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Partindo de uma visão progressista de educação, que prega o trabalho coletivo no interior da escola, nada mais é feito de maneira aleatória na escola, nada mais é improvisado; tudo passa a ter significado. A esse respeito, assinale a alternativa correta que pontua o papel do supervisor.
A formação do supervisor para atuar nessa perspectiva não pode romper com as teorias tecnicistas, reforçando a ação tecnicista e fragmentada do trabalho escolar.
Não cabe ao supervisor viabilizar articulações no processo ensino-aprendizagem, discutir e avaliar a qualidade dos conteúdos trabalhados e tudo o que faz parte do trabalho pedagógico na sua totalidade.
Para o supervisor, intelectual comprometido com a transformação social, pensar a escola concreta é ponto estratégico.
O trabalho pedagógico do supervisor, na perspectiva progressista, está descomprometido com a construção de uma sociedade democrática.
O supervisor progressista valoriza não mais um conhecimento que nasce da relação orgânica com a realidade concreta, mas a informação propagada, recebida dos órgãos hierarquicamente superiores.
O supervisor deve constituir-se um sujeito de mudanças para a instituição onde atua e para os professores, deve manter um diálogo mútuo favorecendo o crescimento de todos e, consequentemente, da escola e de seus alunos. Nesse sentido, ele tem um importante papel na organização do trabalho pedagógico e na formação continuada. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
A supervisão é o processo pelo qual se orienta a escola como um todo, para a consecução de suas finalidades.
Não é dever do supervisor proporcionar a possibilidade de uma melhor formação aos professores.
Um projeto de formação continuada deve ter apenas a perspectiva de analisar os conhecimentos dos profissionais da educação, não provocando mudanças de conceitos.
A formação continuada faz sentido independentemente da valorização individual; é possível aperfeiçoar o professor que não quer crescer. O diferencial estará na capacidade de convencimento do supervisor.
A organização do trabalho pedagógico já está estruturada no projeto político pedagógico da escola, não dependendo da ação de supervisão.
O trabalho coletivo tem sido apontado por pesquisadores e estudiosos como o caminho mais profícuo para o alcance das novas finalidades da educação escolar, porque a natureza do trabalho na escola, que é a produção do humano, é diferente da natureza do trabalho em geral na elaboração de outros produtos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O trabalho coletivo geralmente é descrito pelos estudiosos da educação como uma tarefa simples.
A sociedade moderna acostumou-se a formas de vida individualista que cultuam o trabalho coletivo.
O modo de produção capitalista ignora o trabalho coletivo.
A cooperação é um fator de instabilidade na liderança escolar.
O trabalho coletivo favorece formas de resistência à dominação.
A preocupação com a melhoria da qualidade da educação levantou a necessidade de descentralização e de democratização da gestão escolar e, consequentemente, a participação tornou-se um conceito nuclear. A respeito desse tema, assinale a alternativa incorreta.
O entendimento do conceito de gestão já pressupõe, em si, a ideia de participação, isto é, do trabalho associado de pessoas que analisam situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em conjunto.
A participação tem como característica fundamental a força de atuação consciente, pela qual os membros de uma unidade social (de um grupo, de uma equipe) reconhecem e assumem seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica, da cultura da unidade social.
Executar uma ação não significa ter parte, ou seja, responsabilidade sobre a ação, só será seu sujeito quem puder decidir sobre ela.
A participação é fundamental para garantir a gestão democrática da escola, pois é assim que todos os envolvidos no processo educacional da instituição estarão presentes, tanto nas decisões e construções de propostas, quanto no processo de implementação, acompanhamento e avaliação.
Diante das perspectivas de inovação da atualidade, o papel do supervisor escolar deve representar uma figura de inovação. A esse respeito, assinale alternativa correta.
A ação supervisora é independente da dos demais especialistas em educação (orientador escolar, secretário escolar e administrador escolar).
Ao supervisor cabe apenas conhecer e dominar os conteúdos lógico-sistematizados do processo de ensinar e aprender.
Hoje ainda é admissível manter as políticas de submissão, em que a estrutura escolar se submete aos interesses da classe dominante.
A nova realidade denota que a função do supervisor educacional assume um parecer diferente do que era conceituado na escola tradicional.
