Questões de Pedagogia do ano 2012

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Leia com atenção o texto abaixo, que relata uma situação observada numa creche, com crianças de 1 ano e meio a 2 anos:

Nesta situação, podemos identificar alguns aspectos relevantes da atividade lúdica na Educação Infantil, tais como:

  • A.

    o faz de conta, que representa uma fase típica do estágio sensório-motor e revela a preponderância pensamento abstrato.

  • B.

    a imitação, que é uma atividade que estimula a criatividade e que deve ser usada para o condicionamento de condutas desejáveis.

  • C.

    a imitação, que é uma atividade que estimula a criatividade e que deve ser usada para o condicionamento de condutas desejáveis.

  • D.

    a mediação do educador, que deve ser evitada durante as brincadeiras, para que as crianças sintam-se à vontade e respeitadas.

  • E.

    as cantigas, que têm uma função importante pelo seu caráter moralista, inculcando valores e modos de pensar tradicionais.

Para que as crianças deficientes tenham seus direitos assegurados, o Sistema de Ensino deve oferecer, EXCETO:

  • A.

    Professor com especialização adequada para atendimento à criança deficiente, exclusivamente nas escolas especiais.

  • B.

    Terminalidade específica para aquele que não puder atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental.

  • C.

    Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos.

  • D.

    Educação Especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida e na sociedade.

São fatores básicos do planejamento, EXCETO:

  • A.

    Onde se pretende chegar.

  • B.

    Mecanismo de verificação.

  • C.

    Estratégias viáveis e favoráveis.

  • D.

    Desarticulação com o real.

Nesse processo de ensino e de aprendizagem é necessário que sejam explorados os aspectos abaixo descritos, EXCETO:

  • A.

    Desenvolvimento do espírito crítico.

  • B.

    Memorização em detrimento à compreensão.

  • C.

    Estímulo à autonomia do sujeito.

  • D.

    Verificação e compreensão de hipóteses.

As Instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvimento da criança. Pode-se exemplificar os seguintes:

  • A.

    provas escritas, respostas aos questionários, gravuras, testes padronizados, objetivando classificar cada criança, segundo normas padronizadas.

  • B.

    testes de inteligência, de linguagem escrita e oral e testes motores, como material sigiloso que não pode ser revelado aos pais porque pode prejudicar o relacionamento da criança com a escola.

  • C.

    alguns documentos da área psiquiátrica, tendo em vista o acompanhamento individual de algumas crianças, principalmente no que se refere ao seu desenvolvimento psicossocial.

  • D.

    documentação específica que permite às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças, com a utilização de relatórios, fotografias, desenhos e álbuns.

  • E.

    as histórias contadas pelas crianças e registradas pela educadora, com o intuito de publicar e expor um livro que contenha as melhores histórias, selecionadas por uma equipe de pedagogos.

Alguns recursos alternativos foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação para o atendimento às crianças com dificuldades motoras mais graves. São eles: órtese com suporte de lápis, pulseira de peso e faixa para restringir o movimento dos ombros.

O uso adequado destes recursos pelo profissional da educação, em relação às crianças com necessidades especiais, é importante porque visa a:

  • A.

    não excluir a criança das atividades escolares, realizando uma atividade de escrita alternativa e garantindo a sua participação no processo ensino/aprendizagem.

  • B.

    promover o assistencialismo necessário, por meio de novos recursos tecnológicos modernos e gratificantes para o aluno, professor e pais.

  • C.

    ser complacente com a criança, já que ela tem dificuldades na escrita e precisa do amparo do professor ou de outro profissional.

  • D.

    variar os incentivos estimuladores do processo de ensino/aprendizagem a fim de motivar o aluno para as tarefas, contribuindo para as competições que a vida oferece.

  • E.

    incluir a criança, parcialmente na sociedade, já que possui limitações com impedimentos para o seu posterior desenvolvimento, desde a etapa escolar até a fase adulta.

