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Julgue se cada um dos itens abaixo apresenta característica da concepção democrático-participativa.
I Definição explícita de objetivos sociopolíticos e pedagógicos.
II Alto nível de qualificação e competência profissional.
III Acompanhamento e avaliação sistemáticos, com finalidade pedagógica.
IV Ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações interpessoais.
V Articulação entre a atividade de direção e a iniciativa de participação das outras pessoas.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Na concepção sociocrítica, a escola é encarada como um sistema que agrega pessoas, destacando-se o caráter intencional de suas ações. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A organização escolar é objetiva, intencional e pré-concebida.
Os projetos são realizados pela comunidade escolar, mas sua execução fica a cargo do diretor.
O caráter pedagógico da escola independe de sua organização estrutural.
A concepção sociocrítica valoriza o poder e a autoridade exercidos unilateralmente.
Na escola, tanto a gestão quanto o processo de tomada de decisão dão-se coletivamente.
Na contemporaneidade, a maioria dos autores tem adotado o termo organização escolar no lugar de administração escolar. Entende-se que o termo organização tem maior abrangência e, por isso, a administração realiza-se no contexto de uma organização. A respeito desse assunto, é correto afirmar que
o termo organização foi adotado a partir de uma visão econômica da escola, em comparação com uma empresa com fins lucrativos.
organizar é regular tudo, demarcando esferas de responsabilidades e níveis de autoridade nas pessoas congregadas.
o caráter grupal e cooperativo das instituições de ensino não pode ser generalizado no conceito de organização.
as organizações são entendidas como unidades sociais, constituídas por pessoas que trabalham juntas para alcançar determinados objetivos.
uma organização não admite uma sistemática de gerenciamento técnico e administrativo.
Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), a qualificação do pessoal docente apresenta-se como um dos maiores desafios educacionais; por isso, deverá ser realizada por meio de formação continuada permanente. A respeito da atuação do supervisor educacional na formação continuada, assinale a alternativa correta.
A educação escolar é reduzida à sala de aula, dispensando a articulação entre os agentes educativos.
De acordo com o PNE, a ação do supervisor educacional deve estar voltada ao atendimento do educando.
O supervisor atuará no processo de formação continuada dos professores e, em certos momentos, de toda a equipe escolar.
A formação continuada dos professores deve ser realizada fora do ambiente de trabalho e apenas com cursos de pós-graduação.
Ao supervisor educacional não cabe a responsabilidade de formação continuada, pois sua função é técnica e restrita.
No Caderno do Gestor, volume 3, de 2009, destaca-se a importância das reuniões finais de conselhos de classe e série para a reflexão sobre o que de fato aconteceu durante o ano e para a projeção das ações para o próximo ano. Diferentes da Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), os conselhos de classe e série
precisam identificar a situação de cada aluno para definir os que prosseguirão na série subsequente.
têm que oferecer condições para que os alunos tenham garantida a promoção automática.
precisam refletir sobre o seu papel com vistas a identificar os responsáveis pelo fracasso dos alunos.
têm que avaliar se a escola atingiu bons resultados e encaminhar os casos mais críticos para recuperação final.
têm status próprio que lhes confere o poder decisório de interferir na Proposta Pedagógica da escola.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Um supervisor diz estar tranquilo em relação às suas funções, pois já tem preparado vários projetos relacionados à educação para o trânsito, o que facilita resolver as situações problemas que surgem nas comunidades. Quanto a isso não precisa mais se preocupar. Tal atitude OPÕE-SE a qual das afirmações abaixo:
Todo projeto deve ser original e adequado às características próprias de uma realidade específica.
Todo projeto pode ser usado em diversas realidades sem considerar as características de cada uma.
Os projetos de trabalho são transferíveis a qualquer realidade que apresenta algum tipo de problema.
Tanto os projetos simples de pouca duração quanto os mais complexos são planos aplicáveis em qualquer situação semelhante.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Uma dimensão imprescindível para que o trabalho com projetos sociais alcance com êxito seus objetivos é a participação caracterizada principalmente por uma construção coletiva. Neste sentido, a participação está intimamente relacionada a:
I. Uma dinâmica responsável que visa à busca da melhoria de qualidade de vida ou do bem estar social.
II. Ajuda necessária como simples colaboração sem muito comprometimento com a finalidade proposta.
III. Ampliar as amizades para sentir-se bem no grupo de trabalho, motivados por interesses subjetivos.
IV. Partilha entre diversos participantes, interligando suas funções em busca dos mesmos objetivos.
Estão corretas APENAS as alternativas:
I, III e IV.
