Questões de Pedagogia do ano 2010

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De acordo com dados do INEP/MEC, em 1990, constatava-se que mais de 50% dos alunos repetiam a primeira série do ensino fundamental. Os números da educação no Brasil de 2003, recentemente divulgados, revelam que as taxas decaíram. A proporção nacional, na primeira série do ensino fundamental, é de 30,1%; e, na segunda série, de 19,8%. São ainda elevadas, constituindo-se um sério problema para a educação. Os dados de fluxo mostram que as chances de repetência são bem maiores no Nordeste e no Norte do país. Quase 11% dos alunos da região mais rica (Sudeste) refazem a primeira série; na região mais pobre (Nordeste), o número é de 43%. No Norte, é de praticamente 48%. Diante dessa informação e de acordo com a perspectiva sócio-histórica, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A população do Norte e Nordeste do país tem maiores dificuldades de aprendizagem.

  • B.

    Os números apresentados pelo INEP/MEC revelam como as oportunidades educacionais estão distribuídas de forma desigual.

  • C.

    O ensino oferecido é igual para todo o país, mas algumas regiões têm maiores privilégios.

  • D.

    Há um número maior de pessoas com facilidade de aprendizagem na região Sudeste.

  • E.

    Muita coisa mudou na educação de 1990 para 2003, pois houve melhoria da qualidade da educação, por isso aumentou a reprovação.

O sucesso na aprendizagem, na perspectiva sócio-histórica, se dá quando o aluno desenvolve a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Nessa perspectiva, não há transferência de aprendizagem, o aluno aprende sozinho.

  • B.

    O sucesso da aprendizagem depende apenas do aluno e de sua capacidade de processar informações.

  • C.

    A transferência de aprendizagem se dá a partir do momento em que o aluno supera sua visão parcial e adquire uma visão mais clara e unificadora.

  • D.

    Os estímulos externos não são determinantes na aprendizagem.

  • E.

    Para o aluno alcançar o sucesso, é necessário um esforço pessoal muito grande que independe das condições de ensino.

O papel do professor é de grande importância no contexto da sala de aula atualmente, pois cabe a este assessorar os alunos em diversos campos do conhecimento. De acordo com a concepção sócio-histórica da educação, assinale a alternativa que não apresenta uma habilidade essencial ao exercício da profissão docente.

  • A.

    Flexibilidade, capacidade de adequar uma situação a outra, de acordo com o contexto sócio, político, econômico e cultural.

  • B.

    Diagnóstico, capacidade de identificar e analisar as características gerais e específicas de cada situação de aprendizagem.

  • C.

    Estilos de liderança, capacidade de escolher o estilo de liderança mais adequado à situação.

  • D.

    Espírito de coletividade, capacidade de trabalhar com projetos coletivos e compartilhado na escola.

  • E.

    Autoritarismo, capacidade de liderar sem permitir a intervenção daqueles que são subalternos.

Quando se relaciona didática e ensino, entende-se que o ensino tem como função principal assegurar o processo de transmissão e assimilação dos conteúdos do saber escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O ensino tem um caráter unilateral, que valoriza apenas a atividade do aluno.

  • B.

    Os conteúdos do saber escolar são conhecimentos sistematizados.

  • C.

    A transmissão e a assimilação são dois momentos inseparáveis no processo de ensino e aprendizagem.

  • D.

    A aquisição da bagagem de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades intelectuais são inseparáveis.

  • E.

    A tarefa principal do professor é garantir a unidade didática entre ensino e aprendizagem.

A pedagogia crítico-social dos conteúdos atribui grande importância à didática. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A didática está implícita na orientação do trabalho escolar, não assumindo características próprias.

  • B.

    O papel da didática é treinar o professor para executar as ações que são pensadas pelos sistemas de ensino.

  • C.

    Nessa concepção, a didática assume um papel de instrumentalizadora da racionalização.

  • D.

    A didática tem como objetivo a direção do processo de ensinar, tendo em vista as finalidades sociopolíticas e pedagógicas.

  • E.

    Cabe à didática apenas estudar os princípios e as leis gerais do ensino e da aprendizagem.

