Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Já foram realizadas muitas pesquisas a respeito de ações de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Os professores apontam, entre as maiores dificuldades encontradas nesse trabalho, o desinteresse dos alunos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O papel da escola restringe-se a informar os alunos dos riscos que tais doenças apresentam, independentemente de seus interesses.
Não é papel da escola trabalhar com as motivações acerca da prevenção de doenças; esse é um trabalho que deve ser feito pela área de saúde.
Os pais são os responsáveis pelas informações relativas à saúde de seus filhos; a escola deve ter outras preocupações.
Por questões éticas, é muito difícil para os professores tratarem de assuntos de sexualidade; por isso, esse assunto deve ser conteúdo exclusivo dos professores de biologia.
Os alunos, em sua maioria, apresentam desinteresse por não ter consciência do risco que as doenças podem trazer para a vida deles.
A condição da escola para servir aos interesses populares é garantir a todos um bom ensino. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A escola deve contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática.
Não é papel da escola promover a transformação social.
O sucesso dos indivíduos depende exclusivamente de cada um e não da escola.
Os métodos adotados pela escola, na perspectiva sócio-histórica, partem de um saber artificial.
O papel do adulto é dispensável na escola que promove os interesses populares.
A educação superior pública tem importância crucial no desenvolvimento de um país, o que implica reconhecer sua função social, política e cultural, cumprida quando há
organização flexível regida por contratos de gestão que estipulem índices de produtividade a serem alcançados.
compromisso com a democratização do saber, dispondo de autonomia institucional, intelectual e financeira.
associação entre ensino, pesquisa e extensão visando ao disciplinamento de vagas para o ensino superior público.
reconhecimento de que as políticas de ação afirmativa interferem no princípio constitucional da igualdade entre os cidadãos.
manutenção de políticas assistencialistas contra a pobreza, a fim de promover uma redistribuição que estimule a economização da sociedade.
O educador social tem a Pedagogia Social como referência, distinguindo-se do trabalhador social pelo caráter de sua intervenção. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Ao educador social, compete a assistência social.
Ao trabalhador social, compete a intervenção socioeducativa.
A análise sistemática da realidade deve ser realizada pelo educador social.
O campo de atuação do educador social é a intervenção socioeducativa.
A coleta de dados e de informações da realidade social deve ser realizada pelo educador social.
Educação como reprodutora da sociedade implica entendê-la como um elemento da própria sociedade, determinada por seus condicionantes econômicos, sociais e políticos. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Para Althusser, é possível manter a produção dos bens materiais, sem que haja a reprodução cultural da sociedade.
Para essa concepção, a escola é o instrumento criado para formar pessoas críticas e conscientes da situação de exploração imposta pela sociedade capitalista.
Entre os diversos estudiosos dessa concepção, é comum entenderem a escola como aparelho ideológico do Estado.
A reprodução dos valores sociais, como a ideologia estatal, não ocorre com as crianças, mas apenas com adolescentes e adultos.
A reprodução de valores da sociedade dominante ocorre exclusivamente na escola.
A educação pode ser compreendida como mediação de um projeto social, na perspectiva da democratização. Assim, podem-se considerar as possibilidades de ação a partir dos próprios condicionantes históricos. Acerca dessa concepção, assinale a alternativa correta.
Ela é otimista em relação ao poder da educação sobre a sociedade.
Ela afirma que a educação é uma instância de reprodução do modelo de sociedade à qual se serve.
Para ela, a educação corrige os desvios do modelo social.
Para seus teóricos, a educação tem papel ativo na sociedade.
Ela é denominada crítica porque não reforça o ilusório otimismo e percebe os condicionantes sociais.
Acerca do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), assinale a alternativa correta.
O IDEB foi criado em 1996 e, desde então, é consultado por cada cidadão que deseja verificar a qualidade do ensino escolar e de das redes de ensino.
O IDEB é medido anualmente.
Para que o IDEB de uma determinada escola ou rede aumente, é necessário, exclusivamente, que não haja reprovação.
O IDEB é um indicador que se baseia no desempenho do aluno em avaliações do INEP e em taxas de aprovação.
Os indicadores do IDEB são apresentados em uma escala de 0 a 100.
A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
De acordo com a LDB, somente poderão ser professores aqueles que se graduarem em cursos de licenciatura, de graduação plena, em universidades e em institutos superiores de educação,
Mesmo depois de treze anos de aprovação da LDB, em alguns estados do país, admite-se, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, o nível médio na modalidade Normal.
Ao se licenciar no curso de pedagogia, independentemente da habilitação, o graduado poderá ser professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.
Quando uma pessoa faz qualquer curso de licenciatura e depois uma pós-graduação em educação infantil ou em uma área de conhecimento do ensino fundamental, estará habilitada para ser professor(a) da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.
De acordo com as novas Diretrizes (2007), curso de Pedagogia forma professores para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, assim como outros profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica.
A partir das informações do SAEB e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e à redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
O SAEB avalia alunos de 4.ª e 8.ª séries do ensino fundamental da rede pública e urbana de ensino. Considerando esse universo de referência, a avaliação é censitária, e assim oferece resultados de cada escola participante, das redes no âmbito dos municípios, dos estados, das regiões e do Brasil.
A Prova Brasil é uma avaliação por amostra, isso significa que nem todas as turmas e estudantes das séries avaliadas participam da prova. A amostra de turmas e escolas sorteadas para participarem dela é representativa das redes estadual, municipal e particular no âmbito do país, das regiões e dos estados.
Os resultados da Prova Brasil, em conjunto com as taxas de aprovação escolar, são a base de cálculo para o IDEB de cada estado e do Distrito Federal e, consequentemente, do Brasil.
A base metodológica das duas provas é a mesma, a diferença está na população de estudantes aos quais são aplicadas e, consequentemente, aos resultados que cada uma oferece. Ambas avaliam as mesmas disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática.
Participam da Prova Brasil alunos de 4.ª e 8.ª séries do ensino fundamental, e também os da 3.ª série do ensino médio regular, tanto da rede pública quanto da rede privada, em área urbana e rural.
Quanto à ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, assinale a alternativa incorreta.
A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração não está explicitada na Constituição Federal de 1988.
O Ensino Fundamental de nove anos é uma opção que pode ser implantada ou não, de acordo com o desejo das políticas estaduais ou municipais.
O Plano Nacional de Educação (PNE), ao tratar dos objetivos e metas relativos ao Ensino Fundamental, propõe ampliar para nove anos a duração do Ensino Fundamental obrigatório, com início aos seis anos de idade, à medida que for sendo universalizado o atendimento na faixa etária de 7 a 14 anos.
A LDB, Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional não explicita a ampliação do ensino fundamental de nove anos.
O PNE propõe opções, entre as quais a ampliação da duração do Ensino Fundamental para nove anos. Evidencia-se, entretanto, que essa é, ao lado de outras, alternativa válida a ser implantada isoladamente ou em conjunto com outras formulações.
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