemporâneas aspiram a se tornar comunidades de aprendizagem profissional. Essas comunidades caracterizam-se por

  • A.

    acrescentar contratos à cultura, dar valor ao trabalho conjunto e unir conhecimento, habilidades e disposições dos integrantes, visando ao desenvolvimento compartilhado.

  • B.

    acrescentar regimes de mercado, prestar serviços de forma flexível e desenvolver os melhores talentos da organização, visando à promoção de grupos distintos.

  • C.

    promover uma cooperação produzida entre membros, induzir o planejamento conjunto e buscar uma avaliação ampla dos processos, visando ao empoderamento.

  • D.

    promover o treinamento intensivo, enfatizar áreas do conhecimento mais valorosas e estabelecer critérios pedagógicos coletivos, visando à caminhada conjunta da organização.

  • E.

    transferir cânones de conhecimento e de pesquisa, empregar resultados de aquisições e, buscar a lealdade a prescrições, visando à mudança organizacional.

A charge abaixo coloca em evidência circunstâncias que estão presentes na vida social e no campo da educação. Relacione os traços desenhados pelo personagem da charge à necessidade de formação do sujeito para o exercício da cidadania.

Considerando a relação indicada acima, qual das seguintes proposições apresenta os objetivos efetivos do processo educacional em uma sociedade democrática?

  • A.

    A violência gera um clamor para que a educação se volte para as demandas do mercado, a fim de que possa oferecer perspectivas profissionais às classes populares para afastá-las da sedução proveniente de atividades ilegais.

  • B.

    Os riscos dos centros urbanos demandam uma educação voltada para o cerceamento da cultura popular, que em nada favorece o desenvolvimento pleno do ser humano, que deve ser educado por meio do contado com a alta cultura.

  • C.

    Os resultados atingidos pelo ensino público indicam que uma educação de qualidade se desenvolve na transferência paulatina das atribuições do Estado para instâncias que possuam maior competência para a formação de pessoas aptas a atuar em um mundo competitivo.

  • D.

    O contexto demanda a construção de um modelo educacional que promova o domínio dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento das necessidades humanas, bem como a inserção crítica e participativa no mundo do trabalho.

  • E.

    A educação deve ter como foco a busca da eficiência, garantida pela avaliação permanente de resultados obtidos pelos educandos, que geram índices necessários ao estabelecimento de rankings entre sistemas e instituições de ensino.

Nos últimos trinta anos, pudemos acompanhar o acirramento do neoliberalismo, especialmente a partir da queda do Muro de Berlim. No campo da Educação, as bases econômico-pedagógicas que marcam esse período estão situadas no neoprodutivismo, que tem como uma de suas características o(a)

  • A.

    pleno emprego associado à instalação de grandes corporações globais que demandam a educação de mão de obra altamente qualificada.

  • B.

    preparo de um trabalhador cada vez mais especializado para lidar com tecnologias leves, por meio de um processo educacional disciplinarizado.

  • C.

    equilíbrio econômico como fator para a consecução de políticas públicas que visem ao bem estar social e ao aprimoramento do capital intelectual.

  • D.

    capacidade do Estado no desenvolvimento de políticas que objetivem a realização de uma educação pública de efetiva qualidade.

  • E.

    ênfase nas capacidades e competências que cada pessoa deve adquirir no mercado educacional para atingir uma melhor posição no mercado de trabalho.

Tendo como base a pedagogia histórico-crítica, a proposição abaixo que faz uma associação consistente entre a charge e o texto é

  • A.

    As sucessivas crises econômicas mundiais criaram bolsões de pobreza, em que trabalhadores desescolarizados se especializaram em consultoria, dentro de sua área de atuação.

  • B.

    A educação passou a ser vista como investimento em capital humano individual que habilita as pessoas para a competição pelos empregos, embora não haja emprego para todos.

  • C.

    A ordem econômica pós-keynesiana, que marca a sociedade contemporânea está assentada na inclusão, a despeito das crises econômicas.

  • D.

    A falta de investimentos estatais em educação está na raiz das crises econômicas mundiais, gerando uma horda de trabalhadores qualificados desempregados.

  • E.

    O trabalho assalariado adquiriu nova importância em contextos de crise, em função do maior preparo educacional buscado pelos próprios profissionais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...