Jovens e adultos portadores de necessidades especiais devem ser estimulados, no seu processo de aprendizagem a frequentar as “Oficinas de Trabalho”, porque:

  • A.

    são espaços divertidos e alegres, facilitando a comunicação entre os deficientes das múltiplas condições: físicas, intelectuais, auditiva, visual, para que eles se sintam habilitados parcialmente.

  • B.

    elas constituem espaços pedagógicos que promovem o desenvolvimento de aptidões e habilidades dos alunos, por meio da realização de tarefas voltadas para prestação de serviços no mundo do trabalho.

  • C.

    a iniciativa de sua criação foi uma medida governamental de praticar a legislação vigente, com base na Constituição Federal.

  • D.

    elas são iniciativas beneméritas do serviço social, preocupado com a discriminação do adulto no município, sendo constituídas de alguns recursos materiais que, ao mesmo tempo, são considerados educativos.

  • E.

    as atividades previstas e realizadas nestas oficinas podem assegurar a sua continuidade de estudos na educação básica, facilitando inúmeras aprendizagens que vão garantir a terminalidade.

Considera-se pessoa portadora de deficiência aquela que apresenta:

  • A.

    em caráter permanente, perdas ou reduções de sua estrutura, ou função anatômica, fisiológica, psicológica ou mental, que gerem incapacidade para certas atividades, de acordo com o padrão considerado normal para o ser humano.

  • B.

    em caráter temporário, padrões intelectuais reduzidos, apresentando dificuldades de aprendizagem, de relacionamento com a família, possuindo dificuldades para automatismos, habilidades motoras e senso de responsabilidade.

  • C.

    em caráter temporário, sinais de angústia, dificuldades na interação com pessoas de diferentes grupos sociais, não se relacionando com outras pessoas, principalmente com as que dirigem órgãos e setores de trabalho.

  • D.

    espontaneamente, facilidade em conversar com pessoas diferentes, não tendo vergonha do que faz, expressando-se sempre em voz alta, mesmo que o lugar exija silêncio, repetindo os anos de escolaridade na Escola, sendo motivo de zombaria do grupo.

  • E.

    facilidade em repetir frases feitas por outro, decorando o que lê , e repetindo inadequadamente trechos do decorado, de forma a cansar as outras pessoas que estão próximas fisicamente, como também, as desconhecidas.

Cabe à instituição de educação, no tocante ao desempenho da educação especial, organizar e oferecer aos alunos integrados em classes do ensino regular:

  • A.

    vagas no Sistema Unificado de Saúde, para que haja atendimento por parte dos médicos e de outros profissionais que cuidam dos distúrbios comportamentais.

  • B.

    alguns momentos de atividades lúdicas, para que eles possam distrair-se porque ficam cansados das atividades das salas de ensino regular.

  • C.

    atividades incentivadoras da aprendizagem nos horários diurnos, em dias alternados, no pátio da escola, por serumespaço mais amplo.

  • D.

    apoio de psicólogos que atuam na modalidade clínica, a fim de que eles possam receber o tratamento psicanalítico dirigido à faixa etária da infância.

  • E.

    serviço de apoio especializado, com atendimento na sala de recursos, podendo o apoio ser realizado individual ou em pequenos grupos, de preferênciaemhorário inverso ao de suas aulas.

O reconhecimento de que as creches são espaços educativos não é uma concepção apenas da legislação atual. Assim, é necessário que as creches representem espaços de:

  • A.

    atitudes de cordialidade com os pais, a fim de que não perturbem o funcionamento diário da instituição.

  • B.

    troca de informações a respeito das crianças de 2 a 5 anos, conforme a orientação da Secretaria Municipal de Educação.

  • C.

    aquisição de boas maneiras, pelas crianças, sendo necessárias para a sua futura condição de adultos,em suas relações diárias.

  • D.

    aprendizagem da dança para que mais tarde, como adultos, possam se desenvolver como artistas da comunidade.

  • E.

    cuidados e educação realizados de modo prazeroso e lúdico, estimulando e desafiando a curiosidade e a criatividade da criança.

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