O supervisor escolar possui um conhecimento abrangente a respeito das atividades de quem ensina e das formas de encaminhá-las, considerando que as condições de existência dos que aprendem é papel do professor.
As finalidades educativas estão cada vez mais centradas nas aprendizagens dos alunos, incluindo-se nestas aqui o desenvolvimento de conhecimentos acadêmicos, competências e a aprendizagem de regras e de valores sociais importantes. A liderança é, pois, mais uma função do que um cargo. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Os líderes de uma instituição de ensino devem estar autorizados pela hierarquia escolar.
A liderança deve ser papel exclusivo do supervisor.
O papel de liderança está a serviço da manutenção do autoritarismo e do bom funcionamento da escola.
Nas estruturas orgânicas e horizontais, as lideranças são divididas entre os vários papéis e as funções.
A liderança está ligada a posições de autoridade formal, abarca um conjunto de funções que podem ser desempenhadas por diferentes pessoas.
Uma nova pedagogia do trabalho se configurou com a automatização, que demanda
qualificação definida pela natureza da tarefa e determinada por conhecimentos científicos e tecnológicos específicos, bem como habilidades psicofísicas e modos operacionais.
atendimento a uma divisão social e técnica do trabalho, marcada por fronteiras entre as ações instrumentais e intelectuais, em decorrência de relações de classe definidas para determinar funções.
padronização de tempos e movimentos, tendo em vista a qualidade, por meio de ações de planejamento destacadas do processo de produção e mediadas pela equipe de gestão de pessoas.
conhecimentos mais abrangentes dos campos da ciência presentes no processo produtivo, com ênfase na competência potencial para usar conhecimentos teóricos e para resolver problemas práticos.
ênfase ora nos conteúdos, ora nas atividades, a partir de uma concepção positivista de ciência, fundamentada na lógica formal e comprometida com uma relação que integre conteúdo e método.
Os programas de trainees estão sendo fortemente utilizados nas organizações para promover aprendizagem. São considerações pertinentes sobre esse tipo de programa, EXCETO a que explica que os
participantes recebem treinamento planejado e contínuo, ministrado por profissionais de alto nível da empresa.
integrantes participam ativamente de atividades previ- amente estabelecidas, enquanto são continuamente monitorados e avaliados.
programas são geralmente voltados para universitários recém-formados ou no último ano da graduação.
membros do programa são analisados quanto às suas possibilidades de vinculação com a empresa, sua cultura e quanto a seu potencial de desenvolvimento.
treinandos são posicionados, após a sua formação e desenvolvimento, em determinados postos iniciais do quadro de carreiras da empresa.
Um dos métodos adotados pelas organizações contemporâneas para a promoção da aprendizagem e de desenvolvimento de pessoas é a atribuição de comissões, que consiste em
oferecimento de cursos e seminários para a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de habilidades conceituais e analíticas na forma presencial ou na modalidade a distância.
oportunidade de participação de equipes temporárias de trabalho que compartilhem da tomada de decisões, gerando aprendizado pela observação dos outros e pela pesquisa de problemas específicos.
técnica de treinamento em que o treinando se dedica a um trabalho de tempo integral para analisar e resolver problemas em determinados projetos ou em outros departamentos da organização.
trabalho provisório sob a supervisão de um profissional bem-sucedido em diferentes áreas da empresa, atuando como assistente para desempenhar diversas tarefas delegadas, com prazo de execução.
desenvolvimento de centros internos para expor os colaboradores a exercícios realísticos, tendo em vista a melhoria de habilidades pessoais, como no caso das universidades corporativas.
O treinamento por competências tem seu ponto de partida em um(a)
projeto de mudança que vise às atitudes proativas, a fim de que se transformem em reativas.
plano de desenvolvimento em que são definidas a aplicação e a condução do programa de treinamento com esse fim.
estabelecimento de informações a serem transmitidas sobre políticas, diretrizes, missão e visão organizacional junto às respectivas competências.
mapeamento prévio das competências essenciais desdobradas por áreas da organização e em competências individuais.
orientação para a situação presente, focalizando o cargo atual de cada funcionário e nos conteúdos que necessitam dominar para o bom desempenho.
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