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Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
De acordo com os teóricos da pedagogia histórico-crítica, é possível realizar um trabalho pedagógico significativo para o aluno, por meio de uma metodologia de trabalho que venha ao encontro de seus interesses, confrontando-os com a realidade em que vivem. A respeito desse assunto, assinale a alternativa incorreta.
Uma proposta de trabalho crítico e transformador da realidade vivida pelo aluno, que aponte caminhos e ações didático-pedagógicas de mediação entre aluno e objeto de conhecimento, pode tornar as aulas mais interessantes e significativas para os alunos.
É necessário que cada educador realize uma avaliação de sua prática docente, visando atender às necessidades de transformação social por meio de uma prática educativa significativa.
Além das ferramentas convencionais de mediação utilizadas em sala de aula, os educadores precisam lançar mão das novas tecnologias, que os auxiliam no processo de ensino e de mediação da aprendizagem dos conteúdos escolares.
O confronto com a realidade dá-se por meio da tomada de consciência de suas limitações. O melhor instrumento do professor para tornar isso significativo para o aluno é a avaliação somativa.
O compromisso da escola e dos educadores, nesse momento, é ensinar de forma significativa, lançando mão de metodologias que instiguem o aluno para a aprendizagem, tendo a certeza de que estes farão um novo uso social dos conteúdos científicos aprendidos na escola para a transformação da sociedade.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A didática, na perspectiva sócio-histórica, tem a prática social como ponto de partida de todo o processo pedagógico. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A prática social imediata do aluno não é tema relevante para o professor.
A relação do conteúdo com a vivência dos alunos está ausente no cotidiano dessa prática pedagógica.
A preparação do aluno ocorre por meio de uma mobilização para a construção do conhecimento escolar, partindo-se do princípio de que ele nada conhece.
O conteúdo a ser desenvolvido deve estar vinculado à realidade, uma vez que é socialmente necessário.
Devem ser trazidos para a sala de aula apenas as vivências e as experiências que o educador tem sobre o conteúdo a ser trabalhado.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Os teóricos da concepção sócio-histórica afirmam que a cultura da excludência se instalou na organização escolar e que a nova Lei de Diretrizes e Bases pouco avançou na direção de exclusão dessa cultura. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
Essa linha de pensamento concorda que as ênfases da educação devam ser a avaliação, a reprovação e a repetência; por isso, não avança além da cultura da exclusão.
O fracasso escolar e o processo disciplinar e seriado de ensino-aprendizagem não tem relação com a redução do direito à educação básica.
O direito à educação básica continua entendido como ensino com todas as conotações disciplinares seriadas, escalonadas, avaliativas e seletivas que esse conceito adquiriu ao longo da história da educação brasileira.
A superação da cultura do fracasso não passa pela retomada de uma discussão política acerca dos componentes do direito à formação básica e universal.
Os termos sistema de educação ou de ensino colocados na LDB deixam de ser uma questão semântica para ser uma questão política, mas não expressam os conflitos em torno do conteúdo dado ao direito à educação básica.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Os teóricos da pedagogia histórico-crítica afirmam que a dialética é a essência dessa proposta didática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Nessa concepção didática, há um entendimento idealista da dialética, que se resume no ato de transformar as questões sociais em diálogo, no qual todos têm espaço para expor suas ideias, sem haver uma reordenação teórica destas.
Não é possível a emancipação do sujeito sem que ele se aproprie de conhecimentos historicamente construídos e sistematizados socialmente, tendo como ponto de partida e de chegada a prática social vivida pelo educando, respeitando as três fases do método dialético prática, teoria, prática.
A ideia de práxis, defendida pelos marxistas, não se aplica aqui pelo fato de transformar a educação em um ato político. Essa concepção está mais preocupada com as questões histórico-críticas que com as políticas.
Essa concepção defende a emancipação do educando por meio da retrospectiva histórico-crítica. Por isso, tem como fundamento psicológico as teorias da aprendizagem focadas no estímulo e na resposta.