A pesquisa sobre a psicogênese da língua escrita chegou ao Brasil em meados dos anos 80 do século passado e causou grande impacto, revolucionando o ensino da língua nas séries iniciais e, ao mesmo tempo, provocando uma revisão do currículo escolar. Acerca desse tema, é correto afirmar que

  • A.

    essa proposta se pautava na ideia de que o currículo escolar desconsiderava a atividade construtiva do aluno sobre a língua escrita.

  • B.

    os conhecimentos específicos que a criança já tem sobre a escrita não são importantes para aquisição e domínio do conhecimento.

  • C.

    os conteúdos escolares que são ensinados devem estar em consonância com as questões sociais que marcam cada momento histórico.

  • D.

    essa nova proposta curricular considera que não se devem corrigir os erros; assim, o professor é dispensável no processo de ensino.

  • E.

    nessa concepção de ensino, é possível chegar de imediato ao conhecimento correto, por isso a reconstrução de conceitos não é aconselhável.

Na perspectiva sócio-histórica, a gestão da sala de aula deve levar em conta o papel de mediação assumido pelo professor no processo de ensino e aprendizagem. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O professor é o único que colabora para que o conhecimento ocorra de forma mediada.

  • B.

    A mediação pressupõe a não-diretividade como forma de orientação do trabalho escolar.

  • C.

    O papel do adulto é insubstituível sem, no entanto, desvalorizar a participação do aluno nesse processo.

  • D.

    O professor se contentará em satisfazer as necessidades e as carências dos alunos.

  • E.

    As tendências espontâneas são suficientes para que os alunos desejem estudar mais e progredir.

De acordo com a didática de ensino, na perspectiva sócio-histórica, entende-se por instrumentalização o(a)

  • A.

    momento em que a criança é capaz de realizar sozinha o processo de aprendizagem. Dessa maneira, o nível de desenvolvimento de uma criança resulta daquilo que ela consegue realizar sem a ajuda dos outros.

  • B.

    etapa na qual o professor deve desenvolver o conteúdo, de modo sistematizado, buscando equacionar, conceitualmente, os problemas levantados na etapa anterior.

  • C.

    processo no qual se parte do conhecimento complexo e abrangente a que se tem chegado para um conhecimento mais ampliado (sincrético).

  • D.

    momento em que o educando vai se apropriar de instrumentos culturais e científicos necessários para transformar sua vida, pois ela não traz nenhum conhecimento aproveitável.

  • E.

    etapa final na qual o docente modifica o discente, por meio da transferência dos conhecimentos científicos.

A problematização é um dos elementos essenciais da didática na perspectiva sócio-histórica. É o momento no qual ocorre a discussão de questões inerentes ao conteúdo proposto. A respeito da problematização, assinale a alternativa correta.

  • A.

    É o momento de superação da teoria sobre a prática social dos indivíduos.

  • B.

    Um conteúdo problematizado deverá mostrar-se exclusivamente nas dimensões histórica, social e política.

  • C.

    É o espaço para desligar a vivência do conteúdo, percebida no momento da prática social do conteúdo em sua teoria.

  • D.

    O processo de investigação para solucionar as questões em estudo nega a aprendizagem significativa.

  • E.

    É momento no qual se aproximam conhecimentos espontâneos dos conhecimentos científicos.

De acordo com José Carlos Libâneo, o professor é um profissional cuja atividade principal é o ensino. Sua formação inicial visa propiciar ao aluno os conhecimentos, as habilidades e as atitudes requeridas para levarem adiante o processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

I O conjunto de requisitos profissionais que tornam alguém um professor ou uma professora é denominado profissionalidade.

II A conquista da profissionalidade supõe a profissionalização e o profissionalismo.

III A profissionalização refere-se às condições ideais que garantam o exercício profissional de qualidade.

IV O profissionalismo refere-se ao desempenho competente e comprometido dos deveres e das responsabilidades, que constituem a especificidade de ser professor e refere-se, ainda, ao comportamento ético e político expresso nas atitudes relacionadas à prática profissional.

V Um professor despreparado profissionalmente, recebendo salários baixos e trabalhando em precárias condições terá dificuldades de atuar com profissionalismo. Por outro lado, um professor muito dedicado, que ama sua profissão e respeita os alunos, é assíduo ao trabalho, terá muito pouco êxito na sua atividade profissional se não apresentar as qualidades e competências consideradas ideais a um profissional, isto é, os requisitos da profissionalização.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

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