Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
As instituições sócio-educacionais e outras organizações, comumente desenvolvem projetos e atividades funcionais ou de rotina. Sabe-se que atividades rotineiras são ações que se repetem, relacionadas ao próprio trabalho funcional, enquanto que um projeto, por ser uma atividade eminentemente criadora, necessita de conhecimentos, competências e habilidades para organizar, analisar, inovar, construir, o que torna imprescindível a participação humana em seu planejamento e realização. Analise as alternativas seguintes, identificando as atividades que devem ser desenvolvidas por meio de projeto. I - Preservação do meio ambiente.
II - Formação para a cidadania.
III - Elaboração de relatório anual.
IV - Reunião semanal com os coordenadores.
V – Conscientização dos direitos humanos.
Estão corretas APENAS as alternativas:
I, II e V.
I, II e III.
III, IV e V.
II, III e IV.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Para o educador brasileiro Dermeval Saviani, ser cidadão significa ser sujeito de direitos e deveres: "Cidadão é, pois, aquele que está capacitado a participar da vida da cidade e, extensivamente, da vida da sociedade". Os direitos existem para que cada um de nós tenha uma vida digna e decente, pois todo ser humano já nasce com uma série de direitos: direito à vida, ao trabalho, à liberdade; direito de ir e vir nas ruas, avenidas e praças, com segurança. Qual das alternativas abaixo aponta para uma metodologia adequada à educação para a cidadania?
Tarefas e experiências coletivas, coordenadas por uma liderança diretiva que conduz todo o processo.
Trabalhos individualizados que permitam conhecimentos sobre cidadania e sua importância na vida em sociedade.
Atividades interativas com participação efetiva em que todos possam opinar e ajudar a encontrar soluções para os problemas.
Participação em gestões em que há uma concentração de poderes: poucos pensam e muitos realizam.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Yves de La Taille faz uma diferença entre Ética e Moral, escrevendo expressões correspondentes a cada um desses conceitos. Ele afirma que, falar em moral é falar em deveres, cabendo à indagação: "como devo agir"? Neste caso, o verbo "dever" é entendido como uma obrigatoriedade e não uma probabilidade. Enquanto que, falar em ética é falar na busca de uma "vida boa", da "expansão de si mesmo" ou se quiser de uma vida que "vale a pena", perguntando-se "que vida eu quero viver?" Segundo o referido autor, analise as situações abaixo e identifique a que se refere mais especificamente à moral:
Lucas está feliz, sentindo-se realizado com o trabalho voluntário que desenvolve junto aos adolescentes em prol da sua comunidade.
Um grupo de trabalho não conseguiu desenvolver o projeto social, pois seus participantes não cumpriram as tarefas no prazo previsto.
Alex sugeriu melhorar os sinais de trânsito diante da escola em que estuda, pois não gostaria de ver os estudantes se machucarem.
Na família de Nara há um ambiente agradável, pois seus pais procuram educar os filhos, visando à felicidade de cada um deles.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
O homem, por conviver em sociedade, deve estar atento e analisar bem suas atitudes frente às demais pessoas, para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Deve reconhecer o outro, respeitá-lo por si mesmo e nas suas diferenças, fazendo-se respeitar também, em coerência com seus princípios. Só assim poderá contribuir na construção de uma sociedade que vise o bem para todos, com qualidade de vida e o direito de ser feliz. Nessas ideias estão subentendidas características que definem mais especificamente o conceito de:
Bondade.
Submissão.
Moral.
Ética.
É inegável que a liderança e a democracia façam parte do funcionamento da organização escolar. Também é verdade que uma das funções da escola é promover os valores democráticos. Então, nesse sentido, a liderança escolar tem um papel muito importante, que é não só assegurar que esses valores se cumpram, mas também que eles sejam revitalizados, de modo a estabelecer uma capacidade de decisão coletiva. Acerca da liderança e relações humanas no trabalho, assinale a alternativa correta.
A relação liderança e colegialidade docente pressupõe que o processo de liderança se desenvolva interpares.
O processo de liderança potencia apenas o desenvolvimento de lideranças dispersas.
A inteligência emocional é dispensável nos processos de liderança.
A liderança, como saber especializado, esgota-se nas competências pedagógicas dos líderes escolares.
A aprendizagem especializada na formação de líderes escolares resume-se ao nível técnico e instrumental da liderança.
