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Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
De acordo com dados do INEP/MEC, em 1990, constatava-se que mais de 50% dos alunos repetiam a primeira série do ensino fundamental. Os números da educação no Brasil de 2003, recentemente divulgados, revelam que as taxas decaíram. A proporção nacional, na primeira série do ensino fundamental, é de 30,1%; e, na segunda série, de 19,8%. São ainda elevadas, constituindo-se um sério problema para a educação. Os dados de fluxo mostram que as chances de repetência são bem maiores no Nordeste e no Norte do país. Quase 11% dos alunos da região mais rica (Sudeste) refazem a primeira série; na região mais pobre (Nordeste), o número é de 43%. No Norte, é de praticamente 48%. Diante dessa informação e de acordo com a perspectiva sócio-histórica, assinale a alternativa correta.
A população do Norte e Nordeste do país tem maiores dificuldades de aprendizagem.
Os números apresentados pelo INEP/MEC revelam como as oportunidades educacionais estão distribuídas de forma desigual.
O ensino oferecido é igual para todo o país, mas algumas regiões têm maiores privilégios.
Há um número maior de pessoas com facilidade de aprendizagem na região Sudeste.
Muita coisa mudou na educação de 1990 para 2003, pois houve melhoria da qualidade da educação, por isso aumentou a reprovação.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
O sucesso na aprendizagem, na perspectiva sócio-histórica, se dá quando o aluno desenvolve a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Nessa perspectiva, não há transferência de aprendizagem, o aluno aprende sozinho.
O sucesso da aprendizagem depende apenas do aluno e de sua capacidade de processar informações.
A transferência de aprendizagem se dá a partir do momento em que o aluno supera sua visão parcial e adquire uma visão mais clara e unificadora.
Os estímulos externos não são determinantes na aprendizagem.
Para o aluno alcançar o sucesso, é necessário um esforço pessoal muito grande que independe das condições de ensino.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
O papel do professor é de grande importância no contexto da sala de aula atualmente, pois cabe a este assessorar os alunos em diversos campos do conhecimento. De acordo com a concepção sócio-histórica da educação, assinale a alternativa que não apresenta uma habilidade essencial ao exercício da profissão docente.
Flexibilidade, capacidade de adequar uma situação a outra, de acordo com o contexto sócio, político, econômico e cultural.
Diagnóstico, capacidade de identificar e analisar as características gerais e específicas de cada situação de aprendizagem.
Estilos de liderança, capacidade de escolher o estilo de liderança mais adequado à situação.
Espírito de coletividade, capacidade de trabalhar com projetos coletivos e compartilhado na escola.
Autoritarismo, capacidade de liderar sem permitir a intervenção daqueles que são subalternos.
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Quando se relaciona didática e ensino, entende-se que o ensino tem como função principal assegurar o processo de transmissão e assimilação dos conteúdos do saber escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
O ensino tem um caráter unilateral, que valoriza apenas a atividade do aluno.
Os conteúdos do saber escolar são conhecimentos sistematizados.
A transmissão e a assimilação são dois momentos inseparáveis no processo de ensino e aprendizagem.
A aquisição da bagagem de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades intelectuais são inseparáveis.
A tarefa principal do professor é garantir a unidade didática entre ensino e aprendizagem.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A pedagogia crítico-social dos conteúdos atribui grande importância à didática. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.
A didática está implícita na orientação do trabalho escolar, não assumindo características próprias.
O papel da didática é treinar o professor para executar as ações que são pensadas pelos sistemas de ensino.
Nessa concepção, a didática assume um papel de instrumentalizadora da racionalização.
A didática tem como objetivo a direção do processo de ensinar, tendo em vista as finalidades sociopolíticas e pedagógicas.
Cabe à didática apenas estudar os princípios e as leis gerais do ensino e da aprendizagem.
