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Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.
Louis Althusser, herdeiro intelectual de Karl Marx, elaborou crítica radical aos sistemas de ensino, denunciando o seu caráter de classe e de aparelho ideológico do Estado.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.
Carl Rogers propôs processos de ensino com base no estabelecimento de uma sequência rígida de etapas a ser seguida pelo professor no exercício de seu papel de facilitador da aprendizagem.
Saber importantíssimo que fundamenta a prática educativa dos educadores é o que diz respeito à força, às vezes maior do que pensamos, da ideologia. É o que nos adverte de suas manhas, das armadilhas em que nos faz cair. Esta concepção de ideologia relaciona-se
com um conjunto de idéias e crenças de uma pessoa ou de um grupo.
com doutrinas constituídas por motivos religiosos ou políticos.
diretamente com um conjunto de visões de mundo que explicitam a realidade social.
com ideias e valores que explicam e orientam os comportamentos sociais coletivos.
diretamente com a ocultação da verdade dos fatos, nos tornando míopes.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima, julgue os próximos itens.
De acordo com Paulo Freire, seja autoritária, boazinha, irresponsável, amorosa, mal-humorada ou competente, a postura do professor sempre deixará marcas em seus alunos.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima, julgue os próximos itens.
O processo de educação na sociedade tecnológica deve ter como foco principal as deficiências dos alunos e trabalhar nas mudanças para que os educandos conquistem autonomia e liberdade de pensar e agir.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima, julgue os próximos itens.
Para que se desenvolva a leitura, a escrita, a reflexão, a aprendizagem e a pesquisa autônoma, são importantes as relações de afetividade, confiança, empatia e respeito entre professores e alunos. Assim, os educadores devem permitir que tais sentimentos interfiram no cumprimento ético de seu dever de professor.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.
O projeto político-pedagógico, por se tratar de documento no qual se apresenta a organização da escola, não influencia o trabalho pedagógico em sala de aula nem a relação professoraluno.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito do projeto político-pedagógico (PPP), julgue os itens a seguir.
As concepções de autonomia e de gestão democrática devem ser contempladas no PPP.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito do projeto político-pedagógico (PPP), julgue os itens a seguir.
O PPP deve refletir as prioridades da instituição escolar articuladas às ações educativas previstas, cuja intencionalidade também deve ser explicitada nesse documento.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito do projeto político-pedagógico (PPP), julgue os itens a seguir.
A elaboração do PPP compete aos gestores públicos, que devem observar não só a legislação educacional vigente, mas também as aspirações da sociedade contemporânea, no estabelecimento das concepções pedagógicas que fundamentarão as ações educacionais, de cuja execução devem participar apenas os profissionais das instituições educativas.
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