Ao estudar filosofia da educação, deparamos com a tendência redentora, que concebe a sociedade como um todo orgânico e harmonioso, entendendo a educação como uma instância que contribui para o ordenamento e o equilíbrio permanente da sociedade. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
De acordo com essa concepção, a educação não interfere nos destinos do todo social.
Um expoente típico dessa concepção está nos estudos de Comênio, autor de Didática Magna.
O pressuposto filosófico dessa concepção é o de que não há soluções para o descompasso entre a humanidade e a sociedade.
A educação dos adultos é o foco dessa concepção para redimir a sociedade.
Essa concepção nega a educação cristã.
Muitas organizações contemporâneas aspiram a se tornar comunidades de aprendizagem profissional. Essas comunidades caracterizam-se por
acrescentar contratos à cultura, dar valor ao trabalho conjunto e unir conhecimento, habilidades e disposições dos integrantes, visando ao desenvolvimento compartilhado.
acrescentar regimes de mercado, prestar serviços de forma flexível e desenvolver os melhores talentos da organização, visando à promoção de grupos distintos.
promover uma cooperação produzida entre membros, induzir o planejamento conjunto e buscar uma avaliação ampla dos processos, visando ao empoderamento.
promover o treinamento intensivo, enfatizar áreas do conhecimento mais valorosas e estabelecer critérios pedagógicos coletivos, visando à caminhada conjunta da organização.
transferir cânones de conhecimento e de pesquisa, empregar resultados de aquisições e, buscar a lealdade a prescrições, visando à mudança organizacional.
A charge abaixo coloca em evidência circunstâncias que estão presentes na vida social e no campo da educação. Relacione os traços desenhados pelo personagem da charge à necessidade de formação do sujeito para o exercício da cidadania.
Considerando a relação indicada acima, qual das seguintes proposições apresenta os objetivos efetivos do processo educacional em uma sociedade democrática?
A violência gera um clamor para que a educação se volte para as demandas do mercado, a fim de que possa oferecer perspectivas profissionais às classes populares para afastá-las da sedução proveniente de atividades ilegais.
Os riscos dos centros urbanos demandam uma educação voltada para o cerceamento da cultura popular, que em nada favorece o desenvolvimento pleno do ser humano, que deve ser educado por meio do contado com a alta cultura.
Os resultados atingidos pelo ensino público indicam que uma educação de qualidade se desenvolve na transferência paulatina das atribuições do Estado para instâncias que possuam maior competência para a formação de pessoas aptas a atuar em um mundo competitivo.
O contexto demanda a construção de um modelo educacional que promova o domínio dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento das necessidades humanas, bem como a inserção crítica e participativa no mundo do trabalho.
A educação deve ter como foco a busca da eficiência, garantida pela avaliação permanente de resultados obtidos pelos educandos, que geram índices necessários ao estabelecimento de rankings entre sistemas e instituições de ensino.
Nos últimos trinta anos, pudemos acompanhar o acirramento do neoliberalismo, especialmente a partir da queda do Muro de Berlim. No campo da Educação, as bases econômico-pedagógicas que marcam esse período estão situadas no neoprodutivismo, que tem como uma de suas características o(a)
pleno emprego associado à instalação de grandes corporações globais que demandam a educação de mão de obra altamente qualificada.
preparo de um trabalhador cada vez mais especializado para lidar com tecnologias leves, por meio de um processo educacional disciplinarizado.
equilíbrio econômico como fator para a consecução de políticas públicas que visem ao bem estar social e ao aprimoramento do capital intelectual.
capacidade do Estado no desenvolvimento de políticas que objetivem a realização de uma educação pública de efetiva qualidade.
ênfase nas capacidades e competências que cada pessoa deve adquirir no mercado educacional para atingir uma melhor posição no mercado de trabalho.
Tendo como base a pedagogia histórico-crítica, a proposição abaixo que faz uma associação consistente entre a charge e o texto é
As sucessivas crises econômicas mundiais criaram bolsões de pobreza, em que trabalhadores desescolarizados se especializaram em consultoria, dentro de sua área de atuação.
A educação passou a ser vista como investimento em capital humano individual que habilita as pessoas para a competição pelos empregos, embora não haja emprego para todos.
A ordem econômica pós-keynesiana, que marca a sociedade contemporânea está assentada na inclusão, a despeito das crises econômicas.
A falta de investimentos estatais em educação está na raiz das crises econômicas mundiais, gerando uma horda de trabalhadores qualificados desempregados.
O trabalho assalariado adquiriu nova importância em contextos de crise, em função do maior preparo educacional buscado pelos próprios profissionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...