Questões de Pedagogia do ano 2010

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Já foram realizadas muitas pesquisas a respeito de ações de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Os professores apontam, entre as maiores dificuldades encontradas nesse trabalho, o desinteresse dos alunos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O papel da escola restringe-se a informar os alunos dos riscos que tais doenças apresentam, independentemente de seus interesses.

  • B.

    Não é papel da escola trabalhar com as motivações acerca da prevenção de doenças; esse é um trabalho que deve ser feito pela área de saúde.

  • C.

    Os pais são os responsáveis pelas informações relativas à saúde de seus filhos; a escola deve ter outras preocupações.

  • D.

    Por questões éticas, é muito difícil para os professores tratarem de assuntos de sexualidade; por isso, esse assunto deve ser conteúdo exclusivo dos professores de biologia.

  • E.

    Os alunos, em sua maioria, apresentam desinteresse por não ter consciência do risco que as doenças podem trazer para a vida deles.

A condição da escola para servir aos interesses populares é garantir a todos um bom ensino. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A escola deve contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática.

  • B.

    Não é papel da escola promover a transformação social.

  • C.

    O sucesso dos indivíduos depende exclusivamente de cada um e não da escola.

  • D.

    Os métodos adotados pela escola, na perspectiva sócio-histórica, partem de um saber artificial.

  • E.

    O papel do adulto é dispensável na escola que promove os interesses populares.

A educação superior pública tem importância crucial no desenvolvimento de um país, o que implica reconhecer sua função social, política e cultural, cumprida quando há

  • A.

    organização flexível regida por contratos de gestão que estipulem índices de produtividade a serem alcançados.

  • B.

    compromisso com a democratização do saber, dispondo de autonomia institucional, intelectual e financeira.

  • C.

    associação entre ensino, pesquisa e extensão visando ao disciplinamento de vagas para o ensino superior público.

  • D.

    reconhecimento de que as políticas de ação afirmativa interferem no princípio constitucional da igualdade entre os cidadãos.

  • E.

    manutenção de políticas assistencialistas contra a pobreza, a fim de promover uma redistribuição que estimule a economização da sociedade.

O educador social tem a Pedagogia Social como referência, distinguindo-se do trabalhador social pelo caráter de sua intervenção. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Ao educador social, compete a assistência social.

  • B.

    Ao trabalhador social, compete a intervenção socioeducativa.

  • C.

    A análise sistemática da realidade deve ser realizada pelo educador social.

  • D.

    O campo de atuação do educador social é a intervenção socioeducativa.

  • E.

    A coleta de dados e de informações da realidade social deve ser realizada pelo educador social.

Educação como reprodutora da sociedade implica entendê-la como um elemento da própria sociedade, determinada por seus condicionantes econômicos, sociais e políticos. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Para Althusser, é possível manter a produção dos bens materiais, sem que haja a reprodução cultural da sociedade.

  • B.

    Para essa concepção, a escola é o instrumento criado para formar pessoas críticas e conscientes da situação de exploração imposta pela sociedade capitalista.

  • C.

    Entre os diversos estudiosos dessa concepção, é comum entenderem a escola como aparelho ideológico do Estado.

  • D.

    A reprodução dos valores sociais, como a ideologia estatal, não ocorre com as crianças, mas apenas com adolescentes e adultos.

  • E.

    A reprodução de valores da sociedade dominante ocorre exclusivamente na escola.

A educação pode ser compreendida como mediação de um projeto social, na perspectiva da democratização. Assim, podem-se considerar as possibilidades de ação a partir dos próprios condicionantes históricos. Acerca dessa concepção, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Ela é otimista em relação ao poder da educação sobre a sociedade.

  • B.

    Ela afirma que a educação é uma instância de reprodução do modelo de sociedade à qual se serve.

  • C.

    Para ela, a educação corrige os desvios do modelo social.

  • D.

    Para seus teóricos, a educação tem papel ativo na sociedade.

  • E.

    Ela é denominada crítica porque não reforça o ilusório otimismo e percebe os condicionantes sociais.

Acerca do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), assinale a alternativa correta.

  • A.

    O IDEB foi criado em 1996 e, desde então, é consultado por cada cidadão que deseja verificar a qualidade do ensino escolar e de das redes de ensino.

  • B.

    O IDEB é medido anualmente.

  • C.

    Para que o IDEB de uma determinada escola ou rede aumente, é necessário, exclusivamente, que não haja reprovação.

  • D.

    O IDEB é um indicador que se baseia no desempenho do aluno em avaliações do INEP e em taxas de aprovação.

  • E.

    Os indicadores do IDEB são apresentados em uma escala de 0 a 100.

A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    De acordo com a LDB, somente poderão ser professores aqueles que se graduarem em cursos de licenciatura, de graduação plena, em universidades e em institutos superiores de educação,

  • B.

    Mesmo depois de treze anos de aprovação da LDB, em alguns estados do país, admite-se, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, o nível médio na modalidade Normal.

  • C.

    Ao se licenciar no curso de pedagogia, independentemente da habilitação, o graduado poderá ser professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

  • D.

    Quando uma pessoa faz qualquer curso de licenciatura e depois uma pós-graduação em educação infantil ou em uma área de conhecimento do ensino fundamental, estará habilitada para ser professor(a) da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

  • E.

    De acordo com as novas Diretrizes (2007), curso de Pedagogia forma professores para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, assim como outros profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica.

A partir das informações do SAEB e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e à redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O SAEB avalia alunos de 4.ª e 8.ª séries do ensino fundamental da rede pública e urbana de ensino. Considerando esse universo de referência, a avaliação é censitária, e assim oferece resultados de cada escola participante, das redes no âmbito dos municípios, dos estados, das regiões e do Brasil.

  • B.

    A Prova Brasil é uma avaliação por amostra, isso significa que nem todas as turmas e estudantes das séries avaliadas participam da prova. A amostra de turmas e escolas sorteadas para participarem dela é representativa das redes estadual, municipal e particular no âmbito do país, das regiões e dos estados.

  • C.

    Os resultados da Prova Brasil, em conjunto com as taxas de aprovação escolar, são a base de cálculo para o IDEB de cada estado e do Distrito Federal e, consequentemente, do Brasil.

  • D.

    A base metodológica das duas provas é a mesma, a diferença está na população de estudantes aos quais são aplicadas e, consequentemente, aos resultados que cada uma oferece. Ambas avaliam as mesmas disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática.

  • E.

    Participam da Prova Brasil alunos de 4.ª e 8.ª séries do ensino fundamental, e também os da 3.ª série do ensino médio regular, tanto da rede pública quanto da rede privada, em área urbana e rural.

Quanto à ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração não está explicitada na Constituição Federal de 1988.

  • B.

    O Ensino Fundamental de nove anos é uma opção que pode ser implantada ou não, de acordo com o desejo das políticas estaduais ou municipais.

  • C.

    O Plano Nacional de Educação (PNE), ao tratar dos objetivos e metas relativos ao Ensino Fundamental, propõe ampliar para nove anos a duração do Ensino Fundamental obrigatório, com início aos seis anos de idade, à medida que for sendo universalizado o atendimento na faixa etária de 7 a 14 anos.

  • D.

    A LDB, Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional não explicita a ampliação do ensino fundamental de nove anos.

  • E.

    O PNE propõe opções, entre as quais a ampliação da duração do Ensino Fundamental para nove anos. Evidencia-se, entretanto, que essa é, ao lado de outras, alternativa válida a ser implantada isoladamente ou em conjunto com outras formulações.

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