Questões de Pedagogia do ano 2010

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Julgue se cada um dos itens abaixo apresenta característica da concepção democrático-participativa.

I Definição explícita de objetivos sociopolíticos e pedagógicos.

II Alto nível de qualificação e competência profissional.

III Acompanhamento e avaliação sistemáticos, com finalidade pedagógica.

IV Ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações interpessoais.

V Articulação entre a atividade de direção e a iniciativa de participação das outras pessoas.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

Na concepção sociocrítica, a escola é encarada como um sistema que agrega pessoas, destacando-se o caráter intencional de suas ações. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A organização escolar é objetiva, intencional e pré-concebida.

  • B.

    Os projetos são realizados pela comunidade escolar, mas sua execução fica a cargo do diretor.

  • C.

    O caráter pedagógico da escola independe de sua organização estrutural.

  • D.

    A concepção sociocrítica valoriza o poder e a autoridade exercidos unilateralmente.

  • E.

    Na escola, tanto a gestão quanto o processo de tomada de decisão dão-se coletivamente.

Na contemporaneidade, a maioria dos autores tem adotado o termo organização escolar no lugar de administração escolar. Entende-se que o termo organização tem maior abrangência e, por isso, a administração realiza-se no contexto de uma organização. A respeito desse assunto, é correto afirmar que

  • A.

    o termo organização foi adotado a partir de uma visão econômica da escola, em comparação com uma empresa com fins lucrativos.

  • B.

    organizar é regular tudo, demarcando esferas de responsabilidades e níveis de autoridade nas pessoas congregadas.

  • C.

    o caráter grupal e cooperativo das instituições de ensino não pode ser generalizado no conceito de organização.

  • D.

    as organizações são entendidas como unidades sociais, constituídas por pessoas que trabalham juntas para alcançar determinados objetivos.

  • E.

    uma organização não admite uma sistemática de gerenciamento técnico e administrativo.

Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), a qualificação do pessoal docente apresenta-se como um dos maiores desafios educacionais; por isso, deverá ser realizada por meio de formação continuada permanente. A respeito da atuação do supervisor educacional na formação continuada, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A educação escolar é reduzida à sala de aula, dispensando a articulação entre os agentes educativos.

  • B.

    De acordo com o PNE, a ação do supervisor educacional deve estar voltada ao atendimento do educando.

  • C.

    O supervisor atuará no processo de formação continuada dos professores e, em certos momentos, de toda a equipe escolar.

  • D.

    A formação continuada dos professores deve ser realizada fora do ambiente de trabalho e apenas com cursos de pós-graduação.

  • E.

    Ao supervisor educacional não cabe a responsabilidade de formação continuada, pois sua função é técnica e restrita.

No Caderno do Gestor, volume 3, de 2009, destaca-se a importância das reuniões finais de conselhos de classe e série para a reflexão sobre o que de fato aconteceu durante o ano e para a projeção das ações para o próximo ano. Diferentes da Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), os conselhos de classe e série

  • A.

    precisam identificar a situação de cada aluno para definir os que prosseguirão na série subsequente.

  • B.

    têm que oferecer condições para que os alunos tenham garantida a promoção automática.

  • C.

    precisam refletir sobre o seu papel com vistas a identificar os responsáveis pelo fracasso dos alunos.

  • D.

    têm que avaliar se a escola atingiu bons resultados e encaminhar os casos mais críticos para recuperação final.

  • E.

    têm status próprio que lhes confere o poder decisório de interferir na Proposta Pedagógica da escola.

Um supervisor diz estar tranquilo em relação às suas funções, pois já tem preparado vários projetos relacionados à educação para o trânsito, o que facilita resolver as situações problemas que surgem nas comunidades. Quanto a isso não precisa mais se preocupar. Tal atitude OPÕE-SE a qual das afirmações abaixo:

  • A.

    Todo projeto deve ser original e adequado às características próprias de uma realidade específica.

  • B.

    Todo projeto pode ser usado em diversas realidades sem considerar as características de cada uma.

  • C.

    Os projetos de trabalho são transferíveis a qualquer realidade que apresenta algum tipo de problema.

  • D.

    Tanto os projetos simples de pouca duração quanto os mais complexos são planos aplicáveis em qualquer situação semelhante.