A emancipação do sujeito ocorre de diferentes formas: a educação é um importante instrumento; mas, sem ela, é possível se apropriar dos conhecimentos historicamente construídos e socialmente sistematizados.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Originada das contribuições do marxismo, a pedagogia histórico-crítica compreende a educação como
processo objetivo e operacional dotado de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas, sendo necessário operacionalizar objetivos e mecanizar o processo pedagógico para que resulte em eficiência.
expressão de linguagem que se profere sobre a realidade, referindo-se à clareza dos enunciados relativos aos fenômenos e não aos próprios fenômenos.
modo de adequar as necessidades individuais ao meio social, devendo retratar a vida cotidiana para promover real aprendizagem, desenvolvendo experiências que permitam ao educando promover a própria educação.
ato de produzir mediação no seio da prática social global, dela decorrendo um método pedagógico no qual professores e alunos se inserem em um mesmo contexto, com posições distintas, para a solução de problemas.
ato político em que o aprendizado é autogestionário, não espontâneo e voltado para uma necessidade prática, em um processo de produção que destitua o projeto educativo da burguesia.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Na esteira do neoprodutivismo, também são identificadas as suas variantes: o neoescolanovismo, o neoconstrutivismo e o neotecnicismo. Relacione essas correntes pedagógicas, numeradas à esquerda com suas respectivas características, dispostas à direita.
A associação correta é:I – S , II– P , III – R.
I – Q , II– S , III – P.
I – P , II– R , III – S.
I – P , II– Q , III – R.
I – R , II– S , III – P.
De acordo com os conceitos de currículo apresentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, é correto afirmar que
o currículo oculto é aquele não dito, que tanto alunos quanto professores trazem carregado de sentidos próprios, criando as formas de relacionamento, poder e convivência nas salas de aula.
o currículo em ação deve ser entendido como os planos e as propostas pedagógicas elaborados e executados na escola.
o currículo formal é aquilo que efetivamente acontece nas salas de aula e nas escolas.
o currículo não interfere na forma de organizar princípios éticos, políticos e estéticos que fundamentam a articulação entre áreas de conhecimentos e aspectos da vida cidadã.
o currículo real é aquele que se apresenta na proposta pedagógica da escola, construída com a participação de toda a comunidade escolar.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Estudiosos e formuladores de políticas públicas mencionam a necessidade de revisão do currículo escolar para o melhor atendimento das peculiaridades de alunos com necessidades educacionais especiais incluídos em classes comuns do ensino regular. Considerando as perspectivas atuais relativas a currículo e educação inclusiva, assinale a opção correta.
As adaptações curriculares devem ser realizadas em três níveis: no projeto pedagógico (currículo escolar), relativas ao currículo da classe e individualizadas do currículo.
O conceito de adaptação curricular pressupõe transformações de acessibilidade curricular, mas não modificações no planejamento pedagógico, visto que é preciso considerar que, nas classes comuns, não há apenas alunos com necessidades educacionais especiais, sendo dever da escola atender a todos.
No processo de adaptação curricular, deve-se prever a oferta de um conteúdo mínimo comum a todos os alunos.
A adaptação curricular traduz-se no esforço de eliminar totalmente as barreiras físicas das instituições de ensino que recebem crianças com necessidades educacionais especiais.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em cada um dos itens subsecutivos, é apresentada uma situação hipotética acerca de planejamento curricular, seguida de uma assertiva a ser julgada.
A professora Antônia, ao assumir o segundo ano do ensino fundamental, pesquisou em livros didáticos os conceitos que deveriam ser ensinados. A partir de sua pesquisa, propôs aos alunos que eles pesquisassem sobre esses conceitos em revistas e jornais e por meio de entrevistas com familiares e vizinhos. Essa situação constitui parte de um processo de ensino-aprendizagem em que a professora, por meio de suas propostas, incentiva a vivência social concreta dos alunos.
Ao descrito acima o documento PCN-Introdução denomina-se:
Plano Gestor;
Projeto Político Pedagógico;
Plano;
Currículo;
N.d.a.
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