II, III e IV.
II e III.
I e IV.
A proposta da pesquisa participante nasce na década de 1970, com a intensificação dos movimentos populares, juntamente com outras concepções de ciência que emergiram, procurando interpretar a realidade a partir de concepções superadoras da ciência tradicional. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A proposta da pesquisa participante vai de encontro ao conhecimento popular que, restrito ao senso comum, não possui validade científica.
O objetivo da pesquisa participante é propiciar aos grupos populares entendimento de seus problemas, para que eles possam percebê-los e levantar alternativas que vão ao encontro de seus interesses.
Na pesquisa participante, o processo educativo atinge a equipe envolvida, e pesquisadores e participantes interagem na dialética do processo. Assim, tornam-se, ambos, objetos do conhecimento.
Os grupos populares são os objetos de estudo da pesquisa participante e, como tal, são passivos frente ao processo de geração e de produção do conhecimento científico.
Nos ambientes escolares, a pesquisa participante não é muito utilizada, em virtude de suas características de envolvimento do pesquisador no processo de pesquisa.
O coletivo não significa "todos fazerem a mesma coisa"; é possível identificar competências específicas para cada membro da equipe. A respeito da organização do trabalho na escola pública, assinale a alternativa incorreta.
A administração e a coordenação pedagógica de curso, período, turmas, áreas e projetos etc. são atividades exclusivas dos pedagogos na gestão do projeto pedagógico.
A coordenação de curso, de períodos e outras atuações de liderança podem ser exercidas por professores de diversas áreas. Já a coordenação de projetos não é possível ser estabelecida a priori, ela depende do projeto.
O supervisor precisa ter uma formação pedagógica que o capacite a auxiliar nas tarefas dos professores, no ato de ensinar, de modo que os alunos consolidem seus conhecimentos.
Os conhecimentos pedagógicos têm sido desenvolvidos explícita, intencional e sistematicamente nos cursos que formam pedagogos. Portanto, a presença destes na Escola é imprescindível como forma de propiciar os conhecimentos pedagógicos necessários para a escola.
O pedagogo tem um importante papel na organização racional do processo de ensino e na garantia da perpetuação deste nos sistemas, de forma a consolidar o projeto político-pedagógico na educação escolar.
Diversos projetos estão sendo aplicados e vêm surgindo a cada dia por todo o país. Muitos com vários aspectos em comum, outros nem tanto. A orientação profissional muitas vezes transcende o espaço da escola, de modo que centros e institutos especializados propõem-se a realizar trabalhos de orientação profissional, muitas vezes inacessível a estudantes de situação econômica desfavorável. A respeito da orientação profissional na perspectiva da emancipação, assinale a alternativa correta.
A orientação profissional deve desconsiderar as dificuldades presentes no contexto do indivíduo, ou seja, dificuldades que a realidade lhe apresenta independentemente de sua própria vontade ou da vontade do orientador para proporcionar uma nova realidade ao estudante.
O processo de orientação profissional é dinâmico, no sentido de que o indivíduo experimenta um período no qual terá oportunidade de vivenciar o seu processo de escolha de modo automático, descontextualizado e elaborado por meio de testes e induções.
A necessidade de orientação profissional faz-se presente justamente por haver uma desorientação, uma falta de clareza por parte do aluno com relação a qual caminho seguir. Nesse sentido, a realização pessoal não é algo que deve ser buscado para que se supere o risco de uma possível frustração profissional.
Uma orientação profissional comprometida com a vida do sujeito deve procurar enxergar e lidar com a realidade. Esse é o meio para superar as dificuldades, encontrar uma síntese diante da complexidade, e não apenas submeter o indivíduo às limitações da realidade.
Diversos testes de sondagem de interesses e de aptidões espalham-se por espaços informativos. A facilidade com que tais testes são encontrados na Internet é representativo disso. Mediante esse contexto, a orientação profissional torna-se desnecessária.
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