Uma dimensão imprescindível para que o trabalho com projetos sociais alcance com êxito seus objetivos é a participação caracterizada principalmente por uma construção coletiva. Neste sentido, a participação está intimamente relacionada a:

I. Uma dinâmica responsável que visa à busca da melhoria de qualidade de vida ou do bem estar social.

II. Ajuda necessária como simples colaboração sem muito comprometimento com a finalidade proposta.

III. Ampliar as amizades para sentir-se bem no grupo de trabalho, motivados por interesses subjetivos.

IV. Partilha entre diversos participantes, interligando suas funções em busca dos mesmos objetivos.

Estão corretas APENAS as alternativas:

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e IV.

A proposta da pesquisa participante nasce na década de 1970, com a intensificação dos movimentos populares, juntamente com outras concepções de ciência que emergiram, procurando interpretar a realidade a partir de concepções superadoras da ciência tradicional. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A proposta da pesquisa participante vai de encontro ao conhecimento popular que, restrito ao senso comum, não possui validade científica.

  • B.

    O objetivo da pesquisa participante é propiciar aos grupos populares entendimento de seus problemas, para que eles possam percebê-los e levantar alternativas que vão ao encontro de seus interesses.

  • C.

    Na pesquisa participante, o processo educativo atinge a equipe envolvida, e pesquisadores e participantes interagem na dialética do processo. Assim, tornam-se, ambos, objetos do conhecimento.

  • D.

    Os grupos populares são os objetos de estudo da pesquisa participante e, como tal, são passivos frente ao processo de geração e de produção do conhecimento científico.

  • E.

    Nos ambientes escolares, a pesquisa participante não é muito utilizada, em virtude de suas características de envolvimento do pesquisador no processo de pesquisa.

O coletivo não significa "todos fazerem a mesma coisa"; é possível identificar competências específicas para cada membro da equipe. A respeito da organização do trabalho na escola pública, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A administração e a coordenação pedagógica de curso, período, turmas, áreas e projetos etc. são atividades exclusivas dos pedagogos na gestão do projeto pedagógico.

  • B.

    A coordenação de curso, de períodos e outras atuações de liderança podem ser exercidas por professores de diversas áreas. Já a coordenação de projetos não é possível ser estabelecida a priori, ela depende do projeto.

  • C.

    O supervisor precisa ter uma formação pedagógica que o capacite a auxiliar nas tarefas dos professores, no ato de ensinar, de modo que os alunos consolidem seus conhecimentos.

  • D.

    Os conhecimentos pedagógicos têm sido desenvolvidos explícita, intencional e sistematicamente nos cursos que formam pedagogos. Portanto, a presença destes na Escola é imprescindível como forma de propiciar os conhecimentos pedagógicos necessários para a escola.

  • E.

    O pedagogo tem um importante papel na organização racional do processo de ensino e na garantia da perpetuação deste nos sistemas, de forma a consolidar o projeto político-pedagógico na educação escolar.

Diversos projetos estão sendo aplicados e vêm surgindo a cada dia por todo o país. Muitos com vários aspectos em comum, outros nem tanto. A orientação profissional muitas vezes transcende o espaço da escola, de modo que centros e institutos especializados propõem-se a realizar trabalhos de orientação profissional, muitas vezes inacessível a estudantes de situação econômica desfavorável. A respeito da orientação profissional na perspectiva da emancipação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A orientação profissional deve desconsiderar as dificuldades presentes no contexto do indivíduo, ou seja, dificuldades que a realidade lhe apresenta independentemente de sua própria vontade ou da vontade do orientador para proporcionar uma nova realidade ao estudante.

  • B.

    O processo de orientação profissional é dinâmico, no sentido de que o indivíduo experimenta um período no qual terá oportunidade de vivenciar o seu processo de escolha de modo automático, descontextualizado e elaborado por meio de testes e induções.

  • C.

    A necessidade de orientação profissional faz-se presente justamente por haver uma desorientação, uma falta de clareza por parte do aluno com relação a qual caminho seguir. Nesse sentido, a realização pessoal não é algo que deve ser buscado para que se supere o risco de uma possível frustração profissional.

  • D.

    Uma orientação profissional comprometida com a vida do sujeito deve procurar enxergar e lidar com a realidade. Esse é o meio para superar as dificuldades, encontrar uma síntese diante da complexidade, e não apenas submeter o indivíduo às limitações da realidade.

  • E.

    Diversos testes de sondagem de interesses e de aptidões espalham-se por espaços informativos. A facilidade com que tais testes são encontrados na Internet é representativo disso. Mediante esse contexto, a orientação profissional torna-se desnecessária.

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