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As escolas brasileiras, para exercerem a função social proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), precisam possibilitar o cultivo dos bens culturais e sociais, considerando as expectativas e as necessidades dos alunos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Os PCN impõem o quê, como e quando ensinar, constituindo-se um roteiro que enfatiza a importância dos conteúdos e o tratamento a ser dado a estes.
A experiência acumulada pelos profissionais da educação não deve ser levada em conta na elaboração do projeto educativo de uma escola.
É essencial a vinculação da escola com as questões sociais e com os valores democráticos, não só do ponto de vista da seleção e do tratamento dos conteúdos, como também da própria organização escolar.
Para ser uma organização eficaz no cumprimento de propósitos estabelecidos em conjunto por professores, coordenadores e diretor e garantir a formação coerente de seus alunos ao longo da escolaridade obrigatória, é imprescindível que a escola siga o projeto educativo elaborado nos PCN.
As normas de funcionamento e os valores, implícitos e explícitos, que regem a atuação das pessoas na escola são determinantes da qualidade do ensino, mas eles não interferem diretamente na formação dos alunos.
Instituída pela Lei Complementar no 1.078, de 17 de dezembro de 2008, a Bonificação por Resultados a ser paga aos servidores em efetivo exercício na Secretaria da Educação, decorrente do cumprimento de metas previamente estabelecidas, visa
à melhoria e ao aprimoramento da qualidade do ensino público.
ao favorecimento aos profissionais que se destacam na escola.
à premiação dos professores qualificados profissionalmente.
ao incentivo aos servidores com maior tempo de serviço.
à avaliação do trabalho desempenhado pelos servidores.
A Instrução CENP no 1/2010, de 11 de janeiro de 2010, que dispõe sobre estudos de recuperação aos alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas escolas da rede pública estadual de ensino, estabelece as competências e atribuições dos docentes responsáveis pela recuperação. NÃO é de responsabilidade do professor
realizar uma avaliação diagnóstica dos alunos encaminhados para recuperação, com vistas a um maior detalhamento das dificuldades apresentadas preliminarmente pelo professor da classe.
oferecer atendimento individualizado de estudos de recuperação paralela para atender às dificuldades/necessidades indicadas pelas famílias dos alunos.
encaminhar, ao final do período em que o aluno esteve submetido a estudos de recuperação, os resultados alcançados.
cuidar dos registros das atividades desenvolvidas com os alunos, em especial, apresentando relatório circunstanciado quando de se tratar de atendimento individualizado.
utilizar estratégias diversificadas propondo as atividades a serem vivenciadas pelos alunos, sugeridas no material de apoio, como também usar os materiais disponíveis na Sala Ambiente de Informática da escola.
A tentativa de equacionar o desempenho de estudantes a padrões de qualidade vem levando os sistemas de ensino a buscar indicadores, por meio de exames. Os resultados constituem uma base de decisão para a adoção de políticas públicas. Entretanto, o entusiasmo por essa visão de qualidade pode IMPEDIR a percepção de seus limites, dentre os quais se destaca(m)
desenvolvimento duradouro de competências de alto nível, em detrimento da memorização de conhecimentos pontuais.
mobilização de esforços sem precedentes para desenvolver competências de orientação e regulação dos modos de gestão educacional.
adoção de medidas precipitadas, mais espetaculares do que eficazes, tratando mais os sintomas do que as causas, quando os indicadores são insatisfatórios.
concorrência entre instituições de ensino, o que eleva os níveis de desempenho de estudantes e gera profissionais qualificados ao mercado.
identificação e interpretação regular de problemas emergentes para o encontro de soluções apropriadas em processos de aprendizagem coletiva.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
O trabalho docente que relaciona a prática vivida pelos alunos com os conteúdos propostos pelo professor, momento em que se dá a ruptura em relação à experiência pouco elaborada, deve ser classificado, segundo as tendências pedagógicas, como tendência
progressista libertadora.
liberal tecnicista.
progressista libertária.
liberal tradicional.
crítico-social dos conteúdos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Nos Estados Unidos, as pesquisas educacionais com base em investigação e análise de indicadores sociais e educacionais tiveram início ainda nas décadas de 20 e de 30 do século XX. No Brasil, a produção e a análise de indicadores sociais relacionam-se ao crescimento econômico do período do pós-guerra até 1980, que levou o país a ingressar no grupo das dez maiores economias do mundo; consequentemente, esse período foi marcado pelo começo de profundas transformações estruturais, em gestão, controle e em relação às demandas sociais. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Atualmente, as estatísticas revelam melhorias de uma série de indicadores, com a redução das desigualdades sociais no Brasil, nos últimos anos.
