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As teorias do currículo têm sofrido alterações de acordo com as mudanças ocorridas na história da educação. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O currículo escolar, na visão tradicional, era considerado como uma seriação de conteúdos escolares distribuídos em disciplinas.
O currículo, de acordo com as teorias contemporâneas, caracteriza-se pela forma padronizada de se trabalhar com a educação e com seus pacientes mais imediatos: os alunos.
Mais modernamente, têm-se as novas teorias de currículo escolar, que se apresentam como um recurso de resistência a tecnologias.
O currículo escolar atual é o mesmo proposto pela tradição escolar e vem sendo conservado de igual maneira por todas as escolas.
Na era da tecnologia, o currículo escolar é determinado pelos livros didáticos.
Os cursos de formação de professores não têm se preocupado em destacar as possibilidades de intervenção dos professores na elaboração dos currículos, que são deixa- dos a cargo dos especialistas. (BACCAGLINI, 2000).
Muitas vezes, esses especialistas não têm contato com a realidade local, elaborando currículos desconexos em relação às expectativas dos professores e da comunidade. Dentro dessa perspectiva,
a adoção de parâmetros curriculares diferentes para cada região fica descartada constitucionalmente, pelo fato de o Brasil ser uma união federativa.
o currículo para formação de professores deve ter caráter universal a fim de criar maior unidade entre áreas de conhecimentos nas diferentes regiões do Brasil.
o corpo docente de cada região brasileira deve ter maior participação na formação dos parâmetros curriculares para a formação de professores.
as diferentes realidades brasileiras não devem ser preponderantes na elaboração de parâmetros curriculares porque o conhecimento tem o papel de homogeneizar a cultura.
os especialistas responsáveis pela elaboração de parâmetros para os cursos de formação de professores consideram as diferenças culturais brasileiras.
Com base no texto apresentado, define-se currículo, no ensino superior, como o(a)
conjunto de métodos específicos que permite a flexibilização do conhecimento.
processo de aprendizagem que vai se construindo a partir da demanda discente e com autonomia entre disciplina e conteúdo.
percurso que leva à aquisição de conhecimentos e que oferece meios ao indivíduo para dominar os conceitos de sua área de atuação.
processo pedagógico complexo que visa ao conhecimento unidisciplinar e profissional.
metodologia aplicada na difusão dos conhecimentos, tendo em vista a transmissão de uma cultura perene.
Henry Giroux, um dos mais importantes teóricos do currículo, afirma que as perspectivas dominantes do currículo pautam-se por uma racionalidade técnica. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A conformação é característica exclusiva do currículo.
A dialética não favorece a compreensão dos currículos escolares.
A teoria da cultura escolar é incipiente para a compreensão da teoria dos currículos.
A resistência não é elemento que se apresenta no currículo.
O currículo pode comportar, ao mesmo tempo, conformação e resistência.
O currículo
I é a expressão da função socializadora da escola.
II tem conteúdo indiferente à prática pedagógica.
III relaciona-se ao conteúdo da profissionalização dos docentes.
IV contém um único tipo de componente pedagógico.
V não interfere na melhoria da qualidade de ensino.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Muitos autores afirmam que o pensamento curricular brasileiro dos últimos anos tem sido dominado pela tendência crítica. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
A maioria dos autores que discute o currículo mostra-se comprometida com as teorias marxistas.
Autores como Apple e Giroux começaram a ser mais discutidos no Brasil a partir do final dos anos 80 do século XX.
A educação popular enfoca no currículo a participação ativa do sujeito do conhecimento.
Após o processo de redemocratização brasileira, desenvolveu-se na educação uma maior aproximação e utilização das ideias dos autores americanos.
Os educadores populares mostram-se pouco receptivos à ênfase dos métodos e das técnicas dos curriculistas tradicionais.
A discussão do currículo escolar provoca um embate entre os conteudistas e os escolanovistas. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Os autores que defendem a Escola Nova adotam um currículo reprodutivista.
Os autores da educação popular são adeptos de currículos conteudistas.
Os conteudistas tendem a apresentar uma crítica exagerada a outras tendências e orientações.
A tendência tecnicista tem sua ênfase curricular no conhecimento significativo.
A Escola Nova foi um movimento que não tratou de currículos.
As linguagens, prioridades na concepção da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, são entendidas como formas de
dominar os conceitos científicos e tecnológicos.
valorar o real e fazer escolhas adequadas.
compreensão e ação sobre o mundo.
representação simbólica, como o desenho e o jogo.
pensar as relações sociais de maneira não ideológica.
Currículo pode ser entendido como a referência básica para que se possa
indicar quais são os conhecimentos verdadeiros, distinguindo-os daqueles que não precisam ser repassados às novas gerações.
nortear a ação docente, no sentido de divulgar as informações mais úteis e precisas aos alunos.
comprometer os professores com um ensino rico e variado, imprescindível à constituição de sociedades igualitárias.
arrolar a lista de informações a serem preservadas no tempo e no espaço, na medida em que adquiram caráter universal.
ampliar, localizar e contextualizar os conhecimentos acumulados pela sociedade ao longo do
O conceito de currículo vem-se transformando nos últimos tempos, e uma nova terminologia para currículo vem-se estabelecendo a partir da construção democrática do conhecimento na escola. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.
A ideia que se propaga na atualidade é a de propor uma nova terminologia para currículo, pois o antigo rótulo já conseguia definir esse conceito em sua totalidade.
Hoje existe a necessidade de criação de motivos, por parte dos professores, para reconstruir o conceito de currículo, assumindo-o como uma prática coletiva de construção continuada e científica do conhecimento.
O currículo deve ser resumido aos conteúdos apresentados no plano de curso que cada docente propõe.
Entende-se por currículo escolar, na atualidade, apenas os conteúdos culturais que são expressos pela comunidade na qual a escola está inserida.
As diretrizes curriculares, expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, como propostas elaboradas pelo Ministério da Educação, resumem o conceito de currículo na atualidade.
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