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A pesquisa sobre a psicogênese da língua escrita chegou ao Brasil em meados dos anos 80 do século passado e causou grande impacto, revolucionando o ensino da língua nas séries iniciais e, ao mesmo tempo, provocando uma revisão do currículo escolar. Acerca desse tema, é correto afirmar que
essa proposta se pautava na ideia de que o currículo escolar desconsiderava a atividade construtiva do aluno sobre a língua escrita.
os conhecimentos específicos que a criança já tem sobre a escrita não são importantes para aquisição e domínio do conhecimento.
os conteúdos escolares que são ensinados devem estar em consonância com as questões sociais que marcam cada momento histórico.
essa nova proposta curricular considera que não se devem corrigir os erros; assim, o professor é dispensável no processo de ensino.
nessa concepção de ensino, é possível chegar de imediato ao conhecimento correto, por isso a reconstrução de conceitos não é aconselhável.
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Na perspectiva sócio-histórica, a gestão da sala de aula deve levar em conta o papel de mediação assumido pelo professor no processo de ensino e aprendizagem. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O professor é o único que colabora para que o conhecimento ocorra de forma mediada.
A mediação pressupõe a não-diretividade como forma de orientação do trabalho escolar.
O papel do adulto é insubstituível sem, no entanto, desvalorizar a participação do aluno nesse processo.
O professor se contentará em satisfazer as necessidades e as carências dos alunos.
As tendências espontâneas são suficientes para que os alunos desejem estudar mais e progredir.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
De acordo com a didática de ensino, na perspectiva sócio-histórica, entende-se por instrumentalização o(a)
momento em que a criança é capaz de realizar sozinha o processo de aprendizagem. Dessa maneira, o nível de desenvolvimento de uma criança resulta daquilo que ela consegue realizar sem a ajuda dos outros.
etapa na qual o professor deve desenvolver o conteúdo, de modo sistematizado, buscando equacionar, conceitualmente, os problemas levantados na etapa anterior.
processo no qual se parte do conhecimento complexo e abrangente a que se tem chegado para um conhecimento mais ampliado (sincrético).
momento em que o educando vai se apropriar de instrumentos culturais e científicos necessários para transformar sua vida, pois ela não traz nenhum conhecimento aproveitável.
etapa final na qual o docente modifica o discente, por meio da transferência dos conhecimentos científicos.
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A problematização é um dos elementos essenciais da didática na perspectiva sócio-histórica. É o momento no qual ocorre a discussão de questões inerentes ao conteúdo proposto. A respeito da problematização, assinale a alternativa correta.
É o momento de superação da teoria sobre a prática social dos indivíduos.
Um conteúdo problematizado deverá mostrar-se exclusivamente nas dimensões histórica, social e política.
É o espaço para desligar a vivência do conteúdo, percebida no momento da prática social do conteúdo em sua teoria.
O processo de investigação para solucionar as questões em estudo nega a aprendizagem significativa.
É momento no qual se aproximam conhecimentos espontâneos dos conhecimentos científicos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
De acordo com José Carlos Libâneo, o professor é um profissional cuja atividade principal é o ensino. Sua formação inicial visa propiciar ao aluno os conhecimentos, as habilidades e as atitudes requeridas para levarem adiante o processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
I O conjunto de requisitos profissionais que tornam alguém um professor ou uma professora é denominado profissionalidade.
II A conquista da profissionalidade supõe a profissionalização e o profissionalismo.
III A profissionalização refere-se às condições ideais que garantam o exercício profissional de qualidade.
IV O profissionalismo refere-se ao desempenho competente e comprometido dos deveres e das responsabilidades, que constituem a especificidade de ser professor e refere-se, ainda, ao comportamento ético e político expresso nas atitudes relacionadas à prática profissional.
V Um professor despreparado profissionalmente, recebendo salários baixos e trabalhando em precárias condições terá dificuldades de atuar com profissionalismo. Por outro lado, um professor muito dedicado, que ama sua profissão e respeita os alunos, é assíduo ao trabalho, terá muito pouco êxito na sua atividade profissional se não apresentar as qualidades e competências consideradas ideais a um profissional, isto é, os requisitos da profissionalização.
A quantidade de itens certos é igual a
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