Em contradição aos indicadores positivos, como o aumento da escolarização básica e o da alfabetização nas décadas finais do século XX no Brasil, ocorreu também, o aumento das desigualdades educacionais.
O aumento da escolarização reflete-se diretamente na melhoria dos indicadores sociais brasileiros.
O aumento da escolarização significa melhor qualidade da educação, o que prova que hoje as escolas brasileiras são mais qualificadas do que as da década de 50 do século XX.
As avaliações do MEC para a educação básica têm mostrado um aumento na qualidade do ensino, mas não conseguem provar o aumento de escolaridade dos brasileiros.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A partir do início da década de 80 do século passado, pode-se perceber o paulatino rompimento de modelos de concepção pedagógica na área de educação física. Entre as concepções que buscaram esse rompimento, inclui-se a voltada à
orientação do professor e à promoção da saúde.
autonomia no gerenciamento da aptidão física e às experiências vividas pelos alunos.
elaboração de conhecimentos sobre atividade física, à busca de bem-estar e à valorização dos conteúdos esportivos.
qualidade de vida e à orientação didática do professor para hábitos de higiene e saúde.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação às tendências pedagógicas, assinale a opção correta.
A pedagogia libertária tem como objetivo político formar as crianças e os jovens para a autogestão individual e coletiva e, para tanto, importa uma permanente aprendizagem da supressão da autoridade, seja no grupo seja na sociedade, sendo o conteúdo que atende a esse objetivo o interesse e a decisão do grupo.
A pedagogia libertadora tem por finalidade contribuir para a formação da cidadania, garantindo a todos os educandos condições de criticidade e, para tanto, considera que, em determinadas condições sócio-históricas, os conteúdos escolares são os que decorrem das ciências, podendo e devendo ser transmitidos pelo professor e assimilados pelos alunos de forma crítica.
A pedagogia da Escola Nova, nascida e sistematizada no contexto da Revolução Francesa, de perspectiva política, destina-se à equalização social, por meio da formação de indivíduos em condições iguais, de forma que possam lutar por seus direitos na sociedade.
De acordo com a pedagogia crítico-social dos conteúdos, o conteúdo da prática educativa deve ser a reflexão coletiva, dialogada e consciente sobre a cultura cotidiana do povo, tendo como objetivo político a emancipação organizada das camadas populares.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Jorge, professor do segundo ano do ensino médio, objetivando criar situações didático-pedagógicas capazes de gerar debates acerca das eleições, exibiu, em algumas de suas aulas de língua portuguesa, filmes e documentários que mostravam a história e o posicionamento político-ideológico de grandes personagens brasileiros. Por meio de discussões, o professor esperava ajudar os alunos a desenvolver um posicionamento crítico acerca da realidade, sem deixar de trabalhar os conteúdos previstos para a disciplina. Como estratégia didático-pedagógica, Jorge solicitava aos alunos que apresentassem soluções para problemas identificados na sociedade, chamando a atenção para as contradições nos discursos dos alunos.
Em face dessa situação hipotética, é correto afirmar que a preocupação do professor e o modo como organizou o trabalho pedagógico exemplificam a tendência pedagógica
tecnicista, visto que, por meio das técnicas utilizadas em sala de aula, Jorge objetivava modelar o comportamento humano ou preparar os alunos para se integrarem à máquina social, o que resultaria no aperfeiçoamento da ordem social vigente.
histórico-crítica, visto que, com sua atitude, o professor buscou fornecer aos alunos instrumental para participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
liberal renovada não diretiva, uma vez que o foco do trabalho do professor era a formação de atitude, e sua preocupação eram os problemas psicológicos dos alunos. Assim, conduziu aulas favoráveis à mudança do indivíduo.
libertária, visto que a apropriação, pelos alunos, dos conteúdos previamente selecionados pelo professor ficou sujeita ao interesse dos alunos no tema, cabendo a eles próprios discutir esses conteúdos livremente em grupos, de modo informal e não diretivo.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A história da educação no Brasil foi marcada por duas grandes correntes pedagógicas: a liberal e a progressista. Assinale a opção correspondente às tendências identificadas com a corrente pedagógica liberal.
histórico-crítica, tecnicista, renovada não diretiva e libertária
tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva e tecnicista
tradicional, tecnicista, libertadora e renovada não diretiva
renovada progressivista, tradicional, libertária e renovada não diretiva
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